Dormir é perda de tempo?

Autor Mensagem
luckseven
Veterano
# set/09
· votar


Dormir faz muito bem e dizem que quem mais dorme mais vive...

Baseado nessa teoria eu tenho quase certeza que chego aos 200 anos =)

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# set/09
· votar


Uma vez eu sonhei que estava acordado. Acordei e vi que estava dormindo e voltei a dormir. Isso eu sei fazer bem.

Dorga, passei 3min tentando entender isso mas Fail.

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/09
· votar


Meu sono é totalmente inerte.

Se estou acordado, resisto para ir dormir. Se estou dormindo, resisto para acordar.

Kaíque
Veterano
# set/09
· votar


É uma necessidade biológica. Nada mais idiota que privação do sono.
[2]

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# set/09 · Editado por: L.A.M_Hard_Rock
· votar


The Blue Special Guitar

Me lembrou aquela história:

"Houve uma noite em que eu dormi, tentei acordar mas não consegui... eu teria 13 anos se estivesse vivo"



uhaushuahus rio demais!

GProtti
Veterano
# set/09
· votar


Conheço bastante gente que acha perda de tempo e chega a se sentir culpado. "Poderia usar esse tempo para produzir ou me divertir" é sempre a justificativa.

Acredito que a noção de bom aproveitamento do tempo está equivocada para essas pessoas.
Todos precisamos nos divertir e produzir, então, o mais lógico não seria trabalhar em algo que te divirta? Não é uma forma mais inteligente de aproveitar o tempo do que sacrificar o sono pra fazer um dos dois?

nem li: só acha perda de tempo dormir quem faz trabalho escravo

Manubio
Veterano
# set/09
· votar


luckseven
Dormir faz muito bem e dizem que quem mais dorme mais vive...

Baseado nessa teoria eu tenho quase certeza que chego aos 200 anos =)


Mas se dormem mais, eles ficam menos tempo acordado, se vc considerar que viver é praticar ações e pensar, quanto mais se dorme, menos se vive, o que é contrário a primeira afirmação, logo a primeira afirmação é falsa.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/09
· votar


GProtti
o mais lógico não seria trabalhar em algo que te divirta?

Em que mundo você vive?

Kaíque
Veterano
# set/09
· votar


The Root Of All Evil
será que não existe nenhum, niumzinho, necas de trabalho que você possa se divertir ? :P

The Root Of All Evil
Veterano
# set/09
· votar


Kaíque
será que não existe nenhum, niumzinho, necas de trabalho que você possa se divertir ? :P

Acho que não.

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


dormir 10h por dia eu acho que é

Kaíque
Veterano
# set/09
· votar


The Root Of All Evil
vishe viu. Confesso que trabalho explora, vai acabando com a pessoa, etc etc e todas aquelas coisas. Porém, eu tenho certeza que existe trabalhos que a pessoa realiza com prazer.

Machine Gun Man
Veterano
# set/09
· votar


Agora durmo 6 horas por dia. Se resolvo dormir mais um pouco, fico todo indisposto.

MajorKong
The Root Of All Evil

Vocês sabem se dormir em média oito horas por dia é mesmo o mais saudável? Ou é questão de costume?
Um professor meu disse que essa divisão do dia em três partes (8 horas de trabalho, 8 de "lazer" e oito de sono) vem de uma idéia de equilíbrio, mas que dormir todo esse tempo não é uma necessidade biológica.

Kaíque
Veterano
# set/09
· votar


Machine Gun Man
acho que depende de cada um, se a pessoa consegue completar todas as fazes do sono em menos de 8h não haverá problema.
Igão
noite de sono serve para que seu cérebro assimile informações e faça todos os ajustes nescessários para o bom funcionamento do seu corpo.

Pois é, iguete já falou tudo aí. Faz bem para o intelectual e o físico uma boa noite de sono.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/09
· votar


Machine Gun Man
Vocês sabem se dormir em média oito horas por dia é mesmo o mais saudável?

Eu não sei e ninguém sabe, quem falar que sabe está mentindo. Não tem estudos sobre isso ou sobre outra forma de dormir, nem publicações embasadas, nem nada do tipo.

Ou é questão de costume?

Eu acho que está mais pra isso mesmo, principalmente pelo modo de vida que a nossa sociedade leva hoje.

Um professor meu disse que essa divisão do dia em três partes (8 horas de trabalho, 8 de "lazer" e oito de sono) vem de uma idéia de equilíbrio

Pode ter vindo dai mesmo, mas não acho que esta divisão seja biologicamente correta. Praticamente tudo em biologia que eu já vi que seja feito em blocos grandes assim, têm aproveitamento baixo. Seja alimentação, atividades físicas, respiração, etc etc...

mas que dormir todo esse tempo não é uma necessidade biológica.
Pelo que eu li até hoje, das poucas coisas que encontrei, acho que a gente dorme assim em blocos tão grandes justamente pelo baixo aproveitamento desta maneira de dormir.

Quem defende o sono polifásico (que é o que faz mais sentido ao meu ver, tendo vista vários fatores muito interessantes), diz que é possível dormir por dia 120 minutos, distribuidos pelas 24 horas do dia. De 2 horas pra 8 ou 10 horas é uma grande diferença.

Mas infelizmente, não achei estudos sobre nenhuma das duas formas de dormir =/

The Root Of All Evil
Veterano
# set/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Machine Gun Man
Agora durmo 6 horas por dia. Se resolvo dormir mais um pouco, fico todo indisposto.

Pelo pouco que eu li, isto pode estar relacionado com o estágio do sono em que você acorda. Se você acorda no estágio dos movimentos rápidos dos olhos (R.E.M.), você supostamente acordaria disposto. Se você acorda no N.R.E.M. (o oposto de R.E.M.), você estará num estágio do sono que é considerado inútil e que é difícil acordar. Estes estágios vão se alternando durante o sono, com os N.R.E.M. sendo os mais longos. É no R.E.M. que a gente faz as conexões, o relaxamento, etc etc...
Assim que você adormece, você entra no R.E.M., depois vem um N.R.E.M. e depois o R.E.M. volta e ai vai alternando até você acordar.

O que eu quero dizer com isto é que depois de 6 horas que você dorme, você provavelmente está num R.E.M. .

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


sono polifásico


Vocês sabem se dormir em média oito horas por dia é mesmo o mais saudável?


É o normal. A média é entre 7 e 8 horas. Mas depende da sua genética. Algumas pessoas precisam de 6 outras de 10.

O fato é que, se você não dormir essas horas, vai ter que pagá-las em algum momento. Pode experimentar. Se tu dormir uma hora a menos todo dia, no final de semana, tu capota.

O tal do sono polifásico é uma tentativa de se aproveitar das fases que eliminam mais a sonolência, mas a arquitetura do sono fica louca.

Não existem estudos dizendo que faz mal, mas também não existem estudos dizendo que pular de ponte faz mata.

Bizet
Veterano
# set/09
· votar


Eu preciso dormir 10 horas pra não ficar na merda o dia inteiro. :/

Odeio dormir, mas odeio ainda mais ficar com sono. Então eu durmo. :P

Machine Gun Man
Veterano
# set/09
· votar


The Root Of All Evil
Não tem estudos sobre isso ou sobre outra forma de dormir, nem publicações embasadas, nem nada do tipo.

Pois é. Já procurei e não achei. =|

Quem defende o sono polifásico (que é o que faz mais sentido ao meu ver, tendo vista vários fatores muito interessantes), diz que é possível dormir por dia 120 minutos, distribuidos pelas 24 horas do dia. De 2 horas pra 8 ou 10 horas é uma grande diferença.

Me lembro de ter lido que isso pode ser perigoso, se feito durante muito tempo. Mas li na internet, nada muito confiável.

Machine Gun Man
Veterano
# set/09 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


The Root Of All Evil

Ontogênese do sistema de temporização - a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana

2.4. Cochilar é preciso?

Dentre as mudanças verificadas nos hábitos de sono, observa-se que a redução ou o desaparecimento dos episódios de cochilo muitas vezes acontece como conseqüência dos horários escolares e não de maneira natural.


Pretenciosamente, quotei só essa parte. haha
Mas, no resto do texto, deu a entender que esses cochilos são compensados à noite.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong
mas a arquitetura do sono fica louca.

Esta arquitetura que é muito bem conhecida e descrita, né?

Tem vários aspectos a serem analisados, vamos ver pelo lado evolutivo:

Já se perguntou se As espécies mais próximas da gente dormem em blocos como a gente? Resposta: Não, elas fazem Sono polifásico.

Os bebês fazem sono polifásico.

Já li de tribos indígenas que fazem sono polifásico também.

Você acha que a espécie humana sempre dormiu 8 horas por dia, de uma vez só? Eu acho isso muito pouco provável.


Machine Gun Man
Pretenciosamente, quotei só essa parte. haha
Mas, no resto do texto, deu a entender que esses cochilos são compensados à noite.


É muito mais lógico estas 8 horas terem sido estiupladas por critérios sociais, não fisiológicos.

O problema é que só quem se interessa por isso é Médico e Psicólogo, dai nunca vão descobrir nada =/

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


The Root Of All Evil

Esta arquitetura que é muito bem conhecida e descrita, né?


E daí? nada em neurociência é?


Já se perguntou se As espécies mais próximas da gente dormem em blocos como a gente? Resposta: Não, elas fazem Sono polifásico.


Mentira. É um padrão mais próprio de pequenos mamíferos.


Os bebês fazem sono polifásico.


Preciso dizer que a fisiologia dos bebês é muito diferente da nossa? Além de que a arquitetura do sono deles é diferente.

Já li de tribos indígenas

Porra, cara. Menos, né?


Você acha que a espécie humana sempre dormiu 8 horas por dia, de uma vez só?


Não. Sociedades caçadoras-coletoras tendem a paresentar mais sono polifásico. Mas provavelmente isso tem mais a ver com o estilo e vida.

Eu não posso desprovar completamente a eficiencia do sono polifásico. Dou todo o apoio pra você me provar errado tentando você mesmo seguir esse esquema.

Mila Turunen
Veterano
# set/09
· votar


eu sou um urso... :]

GProtti
Veterano
# set/09
· votar


Em que mundo você vive?
Um professor meu disse que essa divisão do dia em três partes (8 horas de trabalho, 8 de "lazer" e oito de sono) vem de uma idéia de equilíbrio

Eu me divirto com o meu trabalho. Então devo poder dormir 16h. :)

GProtti
Veterano
# set/09
· votar


Esse tópico está me dando sono. Vou dormir pra acordar meio-dia e começar a trabalhar.

izzystradlin
Veterano
# set/09
· votar


dormir é uma necessidade...

assim como cagar...

fique sem fazer algum dos dois e tente viver...

Crazy Batera
Veterano
# set/09
· votar


Nessas horas em que tem que ficar fazendo trabalhos, dormir é MTO bom! ¬¬

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


dormir eh bom \o/ boa noite

Sleosh
Veterano
# set/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock

Dormir é perda de tempo?

depende do ponto de vista...
se vc for considerar o fato de chegar aos 60 anos dormindo 8 horas todo dia isso significa que vc deixou de viver 20 anos... =P

Guitar_RdS
Veterano
# set/09
· votar


Dormir não é desperdício de tempo, pelo contrário, é investimento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dormir é perda de tempo?