Privatização do ensino superior.

Autor Mensagem
MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Porra! Que merda! Acabei de achar uma tarântula enorme aqui em casa, mas minha mãe matou antes que eu podesse dizer qualquer coisa.

Queria colocar num terrário.

Jack Holland
Veterano
# ago/09
· votar


Leblues

Falou tudo.

Aced
Veterano
# ago/09
· votar


Leblues

Exatamente! Um parente meu ficou um tempo nos EUA em uma escola pública e lá acontece o seguinte: você aprende o que nós consideramos o básico aqui, lá em matemática eles só vão ver equação do segundo grau no terceiro ano! Daí você tem que arranjar um emprego pra guardar dinheiro e ganhar experiencia, pois as boas universidades lá são caras.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Aced

Curiosamente, eu vi seu perfil antes e creio que você seja da mesma cidade que eu.


Meu cadastro tem dados falsos.

Então provavelmente está ciente que as universidades públicas daqui ainda são referencia.

Devido mais à concorrência desleal por parte do estado do que qualquer outro fator.

Aced
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong

Bom.. é o que falei na outra página, em termos de estrutura e administração são péssimas, mas não é só disso que se faz uma universidade.

luckseven
Veterano
# ago/09
· votar


Totalmente contra, estudo em uma universidade federal e realmente as condições são bem inferiores, mas a privatização me impediria de fazer um curso superior.

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Leblues

Exatamente. Acho que tudo tem que ter uma demonstração no ensino médio para que o aluno se oriente a sua área desejada. Sem sentido ficar o ensino médio todo martelando em elétrons, neutrons, prótons, cátions e ânions, ligações químicas, se tudo aquilo ali vai ser esquecido por quem não quer seguir carreira em química. Tem que ter química e outras matérias sim, mas não de forma que que o aluno saia do terceirão sem entender a política do seu país, sem ter noção de como é trabalhar e crescer numa empresa, etc., obrigando o indivíduo a aprender as coisas depois de quebrar a cara, e não é por aí.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


luckseven
Não acha egoísmo?

É como se eu fosse imperador do Brasil e contra a instalção da democracia.

E obviamente não seria uma coisa da noite pro dia, bagunçando tudo.

luckseven
Veterano
# ago/09
· votar


Não acha egoísmo?
Como assim egoísmo?

Como eu conseguiria pagar um curso superior?
Se eu trabalhasse muito conseguiria com meu salário pagar minha faculdade, mas não teria dinheiro para ir para faculdade.

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker
Eh foda, conheco gente que saiu do terceiro ano e não sabia nem usar um cheque, a um tempo atras um amigo meu pediu uma vez pra eu ir no banco com ele e ensinar ele a pagar uma conta que o pai dele tinha pedido, achei aquilo o cumulo.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


luckseven

Como assim egoísmo?

Como eu conseguiria pagar um curso superior?


Não acredito que tu não consegue entender algo tão simples. E eu ainda dei um exemplo.

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong
Faculdades como Mauá e FEI cobram cerca de R$1800 de mensalidade. Na boa, qualquer pública passaria dos R$2500 facinho.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao

Faculdades como Mauá e FEI cobram cerca de R$1800 de mensalidade. Na boa, qualquer pública passaria dos R$2500 facinho.


E daí?

Você leu o tópico?

luckseven
Veterano
# ago/09
· votar


Não acredito que tu não consegue entender algo tão simples. E eu ainda dei um exemplo.


Com certeza é uma maneira valida, mas penso que o investimento em uma universidade pública é bem mais lucrativo do que investimentos particulares como o pro uni e etc.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


luckseven
Lucrativo pra quem?

luckseven
Veterano
# ago/09
· votar


Para pessoas que não tem dinheiro...

Eu sempre estudei em escola pública e hj faço curso superior em uma instituição pública. Não chegaria nem perto de conseguir pagar 700 reais por mês numa universidade particular.
Claro que tem as opções de bolsas e tal, mas acho que esse dinheiro deveria ser revertido para o ensino fundamental e médio.

Eu nunca tive um bom professor de português, até hj não tive uma aula sobre acento grave...

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


luckseven
Como eu disse, você só vê seu lado.

luckseven
Veterano
# ago/09
· votar


Como eu disse, você só vê seu lado.

Mostre o outro lado da moeda então...

Não to entendendo qual vantagem e como ficaria o ensino para as pessoas que não tem acesso...

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


luckseven
Já discuti isso.

Zuzza
Veterano
# ago/09
· votar


Não li o debate aí, mas vou dar minha opinião.
Acho que a privatização do ensino superior é uma coisa que vai ocorrer de qualquer forma, é inevitável... Nas públicas da vida (ainda mais se forem cursos caros, como medicina, medicina veterinária), só tem gente da grana... É uma vergonha. Dá vontade de se revoltar...
Lógico que tem os prós e os contras, por exemplo a qualidade de ensino. Mas acho que é inevitável, mesmo. Sei lá, não vejo mais jeito do ensino público melhorar ou continuar a sendo bom.

Quase nada
Veterano
# ago/09
· votar


Sei lá, não vejo mais jeito do ensino público melhorar ou continuar a sendo bom. (2)

a usp que é considerada a melhor do país (em alguns cursos, é considerada a melhor da américa latina), pra quem vê de dentro, tem tantos problemas, e está tão mau das pernas, que to perdendo as esperanças. Creio que o futuro é a privatização msm.

Guguminator
Veterano
# ago/09
· votar


Na maioria dos países existem faculdades públicas, incluindo os EUA, privatizartodas as universidades estatais não faz sentido.

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Não acho que a privatização contribua para o aumento da elitização...ao contrário, aumentaria a oferta e isso reduziria muito o valor da mensalidade, possibilitando o ingresso de outras classes...de outras massas. Além de que, melhoraria muito a qualidade do ensino pela concorrência do mercado.
E como falou o cara lá em cima...existem ainda os financiamentos, as bolsas e os empréstimos estudantis.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Guguminator

Na maioria dos países existem faculdades públicas, incluindo os EUA


Isso não quer dizer nada.

privatizartodas as universidades estatais não faz sentido.

Elabore.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


Além de que, melhoraria muito a qualidade do ensino pela concorrência do mercado.

Pelo que eu tenho visto, nas universidades particulares, quando aumenta a concorrência, ao invés de melhorar a qualidade, baixam mensalidade(e o investimento) e põe propaganda na TV, só ver Univoves, Anhangueras, Unibans da vida.

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
baixam mensalidade

Como vê...tem reflexos, e ainda não se trata nem da concorrência da privatização.

não flanger q eu chorus
Veterano
# ago/09
· votar


ZXC

Além de que, melhoraria muito a qualidade do ensino pela concorrência do mercado.

Só pode está brincando... quanto mais particulares só vejo emburacarem mais a qualidade do ensino, MEC já tinha que ter fechado as pernas a muito tempo. Há cursos mais baratos, mas são cada tosqueira que por favor. Uma faculdade particular boa é o olho da cara, queria ver, num país onde falta médico decente, o que aconteceria se acabassem com as universidades públicas.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


ZXC
Sim, baixam a mensalidade, mas baixam a qualidade proporcionalmente, a maioria das instituições privadas é comercialização descarada de diploma, e quanto mais tem concorrência mais baratas ficam, menos investem em estrutura e salários, mais pressão pra os professores não deixarem os alunos em dependência, e etc.

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Estamos falando de uma suposta privatição, onde a qualidade se faz obrigatória, pela própria procura do mercado e está intimamente ligada a queda das mensalidades. Não de uma realidade falida presente.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
a maioria das instituições privadas é comercialização descarada de diploma

Tipo harvard, Yale...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Privatização do ensino superior.