USP, Unesp e Unicamp decidem adiar início das aulas por causa da gripe suína

Autor Mensagem
Adrianodevil
Veterano
# jul/09


A três universidades estaduais paulistas, USP (Universidade São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), decidiram, nesta terça-feira (28), adiar o retorno às aulas do segundo semestre para o dia 17 de agosto, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde para combater a gripe suína. A informação é da assessoria de imprensa da Unicamp.

"A recomendação visa reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 no Estado de São Paulo", diz a nota divulgada à imprensa. As três instituições juntas têm cerca de 100 mil alunos na graduação, segundo o último Censo da Educação Superior.


Saiba tudo sobre gripe suína
Conheça os sintomas e saiba como evitar a gripe A H1N1
Veja 18 respostas sobre a gripe suína

O calendário da USP previa volta às aulas no dia 3 de agosto - exceto para estudantes que deviam repor aulas devido à greve do primeiro semestre, cujo retorno era previsto para o dia 10 de agosto.

A USP, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, informa também o cancelamento da quarta edição da Feira de Profissões, que seria realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto, no Memorial da América Latina.

Na Unesp, os campi têm independência para escolher a data de retorno às aulas. Na Unicamp, de acordo com o calendário oficial, o início das aulas era previsto para o dia 4.


Paula Souza
Em São Paulo, as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), que fazem parte do Centro Paula Souza, também irão voltar às aulas somente no dia 17 de agosto. As aulas dessas instituições iriam começar entre hoje (28) e o dia 4 de agosto. As Fatecs e as Etecs têm, ao todo, mais de 312 mil estudantes.

A orientação deverá ser adotada pelas Fatecs, pelas Etecs, pelas classes descentralizadas, pelos Centros de Convivência Infantil e por todo e qualquer tipo de expansão de ensino do Centro. Informações sobre a reposição dos dias letivos serão divulgadas posteriormente.

Você irá adiar a volta às aulas do seu filho?

Enquete: Adiar a volta às aulas adianta?
Saúde de SP recomenda prorrogação de férias
Escolas de São Paulo adotam medidas contra gripe suína
Ministério da Saúde tira principais dúvidas sobre a nova gripe
Saiba tudo sobre a gripe suína
RS e RJ definem se prorrogam férias


Universidades particulares
No Estado de São Paulo, a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) também decidiu prolongar o período de recesso escolar. A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) tem início das aulas previsto para o dia 10 de agosto, devido a obras no campus Monte Alegre. A instituição não informou mudanças no calendário.

O Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), que congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, informormou que não vai mandar uma recomendação às faculdades e universidades particulares.

Informou a assessoria de imprensa do sindicato que a decisão de adiar ou não o retorno às aulas fica a cargo de cada instituição.


Suspensão de aulas pelo Estado
A secretaria de Educação anunciou nesta terça-feira (28) que as aulas na rede pública e estadual estão suspensas até o dia 17 de agosto. A maioria das escolas, segundo a secretaria, retomariam as atividades no dia 3 de agosto, próxima segunda-feira. Nas escolas que já haviam retornado das férias, as aulas ficam suspensas até a data. Ainda não existe um levantamento sobre o número de unidades da rede estão nessa situação.

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu, nesta terça-feira (28), recomendar às escolas públicas e privadas que adiem o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto. A orientação vale também para as universidades.

A decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas devido a problemas respiratórios.

A secretaria também reafirma a orientação à população para que mantenham as medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirar. É fundamental ainda que pessoas com sintoma de gripe fiquem em casa, repousando.

Segundo a pasta, o Estado de São Paulo registra 27 óbitos de pacientes infectados pelo vírus influenza A.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/07/28/ult105u8441.jhtm

Adrianodevil
Veterano
# jul/09
· votar


Comunicado oficial da reitoria da USP

http://www.reitoria.usp.br/reitoria/index.php?q=node/2&nome=noticia&co dntc=24720

adnz
Veterano
# jul/09
· votar


Que falta de consideração.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09 · Editado por: brunohardrocker
· votar


.

Essa notícia é tão importante quanto:
http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1240766-9798,00-EMANUELLE%20 ARAUJO%20ATRAVESSA%20A%20RUA%20CONCENTRADA.html

ROo
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker
Por que tão séria?
Por que?!
Por que meu deus?!
POR QUE?!?!?!?!?!?!?!?!

Aguardo ansiosamente a resposta.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Quem liga para o que a USP, Unesp e Unicamp dizem?

Lúthien Tasardur
Veterano
# jul/09
· votar


Na Unesp, os campi têm independência para escolher a data de retorno às aulas.

Hmmmmm, a minha voltou ontem.

_FrEd_
Veterano
# jul/09
· votar


Lúthien Tasardur

Mas parece que foi geral msm... Em Bauru voltaria dia 3...

adnz
Veterano
# jul/09
· votar


ROo
Certamente foi uma leve brincadeira com o filme do Batman!

ROo
Veterano
# jul/09
· votar


adnz
Nem tão ansioso assim :P

paranauê
Veterano
# jul/09
· votar


Mais duas semanas de férias.

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


Pegou, morreu?!
Comofas?

Mila Turunen
Veterano
# jul/09
· votar


Haha. ¬¬'
Grandes merdas, tenho aula desde dia 20.

maggie
Veterana
# jul/09
· votar


LeandroPanucci
Pegou, morreu?!
Comofas?


Quem tiver os sintomas deve procurar um hospital. Por quê? Simples:
-- naquela aglomeração, se não tiver gripe, vai pegar lá

-- se tiver gripe e o médico não diagnosticar, TALVEZ mande uma amostra pra testes clínicos que demoram vários dias, e até lá você já terá piorado

[espero ter ajudado]

CheshireCat
Veterano
# jul/09
· votar


Droga, eu tava TÃO ansiosa pra ter aula de análise de algoritmos. [/sarcasmo]

Aeae este ano vou comemorar o Natal fazendo exame. =D

Mila Turunen
Veterano
# jul/09
· votar


CheshireCat
Eu vou cear no Bandejão... =]

paranauê
Veterano
# jul/09
· votar


Aeae este ano vou comemorar o Natal fazendo exame. =D(2)

Eu vou cear no Bandejão... =]
Boa ideia!
Desde que não tenha peru fimose

Mas esse adiamento aí miou a nossa cervejada de posse, ia ser dia 13...

thigsm
Veterano
# jul/09 · Editado por: thigsm
· votar


Não entendo, adiando 15 dias, o que vai acontecer? O vírus vai desistir que contaminar as pessoas?

E outra, com mais 15 dias de férias, duvido que alguem fique em casa pra evitar aglomerações hahaha

Machine Gun Man
Veterano
# jul/09
· votar


thiago motta
Não entendo, adiando 15 dias, o que vai acontecer? O vírus vai desistir que contaminar as pessoas?


Sim. Estamos cansando ele.

maggie
Veterana
# jul/09
· votar


evitar aglomerassões

Tô evitando.

zoso
Veterano
# jul/09
· votar


relaxa galera, nós do OT somos todos anti sociais então não corremos risco nenhum =)

Guitar_L
Veterano
# jul/09 · Editado por: Guitar_L
· votar


Estudo em uma ETEC, tb foi adiado.
Particularmente, acho besteira.
Abraços

thigsm
Veterano
# jul/09
· votar


maggie
evitar aglomerassões

Tô evitando.


vale lembrar que o correto é aglomeraÇões

=)

maggie
Veterana
# jul/09
· votar


thiago motta
vale lembrar que o correto é aglomeraÇões

Detesto explicar a piada.

Koisa
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, simplesmente, VTNC, vou perder 3 semanas de estudo, essas seriam as 3 semanas que eu mais precisava para me preparar para o ENEM, e depois vou ter que repor essas 3 semanas no fim do ano, ou seja, depois que foi feito os vestibulares, provões, a gente vai estudar, da Natal e a gente ainda ta na escola..

mum
Veterano
# jul/09
· votar


zoso
por isso eu só converso com pessoas pelo msn. e me falaram q pelo web messenger tem menos chances de pegar.

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


aki tb adiaram pro dia 3...e quem sabe vao adiar mais ainda...vou ate janeiro fazendo exame hahaha

Horcruxes
Veterano
# jul/09
· votar


Oh, fuck! =/
Fiquei sabendo meio tardiamente. Meu pai veio me contando e só agora vim confirmar. Sério, tô de saco cheio de ficar enfurnada nessa cidade sem ter o que fazer nem como viajar pra qlqr outro lugar...
Moral da história: quero férias das minhas férias! >_<

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/09
· votar


Tô começando a achar que esse negócio de gripe a é farsa pra vender álcool gel e jornal, até agora tem 15 casos de mortes suspeitas aqui na cidade, mas ano passado morreram 181 de gripe comum, uns 60% nessa época do ano. ¬¬

lula_molusco
Veterano
# jul/09
· votar


fdp essa secretaria do estado.
minhas aulas no cursinho foram suspensas...não é igual colegial que é só repor aulas em dezembro que fica tudo certo.
A PORRA DO VESTIBULAR TEM DATA FIXA CARALHO

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a USP, Unesp e Unicamp decidem adiar início das aulas por causa da gripe suína