Duvida quanto ao layout de um site (fóruns de webdesign me ignoraram)

Autor Mensagem
ghostbastard
Veterano
# jul/09


Oi povo. Ando meio (bastante) sumido, mas é que o projeto com a ong realmente começou a dar certo agora, então trabalho quase manhã-tarde-noite, aproveitando as parcerias que estão funcionando. Não que alguém aqui vá se importar realmente de eu andar sumido.

Eu perguntei isso em alguns fóruns de webdesign por aí, mas os caras me ignoraram =' (

Estou com uma dúvida quanto ao menu de um site que estou fazendo.

O objetivo do site é ser uma espécie de museu virtual, então ja criei um layout da página principal no photoshop, fatiei e salvei como web.

O problema é que eu pretendia que o menu ficasse fixo e visível na base da página, independente do quanto o usuário mexesse na barra de rolagem. Igual o que foi usado nesse site:

www.moma.org

Não precisava ter essa feature de clicar no mais e o painel se abrir, apenas que ficasse fixo como esse fica.

Dando uma olhada no código fonte percebi que deve ser feito com CSS e/ou JavaScript.

Como sou noob ainda nesse meio webdesignistico, tendo mais experiência com artes gráficas e produções em vídeo, precisava de ajuda sobre como fazer algo semelhante ao utilizado no site do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque...

O layout que eu fiz é esse:

http://img18.imageshack.us/img18/379/memorian.jpg

Eu gostaria de fazer a mesma coisa com aquele menu em branco e vermelho. Aliás, eu sei que vou precisar mudar o estilo daquele menu, mas por enquanto to buscando em como fazer o que eu quero...


Um Fucking Poncho Allright!! pra quem me ajudar =P

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


ghostbastard
Acho muito bagaceiro menu na base da página cara, fica estranho...
Faz um do lado <<, q eu acho que ficaria bem melhor...

Tem vários sites que vc customiza o menu, e ele já gera o código pra vc, fácil assim...

ghostbastard
Veterano
# jul/09
· votar


Sumerrew

será?

é que eu pretendia colocar na pagina principal apenas a imagem de uma peça do museu, como se fosse a peça sendo exibida, com aquela 'aura' que a luz do museu causa no objeto, porque eu percebi que a maior parte dos sites de museus famosos por aí são poluídos de textos. Aí nese caso, um menu horizontal ficari amelhor porque a imagem ficaria centralizada.

Nos links, aí sim eu colocaria mais texto.

Talvez então se eu usar só a imagem do objeto, como se fosse uma página de abertura, e colocar a logo do projeto pra pessoa entrar de fato no site...

ah, o objeto da foto não vai ser esse, esse esta só para layout. Vai ser um pião de engenho de cana bem das antiga =D

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


ghostbastard
mas se vc faz 1 menu na base, quando der focus em algum item, vai subir 1 menu pra cima que vai tapar a figura, de qualquer jeito...
eu só acho estranho navegar por baixo de um site, é mais costume menus dos lados e no top hehe
faz uma animaçãozinha em flash pra entrada, com fundo preto e tal, no dreamweaver ele faz isso sozinho, vc só coloca o vídeo ou a imagem, bem facil, e fica massa
=D

ghostbastard
Veterano
# jul/09
· votar


Sumerrew

então, tbm pensei em inumeras possibilidades de flash e tal. Mas o projeto trabalha com pequenos agricultores, agricultores familiares e campesinos. Por mais que eles não sejam o publico prioritário do nosso site, eu espero que eles tbm possam acessar o site tranquilamente. Mas como se trata de pessoas de baixa renda e tal, duvido muito que tenham uma conexão com meior velocidade, por isso pretendo fazer o site o mais leve possível...

mas valeu pelas idéias, e desculpa dar sempre um argumento contrário, é que eu sou mouito chato e sempre quero pensar em todas as possibilidades...



vc tem o endereço de algum site de customizar o menu?

rosie
Moderadora
# jul/09
· votar


ghostbastard
acho legal o menu no rodapé, dá mais espaço pra imagem, destacando ela mais.
legal sua preocupação com acessibilidade... basicamente ninguém olha isso =P

procura por 'menu fixo' em css.. dá uma olhada se é isso e se te ajuda :)
http://www.maujor.com/w3ctuto/pinned.html

Kensei
Veterano
# jul/09
· votar


Eu tb acho bacana menu no rodapé;

ghostbastard
Veterano
# jul/09
· votar


rosie


nossa, valeu. Acho que era isso que eu estava procurando. E olha que eu já vinha lendo esse site Maujor ao longo da semana. =)

Pensei também nessa questão de mais espaço pra imagem, porque já que é um museu virtual, gostaria de priorizar a imagem dos objetos.

Não sei se muitos dos agricultores terão realmente acesso a computadores e internet. A região que o projeto abrange é a de menor IDH no estado do Paraná, mas acredito que os filhos deles, pelo menos os que já estão no ensino médio, estudem em colégios que possibilitem que eles possam levar pra casa a noticia de que a peça antiga que foi fotografada, ou que foi doada por eles, está sendo exposta, inclusive com seus nomes, localização, história e tudo mais.

Mas só terei certeza dessas minhas preposições assim que fizer uma pesquisa direta com eles, ao mesmo tempo que o pessoal do nucleo de História do projeto vai fazendo as entrevistas de História Oral.

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


ghostbastard
é facinho brow

vc deixa o menu numa div e coloca no css pra ela: position: fixed e depois colocar as propriedades top, bottom, left e right pra posicionar...

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


só toma cuidado, não posicionar left e right especificando em pixels, não vai abrir certo em outras resoluções... observe q no site q vc passou o cara deixou a largura em 100% e centralizou o menu, essa é uma boa opção

ghostbastard
Veterano
# jul/09
· votar


Ch4p0L1N


e pode ser feito com um menu feito no photoshop e exportado pro dreamweaver?

ahh, valeu pela ajuda lá no tópico sobre o pc de edição de video. Já passei o orçamento pra entidade, agora só falta liberarem a grana pra licitação. =D

rosie
Moderadora
# jul/09
· votar


ghostbastard
Pensei também nessa questão de mais espaço pra imagem, porque já que é um museu virtual, gostaria de priorizar a imagem dos objetos.
concordo!

depois de pronto, coloca um google analytics nele, pra ter noção do perfil do pessoal que visita. daí vc pode adequar se notar algum problema!

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


ghostbastard
num entendo muito de css e criação de sites cara =/

entendo de funções e tal, se vc precisar, faço umas PoG's violentas...hahahaha

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


ghostbastard
e pode ser feito com um menu feito no photoshop e exportado pro dreamweaver?

sim, só que muitas vezes esse negócio de fatiar não é a melhor opção, só use imagens qnd for necessário mesmo, mtas vezes o css resolve... toma cuidado tbm com o peso das imagens, use jpg com a qualidade minima possivel sem ficar feio e gif em imagens de poucas cores

valeu pela ajuda lá no tópico sobre o pc de edição de video
;) por nada

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09 · Editado por: Ch4p0L1N
· votar


ghostbastard
olha aqui cara, nesse layout q vc fez, o mais apropriado seria assim:

http://img297.imageshack.us/img297/2000/sdadas.jpg

em vez de vc ter uns 60kb fzendo isso td em imagens vc passa a ter uns 15kb desse jeito

ghostbastard
Veterano
# jul/09
· votar


rosie

yep. Analytics é legal. Sempre me surpreendo pelo serviço ser grátis.

Sumerrew

hauah
mais gambiarra do que estou fazendo aqui.

Ch4p0L1N

é mesmo, valeu pelo toque da jpg com menor qualidade possivel. Desligado como sou, já ia acabar colocando qualidade Maximum, pensando em impressão.

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


Ch4p0L1N
vc sugere o cara dividir tudo e daí depois 'montar tudo'?

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09 · Editado por: Ch4p0L1N
· votar


Sumerrew
vc sugere o cara dividir tudo e daí depois 'montar tudo'?

não, to falando pra ele nao desenhar o layout depois fatiar e exportar pra html, eu monto o layout soh pra visualização e diagramação, depois separo só oq realmente vou usar de imagens e exporto uma por uma, monto a estrutra e encaixo as imagens q preciso, só o mínimo possível

ghostbastard
Veterano
# jul/09
· votar


Ch4p0L1N

ahh, massa. Realmente, eu fiz as barras do menu com imagem mesmo, e não precisava.

vc tem algum livro de webdesign legal pra me indicar?

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


ghostbastard
ixi, nao veio hauah

meus livros são a internet mesmo
e o fuça-fuça

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


ghostbastard
estuda esse aqui www.html.net (tem em portugues) depois da uma devorada no site do maujor

ghostbastard
Veterano
# jul/09 · Editado por: ghostbastard
· votar


meus livros são a internet mesmo
e o fuça-fuça



eu sempre fiz isso tbm. Mas dessa vez queria algo pra orientar meus estudos. Não disponho de muito tempo pra aprender da forma tradicional garimpeira.

bom, se eu não responde pelas proximas horas, é porque vou numa reunião com uma entidade parceira discutir alguma forma de divulgação conjunta.

mas valeu a todos pelas respostas, colocarei todas as dicas a prova =D


EDIT: valeu pelo site, ja está nos favoritos. Vou passar a noite lendo hehe

Kensei
Veterano
# jul/09
· votar


Ch4p0L1N
Como funfa esse negócio de montar uma imagem no photoshop e exportar e amndar fatiar via css ?

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


Kensei
o izzystradlin acho que sabe isso, ele é meio envolvido..

Kensei
Veterano
# jul/09
· votar


Sumerrew
É, outro dia eu vi um tópico parecido, mas acabei não entendendo..

ghostbastard
Veterano
# jul/09
· votar


Kensei


eu montei o layout no Ps, usei a ferramenta slice pra selecionar as imagens que eu queria que virassem links, fui em file>save for web and devices e vai aparecer algumas opções. Vc ajusta como preferir, depois abre o Dreamweaver, vai em abrir e abre a pagina html gerada pelo PS

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


Kensei
Como funfa esse negócio de montar uma imagem no photoshop e exportar e amndar fatiar via css ?

eu usava isso na época do html4, ele exportava em tabela mas não acho que fica bom e parei de usar

vc usa a ferramenta de fatiar do photoshop e exporta em html, ele cria varias imagens e posiciona elas na forma que vc desenhou no layout, as vezes a gente fazia isso e deixava um espaço pro texto, aih na hora de fatiar apagava o texto de exemplo, exportava, punhas as imagens como fundo na tabela e digitava o texto em cima

totalmente porco =P

Kensei
Veterano
# jul/09
· votar


Ch4p0L1N
aaahhhhhh para alguns casos pode ser interessante!

ghostbastard
No Ps CS3 tem essa opção?

ghostbastard
Veterano
# jul/09
· votar


Kensei


provavelmente.

Mas aqui eu usei o CS4.

flw, ate a noite. boa tarde pra quem fica.

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


Kensei
No Ps CS3 tem essa opção?

sim, todos tem
no fireworks tbm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida quanto ao layout de um site (fóruns de webdesign me ignoraram)