Pesquisador que dá aula x Professor que faz pesquisa.

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Bog
Veterano
# jun/09
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brunohardrocker

Bom, eu não estou falando que "administração is evil", estou só dizendo que, quando tive esta disciplina na faculdade, ficamos em um mundo abstrato e NUNCA saímos dele. Ou seja, nunca botamos os pés no chão, nunca aprendemos onde precisa tirar qual documento, como registrar um estatuto, coisas concretas, entende?

Como são coisas que valem para qualquer empresa, concordo que deviam ser ensinadas já no ensino médio, até porque muita gente sai do ensino médio e não vai para a faculdade - ou seja, é mais útil na vida profissional do cara saber qual a burocracia para abrir o seu negócio do que saber binômios de Newton.

Mas na faculdade, cairia bem uma disciplina que fosse também assim, pés no chão, mundo real. Eu me formei querendo ser pesquisador e sem ter a mínima idéia de como conseguir uma bolsa para estudar no exterior. Com certeza, tive colegas que se formaram querendo abrir uma empresa e sem saber por onde começar.

A propósito, conheço pelo menos um grupinho que abriu empresa e, depois de muitas cabeçadas, contrataram um administrador. Mas isso é outro papo, hehehe.

brunohardrocker
Veterano
# jun/09
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Bog
eu não estou falando que "administração is evil"

Sim eu entendi perfeitamente! Me referia às disciplinas no curso de administração que não são só aquele assunto de "motivação, liderança e etc". Estas sim deveriam ser passadas a quem é de outras áreas.

Por exemplo, imagino que pra sua área, seria importante algo relacionado a projetos (na parte administrativa). Como abrir a empresa, o que é necessário, qual a dimensão do negócio, qual o capital necessário, quais os custos, qual a documentação necessária, quanto tempo leva, se é viável ou não, quais são os planos para o futuro, etc.

Sephiro
Veterano
# jun/09
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Bog
Inteligência artificial + visão computacional

Qual área de IA mais especificamente? =]


Bizet
Não, Ciência da Computação =]

Bog
Veterano
# jun/09
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Sephiro
Qual área de IA mais especificamente? =]

Várias! =P

No mestrado, usei swarm intelligence aplicada a agentes móveis. No doutorado, usei data mining sequencial para descobrir padrões em uma comunicação. Atualmente, estou usando clustering para aprender a reconhecer placas de sinalização de estradas de ferro. Qualquer hora eu acabo usando outra coisa... Não sou do tipo que se especializa em uma sub-área e depois fica procurando um problema para resolver, sou mais do tipo que tem um problema para resolver e depois pensa na sub-área que pode resolvê-lo. ;) No fim das contas, me sinto mais um generalista do que um especialista: sei um pouco de muita coisa, mas não sei muito de coisa alguma!

Sephiro
Veterano
# jun/09
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Bog
Várias! =P
Legal!
Estava com a esperança de vc ter trabalhado com Redes Neurais pois estou pensando em estudar um pouco disso, já que essa técnica tem sido utilizada na area de otimização, e parece ter tido bons resultados. É que na verdade estou em dúvida sobre qual disciplina na área de AI devo fazer: Redes Neurais e Data Mining.

Não sou do tipo que se especializa em uma sub-área e depois fica procurando um problema para resolver, sou mais do tipo que tem um problema para resolver e depois pensa na sub-área que pode resolvê-lo.

Bah, tava falando isso com um amigo dias atrás. Coisa que me incomoda é essa cultura de definir método de resolução do problema antes mesmo de ter o problema em si.

Porém, ando meio preocupado com a não especialização. Digo isso porque ainda não trabalhei em algo cuja área eu domine e tenha grande conhecimento. A vantagem disso é que estou sempre aprendendo algo novo, mas isso vem ao custo de ter que estudar muito pra ter o "objeto final" da pesquisa.

-Dan
Veterano
# jun/09
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No cursinho, os professores tomam para si o papel de criar o interesse. Numa universidade, lidando com adultos, o interesse tem que partir do aluno. Supõe-se que um adulto é capaz de se interessar pelo conhecimento pelo conhecimento, e não por malab

ae entra um problema estrutural do ensino. Moleque de 17 anos fazendo curso superior. Muitos nem sabem o que querem da vida ainda. (Nao generalizei)

Bog
Veterano
# jun/09
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Sephiro
Redes Neurais

Tenho um amigo que faz doutorado na área, na Inglaterra. Mas eu mesmo entendo muito pouco do assunto...

Já data mining... bom, é a área mais quente do momento, né? Basta lembrar que alguém do Google invariavelmente está em todas as grandes conferências da área. ;)

ando meio preocupado com a não especialização

Para não sair totalmente do tópico, eu acho que essa especialização toda é boa até um ponto, mas em exagero, muitas vezes é problemática. Para os alunos, acho que seria bom ter uns professores mais especialistas e outros mais generalistas, que fariam o elo entre várias áreas. Na pesquisa básica, normalmente você define os problemas já dentro da sub-área, enquanto na pesquisa aplicada - e no "mundo real" - os problemas são definidos em termos da aplicação. Todas as pontas são importantes, mas acho que ter somente professores "bitolados" é prejudicial para os alunos da graduação (não para os de mestrado/doutorado).

No meu caso, eu tento virar a minha não-especialização ao meu favor: já trabalhei com um monte de coisas, de desenvolvimento de firmware para DSP até reconhecimento de imagens. Perde-se em domínio, leva-se mais tempo para resolver as coisas, mas ganha-se em versatilidade e na capacidade de se pensar "out of the box".

Enfim, é bom tomar cuidado para não ficar nos extremos deste gráfico:

http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=1056

;)

Sephiro
Veterano
# jun/09
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Bog
http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=1056

haha, pelo gráfico eu ainda sou um ponto médio na reta!

T-Rodman
Veterano
# mai/10
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No fim das contas, me sinto mais um generalista do que um especialista: sei um pouco de muita coisa, mas não sei muito de coisa alguma!
O mundo precisa disso tanto quanto precisa dos especialistas.
E sabe onde eu fui aprender isso? - não foi na faculdade. Foi em um curso de inglês. Se quiser um livro para conversação em turma, o livro se chama "Raise the Issues" da Longman. Dependendo da turma que estiver praticando os vários pontos do livro, é superinteressante ver o resultado - só que não pode faltar gente com cabeça aberta à discussão.

E cabeça aberta é o que falta em universidade brasileira. O que estraga, geralmente? - política e pensamentos políticos. Acho que saiu em alguma revista Veja uma matéria a respeito da 'comunidade vermelha' dentro das universidades, tanto membros da UNE quanto professores. Esse povo gosta de viver na utopia e pouco pratica algo concreto - a não ser enfiar esses pensamentos na cabeça dos alunos.

Eu me lembro até hoje de um discurso de um professor da Poli, na formatura da turma de um amigo, seguido pelo discurso do paraninfo, o Antonio Ermínio de Moraes, que era patrono dos cursos de engenharia, porque o grupo Votorantim tinha injetado dinheiro em pesquisa interna na USP. Deu vergonha alheia do tal professor, que fez aquele discurso inchado, vermelhão, praticamente ignorando a parceria que a Votorantim tinha dentro da USP.

Daí o aluno sai bem com essa cabeça de ideologias, e vive uns 10 anos com bolsa-pesquisa (eu tive uns amigos assim, enquanto ele mesmo mencionava que tinha colegas ganhando "30 bolsas", trabalhando na PETR) - até que um dia a ficha cai, eles se ingressam no mercado de trabalho, rasgando a cartilha vermelha que aprenderam lá dentro da universidade.

(pronto, dicussão volta na ativa, e eu ganho um monte de pedrada na cabeça, rs)

Rough
Veterano
# mai/10
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http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=1311
hahaha

Horcruxes
Veterano
# mai/10 · Editado por: Horcruxes
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*edit. Sorry...*

CheshireCat
Veterano
# mai/10
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Horcruxes
Não foi ele. .-.

r2s2
Veterano
# mai/10
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Bog
2. O fato de que se coloca MUITO peso na pesquisa acadêmica. Isso é relacionado com aquilo que o autor do tópico acha ruim. Ao meu ver, a universidade devia ter professores com backgrounds distintos, alguns mais acadêmicos, outros mais "do mercado", e outros no meio do caminho.

Mas eu tive isso na minha faculdade. Claro que nem em todas as matérias, pois faltavam professores, mas as cadeiras normalmente eram divididas assim.

Aliás, até alguns professores foram selecionados enquanto eu estava lá justamente com essa mentalidade. Como já era suficiente o número de pesquisadores, decidiram contratar váiros especializados em clínica.

Quanto ao resto, concordo com 98% do q vc disse.

Horcruxes
Veterano
# mai/10
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CheshireCat
Não foi ele. .-.
Só fui perceber depois... xDDD
Anyways, sorry, Rough

GProtti
Veterano
# mai/10
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Isso é papinho de colégio, mermão. O conhecimento da matéria está todo ali nos livros e artigos incluídos na ementa da matéria.

Se tem dúvida vai lá tirar com o professor que ele tem a obrigação de te ajudar com boa vontade. Agora, pegar a mãozinha do aluno e fazer didática estilo tia da alfabetização é dose...

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
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GProtti
O conhecimento da matéria está todo ali nos livros e artigos incluídos na ementa da matéria.

Tá, se for assim beleza!
Mas por que então tem propfessor que não sabe dar aula e cobra presença e reprova por faltas?
Ou seja, ele me obriga a assistir oshow de horrores dele.

Este semestre por exemplo, só to estudando sozinho, pq quase nenhuma deles cobra presença.

Mas tem outra coisa:

Agora, pegar a mãozinha do aluno e fazer didática estilo tia da alfabetização é dose...

Po, não é isso que eu quero, eu quero só uma aula que eu seja capaz de ter algum prazer em assistir, que não me leve fatalmente ao sono.

Tem algumas assim na própria universidade.

GProtti
Veterano
# mai/10
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Mas por que então tem propfessor que não sabe dar aula e cobra presença e reprova por faltas?
ISSO é errado. Cobrar presença é uma idiotice sem tamanho.

O sujeito que cobra presença está assumindo que seu método de avaliação não serve pra nada.

Po, não é isso que eu quero, eu quero só uma aula que eu seja capaz de ter algum prazer em assistir, que não me leve fatalmente ao sono.
Se não tem nenhuma, não assista aula e vá estudar/pesquisar.

r2s2
Veterano
# mai/10
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Bog
Mas só de pensar que até passar no concurso eu vou passar X anos como substituto/temporário/posdoc, ganhando menos de 1/3 disso... :(


Poxa cara, um colega meu da Católica aqui de Brasília ganhava 6.500 brutos em 2003 pq tinha doutorado. Hoje em dia acho q é mais. E isso sem concurso. Se vc fosse fodão em odontologia eu até conseguiria uma "audiência" lá para vc.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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GProtti
Se não tem nenhuma, não assista aula e vá estudar/pesquisar.

Mas normalmente, os caras que têm as piores aulas são os que cobram presença!!
Parece que o cara sabe que se não cobrar presença ele vai ficar sozinho na sala.

r2s2
Veterano
# mai/10
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brunohardrocker
Sim eu entendi perfeitamente! Me referia às disciplinas no curso de administração que não são só aquele assunto de "motivação, liderança e etc". Estas sim deveriam ser passadas a quem é de outras áreas.


Pois é, eu estudei administração para concurso, era bem legal, li o Chiavenato 3x e até hoje ainda tenho mais dúvidas que respostas.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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Bog
Por outro lado, é importante saber que o papel do professor universitário NÃO É ENSINAR!!! Sim, isso mesmo. O papel do professor universitário é cobrar que o aluno aprenda.

Eu não concordo. Por que tem que ser assim? Esta forma é de fato a maneira mais proveitosa? Mais eficiente?


Um dia, alguns olharão para trás e notarão que aprenderam a ter uma coisa importante, chamada autonomia. Aprender a se virar sozinho faz parte da brincadeira.


Este é o único ponto positivo da história toda, mas tem professores bons que me contribuiram para que eu aprendesse isso, msmo sem ser iguais aos professores escrotos.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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Bog
Claro, isso não isenta os professores da responsabilidade. Como eu disse, um bom professor consegue equilibrar as coisas. Mas não pense que fazer isso é fácil, porque não é.

Mas cara, sendo fácil ou não, esta é a função dele!
O cara passa num concurso, ele tem que ser BOM naquilo que faz, ele tem que ser um bom profissional.

Se você aceita que nem todos os professores são bons, então você concorda com a permanência de maus profissionais?

guschard
Veterano
# mai/10
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não sei se alguém vai concordar cmg, mas acho q esse descaso ajuda a criar certa independência e maturidade no aluno... não sei até que ponto isso é bom, mas perder horas procurando um assunto no livro que o professor não explicou direito pode ser um aprendizado muito maior do que apenas a matéria...

sei la... pra mim a universidade eh mais do q a parte academica... é aprender a se fuder em provas e trabalhos, saber balancear entre estudo e bar já que, até o colegial, alguem fazia isso por vc...

Bigtransa
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
Sofri muito com isso na graduação...... o foda é que eles não ganham nada extra pra dar aula e ganham a mais por publicação...... Pelo menos onde estudei o único compromisso dos professores era uma obrigação contratual que impunha responsabilidade por um n° de disciplinas por semestre..... O que acontecia é que o pessoal acabava se matando pra publicar qqr merda e dava as aulas nas coxas deixando as turmas com professores assintentes, PAD´s e PED´s..... Quem dá boas aulas nesses lugares geralmente faz por gosto.....

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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guschard

Já disseram isso no tópico.
Eu concordo que este é um ponto positivo, no entanto, você acha que aqueles professores BUNDA que não sabem dar aula fazem isso pensando "Não vou preparar uma aula digna, para o bem dos meus queridos alunos, que assim irão aprender a se virar." ou pensando "Foda-se, tenho mais o que fazer, eles que se virem e pesquisem depois."?

Independentemente da resposta, eu não acho que é necessário que um professor dê uma aula BOSTA pra que eu vá buscar o conhecimento sozinho.

guschard
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
ah tah... eu tava com preguiça de ler msm
ahuuhahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua

acho q os professores com certeza não pensam no bem dos alunos quando fazem isso... mas isso acontece

e não é necessário q o professor faça isso pra q as pessoas busquem conhecimento... mas eu tambem não acho q um professor universitario tenha q ter a mesma didatica q um
professor de colegio...

apesar de ser um clichezão, eu acredito que o professor na faculdade tem o papel de orientar o aluno, mostrar as bibliografias e avaliar...
um professor pode dar uma aula tosca, mas ser um ótimo orientador de monografia... isso tambem tem mto valor, e isso é uma coisa que o aluno não conseguiria sozinho...

e ter como orientador um grande pesquisador provavelmente trará mais conhecimento pro aluno do q com um professor de cursinho...

fobeo
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
Em que está graduando?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
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guschard
apesar de ser um clichezão, eu acredito que o professor na faculdade tem o papel de orientar o aluno, mostrar as bibliografias e avaliar...

É, é um clichêzão, mas por que isso?
Por que tem gente que acha isso? É baseado em que?
Cês acham que essa é a melhor maneira de se ensinar?


fobeo
Em que está graduando?

Ciências Biológicas Bacharelado em Genética.

guschard
Veterano
# mai/10
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The Root Of All Evil
É, é um clichêzão, mas por que isso?
Por que tem gente que acha isso? É baseado em que?
Cês acham que essa é a melhor maneira de se ensinar?


ta... na minha opinião, a melhor maneira de se ensinar seria:

cada aluno estuda a matéria antes de ter a aula, e na aula o professor da uma passada por cima de tudo, tira dúvidas, faz discussões sobre o assunto (o mais importante)... isso gera, além do conhecimento, maior afinidade com o assunto...

mas, d qq jeito, eu não falei que aquela é a melhor maneira de ensinar em nenhum momento... eu falei q o papel do professor é esse... o aluno poderia fazer seu papel estudando a matéria antes da aula e utilizando a aula para tirar dúvidas e se aprofundar em temas mais específicos... o básico você pode aprender em qualquer livro e pode ser ensinado por qualquer recém-graduado... entrar em assuntos específicos exige mais do professor...

daí, após isso, entra o passo de avaliação... se o aluno não foi capaz de buscar conhecimento, toma pau...

agora, qual a vantagem em ter professores extremamente didáticos que ensinam apenas a matéria do conteúdo programático e são incapazes de ir além disso???

portanto, o papel do aluno é buscar conhecimento... o papel do professor é orientar e avaliar se o aluno conseguiu atingir esse objetivo...

PS: o método que eu citei é o método usado em Harvard... não é pra ficar puxando o saco deles, mas esse método realmente tem algum mérito...

guschard
Veterano
# mai/10
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Por que tem gente que acha isso? É baseado em que?

esqueci de dizer... e esse método não foi simplesmente colocado do nada... Harvard fez pesquisas sobre aprendizado com vários métodos de ensino e chegaram a conclusão que esse é o mais eficaz...

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