Desabafo - uma visão pessimista

Autor Mensagem
Jack Holland
Veterano
# mai/09


Olá pessoal!

Segue um pequeno desabafo relatado por mim, para os que tiverem coragem de ler...

Na real, tá ficando impossível viver aqui em Sampa. Às vezes fico pensando se tô ficando velho demais mentalmente pra minha idade, 22 anos e já pensando em ir embora pro interior. Mas a verdade é que grande parte da culpa é da merda do nosso trânsito. Todo dia, pra poder ir trabalhar, é como sair pra uma guerra, não importa que meio de transporte vc use.

De carro? Prepare-se pra pegar um puta engarrafamento. Com a facilidade do crédito, hoje em dia qualquer um consegue comprar um carro popular em 60x, e o resultado? Emplaca-se milhares de carros todos os dias e novas CNH's são emitidas na mesma velocidade. O resultado só pode ser um trânsito cada dia mais congestionado e com motoristas cada dia mais mal educados e mal preparados. Sem contar na famosa morosidade do brasileiro no trânsito, e a sua paixão inexplicável por andar lentamente pela faixa da esquerda, segurando todo o trânsito, causando longas filas e muita irritação. Tem o asfalto *inacreditavelmente* ruim, cheio de remendos mal feitos, buracos (crateras), bocas de lobo desniveladas, etc. que obriga o motorista praticamente a fazer um balé pra não detonar a suspensão e rodas. Parece que, entre as autoridades, não há ninguém com os olhos voltados para esse problema. Ainda não falei da gasolina cada dia mais cara e de pior qualidade (não é raro ver nos jornais notícias de postos sendo autuados/fechados por adulteração de combustível), fora a burrice que é o rodízio, que tenta diminuir a quantidade de carros combatendo o efeito, e não a causa (deve ser porque dá muito trabalho...). Pelo menos todo esse sofrimento é democrático, dividido igualmente entre motoristas de BMW e de Fuscas.

De ônibus? Primeiro, que é a sensação mais humilhante do mundo se arrastar até o ponto e ficar um tempão meia hora debaixo de sol ou chuva até algum parar (alguns passam direto, por não ter mais espaço). Depois que você consegue entrar no ônibus, que além de enfrentar os mesmos percalços de trajeto que o carro citado mais acima, nele a viagem demora ainda mais, porque ele tem que andar mais na faixa da direita e ir parando nos pontos, além de dar uma puta volta. Enquanto isso, você estará exposto à todo tipo de chateação: SEMPRE tem um infeliz com o celular tocando funk carioca do mais sujo, rap ou pagode grudento no último volume a viagem inteira, como se todo mundo fosse obrigado a ouvir. Puta merda. Parece uma praga. Tb tem aqueles que vão abrindo passagem na base da cotovelada e com uma mochila enorme nas costas. Outros gostam de dormir nos degraus da porta como se ninguém passasse lá, e também tem os porteiros que fazem questão de ficar empacado na saída, mesmo se for descer só no ponto final. E não importa o quão bem vc tenha tomado banho, se perfumado e colocado roupa limpa: chegará no seu destino invariavelmente fedendo, com escoriaçõpes pelo corpo, e as mãos pretas por segurar naquelas barras que nunca foram limpas desde que o ônibus foi comprado.

De metrô/trem? À primeira vista o meio de transporte perfeito: barato, não pega trânsito, faróis nem asfalto esburacado. De fato, este seria a solução dos nossos problemas, se tivéssemos uma malha decente. Como não temos, a vantagem da rapidez que teoricamente temos com ele acaba sendo descompensada pela superlotação e enormes filas em horário de pico. Se for numa Sé ou Paraíso da vida, prepare-se para resistir meia hora em pé para conseguir entrar na 23º composição que passar. E tem-se que abrir passagem na base da porrada, porque eles já chegam na estação abarrotados de gente. A coisa chegou a tal ponto que tem até "fiscais" em todas as portas para empurrar a negada pra dentro, senão as portas não conseguem fechar, e tome mais atraso. Ao entrar, seguirá viagem literalmente esmagado ao doce aroma de suor, futum e cecê. Nem pense em soltar a barra, senão não consegue segurar de novo. Ironicamente, quem passa por tudo isso, mas consegue usar só metrô no trajeto trabalho/casa, ainda pode ser considerado sortudo. Aqueles que completam o trajeto com ônibus podem somar o stress dos dois, para chegar mais rápido em estado de colapso psicológico.

De moto? Algumas vantagens e desvantagens deste meio de transporte são bastante óbvias, mas como não piloto moto, não posso emitir uma impressão pessoal. Vou deixar essa pra alguém que faça uso de moto relatar...

Fora outras questões, como a qualidade do ar deplorável e cada vez mais irrespirável. Quem tem problemas respiratórios, como rinite, nem adianta se tratar pois o problema volta pouco tempo depois. Eu mesmo, já vou ter que fazer cirurgia de correção de septo pela segunda vez em 4 anos, pois já estou tão ruim quanto ou talvez até pior do que estava da primeira vez. O problema se agrava ainda mais com essas viradas repentinas de tempo que estão cada vez mais comuns: Dorme-se e se sai pra trabalhar debaixo de um puta frio, pra encarar um puta sol de rachar ao meio dia. E vice-versa.

Enfim, depois de estar me cansando de encarar tudo isso, não vejo a hora de ser nomeado funcionário público, permutar para alguma unidade de cidade interiorana (aceito sugestões) e viver aproveitando um pouco melhor a vida, longe desse inferno que SP se tornou!

Parafraseando certa figura notória aqui do fórum: E ainda querem fazer uma COPA aqui no Brasil...


Abraços.

Igão
Veterano
# mai/09
· votar


Segue um pequeno desabafo


Pequeno não é

ROTTA
Veterano
# mai/09
· votar


Jack Holland

Interessante como estes problemas estão deixando de ser exclusividade de cidades com milhões de habitantes, como SP. Moro em uma cidade com pouco mais de 300 mil pessoas e ocorre quase tudo que você relatou. Hoje mesmo tava conversando sobre isto com o pessoal no trabalho...

Abraços.

Fuinhosila
Veterano
# mai/09
· votar


Bicicleta?

Luiz Almeida
Veterano
# mai/09
· votar


Jack Holland

Detesto que ter que andar em SP, pior ainda seria morar, nem desejo isso pro meu pior inimigo.
Morei muitos anos na Baixada Santista, Guarujá (maior parte da vida) e São Vicente.
Mudei pro interior fazem uns 8 anos, e se soubesse que seria assim tão boa essa mudança, teria nascido aqui.
Tem os seus problemas, mas é muito melhor que Baixada e SP.
Boa sorte.

Igão
Veterano
# mai/09
· votar


Jack Holland

É cara, eu prefiro minha cidade, apesar de tudo...

São Paulo parece tão... caótico pra se morar...

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# mai/09
· votar


De carro?
De ônibus?
De metrô/trem?
De moto?
De bicicleta?

De barco?

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Jack Holland
De metrô/trem? À primeira vista o meio de transporte perfeito: barato, não pega trânsito, faróis nem asfalto esburacado. De fato, este seria a solução dos nossos problemas, se tivéssemos uma malha decente. Como não temos, a vantagem da rapidez que teoricamente temos com ele acaba sendo descompensada pela superlotação e enormes filas em horário de pico. Se for numa Sé ou Paraíso da vida, prepare-se para resistir meia hora em pé para conseguir entrar na 23º composição que passar. E tem-se que abrir passagem na base da porrada, porque eles já chegam na estação abarrotados de gente. A coisa chegou a tal ponto que tem até "fiscais" em todas as portas para empurrar a negada pra dentro, senão as portas não conseguem fechar, e tome mais atraso. Ao entrar, seguirá viagem literalmente esmagado ao doce aroma de suor, futum e cecê. Nem pense em soltar a barra, senão não consegue segurar de novo. Ironicamente, quem passa por tudo isso, mas consegue usar só metrô no trajeto trabalho/casa, ainda pode ser considerado sortudo. Aqueles que completam o trajeto com ônibus podem somar o stress dos dois, para chegar mais rápido em estado de colapso psicológico.

Cale-se vadia , quando eu fui pra SP a melhor coisa que tinha era o metrô/trem. Eu ia de cima pra baixo... se vc acha que o metrô de SP é ruim nem sonhe em vir pra Brasília.
Eu gostei muito da cidade, só achei o povo molenga demais. Andar 1 km aqui em Brasília é "ali do lado", mas aí em SP é uma peregrinação.

Luiz Almeida
Veterano
# mai/09
· votar


E não importa o quão bem vc tenha tomado banho, se perfumado e colocado roupa limpa: chegará no seu destino invariavelmente fedendo, com escoriaçõpes pelo corpo,....
Eitaaaa!

Ao entrar, seguirá viagem literalmente esmagado ao doce aroma de suor, futum e cecê
Ficou meio subliminar, mas que leva umas chanchadas, isso leva.

conandrade
Veterano
# mai/09 · Editado por: conandrade
· votar


Jack Holland

+1

Além de tudo o que vc falou, tb penso muito em ir pra uma cidade menor.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# mai/09
· votar


Jack Holland

+1



hahahuhua, nem dá pra positivar o post inicial. FAIL

Jack Holland
Veterano
# mai/09 · Editado por: Jack Holland
· votar


Post para votações do post inicial

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# mai/09
· votar


Jack Holland

Cara, positivei por piedade. Aguarde... hahaha
Aliás, por piedade não, o texto ficou legal (bom desabafo).

Jack Holland
Veterano
# mai/09
· votar


Fuinhosila
Bicicleta?

Se nem pra mim é viável, imagina uma mãe com uma criança no colo pedalando debaixo do sol ladeira acima. Meio utópico, né?

Dogs2
Cale-se ***** , quando eu fui pra SP a melhor coisa que tinha era o metrô/trem. Eu ia de cima pra baixo... se vc acha que o metrô de SP é ruim nem sonhe em vir pra Brasília.

Cara, realmente, o metrô por si só é muito bom. Não disse que é ruim.
O problema dos "turistas" é que eles geralmente não conhecem a parte podre, ou seja, as estações críticas nos horários de pico.
Mas pegar metrô durante a tarde, ou de sábado e domingo (ou seja, quando não preciso dele), é bom mesmo!!

jimmy vandrake
Veterano
# mai/09
· votar


Dá-le vender automóveis. . . .
Isto ainda não é o caos. O caos está bem próximo.

Jack Holland
Veterano
# mai/09
· votar


ROTTA
Interessante como estes problemas estão deixando de ser exclusividade de cidades com milhões de habitantes, como SP. Moro em uma cidade com pouco mais de 300 mil pessoas e ocorre quase tudo que você relatou. Hoje mesmo tava conversando sobre isto com o pessoal no trabalho...

Sério?
Eu achei até que estava generalizando demais. Dramatizei mesmo algumas situações, pois sei que em nem todo lugar é assim, apesar de não conhecer outras capitais. Mas não imaginava que esses problemas tivessem chegado ao ponto de atingir a comentada tranquilidade de Blumenau.

Abraços.

Jack Holland
Veterano
# mai/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock

Obrigado...
Na verdade, fui escrevendo sem esperar muita coisa. Achava até que iriam me chamar de fresco ou louco, pois apesar de estarmos à beira do caos, ninguém fala nada sobre isso. Me incomoda ver alguém que sofre com isso tudo, mas acaba se acomodando na base do "fazer o que, né?" como se estivesse tudo muito bom, tudo muito bem... mas não está. Claro que abrir um tópico reclamando não é lá grandes coisa, mas...

TG Aoshi
Veterano
# mai/09
· votar


Fuinhosila
Bicicleta?

Pra alguém que precisa de pegar metrô e ônibus, bicicleta com certeza não é uma opção... =/

Jack Holland
hehe! Por mais que você tenha total razão em reclamar de tudo isso, gosto muito daqui e ainda acho que Sampa tem muito a oferecer. Dificilmente a trocaria por outra cidade brasileira.

Jack Holland
Veterano
# mai/09
· votar


Luiz Almeida
Detesto que ter que andar em SP, pior ainda seria morar, nem desejo isso pro meu pior inimigo.
Morei muitos anos na Baixada Santista, Guarujá (maior parte da vida) e São Vicente.
Mudei pro interior fazem uns 8 anos, e se soubesse que seria assim tão boa essa mudança, teria nascido aqui.
Tem os seus problemas, mas é muito melhor que Baixada e SP.
Boa sorte.


Bom ver o depoimento de alguém com conhecimento de causa.
Definitivamente, estou decidido.
Não desejo SP nem pro meu pior inimigo também!!

Jack Holland
Veterano
# mai/09
· votar


TG Aoshi
hehe! Por mais que você tenha total razão em reclamar de tudo isso, gosto muito daqui e ainda acho que Sampa tem muito a oferecer. Dificilmente a trocaria por outra cidade brasileira.

Opa!
Eu também pensava assim... mas a situação está chegando ao limite.
Eu foquei mais na questão do caos no trânsito, mas de resto, Sampa tem muito a oferecer mesmo, principalmente no quesito diversão noturna, como nenhuma outra no Brasil. Mas, raciocinando melhor, pra desfrutar disso eu não preciso morar aqui... dá pra morar em alguma outra cidade interiorana perto (ou litoral) e ir pra SP quando bater a "saudade", ou a cada 15 dias...

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Jack Holland
O problema dos "turistas" é que eles geralmente não conhecem a parte podre, ou seja, as estações críticas nos horários de pico.
Mas pegar metrô durante a tarde, ou de sábado e domingo (ou seja, quando não preciso dele), é bom mesmo!!


Eu peguei VÁRIAS estações de trem e metrô. Sé, Celso Daniel, Prefeito Saladino, Lapa, Barra Funda, até me esqueci o nome das outras, eram muitas. Tipo, tem MUITA gente no metrô mesmo, mas aí o metrô FUNCIONA. Onde vc quer chegar, vc chega, e o preço é ótimo... tem muita gente mas é a vida, se vc se incomoda com gente demais então pega a nuvenzinha voadora do Goku e sai por aí. Povo pra choramingar hein. Aqui em Brasília sim ocorre o absurdo, porque eu preciso pegar DOIS ônibus pra ir pra a faculdade: um daqui pra a rodoviária, e da rodoviária pra a faculdade, e não tem esse negócio de bilhete único não. Gasto R$ 7,00 pra ir e voltar, sendo que a faculdade tá há QUATRO quilômetros daqui de casa. É bem melhor comprar uma bike (eu vou comprar uma). Tem dia que eu caminho na boa de lá até aqui em casa, porque o preço é um absurdo, e a qualidade do transporte público daqui é tristonha.
Agora, quanto aos outros transportes que vc citou no seu post eu concordo plenamente, mas o transporte ferroviário daí é uma maravilha, sem brincadeira.

RafaelValeira
Veterano
# mai/09
· votar


Pra quem trabalha em empresas com horário engessado, realmente, é uma droga.
Porém muitas já estão vendo que isso não funciona aqui em SP, e estão adotando uma política mais flexível.
Se eu tivesse que entrar às 8 ~ 9 h eu tava ferrado! Teria que sair de casa 6 horas e ficar me stressando no caminho, por causa dessas coisas que você citou.

Mas, sinceramente.... não troco aqui por outra cidade não. Gosto daqui e, apesar de tudo, as coisas "tendem" a funcionar.

brunohardrocker
Veterano
# mai/09
· votar


eu nao sei te responder

DarkMakerX
Veterano
# mai/09
· votar


Jack Holland
Por isso que adoro minha cidadezinha

Sumerrew
Veterano
# mai/09
· votar


aqui tem 70 mil habitantes...

quando morre alguém, quase a cidade inteira conhece, e quando matam alguém também.

vc faz algo, 2 dias depois a cidade inteira já ta sabendo...

"ah fulano casou com a filha do ciclano que roubou tanto do ciclano e nao pagou o irmão da falecida vizinha do seu manoel do bar que por sua vez comrpou o antigo estabelecimento do turco..."

e assim vai...

tem as partes ruins de morar em cidade pequena também, não é tudo mil maravilhas, mas entre a tranquilidade daqui e essa vida caótica de metrópole, prefiro aqui (:

TG Aoshi
Veterano
# mai/09
· votar


Jack Holland
Eu também pensava assim... mas a situação está chegando ao limite.
hehe! Eu entendo perfeitamente, teve uma época em que costumava enfrentar 2h/1h30min de transporte público todo dia, tanto na ida quanto volta, bem nesses horários críticos.

Ainda bem que ultimamente quase só uso nos horários/dias tranqüilos.

TWT ICE
Veterano
# mai/09
· votar


bah, eu cansei de morar em cidade pequena, sempre as mesmas caras, não tem saida

que merda

Sumerrew
Veterano
# mai/09
· votar


minha tia morava em São Vicente/SP, e veio morar pra cá fazem uns 8 anos
ela diz que é tudo mt mt melhor, e não sente saudade da correria hehe

The Blue Special Guitar
Veterano
# mai/09
· votar


Podem falar mal de SPO, mas eu acho que aí é o melhor lugar para se ganhar dinheiro...

Laura Pausini a cantora
Veterano
# mai/09
· votar


Eu não sei se sou bairrista (acho que não) ou urbana demais, mas apesar dos pesares eu sou apaixonada por sampa, já morei no interior e digo que não há cidade com tanta qualidade cultural que nem são paulo, não existe mesmo!!!

Sabe eu preso muito a qualidade cultural do lugar, sampa é um lugar onde existe de tudo... todos os tipos de baladas, restaurantes, coisas para fazer, pessoas e a diversidade é o que me encanta... sem contar o fato de ser um lugar que esta sempre e sempre em constante movimento, e para se adaptar a são paulo, a gente precisa se mover com ela, evoluir, e a cada dia que passo aqui eu me sinto maior diante a tudo...

Não sei eu concordo contigo, que realmente o transito aqui é caótico e existe a necedssidade urgente de resolver este problemas, ma spor outro lado a qualidade de vida intelectual são paulo oferece...

Se eu fosse me mudar daqui para um lugar seria para ter novas experi~encia, eu não sou resignada e não quero ficar em cidade nenhum pra sempre, quero conhecer muitos e muitos lugares,. não existe defeito que não se personalize em outro defeito de outra "espécie" assim como Sp tem seu problemas o rio tb mibnas tb e o interior e litoral tb, por exemplo, mas assim como São Paulo tem muito a oferecer vestes outros lugares tb tem muito a oferecer...

Então eu não concordo com alguem ai que disse que não desejaria que uma pessoa morasse em sampa, muito pelo contrário, eu acho que todos deveriam ter a experiencia de conhecer são paulo como morador, apesar do caus, aqui também existe beleza, vida cultural, lugares bons e boas oportunidades... Todos deveriam passar uma noite na são joão num barzinho bebendo cerveja e entendendo a bohemia, todos deveriam passear no ibira, conhecer nossa gastronomia, ir a praça roosevelt apreciar a vida teatral, conhecer bairros pessoal, lugares...

Eu acho divino uma semana ir dançar anos 70 e na outra ir num lugar que so toca música cubana e assim por diante...

sei lá cada um tem o direito de pensar como quiser...

só fica aqui o meu recado pra São Paulo, eu te amo São Paulo...
São Paulo é um lugar que tem que desvendar para entender e gostar...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Desabafo - uma visão pessimista