A origem do "dia da mentira"

    Autor Mensagem
    mult
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: mult


    A Origem Desse Dia, por se tratar de folclore, existem várias interpretações atribuídas á origem do dia da mentira. Alguns explicam que ele surgiu no século XVI, quando o rei Carlos IX, de seu Castelo de Rousillon, em Dauphine, França, baixou um decreto determinando que o ano deveria iniciar no dia 1° de janeiro, e não em 1° de abril, como acontecia. Os Franceses, então, aproveitaram esse fato para satirizar o dia 1° de abril, data em que se celebrava o ano novo. E fizeram isso com brincadeiras e ditos pitorescos, e muita gente, por ignorância ou falta de lembrança, caía nos enganos dos demais. Isso gerou muita confusão e dificuldade de adaptação. Assim, as pessoas que comemoravam, por engano, o Ano-Novo no dia 1º de abril, eram comumente vítimas de trotes e brincadeiras e acabaram sendo chamadas de "bobos de abril". Outra versão para a origem do dia da mentira é contada pelos estudiosos. Segundo eles, o príncipe Loraine, ao fugir do Castelo de Nacy, pregou uma peça no rei Luís XIII exatamente nesse dia. Sua intenção era brincar com o rei, nadando pelo rio Meurthe. Com a impopularidade de Luís XVIII, os franceses aproveitaram o fato para ridicularizá-lo. No Brasil, o folclórico dia da mentira foi trazido pelos portugueses.

    O hábito atravessou os séculos e ainda hoje a brincadeira é tradição em muitos países. Na Inglaterra, quem "cai no primeiro-de-abril" é chamado de noodle (pateta); na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril). Tudo faz crer que essa simpática tradição será perpetuada pela humanidade. Mas é bom conter a imaginação e os impulsos extremados usando o bom senso para elaborar as brincadeiras. Algumas peças podem gerar sérios inconvenientes, quando ultrapassam o limite da comédia.

    FONTE: http://www.estudosgospel.com.br/estudos/polemicos/1-de-abril-dia-da-me ntira.html




    Por isso, é de bom tom que os brincalhões procurem fazer algo bem original, nada maldoso, para merecerem o título de bem-humorados e não ganharem a fama de "chatos de mau gosto".

    Thiagainas
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    e como sei q isso ai num eh mentira?

    mult
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Thiagainas

    uhauhauahuhauha

    cara num posso afirmar nada, mas a materia nao é de hoje...

    Thiagainas
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    cara, acho q esse tópico foi o mais FAIL da historia do OT.

    TaylorBass
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ih eu não sei não, minha sogra parece sapatão!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a A origem do "dia da mentira"