Jesus era Peripatético

    Autor Mensagem
    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # mar/09


    JESUS ERA ... PERIPATÉTICO (Max Gehringer)

    Numa das empresas em que trabalhei, eu fazia parte de um grupo de treinadores voluntários. Éramos coordenados pelo chefe de treinamento, o professor Lima, e tínhamos até um lema: 'Para poder ensinar, antes é preciso aprender' (copiado, se bem me recordo, de uma literatura do Senai).

    Um dia, nos reunimos para discutir a melhor forma de ministrar um curso para cerca de 200 funcionários. Estava claro que o método convencional - botar todo mundo numa sala - não iria funcionar, já que o professor insistia na necessidade da interação, impraticável com um público daquele tamanho.

    Como sempre acontece nessas reuniões, a imaginação voou longe do objetivo, até que, lá pelas tantas, uma colega propôs usarmos um trecho do Sermão da Montanha como tema do evento. E o professor, que até ali estava meio quieto, respondeu de primeira. Aliás, pensou alto:

    - Jesus era peripatético. .

    Seguiu-se uma constrangida troca de olhares, mas, antes que o hiato pudesse ser quebrado por alguém com coragem para retrucar a afronta, dona Dirce, a secretária, interrompeu a reunião para dizer que o gerente de RH precisava falar urgentemente com o professor. E lá se foi ele, deixando a sala à vontade para conspirar.

    * Não sei vocês, mas eu achei esse comentário de extremo mau gosto - disse a Laura.

    - Eu nem diria de mau gosto, Laura. Eu diria ofensivo mesmo - emendou o Jorge, para acrescentar que estava chocado, no que foi amparado por um silêncio geral.

    - Talvez o professor não queira misturar religião com treinamento - ponderou o Sales, que era o mais ponderado de todos. - Mas eu até vejo uma razão para isso...

    - Que é isso, Sales? Que razão?

    - Bom, para mim, é óbvio que ele é ateu.

    - Não diga!

    - Digo. Quer dizer, é um direito dele. Mas daí a desrespeitar a religiosidade alheia...

    Cheios de fúria, malhamos o professor durante uns dez minutos e, quando já o estávamos sentenciando à fogueira eterna, ele retornou. Mas nem percebeu a hostilidade. Já entrou falando:

    - Então, como ia dizendo, podíamos montar várias salas separadas e colocar umas 20 pessoas em cada uma. É verdade que cada treinador teria de repetir a mesma apresentação várias vezes, mas... Por que vocês estão me olhando desse jeito?

    - Bom, falando em nome do grupo, professor, essa coisa aí de peripatético, veja bem...

    - Certo! Foi daí que me veio a idéia. Jesus se locomovia para fazer pregações, como os filósofos também faziam, ao orientar seus discípulos. Mas Jesus foi o Mestre dos Mestres, portanto a sugestão de usar o Sermão da Montanha foi muito feliz. Teríamos uma bela mensagem moral e o deslocamento físico... Mas que cara é essa?... Peripatético quer dizer 'o que ensina caminhando'.

    E nós ali, encolhidos de vergonha.

    Bastaria um de nós ter tido a humildade de confessar que desconhecia a palavra que o resto concordaria e tudo se resolveria com uma simples ida ao dicionário. Isto é, para poder ensinar, antes era preciso aprender. Finalmente, aprendemos. Duas coisas. A primeira é:

    O fato de todos estarem de acordo não transforma o falso em verdadeiro.

    E a segunda é que a sabedoria tende a provocar discórdia, mas a ignorância é quase sempre unânime.

    (Artigo escrito por Max Gehringer publicado na Revista VOCÊ SA.)

    Thiagainas
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Thiagainas
    · votar


    a nem vo ler tudo isso agora...depois do almoço da sono...

    The Rainmaker
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mais um tópico sobre Jesus?

    Índio_DT
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    o importante é:
    "...e as árveres semos nozes."

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Thiagainas
    The Rainmaker

    Vale a pena. E não é sobre Jesus. Não exatamente.

    klypterosforme
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mais um que usa Jesus pra se auto-promover!

    O_raffa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    e la vamos nós...

    The_Fourth_Horseman
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    JESUS ERA ... PATÉTICO

    a moça gyaynyny vai ter um ataque!

    The Rainmaker
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    hehe...falando sério agora:
    Eu li. Legal mesmo, é para se pensar antes de formar qualquer opinião precipitadamente.
    =)

    Thiagainas
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    eu li inteiro agora...ateh q eh legalzim

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Muito bom, os textos do Max Gehringer sempre são legais!

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Que bando de energúmenos!

    Lucas Borlini
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    o texto é muito bom.

    Mas eu temo q o tópico venha a se tornar mais um sobre discussões religiosas q não levam a nada.

    Morenah_22
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Gostei!!
    Muito bem dissertado o texto. E ainda há várias mensagens interessantes q se possa extrair e refletir em uma única base de pensamento.

    -Dan
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Papibaquígrafo

    The Rainmaker
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Lucas Borlini

    Mas eu temo q o tópico venha a se tornar mais um sobre discussões religiosas q não levam a nada.

    Acho que não vai acontecer isso não. Usaram Jesus apenas como exemplo no texto.

    Lucas Borlini
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Lucas Borlini
    · votar


    The Rainmaker

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/206703/#5914238

    seria legal se não, mas sempre tem alguem.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    The Rainmaker

    Mas sabe como é o forum né cara, falou em Jesus por aqui o tópico dipara uma 10 páginas.

    O mesmo acontece com "Slash"

    ih, falei!

    The Rainmaker
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    brunohardrocker
    Lucas Borlini

    Sinceramente...
    Eu não acredito, mas que existe, existe...

    [leandro rodrigues,saindodefininho]

    mult
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: mult
    · votar


    The_Fourth_Horseman

    realmente ela.....ele........eerrr....ela....nao, ele......num vai gostar muito mesmo nao...


    Lucas Borlini

    Mas eu temo q o tópico venha a se tornar mais um sobre discussões religiosas q não levam a nada

    só se o(a) gyyyaaanninniii entrar...

    Foorox
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    caracas muito legal o texto!

    se alguém vier discutir religião, é só a gente xingar ele de Peripatético que tá tudo certo...

    -Dan
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: -Dan
    · votar


    Gostei do texto não: um bando de caras orgulhosos idiotas lidando com um professor que podia ter falado em portugues pratico para todo mundo entender.

    Mas as lições são verdadeiras!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jesus era Peripatético