Esquema Caixa de Som

Autor Mensagem
vitordapper
Veterano
# mar/09


Pessoal,

Estou montando uma caixa de som, só que sou meio iniciante no assunto.
Tenho um falante de 250w rms, uma corneta e um twiter. Já mandei fazer a caixa, agora não sei como fazer a ligação entre eles... Tava com a idéia de que o falante serviria para médios e graves, e o resto pros agudos. Mas na prática não sei como isso funciona.
Alguém pode me ajudar? Preciso ter um divisor de frequência? Como funciona isto?

Valeu!

PGilbert
Veterano
# mar/09
· votar


Tenho um falante de 250w rms, uma corneta e um twiter.

Não temos fórum para cornetas.

Mas temos um tópico para twitter!

Bidal
Veterano
# mar/09 · Editado por: Bidal
· votar


Cara, isso varia muito, tem que levar em conta a impedância do conjunto que vai na caixa, por exemplo:
Supondo que o falante seja de 4ohms, o twitter e a corneta de 8ohms cada, vc terá que ligar a corneta e o twitter em paralelo e o conjunto em série com o falante. Ficando assim uma caixa com impedância de 8ohms, assim como a maioria que vc compra por ai...
Dependendo as vezes nem é necessário o divisor de frequência, só no caso de não casar uma impedância pra ligar na potência e não queimá-la, ou no caso de vc querer distribuir melhor os graves dos agudos.

Abraços.

Mosrite
Veterano
# mar/09
· votar


Bidal
Cara, isso varia muito, tem que levar em conta a impedância do conjunto que vai na caixa, por exemplo:
Supondo que o falante seja de 4ohms, o twitter e a corneta de 8ohms cada, vc terá que ligar a corneta e o twitter em paralelo e o conjunto em série com o falante. Ficando assim uma caixa com impedância de 8ohms, assim como a maioria que vc compra por ai...
Dependendo as vezes nem é necessário o divisor de frequência, só no caso de não casar uma impedância pra ligar na potência e não queimá-la, ou no caso de vc querer distribuir melhor os graves dos agudos.

Abraços.


resumindo, liga tudo junto e um abraço pro gaitero..

Bidal
Veterano
# mar/09
· votar


Mosrite
uhahuahuahuau naquelas né, se ligar tudo em paralelo e a impedancia ficar baixa e a potencia não aguentar, vai ser bonito o espetáculo, fora aquele cheiro de final de feira que vai ficar na potencia haha

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar


aham jah entendi...

no caso o falante eh de 4 ohms e o twiter e a corneta são de 8 ohms

se eu ligar a corneta e o twiter em paralelo terei 4 ohms... e se ligar em série terei 16 ohms...

então com estes equip nunca vou conseguir deixar a resultante em 4 ohms neh???

e o divisor de frequencia vai melhorar ou não necessariamente?

valeu as gurizada!

Villts
Veterano
# mar/09
· votar


Corneta é ruinzinho hein.

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar


não entendi o comentário =/

Mosrite
Veterano
# mar/09
· votar


vitordapper
não entendi o comentário =/

ele disse q corneta é ruinzinho..

mete 2 woofer da bomber bicho papão de 15" e 4 6/9 de 400W q vai fica T..

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar


vitordapper
se vc usar o divisor de frequencia e melhor, evita q os graves passem para o tweeter e para a corneta . se vc nao tiver o divisor de frequencia vc pode usar capacitor de 2,2micro em serie com o tweeter e um de 22micro em serie com a corneta. assim vc pode ligar tudo em paralelo, que a saida so vai enxergar o alto falante.

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar


tah eh q tipo não é pra carro... eh uma caixa acustica q to fazendo... eh caixa de voz pra estúdio.... daí acho q o melhor eh essa configuração... sei lah

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar


esses capacitor seguram ateh q potência? eles não estouram?

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar


daí eu ligo a corneta e o twiter em paralelo e o resultado disso em parelelo com o falante?

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar


os capacitores so estouram se vc colocar invertidos(se forem eletroliticos) e vc pode por a potencia q vc quiser, desde q nao ultrapasse a potencia q o alto falante aguenta. vc liga em paralelo o cojunto capacitor-tweeter, o conjunto capacitor-corneta e o alto falante. mas pra estudio eu nao te aconselho a usar corneta nao.

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar


os capacitores so estouram se vc colocar invertidos(se forem eletroliticos) e vc pode por a potencia q vc quiser, desde q nao ultrapasse a potencia q o alto falante aguenta. vc liga em paralelo o cojunto capacitor-tweeter, o conjunto capacitor-corneta e o alto falante. mas pra estudio eu nao te aconselho a usar corneta nao.

você acha q devo colocar somente o twiter e o auto-falante???

e esses paralelos não vão me resultar em 2ohms???

rodsom
Veterano
# mar/09 · Editado por: rodsom
· votar


vitordapper
corneta e bom usar quando tem crossover, se vc ligar junto, vc nao vai ter controle sobre os medio agudos, ai vai dar aquele som de "caminhao da laranja". e se vc usar capacitor, as frequencias baixas( q sao as perigosas) nao vao enxergar o tweeter nem a corneta, so os 4 ohms do alto falante, portanto vai continuar 4 ohms do mesmo jeito.

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar


vc pode usar capacitor de 2,2micro em serie com o tweeter e um de 22micro em serie com a corneta.

não seriam os dois capacitores de 2,2uF, ou o da corneta eh de 22 mesmo?

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar


o da corneta e de 22 mesmo. como vc fez pra digitar esse sinal de micro?

vitordapper
Veterano
# mar/09 · Editado por: vitordapper
· votar


como vc fez pra digitar esse sinal de micro?

hahahahahahahahaha

eu escrevi U minúsculo mesmo... uF... engana né! :P

e eu ligo os 3 em paralelo? vou começar a brincadeira então!

eu só não entendi uma coisa... o falante vai tocar todas as frequencias então? as q ele suporta eh claro... eh deve ser em torno de 20Hz - 5000Hz... daí não teria problema, eh isso?

valeu a força cara

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar


isso mesmo, o alto falante suporta todas as frequencias, mas a propria bobina dele ja funciona como um filtro para as frequencias mais altas. agora eu aprendi a escrever uF(que emoçao).

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar


huauahuahauhauhuahuahuah

então tá né!

Cricket
Membro Novato
# jan/15
· votar


Galera só ressuscitando aqui rapidinho!
Meu amp é um Mark Audio MK1200
Eu queria liga-lo em 4 ohms, mas ja comprei a tweeter ST200 de 100w 8ohms e a corneta de 70w 8ohms tb.
Daria certo eu ligar um falante de 100w 4ohms em cada canal, e a tweeter e a corneta ligados (Soldados) no falante?
O Amp reconheceria como 4 ohms a saida? vlww

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


Cricket

Tenta lá no forum de home estúdio. É melhor

El_Cabong
Veterano
# jan/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


Seguinte:
- liga em série com a tweeter um capacitor de poliéster de 2M2 / 250V (2,2 microfarads)
Este capacitor dá um ponto de corte em 9000Hz.

- liga em série com a corneta um capacitor de poliéster de 6M8 / 250V (6,8 microfarads)
Este capacitor dá um ponto de corte em 2900Hz.

Mas só isso não adianta, pois, este é o que se chama de crossover de 1º ordem, que é aquele que no ponto de corte atenua 3dB, e a cada oitava ele atenua 6dB.
Você precisa de um crossover de 2º ordem! Pra isso, faça uma bobina com mais ou menos 150 voltas de fio esmaltado de 16AWG/MCM num parafuso de ferro ou aço, e ligue esta bobina em série com o Woofer.

Pronto !! Você terá um crossover de 2º ordem que atenuará 12dB por oitava e não queimará os reparos de sua tweeter e de sua corneta.
_________________________

Cricket
Cara! tu tens que usar sempre a mesma impedância para os graves, médios e agudos. Se eu fosse você comprava mais um Woofer de 100W /4 Ohm e ligava-os em série dando assim os 8 Ohm. (já que os graves sempre exigem mais potência)

Ficaria muito bom uma caixa com: 2 Woofers somando 200W + 1 corneta de 70W + 1 tweeter de 100W.

rodsom
Veterano
# jan/15
· votar


Cricket
ligue tudo em, paralelo e use capacitor no driver e no tweeter.

El_Cabong
Veterano
# jan/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


rodsom
Crossover de 1º ordem não protege com eficiência o drive e a tweeter. Volta e meia vai queimar o reparo. Tem que colocar bobina no woofer.

Cricket
Membro Novato
# jan/15
· votar


El_Cabong

Ótima explicação! eu já tenho aqui um par de tweeter e corneta. to querendo fazer 2 caixas separadas!
to pensando em 1 falante de 4 ohms com 1 tweeter de 8 ohms + capacitor mais 1 corneta de 8 ohms + capacitor em cada caixa da certo?
sabe pq eu to pensando assim! pq meu amp gera 100w por canal somente em 4 ohms se eu colocar em 8 só vai gerar 75w ai fica muito abaixo!
tem como fazer uma ligação para que d certo assim? vlw! vcs respondem mesmo! show de fórum!

El_Cabong
Veterano
# jan/15
· votar


Cricket
É que quando tu colocas impedâncias diferentes nos woofers e nos drives e nas tweeters, bagunça toda a ação do crossover, e isso pode queimar o reparo das tweeters e drives.

Eu também estou fazendo umas caixas de 1400W / 4 Ohm, só que aí eu comprei um woofer de 4 Ohm, duas tweeters de 8 Ohm, e dois drives de 8 Ohm. Os 2 drivers vou ligar em série, e as 2 tweeters também vou ligar em série, e aí tudo vai fechar em 4 Ohm.

Cricket
Membro Novato
# jan/15
· votar


Ha vlw! entendi agora! no caso seria melhor eu colocar 2 tweeters e 2 cornetas em cada caixa num total de 4 unidades (tweeters + cornetas) e 2 falantes de 4ohms com cada caixa com 2 tweeters, 2 cornetas e 1 falante.
Mas uma coisa eu n vou usar crossover, e direto do amplificador! mas agora eu entendi!

El_Cabong
Veterano
# jan/15
· votar


Cricket
É que no meu caso é muita potência (1400W RMS), por isso usarei as 2 cornetas e 2 supertweeters.
Mas no teu caso é só 100W. O melhor seria comprar uma tweeter pequena de 4 Ohm (por exemplo as Leson TLX1) e nem usar corneta. Deixar que o woofer reproduza os médios. Ou então se tu achares aqueles midrange pequenos para os médios, coloca um.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema Caixa de Som