Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Esquema Caixa de Som

Autor Mensagem
vitordapper
Veterano
# mar/09

Pessoal,

Estou montando uma caixa de som, só que sou meio iniciante no assunto.
Tenho um falante de 250w rms, uma corneta e um twiter. Já mandei fazer a caixa, agora não sei como fazer a ligação entre eles... Tava com a idéia de que o falante serviria para médios e graves, e o resto pros agudos. Mas na prática não sei como isso funciona.
Alguém pode me ajudar? Preciso ter um divisor de frequência? Como funciona isto?

Valeu!

PGilbert
Veterano
# mar/09
· votar

Tenho um falante de 250w rms, uma corneta e um twiter.

Não temos fórum para cornetas.

Mas temos um tópico para twitter!

Bidal
Veterano
# mar/09 · Editado por: Bidal
· votar

Cara, isso varia muito, tem que levar em conta a impedância do conjunto que vai na caixa, por exemplo:
Supondo que o falante seja de 4ohms, o twitter e a corneta de 8ohms cada, vc terá que ligar a corneta e o twitter em paralelo e o conjunto em série com o falante. Ficando assim uma caixa com impedância de 8ohms, assim como a maioria que vc compra por ai...
Dependendo as vezes nem é necessário o divisor de frequência, só no caso de não casar uma impedância pra ligar na potência e não queimá-la, ou no caso de vc querer distribuir melhor os graves dos agudos.

Abraços.

Mosrite
Veterano
# mar/09
· votar

Bidal
Cara, isso varia muito, tem que levar em conta a impedância do conjunto que vai na caixa, por exemplo:
Supondo que o falante seja de 4ohms, o twitter e a corneta de 8ohms cada, vc terá que ligar a corneta e o twitter em paralelo e o conjunto em série com o falante. Ficando assim uma caixa com impedância de 8ohms, assim como a maioria que vc compra por ai...
Dependendo as vezes nem é necessário o divisor de frequência, só no caso de não casar uma impedância pra ligar na potência e não queimá-la, ou no caso de vc querer distribuir melhor os graves dos agudos.

Abraços.

resumindo, liga tudo junto e um abraço pro gaitero..

Bidal
Veterano
# mar/09
· votar

Mosrite
uhahuahuahuau naquelas né, se ligar tudo em paralelo e a impedancia ficar baixa e a potencia não aguentar, vai ser bonito o espetáculo, fora aquele cheiro de final de feira que vai ficar na potencia haha

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar

aham jah entendi...

no caso o falante eh de 4 ohms e o twiter e a corneta são de 8 ohms

se eu ligar a corneta e o twiter em paralelo terei 4 ohms... e se ligar em série terei 16 ohms...

então com estes equip nunca vou conseguir deixar a resultante em 4 ohms neh???

e o divisor de frequencia vai melhorar ou não necessariamente?

valeu as gurizada!

Villts
Veterano
# mar/09
· votar

Corneta é ruinzinho hein.

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar

não entendi o comentário =/

Mosrite
Veterano
# mar/09
· votar

vitordapper
não entendi o comentário =/

ele disse q corneta é ruinzinho..

mete 2 woofer da bomber bicho papão de 15" e 4 6/9 de 400W q vai fica T..

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar

vitordapper
se vc usar o divisor de frequencia e melhor, evita q os graves passem para o tweeter e para a corneta . se vc nao tiver o divisor de frequencia vc pode usar capacitor de 2,2micro em serie com o tweeter e um de 22micro em serie com a corneta. assim vc pode ligar tudo em paralelo, que a saida so vai enxergar o alto falante.

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar

tah eh q tipo não é pra carro... eh uma caixa acustica q to fazendo... eh caixa de voz pra estúdio.... daí acho q o melhor eh essa configuração... sei lah

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar

esses capacitor seguram ateh q potência? eles não estouram?

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar

daí eu ligo a corneta e o twiter em paralelo e o resultado disso em parelelo com o falante?

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar

os capacitores so estouram se vc colocar invertidos(se forem eletroliticos) e vc pode por a potencia q vc quiser, desde q nao ultrapasse a potencia q o alto falante aguenta. vc liga em paralelo o cojunto capacitor-tweeter, o conjunto capacitor-corneta e o alto falante. mas pra estudio eu nao te aconselho a usar corneta nao.

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar

os capacitores so estouram se vc colocar invertidos(se forem eletroliticos) e vc pode por a potencia q vc quiser, desde q nao ultrapasse a potencia q o alto falante aguenta. vc liga em paralelo o cojunto capacitor-tweeter, o conjunto capacitor-corneta e o alto falante. mas pra estudio eu nao te aconselho a usar corneta nao.

você acha q devo colocar somente o twiter e o auto-falante???

e esses paralelos não vão me resultar em 2ohms???

rodsom
Veterano
# mar/09 · Editado por: rodsom
· votar

vitordapper
corneta e bom usar quando tem crossover, se vc ligar junto, vc nao vai ter controle sobre os medio agudos, ai vai dar aquele som de "caminhao da laranja". e se vc usar capacitor, as frequencias baixas( q sao as perigosas) nao vao enxergar o tweeter nem a corneta, so os 4 ohms do alto falante, portanto vai continuar 4 ohms do mesmo jeito.

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar

vc pode usar capacitor de 2,2micro em serie com o tweeter e um de 22micro em serie com a corneta.

não seriam os dois capacitores de 2,2uF, ou o da corneta eh de 22 mesmo?

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar

o da corneta e de 22 mesmo. como vc fez pra digitar esse sinal de micro?

vitordapper
Veterano
# mar/09 · Editado por: vitordapper
· votar

como vc fez pra digitar esse sinal de micro?

hahahahahahahahaha

eu escrevi U minúsculo mesmo... uF... engana né! :P

e eu ligo os 3 em paralelo? vou começar a brincadeira então!

eu só não entendi uma coisa... o falante vai tocar todas as frequencias então? as q ele suporta eh claro... eh deve ser em torno de 20Hz - 5000Hz... daí não teria problema, eh isso?

valeu a força cara

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar

isso mesmo, o alto falante suporta todas as frequencias, mas a propria bobina dele ja funciona como um filtro para as frequencias mais altas. agora eu aprendi a escrever uF(que emoçao).

vitordapper
Veterano
# mar/09
· votar

huauahuahauhauhuahuahuah

então tá né!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Esquema Caixa de Som

290.312 tópicos 7.574.248 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital