Faculdade de Química é uma boa?

Autor Mensagem
Koisa
Veterano
# fev/09
· votar


_JCM_


Sei la velho, eu penso que fazendo química talvez eu possa fazer algo de diferente, talvez achar a cura pro cancêr \o\

Rato
Veterano
# fev/09
· votar


Faço 3 anos de Química em facul particular
Faço 5 anos de Farmácio Bioquímica em particular ou estadual se eu passar
Faço 3 anos de Mestrado em Fármacia
Faço um ano de Medicina e me formo médico \o/ (pois os cursos anteriores matam as matérias de medicina, ficando só um ano pra trás)


ó.
As grades curriculares sempre se alteram viu.
Nesse tempo, vc terá q fazer uns 2 ou 3 anos de medicina =/

_JCM_
Veterano
# fev/09
· votar


Koisa

Pô, quem sabe.

O importante é fazer o que gosta, man. Porque tu estudar para fazer o resto da vida o que não pode nem pensar em fazer é ruim.

Te digo isto porque tinha esta mesma indecisão. Então, entrei para área portuária e esse ano, graças a Deus, vou fazer um Conservatório de Musica aqui na minha cidade.

Espero que dê tudo certo aí cara. Fica calmo que na hora certa, tudo vai se decidindo.

Abraço

Koisa
Veterano
# fev/09
· votar


_JCM_
Então, entrei para área portuária



Portu que??

Ja pensei em fazer cursinho profissionalizante de web designer aqui, 2 anos, até la termino de pagar minha moto, e vazo pra Tatuí ou Campinas tentar entrar na área da música, e falava para o meu pai que eu iria fazer curso de computação, ele quer que eu faça computação e diz que musica não da futuro, toda aquela babozera, mas depois de eu estar com diploma de MPB na mão, a história muda..

Pseudonimum
Veterano
# fev/09
· votar


Mego que??
Empi que??
Portu que??

Rapaz letrado... Certamente interessado no exercício intelectual que exige a faculdade.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# fev/09
· votar


Faculdade de Química é uma boa?

Não, prefiro as In-Natura.

Ricardo_Bill
Veterano
# fev/09
· votar


Koisa
Não sei se é uma idéia tão boa ficar pulando de curso em curso, mas aí vai de vc mesmo...

o exemplo que vc deu de medicina parece simples, mas tem bastante diferença do que se aprende em Química, em Farmácia (me formo Farmacêutico no final desse ano \o/) e em Medicina.

(especialmente nos dois últimos)

o ideal seria dar uma boa olhada em como anda o mercado de trabalho na sua região (especialmente estágios), além de conhecer bem a área que pretende ingressar.
- Isso sem dizer que deve fazer o que gosta, senão vc não produz bem e precisa de mais motivação.

(vc poderia procurar profissionais das áreas de seu interesse e perguntar para eles como é o dia-a-dia da profissão. p.ex.)

_JCM_
Veterano
# fev/09
· votar


Koisa

Portu que??

Portuária cara. Minha cidade possui um porto, o Porto de Itajai. Sendo assim, muitos empregos são gerados pelo porto. Daí vem a palavra "Portuária", relacionado ao Porto.

Quanto a algo à musica, te digo que tem que gostar e muito do que se faz. Aliás, tudo que queremos fazer necessita disto.

Qualquer coisa aí, só chamar.

Dogs2
Veterano
# fev/09
· votar


(esperando o Bog postar)

King of Terror
Veterano
# fev/09 · Editado por: King of Terror
· votar


Koisa
E tendo em vista que o ramo da computação esta muito concorrido

Esse comentário não é tão relevante, cara, tendo em vista que não só no mercado de tecnologia mas na maioria em geral há uma grande concorrência. Não se baseie numa hipótese assim para decidir sua carreira e seu futuro. Acredite, isso realmente não importa, até mesmo porque se vc tiver que contar com situações assim vc não vai conseguir muita coisa em QUALQUER área.

Além disso, computação e ramos ligados a tecnologia da informação estão crescendo MUITO, a demanda é imensa e sempre há vagas para os bons profissionais. Mesmo com a crise, esse setor tende a crescer bastante nesse ano, muito mais que os outros, e isso é bastante razoável. Qual outro setor da economia não depende de tecnologia da informação? Se determinado mercado está em recessão e vc deixa de vender tecnologia para este, há outro que continua precisando dos seus serviços. Isso é só um exemplo para ilustrar que existe sim muita colocação para esses profissionais no mercado, basta estar bem preparado.

Você pensa em fazer química por que? Você gosta da idéia de mergulhar de cabeça nesse mundo e tem noção que a química do colégio é NADA perto do imenso conteúdo de exatas que vc terá que devorar no superior?
Se sim, vá em frente! :)
Colocação no mercado tbm tem bastante, indústrias metalúrgicas, texteis, farmácia, produtos químicos em geral, mineradoras, etc. Seria uma boa até para prestar um concurso e trabalhar numa Petrobrás da vida.


Faço 3 anos de Química em facul particular
Faço 5 anos de Farmácio Bioquímica em particular ou estadual se eu passar
Faço 3 anos de Mestrado em Fármacia
Faço um ano de Medicina e me formo médico \o/ (pois os cursos anteriores matam as matérias de medicina, ficando só um ano pra trás)


Cara, que caminho tortuoso é esse? Sério, fuja disso! É MUITA gambiarra para se formar em algo, vc não pode se espelhar nesse tipo de exemplo e achar que é normal e fácil. Esse cara que vc citou é um exceção, e provavelmente tá mais perdido que vc.

Se vc quer medicina, estude um, dois, três anos para isso, faça cursinho, estude o que for preciso para passar no vestibular, não dependa de "cambalaxos" para isso.

Quanto às faculdade públicas, com a grana que vc vai gastar na particular com a mensalidade, vc consegue se manter numa faculdade pública. Não digo tranquilamente porque depende da cidade, R$500,00 em São Paulo ou Campinas não será a mesma coisa que R$500,00 numa cidade muito menor como Lorena (onde tem um campus de Química e Eng. Química).
Claro que vc deve estar disposto a alguns sacrifícios para isso, abrir mão do conforto que vc tem em casa, estar disposto a dividir quarto com alguém, economizar com coisas supérfluas, baladas, etc.
E também, depois do 1º ano, vc pode conseguir uma pesquisa remunerada, um estágio (de meio período ou integral dependendo do seu curso), etc.

Enfim, se eu fosse você, pegaria essa grana da facul particular e investiria num cursinho. Estude muito, pegue pesado nesse ano que vc não se arrependerá. Além disso, 1 ano de cursinho a mais pra vc não vai fazer diferença alguma, você está com 17 anos ainda. Eu, até me acertar na faculdade que queria, entrei com 21, e não me arrependo nem um pouco.

Só pense direitinho em que carreira seguir. Veja a discussão sobre os cursos de computação nos outros tópicos como aqui. Não aja por tendências ou impulso. :)

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# fev/09
· votar


Koisa
Esse ano estou firme nos estudos, mas como eu esculachei por 3 anos, não vejo muitas possibilidades de eu conseguir passar em uma faculdade do governo

no minimo uns 70 ou 80% dos alunos de facul publica tmb nao fizeram nada e começaram a pegar pesado nos estudos em ano de pre-vestibular

Koisa
Veterano
# fev/09
· votar


King of Terror


Então talvez eu faça Computação por ja ter uma certa experiência, mas você não acha que é mais compensatório eu fazer Sistemas de Informação aqui:


http://www.fef.br/sistemas/


Antes de fazer Ciências da Computação ou outro curso em uma facul do governo?? Pois eu ja vou ter uma certa expriência e talz, ou então era melhor eu fazer um ano de cursinho e depois fazer direto a Ciências da Computação em uma facul do Governo??

King of Terror
Veterano
# fev/09
· votar


Koisa
Bem. A questão agora não é nem fazer particular ou privada, mas sim qual curso fazer.
Você fez técnico, trabalhou na área e tal?

Você o tópico que citei ali em cima?

Porque são cursos com enfoques bem distintos apesar de terem muitos tópicos em comum.

Ainda que vc opte por SI, procure uma federal / estadual. Estude bastante e tente prestar no final do ano, se não conseguir, parta para cursinho. Não tenha pressa em se formar o quanto antes numa facul. :)

Koisa
Veterano
# fev/09
· votar


King of Terror


O problema seria que na particualr eu poderia trabalhar durante o dia e conseguir dinheiro pra pagar minha moto e a facul, na do governal vai ser período integral provavelmente, ai só vou poder tirar grana entregando pizzas e lanches..

TWT ICE
Veterano
# fev/09
· votar


Ibanez GSA 270dx
no minimo uns 70 ou 80% dos alunos de facul publica tmb nao fizeram nada e começaram a pegar pesado nos estudos em ano de pre-vestibular

se isso for verdade eu começo a ficar um pouco animado ahuahu

TWT ICE
Veterano
# fev/09
· votar


ps, to no 3º e nem sei oque vou prestar ainda

kohler1000
Veterano
# fev/09 · Editado por: kohler1000
· votar


TWT ICE
to no 3º e nem sei oque vou prestar ainda

Eu sei. Eu sei o que VOCÊ vai prestar. Mwahahahaha, MWAHAHAHAH!!

[/Onisciente]

luancapoeira
Veterano
# fev/09
· votar


Ah, uma dica importante, se nao for tenta faculdade publica nao se mate de estudar... dependendo de qual for qualquer 1 passa
Em vez de estuda vá para festas!

TWT ICE
Veterano
# fev/09
· votar


kohler1000
ahuahuahuhua
ow, sabe alguem site que fala sobre os cursos.. sei lá, as matérias, oque faz, mercado de trabalho, etc...

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Laura Pausini a cantora
quer ganhar dinheiro, vira programador!!!

Ou melhor, faça programa! =]

kohler1000
Veterano
# fev/09
· votar


TWT ICE

Cara, esse testezinhos são furada demais. Procura um psicólogo especializado nisso que é muito melhor =)

TWT ICE
Veterano
# fev/09
· votar


kohler1000
não teste vocacional, algum site que fale os cursos existentes, as matérias, essas coisas...

tp, eu tenho um livrinho da USP aqui que falam dos cursos que tem, mas não curti nenhum ¬¬

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Koisa
É uma boa?? Ou melhor continuar na computação??

Cara, com todos esses planos nesse espaço de tempo que você está falando, acho melhor você recorrer a Mãe Dinah ou ao Walter Mercado, ou algum outro bicho desses...

Se nem você sabe se será uma boa ou não, que o diga algum user aqui do OT.

kohler1000
Veterano
# fev/09
· votar


TWT ICE

Ah tá, foi mal, nem tinha lido seu post direito HAUhuahuhauha

Mas então... no site da UFMG tem tipo uma pequena dissertação sobre cada curso. www.ufmg.br

King of Terror
Veterano
# fev/09
· votar


Koisa
O problema seria que na particualr eu poderia trabalhar durante o dia e conseguir dinheiro pra pagar minha moto e a facul, na do governal vai ser período integral provavelmente, ai só vou poder tirar grana entregando pizzas e lanches..


Sist. de informação geralmente não integral, na minha univ. abriu agora e é noturno. Você pode sim trabalhar durante o dia e estudar a noite.
E como te disse, nem tudo é maravilhoso. Às vezes compensa vc passar 4 ou 5 anos da sua vida um pouco mais apertado e ter um futuro garantido do que vc ter "conforto" agora e comprometer a sua formação. ;)

ROTTA
Veterano
# fev/09
· votar


(pois os cursos anteriores matam as matérias de medicina, ficando só um ano pra trás)

Isto acima é um mito. Hoje em dia, com os currículos se diferenciando cada vez mais, acho difícil que uma ou duas matérias sejam equivalentes (em conteúdo e carga horária).

Abraços.

ROTTA
Veterano
# fev/09
· votar


Faço 3 anos de Química em facul particular
Faço 5 anos de Farmácio Bioquímica em particular ou estadual se eu passar
Faço 3 anos de Mestrado em Fármacia
Faço um ano de Medicina e me formo médico \o/ (pois os cursos anteriores matam as matérias de medicina, ficando só um ano pra trás)


E para propor uma sequência dessas, você claramente não conhece os fundamentos do ensino superior. Ninguém em sã consciência faria duas graduações e um mestrado para depois voltar à outra graduação.

Abraços.

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Koisa
1) Se você for um aluno carente, pode conseguir moradia dentro da faculdade.
2) Esqueça esta idéia de fazer 15 faculdades. Mal conseguirá chegar na metade do primeiro curso com saco de continuar até o fim.
3) Faça o que você goste. Vestibular não é a hora exata pra se pensar em dinheiro.
4) Sugestão pessoal: pense bastante ao escolher o curso; mas ao entrar, faça pelo menos 2 anos do curso pra entender bem qual é a do curso. Muita gente desiste no 1º ano sem nem sequer ter experimentado o curso como se deve. Eu mesmo vou pro 4º ano de Engenharia Mecatrônica e só agora vou experimentar a Engenharia de fato.

Bizet
Veterano
# fev/09
· votar


e só agora vou experimentar a Engenharia de fato.


Ué, mas você não disse que fazia Engenharia Mecatrônica?

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Bizet
É. Mas isso não significa que você vai se sentir aprendendo Engenharia de fato desde o primeiro ano.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de Química é uma boa?