Duvida em cotas do AutoCad.

Autor Mensagem
Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09


Bom dia, bom galera to com problemas em relação à cotas no autocad.
Trata-se do seguinte, estou com um desenho feito em metros, e preciso cotá-lo em milímetros, é possível sem alterar a escala do desenho?
Já procurei no dimension styles, format units, e não consegui transformar as cotas, será que é devido a escala do desenho estar 1:1?
Desde já agradeço pela atenção, cordial abraço.

Atomic
Veterano
# jan/09
· votar


multiplica por 1000?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jan/09
· votar


é...não sei como... já fiz isso a uns 5 anos atrás...

_FrEd_
Veterano
# jan/09
· votar


Bagre_Ensaboado

Eu uso o Solid Edge e pra fazer isso eh soh clicar com o terceiro botão na cota, ir em "units" e selecionar a unidade...

Fuça ae q n eh possivel q n tenha essa opção...

BokuWa
Veterano
# jan/09
· votar


Cota? Até em programas de pc? Onde isso vai parar?

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/09
· votar


Bagre_Ensaboado
Geralmente todo desenho no CAD está em 1:1... tem um comando chamado "DI" (Distance") ele vai dizer a dimensão exata com 6 casa decimais e os eixos (X, Y e Z)... bla bla bla bla... ai vc terá a medida exata da sua parte do desenho...

Para cotar:
Comando "D" = Dimension Style Manager
Lá você configura suas linhas de cotas e coloca com unidade mm e quantas casas decimais você vai precisar e o tamanho dos "arremates" das cotas pontos... linhas... fonte... tamanho do texto... e tudo que tem na cota...

=]

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/09 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar


Ahhh para mais detalhes: F1

Adrianodevil
Veterano
# jan/09
· votar


Eu não lembro mais capiroto algum de autocad... To ferrado esse ano...

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


Atomic
multiplica por 1000?

Então velho, pensei nisso, e até funciona, mas o problema é que terei que usar dois tipos de unidades de medida no mesmo desenho, tipo metros e milímetros saca? Se eu aumentar a escala do desenho em 1000 vezes, para as medidas em milímetros fica tranquilo, mas quando eu for precisar usar as cotas em metros terei problemas. Mas vou tentar fazer copias do desenho e dobra a escala por partes do mesmo, ao invés de mudar a escala absoluta.

Valeu

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


_FrEd_
Eu uso o Solid Edge e pra fazer isso eh soh clicar com o terceiro botão na cota, ir em "units" e selecionar a unidade...

Fuça ae q n eh possivel q n tenha essa opção...


Então kra, ja procurei em várias opções e nada, mas vou tentar encontrar uma escala só para as cotas, creio que resolva, daí crio 2 tipos, um tipo eu deixo normal 1:1, e a outra vou atribuir um fator que a multiplique por 1000 para ver se funciona.

Grato

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


ThyagoAmaral
Lá você configura suas linhas de cotas e coloca com unidade mm e quantas casas decimais você vai precisar e o tamanho dos "arremates" das cotas pontos... linhas... fonte... tamanho do texto... e tudo que tem na cota...

=]


Então parceiro, já procurei nesta opão, mais precisamente em primary units, mas os métodos de entrada são tipo Decimal, Architecture, etc, e não meters, inches, milimeters.
Será que to procurando no local errado?
Valeu

HAL9000
Veterano
# jan/09 · Editado por: HAL9000
· votar


Se vc não quer alterar a escala do desenho, uma sugestão é vc editar as cotas manualmente. Selecione a cota e digite "ED" na linha de comando, dai é só alterar manualmente os valores para os que vc quiser.

Fora isso, só fazendo dois desenhos mesmo, cada um em sua unidade de medida, no caso um em metros e outro em milímetros, lembrando que no módel-space, as unidades de medidas são subjetivas, sendo definidas de acordo com o tipo de desenho, ja no paper-space, as unidades de medidas são sempre em milimetros.

abraços...

HAL9000
Veterano
# jan/09
· votar


Só uma dúvida...

Que tipo de desenho é esse que tu precisa cota-lo em duas unidades tão diferentes?

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


HAL9000
Se vc não quer alterar a escala do desenho, uma sugestão é vc editar as cotas manualmente. Selecione a cota e digite "ED" na linha de comando, dai é só alterar manualmente os valores para os que vc quiser.

Fora isso, só fazendo dois desenhos mesmo, cada um em sua unidade de medida, no caso um em metros e outro em milímetros, lembrando que no módel-space, as unidades de medidas são subjetivas, sendo definidas de acordo com o tipo de desenho, ja no paper-space, as unidades de medidas são sempre em milimetros.

abraços...


Descobri um jeito parceiro se for realmente necessário usar unidades de medida diferente no mesmo desenho, é só criar dois ou mais tipos de cotas (dimensions styles) e em um deles na opção primary units, alterar o factor scale (measurement scale), no meu caso ao invés de 1, usei 1000 já que precisava de cotas em milímetros, mas existem outros métodos creio eu, como o alternate units (unidades alternativas), mas esse de apenas mudar o factor scale é bem simples, uma mão na roda


Só uma dúvida...

Que tipo de desenho é esse que tu precisa cota-lo em duas unidades tão diferentes?


É uma estrutura metálica, que mescla desenho arquitetônico e mecânico (detalhes das peças), mas consultei o autor do projeto, e não será necessário unidades distintas, apenas milímetros, mas se preciso for já temos um jeito.

Obrigado a você e a todos, vida longa ao FCifraclub

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/09
· votar


Descobri um jeito parceiro se for realmente necessário usar unidades de medida diferente no mesmo desenho, é só criar dois ou mais tipos de cotas (dimensions styles) e em um deles na opção primary units, alterar o factor scale (measurement scale), no meu caso ao invés de 1, usei 1000 já que precisava de cotas em milímetros, mas existem outros métodos creio eu, como o alternate units (unidades alternativas), mas esse de apenas mudar o factor scale é bem simples, uma mão na roda

Pois é cara... sou arquiteto... e aqui no escritório... usamos um "Dimensions Style" para cada escala de desenho... pois mudamos de acordo com a escala... Ex.: cota pra 1:25 cotas pra 1:100 cotas pra 1:2000 e por ai vai... mudando a escala do texto... não gosto de usar scale em desenhos... uso o paper space...

Qualquer dúvida tamo ae...

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


ThyagoAmaral

Interessante cara, sou apenas um aprendiz de desenhista, o paper space que você se refere são os layouts né? Também trabalho com eles, sempre faço os desenhos na escala 1:1, depois altero conforme a necessidade as escalas no layout, sem me preocupar com o desenho e tals.

Você trabalha com renderização? Projetos e modelagem 3d?

Lucas Borlini
Veterano
# jan/09
· votar


mas aew, como q eu faço pra mudar as dimensões dos desenhos, tipo ao inves de ser assim "+" eu deixar a mira assim "x"???

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas Borlini
mas aew, como q eu faço pra mudar as dimensões dos desenhos, tipo ao inves de ser assim "+" eu deixar a mira assim "x"???

Seja mais claro rsrs

Lucas Borlini
Veterano
# jan/09
· votar


Bagre_Ensaboado

Aquela mira q vc faz os desenhos.

tem como deixar ela em "x" ao inves de cruz "+", só q eu esqueci como faz.

HAL9000
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas Borlini

Você deve estar querendo fazer dezenhos isometricos.
Clique com o botão direito em cima de "grid" em baixo da linha de comando, depois escolha settings, e na janela que abrir, escolha "isometric snap" que esta no"snap type".

Lembrando q para mudar a orientação do eixo é só ir apertando F5, e nesse modo é usado o comando elipse para fazer círculos.

Abraços...

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


Aproveitando o tópico, tem como instalar o auto cad 2009 sem directX 10?

Lucas Borlini
Veterano
# jan/09
· votar


HAL9000

Era isso mesmo cara.

Valeu aew!

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


HAL9000
Lucas Borlini

Também tem a opção de mudar apenas os " 3d Views", normalmente o padrão do Autocad é top, mas se você selecionar por exemplo o Sw isometric é possível trabalhar além dos eixos x,y, entra em cena o Z, no menu vá em view dpois 3d views e escolha a opção desejada

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire
Aproveitando o tópico, tem como instalar o auto cad 2009 sem directX 10?

Que sistema operacional ta usando? Vista? Se for o 64 bits eu não consegui instalar o autocad nele de modo algum, o curioso é que o autocad 2007 ele aceitou, já o 2008 e o 2009 Architecture sem chances, tentei vários métodos mais nada. Agora se for no Xp é tranquilo eu creio, o problema é que o Vista tem directx 10 nativo se não me engano.

Lucas Borlini
Veterano
# jan/09
· votar


Bagre_Ensaboado

Mas fica mais dificil trabalhar em 3d, usar o isometric me atende muito bem tbm.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


Bagre_Ensaboado
uso o Vista Ultimate 32 bits.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


Mas já desisti e to baixando o 2007.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas Borlini
Mas fica mais dificil trabalhar em 3d, usar o isometric me atende muito bem tbm.

Não necessariamente, basicamente o densenho tridimensional é o mesmo do isométrico mas com o acréscimo de altura (ou profundidade), e se não me engano você usa o eixo Z se quiser.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire
uso o Vista Ultimate 32 bits.
Mas já desisti e to baixando o 2007.

Mas velho, tem que funfar sim, que tipo de erro ocorreu na instação do Cad2009 (sobre o Vista 32)?

Essa sua migração para o 2007 é em relação à o autocad? Você já tentou instalar a versão do directx 9 no vista? A mais atual delas? Eu precisei fazer isto para rodar o game Biohazard 4, creio que também ofereça suporte para o autocad 2009 no Vista 32, como disse anteriomente eu tive problemas usando o 64.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


Bagre_Ensaboado
Pior que já tentei de tudo, já instalei o DirectX 9 e tudo. =(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida em cotas do AutoCad.