Manual do Novato do OT 2009

Autor Mensagem
Tio Frank
Veterano
# jan/09 · Editado por: Moderador


Versão anterior

Manual do Novato do OT 2009
Versão: 2.0.0.9.

O que você deve e não deve fazer no OT em dez ou mais lições.

Vou deixar em negrito o que for mais importante de cada lição, mas lembre-se que sempre é bom ler o Manual inteiro.

Lembre-se: O Manual do Novato do OT é uma brincadeira completamente preconceituosa com novatos, não leve pro lado ruim, pois como disse, é uma brincadeira.


Lição número 1: Quem é você

Você é um novato, não leu debaixo do seu nick? Novatos estão destinados à aguentar a perseguição dada pelos Veteranos e Membros e devem sempre se sentir inferiores, pois é a realidade. Você não vai ser respeitado, não faça rebeliões e não contrarie a maioria, não vai adiantar nada e você vai ser mais perseguido ainda.
Um Membro Novato tem a função de ficar quieto se não tem nada de bom pra falar e só fale se tem certeza que o que vai falar vai ajudar de algum jeito ao tópico. (Se tivesse um double negrito essa próxima parte deveria estar assim) Aqui o esquema é Sam > Moderadores > Veteranos > Membros > Membros Novatos e não há que mude isso.

Lição número 2: Não se apresente

Ninguém liga pra isso e nem repara se você nunca tinha postado no fórum antes. Afinal, você é um novato, ninguém repara em você! Poste como se já fosse da casa há certo tempo, mas não muito tempo ou irão dizer que você é multi.
Como disse acima, ta escrito embaixo do seu nick, todo mundo que ler seus posts vai saber que você é novo por aqui e assim não existe a necessidade de criar um tópico só pra falar que você chegou.

Lição número 3: Use a busca

Você novato vai escutar muito essa frase ainda, sempre que criar um tópico de assunto público, ou seja, coisas além da sua vidinha de novato. Sempre vai ter alguém que antes de você, vai criar um tópico falando da mesma coisa porque a movimentação aqui é muito grande.
A Busca é uma ferramenta muito conhecida, irmã do Google. Não hesite em usá-la e faça-o sempre que for criar um tópico novo.

Lição número 4: Pense cinco vezes antes de criar um tópico

A primeira coisa a se pensar é se já existe um tópico com o assunto em questão e a solução já foi dada na lição acima, usando a busca. A segunda coisa a se pensar é se você está realmente criando o tópico na área certa do FCC, se você espera respostas sérias, verifique se o assunto do novo tópico não se relaciona à nenhuma outra área do fórum. A terceira coisa a se pensar é se é realmente necessária a criação do tópico, se não é só um vontade de ser idiota ou coisa parecida. A quarta coisa a se pensar é se você não está expondo demais a sua vida pessoal, muitas pessoas escreverem coisas aqui que acabam se arrependendo depois e pedem para excluírem o tópico, o que gera uma boa dor de cabeça. A quinta e última coisa a se pensar é se o assunto do novo tópico será bem recebido pelos usuários do OT, dúvidas sobre mulheres é algo que você deve evitar ao extremo, por exemplo.

Lição número 5: O que falar

Na verdade você, novato, devia ficar calado. Mas como você não vai conseguir, tente pelo menos responder como uma pessoa normal, assim ninguém vai gostar mais ou menos de você. Independente de qualquer coisa, tome cuidado com o que vai falar pois você pode acabar com a sua reputação em minutos, tornando-se uma piada do fórum, fazendo com que você se deprima e deixe de usar seu computador. Claro, existe a chance de você falar algo que realmente seja engraçado e que todo mundo vai lembrar rindo do que você falou, mas essa chance é praticamente nula, já que você é novato.

Lição número 6: Escreva corretamente

Não me importa se você está na internet, escreva palavras inteiras, coloque pontuação nas frases, use acentos onde é necessário (por exemplo: não é necessário usar o "~" no "nao", mas é necessário usar o " ´ " no "é"). Assim fica mais fácil para a gente te entender e pra você se comunicar. Maneiras alternativas de substituir S por X, por exemplo, também não são bem vindas.

Lição número 7: Piadas e gírias do OT

Piadas e gírias que você vai encontrar por ai, mas não se deve usa-las:

- Mano Pe Pa: Uma pessoa mentirosa, que contou aquela história que não dá pra acreditar.
- Nem li e Vou esperar o filme: Usado em tópicos grandes onde o usuário não pretende ler o que foi escrito.
- Parei aqui: Palavra ou frase que faz com que o usuário pare de ler o texto.
- Dercy: Algo velho, muito velho.
- Segunda página: Tópico que vai gerar uma grande quantidade posts.
- Hmmm, meninão!: Usado para dar ênfase em uma frase bem gay.
- Prefiro ver o filme do Pelé: Quando o assunto do tópico for muito ruim.
- Posso andar com você no recreio: Diga isso para pessoas ousadas, como o nosso rei da ousadia.
- Pedal?: Se você desconhece o assunto do tópico, pergunte se é um pedal. Se você quer zoar um nome grande ou ridículo, também serve.
- Espero ter ajudado: Finalize sua frase assim quando você não ajudou em porra nenhuma.
- me obriga: Para tópicos intitulados com palavras de ordem (que você não pretende obedecer).

Existem outras gírias, mas vocês irão conhece-las e entende-las ao longo da vivência no OT. Até lá vocês não serão mais novatos.

Atenção: A utilização dessas gírias pode gerar suspensões e bans para o usuário.

Lição número 8: O OT não é Orkut

Você já deve ter notado que cada usuário possui um perfil onde é possível colocar uma foto, disponibilizar informações, trocar recados e adicionar amigos. Adicionar amigos é o que muitos gostam de fazer para se tornarem pseudo-populares no Orkut, mas aqui é o Fórum Cifra Club, não é com amigos que você vai se tornar popular, então esqueça a coleção de amizades aqui.

Lição número 9: Como se tornar popular

Primeiramente para ser popular, você deve ser um usuário ativo no fórum. Poste bastante, converse com as pessoas, xaveque as menininhas, faça piadinhas e crie tópicos interessantes. Só com essas dicas você já pode se tornar alguém no fórum. Mas pra você não basta? Quer um destaque? Então escolha uma das três opções:
- O Idiota: Faça tudo ao contrário de tudo que eu ensinei até agora e você já começa a ser um bom idiota. Seja bobo, faça posts com teorias malucas e insista nessas teorias até as pessoas acreditarem que você realmente é assim. Parabéns, talvez você se torne um destaque assim, mas tem que ser bem idiota.
- O Problemático: Brigue, brigue muito. Seja contrário à maioria, arranje discussões em todos os tópicos em que você participar, persiga um usuário, seja um cara mal e problemático para o fórum. Mas atenção, esse tipo popular acaba muito rápido, normalmente com um BAN, então prepare-se para uma vida curta.
- O Ousado: Negative o post do moderador, faça piadas de mau gosto, reclame de tudo, leve um suspensão e dê risada, persista com piadinhas cansativas e floods. Novamente, esse tipo popular tem vida curta, o perigo de BAN é menor, mas ainda existe uma grande possibilidade.
- O True Cabaço: Seja um cabaço, completamente cabaço, crie tópicos pedindo ajuda para problemas com soluções lógicas, force a cabacidade pedindo para mandarem camisinhas por correio pra você porque tem vergonha de ir na famácia. Você vai se tornar A piada do fórum durante o tempo em que criar tópicos cabaços, até depois que você deixar o fórum você poderá ser citado de vez enquando.
- O Piadista: Faça piadas, mas boas piadas, e você irá se tornar o piadista. Para saber se você é um bom piadista, repare na quantidade de positivos que você recebe, quanto mais, melhor você é. Para ser AQUELE piadista, faça AQUELA piada que ninguém mais vai esquecer. Se você tiver um post com mais de 50 positivos, já vai possuir uma piada ótima.
- O Estranho: De idéias estranhas, fale coisas estranhas, goste de coisas estranhas, desgoste de coisas não estranhas, use palavras do dicionário arcaico e você será um bom estranho.

Acho que já ta bom de tipos populares, se você não conseguir nem um mísero destaquezinho com tudo isso aqui, você merece ser um excluído social.

Lição número 10: Ferramentas do fórum

Já deve ter percebido que por aqui, as pessoas se referem às outras pelo nick escrito em negrito como: Tio Frank. Você deve estar se perguntando "nossa, como eles tem saco pra ficar copiando o nick de várias pessoas?". Enfim, a idéia é simples. Em um tópico, você deseja postar algo se referindo a alguém que já postou no mesmo tópico, procure pelo nick da pessoa e clice em cima dele, assim o nick já irá aparecer na caixa de resposta no fim da pagina, com o código de negrito e tudo. Muito bom, não?

Links de um post específico em um tópico são fáceis de conseguir. No post em questão, procure ao lado da data de envio, o jogo da velha ("#"). Clicando nele, o link do post que você escolheu vai aparecer na barra de endereços. Como este link: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/181674/#5000303 . Percebe que o que está em negrito é o número do post? É simples também.

Para usar a citação, grife o texto que deseja citar e clique no botão "Citar", localizado abaixo da data de envio de todos os posts. Depois de clicar em "Citar", o texto grifado irá aparecer na caixa de resposta no fim da página, já com o código de itálico.

A ferramenta de votação é simples, clicando no botão "Votar"(localizado embaixo da data de envio de todos os posts) irá surgir uma janelinha com duas mãozinhas, uma fazendo o sinal de positivo e outra fazendo o sinal de negativo, acho que não preciso explicar além disto, basta clicar na mão escolhida e seu voto vai ser computado. Apenas votos positivos são vistos pelos usuários, se você votar negativo, uma notificação irá aparecer agradecendo a votação e mostrando quantos votos negativos o post possui.
Para saber quantos votos você já recebeu e a porcentagem de negativos/positivos, utilize a [url=http://forum.cifraclub.com.br/?action=qualificacao ]página de qualificações[/url].

A ferramenta de denuncia é simples e auto-explicativa, basta clicar no botão "Denunciar"(abaixo da data de envio de todos os posts) e irá surgir uma pequena janela para se fazer a denuncia.

A postagem de imagens é simples, basta copiar o link da imagem para a caixa de texto. Para fazer upload(passar imagens do seu PC pra internet) de imagens, utilize o Image Shack.

Para usar o negrito, itálico e sublinhado, escreva o post e grife o que você deseja deixar em negrito/itálico/sublinhado e aperte o botão do efeito desejado, logo acima da caixa de texto.

Para criar palavras ou frases com link, como essa: Exemplo de frase com link. Copie o link dá página que deseja que seja aberta, vá até a caixa de texto e aperte o botão de hyperlink(um globo com um cadeado). Irá abrir uma janela auto-explicativa, siga as instruções e o código da frase linkada irá aparecer na caixa de texto.

A função TAB é simples, apere o botão "TAB" e irá surgir um modelo de tablatura na caixa de texto.

Para postagens de vídeo do youtube no corpo da mensagem existe um botão "YouTube" utilizado para o mesmo. É simples e não tem erro.

Lição 11: Existem outras coisas na vida

Sei que agora, no começo da sua vida OTniana, pode parecer bobagem falar isso. Mas OT vicia, e como vicia! Visite as outras áreas do FCC de vez em quando, de uma fuçada no Musica em Geral, aprenda umas curiosidades sobre guitarra, enfim, varie um pouco. Saia do computador também, vá andar de bicicleta, passear com o cachorro, pegar algumas menininhas na balada, não seja tão nerd assim.

E uma dúvida geral de todos, não só novatos:

Tempo para passar de Membro Novato->Membro/Membro->Veterano

As palavras a seguir são do Sam, que creio que seja o moderador mor do fórum:

De tempos em tempos, num processo totalmente artesanal, são esculpidos novos rótulos de veteranos e membros. Novatos deixam de sê-lo. Membros alcançam a alcunha máxima do fórum.

Por ser artesanal, este processo não tem data para acontecer. Nem parâmetros definidos. Acontece e pronto.


Citadas diretamente deste tópico.

.

O Manual do Novato do OT acaba por aqui, lembre-se que é tudo uma brincadeira, aqui todos querem se divertir e aprender juntos (que bichisse). Não fique nervoso, ok?

E eu devia chamar esse manual de Manual do Novato Homem do OT, porque para as novatas a única dica é: Poste fotos de biquíni.

Bem Vindo ao OT, novato =)


Enfim, já estou indo, pra quem quer ler a primeira edição do Manual do Novato, visite este link: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/181674/

Para a moderação: Se possivel, troquem o stick do antigo para este daqui. (depois vou editar esta parte)

Tio Frank
Veterano
# jan/09 · Editado por: Tio Frank
· votar


Post para positivos.

/humilde

TWT ICE
Veterano
# jan/09
· votar


sou veterano
nem li

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


Post para positivos.

Bem vindo ao OT, onde o que você pede ao seu favor, recebe ao seu contra.

MUAHAHAHAHAAHAHA

Tio Frank
Veterano
# jan/09
· votar


brunohardrocker

Puts, esqueci do Bem Vindo ao OT denovo!

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


Tio Frank

suera miko! kkk

Parabéns pelo esforço e paciência em escrever tudo isso!

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


Não me serve mais... u-u

Dogs2
Veterano
# jan/09
· votar


[b]Lição número 8: O OT não é Orkut


FAIL

Tio Frank
Veterano
# jan/09
· votar


brunohardrocker

Este está pelomenos um pouco mais útil que o antigo =)

Tio Frank
Veterano
# jan/09
· votar


Dogs2

Ops... não dá pra ser perfeito né...

Koisa
Veterano
# jan/09
· votar


Bem Vindo ao OT, novato =)


HUSAdhsafhusadfasipgfsagipydsagdsadisa..

Não é pra mim mais :D

Tio Frank
Veterano
# jan/09
· votar


Koisa
Não é pra mim mais :D


Poxa, não tem mais novato no fórum depois dessa ultima atualização... =/

Grow
Veterano
# jan/09
· votar


estou tendo um dejá vu de tópicos?

Tio Frank
Veterano
# jan/09
· votar


Grow

fala que você não sabe se ri dos novatos lendo isso ou do cara que criou, dai eu falo pra rir de mim e sim, vai ser um deja vu.

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


Grow
O engraçado é imaginar um novato lendo isso e depois olhando em baixo do meu nick... ahuehauehuahehaueaea

kohler1000
Veterano
# jan/09
· votar


Tio Frank

Pra que vc fez um tópico idêntico ao outro?

lula_molusco
Veterano
# jan/09 · Editado por: lula_molusco
· votar


123

thigsm
Veterano
# jan/09
· votar


Tio Frank
Olha o tamanho do texto!
A véiu, ano que vem vê se faz um vídeo pow!

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


lula_molusco

Fail

lula_molusco
Veterano
# jan/09
· votar


Jio-kun
huehuehuahua Fail nada, tô ensinando os novatos a contar até 3.

Tio Frank
Veterano
# jan/09
· votar


kohler1000

identico?

thiago motta

nao vai precisar de um ano que vem, a nao ser que apareçam novas funções no forum. Por exemplo a votação que apareceu no ano passado, quando eu criei o topico ainda nao tinha.

Tio Frank
Veterano
# jan/09
· votar


brunohardrocker

foi o Soulface que disse isso no outro tópico. Agora eu tenho que falar:

Ainda te dei um ar de superioridade!

Christina Amaral
Veterano
# jan/09
· votar


Lição número 6: Escreva corretamente

Não me importa se você está na internet, escreva palavras inteiras, coloque pontuação nas frases, use acentos onde é necessário (por exemplo: não é necessário usar o "~" no "nao", mas é necessário usar o " ´ " no "é"). Assim fica mais fácil para a gente te entender e pra você se comunicar. Maneiras alternativas de substituir S por X, por exemplo, também não são bem vindas.



Essa não é só para novatos.

kohler1000
Veterano
# jan/09
· votar


ih, começo essa bostinha de positivar todos os posts de novo

Tio Frank
Veterano
# jan/09
· votar


kohler1000

foi você? quantos negativos tá meu post de positivos?

Dark Luke
Veterano
# jan/09
· votar


ih, começo essa bostinha de positivar todos os posts de novo

lula_molusco
Veterano
# jan/09
· votar


demorou pra dar um BAN.

kohler1000
Veterano
# jan/09 · Editado por: kohler1000
· votar


Tio Frank

Eu não... meus posts tão positivados tbm, olhe só....

Não sei, vou negativar pra ver e já te respondo.


Edit: R: -10 =D

lula_molusco
Veterano
# jan/09
· votar


humpf.

Tio Frank
Veterano
# jan/09
· votar


kohler1000

aa, valeu . to bem ainda =P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manual do Novato do OT 2009