Curso de Tecnólogo

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


Bog
Como disse aquele Max Behringer do Fantástico:
- Tecnólogo: focado numa área específica, formação mais rápida
- Bacharel (universitário): atuação mais versátil, formação mais lenta

Bog
Veterano
# nov/08 · Editado por: Bog
· votar


erico.ascencao

Er... bom, O QUE supostamente é um tecnólogo eu sei. =P Estava pensando em algo mais na linha do "opiniões e experiências pessoais", mas de qualquer forma, valeu pela participação.

Gan
Veterano
# nov/08
· votar


Bog
Então, não sei quem são os cientistas que você conhece, mas os que eu conheço até que têm uma vida bem digna.
eu trabalho numa empresa cuja metade dos funcionários tem doutorado ou pós doutorado, todos eles ganham bolsa da fapesp ou cnpq e mais um complemento da empresa, o trabalho dos caras é bem divertido e interessante, e sim , eles ganham o bastante para ter uma vida digna, mas conheço gente que ganha muito mais sabendo metade do q esses caras sabe. É como vc disse , é uma escolha de vida hehe.

Atualmente, eu gostaria de saber: qual a melhor forma de se rastrear o monte de gente que passa por uma estação de trem, ou ao menos de detectar eventos anormais?
estude um pouco de visão computacional , ok? Se precisar de ajuda pode perguntar.
brincadeira ahuahuauauha

jimmy vandrake
Veterano
# nov/08
· votar


Recentemente me formei num curso tecnologo de gestão de vendas. Foi reconhecido com conceito A no MEC, pela proposta do curso e pela qualidade da instituição. Eu recomendo cursos tecnologos para pessoas que já estão atuando profissionalmente.
No meu caso foi extremamente util, além de ampliar meus conhecimentos em minha profissão. Sem contar que para atuar comercialmente não valeria a pena estudar 4 anos de administração ou economia para trabalhar em vendas, nada melhor que poder estudar aquilo com que se trabalha.
Fora a questão de permitir o acesso a inúmeros estudantes ao ensino superior. Quanto a questão profissional, já viram quantas empresas fazem um monte de exigências na formação e depois nem sequer pedem um mísero diploma.

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


Gan
todos eles ganham bolsa da fapesp ou cnpq

Hehehhe, é bem por aí mesmo. Durante o mestrado, eu não era só estudante, mas quem pagava o meu salário no instituto era o CNPq.

Mas realmente, é uma opção mesmo, ganhar o suficiente para viver bem e fazer algo legal me parece uma boa perspectiva de vida.

estude um pouco de visão computacional

Hhahaha, adivinha só o que eu faço todo santo dia... =P

O que mata tudo é que não existe solução eficaz para o problema.

jimmy vandrake
permitir o acesso a inúmeros estudantes ao ensino superior.

É sempre legal ouvir a opinião de alguém com um pouco mais de experiência. Esse é um ponto que eu nem tinha lembrado: contatos. Isso deve ser bom especialmente se tiver no curso bastante gente já trabalhando há um bom tempo, não é?

O pessoal no curso que você fez é mais velho? Aqui no Japão, também tem curso estilo tecnólogo. Na maior parte dos casos, é só piazada saindo do 2o grau, mas tem alguns cursos com gente mais velha, querendo anexar coisas a algo que já faz. O da minha namorada é assim, ela é fisioterapeuta e faz acupuntura, e tem bastante gente mais velha lá.

Gan
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
O que mata tudo é que não existe solução eficaz para o problema.
então é só vc fazer uma hehe. Mas eu acho q existe sim, pelo menos para rastrear pessoas. Onde eu trabalho, o pessoal tem um algoritmo já bem desenvolvido para detectar faces no meio de uma multidão, é possível até checar essas faces contra uma base de dados, eu tb ja vi casos de gente q faz isso em outdoors inteligentes, e conforme a amostragem de pessoas (velho , criança, negro, branco), mostra um anúncio diferente. É algo mais ou menos nessa linha q vc ta fazendo?

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


Gan

OPA! Mudou o assunto, mas achei MUITO interessante o que você disse... Peço que leia com calma:

Veja bem, eu não sou especialista nisso - meu negócio é IA - mas fui contratado e estou há 2 meses com a cabeça afundada em livros e artigos. Estou "estudando visão computacional", como você sugeriu, hehe.

eu acho q existe sim, pelo menos para rastrear pessoas

Então, existir existe. É uma área bem "quente" até. Mas infelizmente, o que eu achei até agora não se aplica às condições do nosso cenário.

Antes de eu entrar, eles contrataram uma empresa francesa que tinha a promessa. Mas ficou na promessa. Os algoritmos exigiam "fine tuning" demais, de acordo com cada cenário - ou até no mesmo cenário, dependendo da iluminação ou da densidade de pessoas - o que impossibilita o uso na prática. E o que funciona em testes com uma ou duas pessoas falha miseravelmente quando você coloca o troço numa estação cheia de gente.

Exemplos de problemas:

Métodos com extração de background se confundem às vezes com pessoas que usam roupas com cor muito parecida com o chão ou a parede. Por ex, se for um casaco, acabam detectando a cabeça e as pernas da pessoa como se fossem duas coisas diferentes. =P

Métodos com model fitting, que colocam um bonequinho 3D por cima das pessoas resolveriam o problema acima - ele encaixaria a cabeça e veria que tem pernas onde elas deviam estar. Mas fazer isso em tempo real, numa estação lotada, é complicado.

Métodos com filtro de Kalman funcionam bem para prever quando uma pessoa vai sair enquanto passa por trás de um pilar ou por trás de outra pessoa. Coloque no lugar dessa uma pessoa umas 50, incluindo um monte de homens vestindo ternos pretos, e você tem um inferno de Kalman, hehee.

Claro, EU não ter ainda encontrado não quer dizer que não exista. Por isso eu dei exemplos mais detalhados: vou te pedir um favor! Se você souber de algo, poderia me passar referências ou contatos? Do contrário, vou fazer exatamente o que você falou: inventar, hehe. Claro que não vou partir do 0 - pesquisa sempre se constrói sobre os resultados que já existem.

o pessoal tem um algoritmo já bem desenvolvido para detectar faces no meio de uma multidão

Uia! Isso não é o mesmo problema, mas é um problema relacionado, e existe interesse nisso. Estamos nos estágios iniciais, mas é uma possibilidade para daqui a uns 2 anos. O governo japonês coloca dinheiro nesse tipo de coisa.

Em outras palavras: se eu pudesse ver melhor esse projeto, dependendo dos resultados, quem sabe um dia... Já adianto que eu não tenho poder de deci$ão, sou recém contratado, mas se eu mostrar algo MUITO convincente para o meu chefe, ele pode ficar felizote, eheheh. Mas teria que ser algo realmente espantoso, do tipo: "nossa, nunca vamos conseguir fazer isso sozinhos". =P

É algo mais ou menos nessa linha q vc ta fazendo?

Não exatamente... Como disse, existe um "desejo" de uma hora poder procurar por faces sim - tipo para achar pessoas perdidas ou bandidos procurados. Mas o projeto agora é para detectar 'anomalias' - gente brigando, quebrando coisas, largando objetos, desmaiando, etc. A parte de rastrear as pessoas é só o 1o passo, que fornece os dados para o 2o passo, que seria interpretar o que cada um anda fazendo (tem outros passos depois).

Eu estou pensando também em idéias alternativas, como não ficar olhando para cada pessoa, só para o movimento da turba. Sei lá, para mim parece que a reação de uma multidão a um maluco com uma faca é muito parecida com a reação da água quando você joga uma pedra nela.

Se tiver interesse, podemos conversar por aqui ou por e-mail a respeito.

shoyoninja
Veterano
# dez/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Bog
Posso perguntar algumas coisas?

Não seria o caso de usar tudo junto? Ou isso fica pesado demais?

E se você tiver uma construção virtual em 3D de todo o espaço da estação, e um algorítimo que a partir das imagens coletadas gere objetos/pessoas nesse espaço e controle seus posicionamentos/orientações de acordo com as imagens das câmeras?

Uma câmera com sensor térmico não poderia ajudar a filtrar pessoas do ambiente de fundo?

Que tipo de lentes e a qual resolução essas câmeras trabalham?

Imagino que para isso você precisaria tmb de um algorítmo capaz de calcular a proporcionalidade do tamanho de uma pessoa com o resto de seu corpo, como a cabeça, para que o programa possa ter noção de profundidade e de posicionamento e não seja enganado por pessoas altas/baixas/gordas/magras.

As perguntas são só por curiosidade minha mesmo, não quero ensinar padre a rezar missa não :P.

Bog
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bog
· votar


shoyoninja
E se você tiver uma construção virtual em 3D de todo o espaço da estação, e um algorítimo que a partir das imagens coletadas gere objetos/pessoas nesse espaço e controle seus posicionamentos/orientações de acordo com as imagens das câmeras?

Heheh, você leu meu pensamento. ;)

Eu já cogitei essa hipótese, e no momento estou estudando outras alternativas exatamente porque essa me parece pesada demais - falei de model fitting ali em cima.

O problema do modelo 3d é saber como eu vou construi-lo. O pessoal não vai querer algo caro - não pode ter muito parameter tuning, muito menos ter que desenhar um modelo na mão! Talvez desse para aprender pontos-chave, por exemplo, adivinhar que tem um poste onde SEMPRE as pessoas somem por um tempo, ou uma porta em lugares onde pessoas somem e depois aparecem.

Uma câmera com sensor térmico não poderia ajudar a filtrar pessoas do ambiente de fundo?

Certamente, mas aí já cairia no problema de custos. Eles querem usar as milhares de câmeras já instaladas nas estações, e não querem pagar por outras.

Que tipo de lentes e a qual resolução essas câmeras trabalham?

São tipos variados, então não saberia dizer, até porque eu estou trabalhando direto com vídeos gravados nos locais, que foram feitos antes de eu ser contratado. Mas a resolução no geral é BAIXA, tipo 320x240 na maior parte dos casos (algumas são 720xalguma coisa). A curvatura das lentes é variável, então também seria bom se desse para trabalhar sem ter que corrigir a imagem na mão.

algorítmo capaz de calcular a proporcionalidade do tamanho de uma pessoa com o resto de seu corpo, como a cabeça, para que o programa possa ter noção de profundidade e de posicionamento e não seja enganado por pessoas altas/baixas/gordas/magras.

Hehehe, você está no mesmíssmo caminho que eu. Eu estava pensando em achar um jeito de procurar por pés e cabeças, mas quando vi a cena de UM MONTE de gente passando na frente da câmera, notei que eu mesmo não conseguia dizer de quem era qual pé, hehehe. Estou tendendo a procurar uma simplificação, em especial porque sei que a gente consegue ver essas cenas e entender mesmo sem analisar tudo.

não quero ensinar padre a rezar missa não :P.

Pô, nada a ver cara! É ótimo discutir assim, para variar um pouco. Essa nem é a minha especialidade, e eu não sei tudo - na verdade, sei muito pouco. Já vi tantas idéias boas aparecendo em alunos de graduação inspirados... Para quem olha de fora, parece que o título de PhD faz o cara saber tudo, mas na verdade, o título só mostra que o cara é capaz de fazer pesquisa. Sério, só isso! E ficar viajando e tendo idéias mirabolantes tem tudo a ver com fazer pesquisa. (mas depois tem que colocar as idéias em prática, ehhehe)

shoyoninja
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
É eu fiquei pensando nisso agora a tarde. Tenho nem idéia de como você poderia fazer isso de maneira simples.

Mas, sobre a modelagem automática do ambiente em 3D, encontrei isso aqui:
http://make3d.stanford.edu/research.html
http://cs.stanford.edu/people/asaxena/learningdepth/

hehehe com cada câmera tendo resolução e lentes diferentes fica ainda mais fácil :P.

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


shoyoninja

Legal cara! Depois eu dou uma olhada. Vai para o meu heap de coisas para ler, hehehe. Valeu!

shoyoninja
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
Vai para o meu heap de coisas para ler, hehehe. Valeu!


heuiheuiie melhor ir com calma.

Daqui a pouco vai começar a criar classes containers na cabeça para organizar as coisas, aí já tá perdido. :P

jimmy vandrake
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
O pessoal no curso que você fez é mais velho? Aqui no Japão, também tem curso estilo tecnólogo. Na maior parte dos casos, é só piazada saindo do 2o grau, mas tem alguns cursos com gente mais velha, querendo anexar coisas a algo que já faz. O da minha namorada é assim, ela é fisioterapeuta e faz acupuntura, e tem bastante gente mais velha lá.

Exatamente isto. As turmas deste curso eram todas com pessoal mais velho e que já atuavam na área buscando especialização naquilo que fazem.
Mas a maior característica é exatamente encontrar pessoas a fim de trocar experiências profissionais é acima de tudo estudar e obter reconhecimento profissional.
Além do pessoal atuar em vendas tinha gente que trabalhava com distribuidora de doces até vendas de equipamentos pesados, ou seja gente faturando entre R$100.000,00 e R$150.000.000,00.
Além do que foi uma grande oportunidade de Net Work entre nós alunos. Todos que se formaram tiveram grandes ganhos profissionais ao longo de 2 anos e meio que foi a duração do curso.

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


jimmy vandrake

Legal, cara. É sempre bom entender um pouco melhor como as coisas acontecem fora do meu mundinho, hehe.

Gan

Oi!?

jimmy vandrake
Veterano
# dez/08
· votar


AH ! lembrando a todos que o curso tecnologo lhe habilita a continuidade como pós graduação, mestrado, doutorado.

Gan
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
Olá Bog, não tinha visto seu post, desculpe-me.
Eu tenho alguns contatos que são considerados de certa forma autoridade nesse assunto, conheço alguns pessoalmente inclusive, alguns pesquisadores com experiência internacional, alguns professores conceituados da unicamp. Vou dar uma procurada no lattes desses caras , referências e daqui a pouco eu posto.

Gan
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
Em outras palavras: se eu pudesse ver melhor esse projeto, dependendo dos resultados, quem sabe um dia... Já adianto que eu não tenho poder de deci$ão, sou recém contratado, mas se eu mostrar algo MUITO convincente para o meu chefe, ele pode ficar felizote, eheheh. Mas teria que ser algo realmente espantoso, do tipo: "nossa, nunca vamos conseguir fazer isso sozinhos". =P
eu sei que o pessoal vai ter uma demo totalmente funcional disso muito em breve, ficarei feliz em te mostrar assim q isso sair.

Deixei na sua página de recados as referências de dois pesquisadores que trabalham comigo, eu entendi melhor o propósito do seu projeto, vejo que são coisas diferentes mas que tem seus pontos de intersecção. Talvez vc possa extrair alguma coisa do trabalho desses caras, tenho certeza q eles ficariam felizes em conversar sobre esse assunto, e eu tb hehe.

Bog
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bog
· votar


jimmy vandrake

Sim sim, embora seja um pouco mais difícil para entrar - e para sair. Essa parte eu conheço razoavelmente bem, hehee.

Gan
são considerados de certa forma autoridade nesse assunto

Autoridade não, porque em ciência não existem autoridades, no máximo especialistas, hehehe.

Valeu pelos links. Vou dar uma olhada amanhã no trabalho. Mas já notei que um lá disse que rastreamento faz parte dos interesses de pesquisa dele. O que de certa forma quer dizer que o problema ainda está em aberto mesmo, já que ninguém tem interesse em pesquisar problemas bem resolvidos, ehhehe.

Se eu achar algo interessante o suficiente para exigir um contato mais direto, eu te peço o e-mail para a gente conversar um pouco mais abertamente e tal, heheh. Do tipo, falando o nome e coisas afins (é bem estranho conversar com um monte de gente sem saber nem o nome, mas faz parte da segurança internetica).

Agora... pô, mó área legal essa de computer vision! Eu, sou mais da IA, mas trabalhava aplicando para redes e comunicação. Acho que CV tem bastente espaço para IA também, mas tem a vantagem de que as pessoas leigas conseguem entender o teu trabalho, hahaah. Brigado!

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


Gan

Mandei uma msg no teu perfil!!! :) Brigadão cara!

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


up!

Gan
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
cara, vi o recado. Amanhã é feriado aqui no brasil, em campinas pelo menos. Então na terça eu vejo aquelas informações.

Abraço!!

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Tô pensando em emendar um curso de tecnológo em fabricação mecânica, alguém sabe se esse profissional pode assinar dimensionamento de solda?

Me Wise Magic Jr.
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

fev/14

Black Fire
Sobre minhas intenções maléficas de entrar em um curso de humanas

Ja mudou de ideia, ou ta upando so pq não tem mais o que fazer e quer chamar atenção para todo mundo ver como voce é engraçado e inteligente?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Me Wise Magic Jr.
Vá cuidar da sua vida.

Me Wise Magic Jr.
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

fev/14

Black Fire
Olha eu posso me intrometer na vida de todo mundo, dar minhas opiniões e ridicularizar opiniões alheias com frases prontas de livros que ninguem nunca leu por serem chatos demais...

Vc Não pode, senão eu choro...

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Me Wise Magic Jr.
Tá bom.

Alguém tem a informação?

Me Wise Magic Jr.
Veterano
# fev/14
· votar


Vai soldar portão de garagem vai

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Hahaha...

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/14
· votar


Interessante...

metaformose
Veterano
# fev/14 · Editado por: metaformose
· votar


Tô nessa também: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento do Sistemas (UTFPR) ou Ciências da Computação (UFPR) e não consigo me decidir, penso mais em intercâmbio e concursos e quiçá um próprio negócio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de Tecnólogo