Devemos aceitar-nos do jeito que somos ou idealizar-mos uma personalidade?

Autor Mensagem
EnrickAlves
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface
Não cara, o passado já passou e não me arrependo de nada. Agora, como definir o futuro?

Jack Holland
Veterano
# nov/08
· votar


MANFREDINI
é melhor você viver e descobrir isso sozinho

Antes eu desacreditava desta afirmação, mas hoje dou fé.
Eu pensava que um conselho de quem já "descobriu" poderia ajudar, mas uma pessoa só entende o real significado de tal conselho quando já "descobriu", ou seja, quando já não mais precisa de um conselho.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


EnrickAlves
o passado já passou e não me arrependo de nada.
E oq q eu falei???
Vc leu direito? hehehehehehehehehehe

Agora, como definir o futuro?
Cara, le de novo, por favor.

Jack Holland
Veterano
# nov/08
· votar


EnrickAlves

Entendi.
Vc possui a iniciativa para evoluir como pessoa, mas fraqueja em alguns momentos por eventos externos ou situassões de estresse.
Eu mesmo, que me considero um cara pacífico e lógico ao extremo, perco a linha em algumas vezes... mas sei exatamente as causas disso e procuro seguir fixamente a solução pra isso, como um objetivo. Isto, por si só, serve para anestesiar um pouco e controlar a angústia.

EnrickAlves
Veterano
# nov/08
· votar


Jack Holland
Acho que, por ser preguiçoso e pensativo, queria pensar antes de agir. Porém, quase sempre não consigo.

Jack Holland
Veterano
# nov/08
· votar


EnrickAlves
Ante esse tipo de situação, eu queria ser unilateral, mas não sei qual lado seguir. As vezes penso que não vale a pena tentar ser uma pessoa melhor, que o melhor é abandonar essa batalha de personalidade e me aceitar como realmente sou, entende?

Depende, que qualidades vc quer ter pra atingir o seu ideal de personalidade?
Lembre-se que ser uma pessoa melhor, não envolve gostar de tudo e/ou agradar a todos.
É justamente aceitar-se em alguns aspectos que te faz melhor.

EnrickAlves
Veterano
# nov/08
· votar


Jack Holland
Não sei direito como dizer, mas vou citar coisas que não quero ser por meio de situações do dia-a-dia (foi o único meio que consegui pra expressar isso).

No colégio, por exemplo, não quero ser um nerd. Quero ser o cara que curte a vida, mas sempre passa de ano (até porque tenho maturidade o bastante para entender que meu pai paga uma escola para mim e passar de ano é o mínimo que posso fazer para retribuir o favor). Mas também não quero ser "inocente e imaturo".

Apesar de não querer ser um nerd, todos me vêem como tal, e o pior é que a minha imagem no colégio retrata justamente isso. E fora do colégio, nem pareço o cara que tira 9 e 10 em todas as matérias. Para provar que minha personalidade é bastante diferente fora do colégio do que dentro dele, basta olhar a minha "leseira" ao escrever "idealizar-mos" no título do tópico. No colégio eu nunca faria isso.

Mostrei meu dilema através de situações colegiais porque vc deve conhecer a personalidade de um nerd; uma pessoa estranha, anti-social, com mania de superioridade e coração de pedra. E eu não quero ser assim.

Pseudonimum
Veterano
# nov/08 · Editado por: Pseudonimum
· votar


EnrickAlves
No colégio, por exemplo, não quero ser um nerd. Quero ser o cara que curte a vida

Isso me faz lembrar de Nietzsche. Ele tem uma máxima que é: "Seja quem tu és", e é isso. Seja quem você é. Não é aquela categoria em que você se encaixa que vai indicar quem ou o quê você é, embora a maioria das pessoas seja extremamente "categorizante" dos seus semelhantes, pois têm - temos - em suas cabeças que devem se relacionar apenas com pessoas assim ou assado, porque se se relacionassem com outras das quais têm características que elas supostamente não gostam, então elas poderiam acabar se tornando aquilo.

Por que homens que fazem questão extrema de ressaltarem sua heterossexualidade têm aversão a homossexuais? Ora, se são heterossexuais, então aquilo simplesmente não deveria abalá-los, não? Acho que é o medo de se descobrir como sendo aquilo, ou descobrir uma simples vontade que se enquadraria na categoria homossexual, que poderia ser um indicador de que eles não são aquilo que tanto fazem questão de acentuar. Portanto, é medo de ser "contaminado".

Falei dessa questão pra exemplificar. É isso que acontece com as pessoas, comigo, com todos. Entende o princípio que há por trás disso?

Mas com isso de não ser uma pessoa que age de acordo com coisas que a maioria não gosta, você pode acabar se perdendo de você mesmo e virando uma pessoa que não é, fingindo ter as vontades de todo mundo, fazendo o que todos fazem mesmo que não te agrade verdadeiramente.

Pseudonimum
Veterano
# nov/08
· votar


EnrickAlves
vc deve conhecer a personalidade de um nerd; uma pessoa estranha, anti-social, com mania de superioridade e coração de pedra. E eu não quero ser assim.

Acho que o simples fato de você se preocupar com isso indica que você não é assim. O problema é se as pessoas passassem a te ver assim, me parece ...

ROTTA
Veterano
# nov/08
· votar


EnrickAlves
porque vc deve conhecer a personalidade de um nerd; uma pessoa estranha, anti-social

Aqui no OT isso é coisa muito rara. Muito! =)
Abraços.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Eu hein?!
Hj em dia nego tem vergonha de tirar nota alta na escola...

ROTTA
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface
Hj em dia nego tem vergonha de tirar nota alta na escola...

Olha o racismo. Afrodescendente!
Abraços.

MANFREDINI
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface
Hj em dia nego tem vergonha de tirar nota alta na escola...

e eu quebrando a cabeça pra tentar passar sem ficar em físca uhauahuhauha

Pseudonimum
Veterano
# nov/08
· votar


porque se se relacionassem com outras das quais têm características que elas supostamente não gostam, então elas poderiam acabar se tornando aquilo.

Um tio meu, que hoje é muito bem de vida, passou num concurso e ganha 7 mil, tem tudo que tem vontade, viaja e tudo mais, ele sempre foi uma pessoa muito estudiosa e disciplinada, de ficar várias horas no quarto com os livros e cadernos. Hoje ele é uma pessoa muito amargurada - é o que tiro das conversas que temos -, ele fica policiando tudo e todos que vê na rua, julgando o tempo todo. E uma das coisas que ele mais desce a lenha nas pessoas é quanto à preguiça. Por que toda essa raiva da preguiça? Talvez porque ele seja um preguiçoso. O foda é que não assume isso. Ele? Preguiçoso, desmotivado, indisciplinado?! Nunca. Sempre uma pessoa "correta" e que faz tudo como deve ser feito. É a mesma situação, ele repele nos outros aquilo que considera errado nele próprio.

ROTTA
Veterano
# nov/08
· votar


EnrickAlves

Agora falando sério, pequeno gafanhoto...

Isto provavelmente está acontecendo contigo por estar se comparando a alguém ou a alguma visão que você tem do que seria ideal. E isto pode ser muito cruel, porque sempre que optamos por nos comparar com "algo" encontraremos atributos onde estamos melhor e pior...

Mesmo que não seja isto, há quase um século que sabemos que o comportamento humano é determinado por preferências. Racional/emocional, extrovertido/introveritdo e assim por diante (quem conhece o bom e velho MBTI sabe disso), e raramente os seres humanos as têm em equilíbrio.

O segredo está em conhecer estes desequilíbrios e conscientemente (ou seja, por sua própria vontade!) dosar o que falta.

Abraços.

Pseudonimum
Veterano
# nov/08
· votar


ROTTA
Ah, você também é achegado do MBTI?

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


ROTTA
Negar alguma coisa é racismo tb? Ô.Ô

MANFREDINI
Po... pelo menos tu não fica com fama de nerd po!
Repete de ano, mas fica com fama de malandrão!
É isso aê!

BiaaH
Veterano
# nov/08
· votar


As pessoas ligam muito para o que as outras acham ;x
Mudam seu jeito de ser,de se vestir,de falar,
tentam mudar sua personalidade =\
E tudo ás vezes por modinha,então como eu disse temos q aceiitaar e já eraaa \o/

ROTTA
Veterano
# nov/08
· votar


Pseudonimum
Ah, você também é achegado do MBTI?

"Chegado" não é bem a palavra. Eu fiz o teste oficial há algum tempo, e tem uma devolutiva individual muito boa, onde se abordam várias coisas deste tipo. Achei muito interessante.

Existem uns testes on-line que não são 100% confiáveis como o oficial (que é pago e tem mecanismos para evitar manipulação, que é fácil nos on-line). Mas alguns batem.

Soulface
Negar alguma coisa é racismo tb? Ô.Ô

Conjudado na primeira pessoa do presente do indicativo, sim... =D

Abraços.

Pseudonimum
Veterano
# nov/08
· votar


BiaaH
E tudo ás vezes por modinha,então como eu disse temos q aceiitaar e já eraaa \o/

Pode não ser tão simples assim, pequena gafanhota ... Por que uma pessoa se modifica pra estar de acordo com o que a maioria considera aceitável? Em boa parte dos casos, acho que por aceitação. Isso esconde um medo da rejeição, um sentimento já existente relacionado a tal coisa. Mas pode acontecer de a pessoa se flexionar de uma forma bastante ruim pra ela, e meio que, sei lá ... não ser coerente com o que ela mesma sente e pensa de verdade. Então, talvez fosse preciso pensar na aceitação e rejeição por conta de outro viés.

Enfim, tô só levantando hipóteses.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


ROTTA
Conjudado
Ainda não me acostumei com essas palavras novas depois da reforma ortográfica. =P

BiaaH
então como eu disse temos q aceiitaar e já eraaa \o/
Por enquanto, isso não trás grandes consequências...

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/08
· votar


As pessoas ligam muito para o que as outras acham ;x
Mudam seu jeito de ser,de se vestir,de falar,

A partir do momento que você passa a não mais ter amigos, e percebe que as pessoas não te procuram mais, não chegam mais perto de vocÊ, algum problema há, e deve-se, sim, se importar com a opinião dos outros. =)

Pseudonimum
Veterano
# nov/08
· votar


ROTTA
Existem uns testes on-line que não são 100% confiáveis como o oficial (que é pago e tem mecanismos para evitar manipulação, que é fácil nos on-line). Mas alguns batem.

Não me diga isso, sou mestre em Tipos Psicológicos há uns 2 anos já. =P

Tenho muitas críticas desenvolvidas acerca dessa teoria. Digo, a original do Jung mesmo. O MBTI já é bem mais avacalhado, estereotipizante, e quem vê sobre ele acaba caindo num monte de interpretação errônea e achando que ele é uma coisa que não é.

ROTTA
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface
Ainda não me acostumei com essas palavras novas depois da reforma ortográfica. =P

Erro de digitação, tio...

PS.: como vai a pequena nipônica?

Abraços.

ROTTA
Veterano
# nov/08
· votar


Pseudonimum
Não me diga isso, sou mestre em Tipos Psicológicos há uns 2 anos já. =P

Tenho muitas críticas desenvolvidas acerca dessa teoria. Digo, a original do Jung mesmo. O MBTI já é bem mais avacalhado, estereotipizante, e quem vê sobre ele acaba caindo num monte de interpretação errônea e achando que ele é uma coisa que não é.


Então "chovi no molhado", mas tudo bem. Esta devolutiva que te falei é dada por um psicólogo (o MBTI é tipo uma franquia, afinal). O meu tipo deu ESTJ, e muita coisa bateu certinho!

Abraços.

BiaaH
Veterano
# nov/08
· votar


e deve-se, sim, se importar com a opinião dos outros. =)
Nem me importo,amigos de vdd não ligam pro teu jeito de ser.

Soulface
Ainda bem né ;x

Pseudonimum
Então, talvez fosse preciso pensar na aceitação e rejeição por conta de outro viés.
Sim é preciso né,mas não necessariamente mudar completamente né ;x
Ipóteses,ipóteses!

TG Aoshi
Veterano
# nov/08
· votar


A partir do momento que você passa a não mais ter amigos, e percebe que as pessoas não te procuram mais, não chegam mais perto de vocÊ, algum problema há, e deve-se, sim, se importar com a opinião dos outros. =)

Até um certo ponto, né?

Fazer as coisas sem se preocupar com o bem dos outros é uma coisa completamente diferente de satisfazer o gosto das pessoas, pelo capricho delas.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/08
· votar


MBTI
O que é?

MANFREDINI
Veterano
# nov/08
· votar


Jack Holland

realmente, nada melhor que o tempo e umas porradas na parede com a testa pra nós aprendermos um pouco mais... ouvir e aceitar é uma coisa, entender e talvez concordar (já que pessoas são diferentes e tem pontos de vista diferentes) é outra história...

EnrickAlves

eu diria pra você ser você mesmo e não negar suas idéias e desejos, desde que não prejudique ou ofenda os outros

Pseudonimum
Veterano
# nov/08
· votar


ROTTA
Tinha visto num tópico que o seu resultado tinha dado ESTJ ... Sou quase seu oposto, INTP.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Devemos aceitar-nos do jeito que somos ou idealizar-mos uma personalidade?