Há a tendência nas universidades públicas em "nivelar por baixo" ?

    Autor Mensagem
    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # nov/08


    Sempre ouço o pessoal mais antigo do meu curso falando que antigamente a coisa era bem mais puxada e que sempre o número de reprovas nas disciplinas era bem superior ao número de aprovações ( cerca de 4 ou 5 para 1 ).

    Hoje em dia, parece que tá passando todo mundo, os professores com medo de reprovar os alunos, da forma como funcionava antigamente. Vejo que o pessoal avança nas disciplinas mas continua imaturo em conceitos técnicos básicos da área, coisa lamentável de se ver, que de certa forma "deixa puto" quem tá chegando perto da hora de se formar e tem uma maturidade maior na área em que faz o curso.

    Fica aí a questão, pra quem faz ou fez universidade federal/estadual comentar sobre como as coisas funcionam no seu campus =)

    Abraços.

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    não interessa, quem se esforça e estuda pra valer é que vai se dar bem de verdade, o método é esse pronto e acabou

    Pati Cobain
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    não interessa, o método é esse pronto e acabou

    *medo*

    ghostbastard
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ch4p0L1N

    concordo. Vai estar cheio de gente com diploma por ai, mas quem vai ser capaz de fazer alguma coisa decentemente é aquele que buscou conhecimento.

    Mas irrita um pouco ir pra aula e os professores não estarem nem ai pra nada.

    Apesar de que eu acho que facul de comunicação é assim ekm todo lugar hehe.

    guedes portnoy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eu vou sempre por aquele ditado:
    "o aluno faz a escola, não a escola faz o aluno"
    com isso... o que importa na faculdade é o quanto vc se esforça e os contatos que vc arruma.

    ROTTA
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Há a tendência nas universidades públicas em "nivelar por baixo" ?

    Não apenas nas públicas.

    Hoje em dia, parece que tá passando todo mundo, os professores com medo de reprovar os alunos, da forma como funcionava antigamente.

    Parte é impacto de algumas "pedagogices" sobre avaliação e das próprias avaliações docentes (que se desdobram em termos de $ nas carreiras dos referidos professores).

    Claro que tem muito mais coisas, mas me ocorreram estes dois fatores agora.

    Abraços.

    ghostbastard
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    o aluno faz a escola, não a escola faz o aluno


    assim como o musico faz o instrumento.

    NoAlarms
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    E também é mais interessante pra o governo ter mais pessoas diplomadas do que empacar metade dos possíveis formandos no meio do curso.

    só estou falando isso como um fator. não quer dizer necessariamente que eu apóio esse tipo de ação

    Psychfolker
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ghostbastard
    assim como o musico faz o instrumento.

    Com certeza.



    Mila Turunen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acho que eu não concordo. Eu ainda não faço faculdade e tal, por isso o "acho".
    Geralmente, os veteranos tem um comportamento saudosista. Isso acontece com nossos pais (na minha época...), aqui no OT (esses novatos...), e em diversos outros aspectos, onde há outras gerações. Fazem isso até sobre o próprio vestibular: a nota de corte baixou! a relação c/v caiu! na minha época não tinha essa de enem! eu tive dois dias de prova, 160 questões!! e blablablá...
    Posso estar errada, obviamente. Mas acredito que boa parte desses comentários tem fundamento unicamente no "eu sou melhor, bixo".

    DrBrodsky
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Sim, é verdade.

    Esse espírito é resumido no tal do REUNI, que visa formar cada vez mais gente com cada vez menos qualidade.

    DrBrodsky
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Isso varia muito dentro do curso e da universide também.
    A maioria dos módulos é bem dada e organizada no me curso, mas algumas áreas deixam a desejar.

    EnrickAlves
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    DrBrodsky
    formar cada vez mais gente com cada vez menos qualidade.
    Por isso que se criou aquele ditado:
    "No Brasil existem muitos profissionais, mas poucos são qualificados..."

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    nas particulares é assim pq quem não passar fica de DP e larga o curso...e eles não quererm perder grana...

    mas na publicas creio q não seja assim não
    eu vejo todo mundo de faculdade publica se fudendo de estudar para não ficar de dp...e assim msm tem gente que passa o dobro do tempo necessário nas faculdades...não acho que está ficando mais facil não

    Bog
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Teu relato me lembrou de uma história... Na 1a prova de cálculo do meu 1o período da faculdade, a média geral ficou acima de 6. O coordenador do curso foi reclamar com a professora, disse que uma média dessas era sinal de que a prova tinha sido fácil. Heheh, o que se seguiu foi um massacre nas provas seguintes, só vendo mesmo.

    Como isso foi há apenas 10 anos, não imagino que tenha tudo mudado tão radicalmente. Se bem que eu tenho medo desse papo de REUNI, de "90% de aprovação" e afins.

    No mais, como estou para seguir a carreira de professor, penso que se eu puder, cobrarei e reprovarei na medida do necessário. BWHWHAHAHAHA! Claro, como ainda estou na beiradinha da carreira, ainda tenho meus idealismos e ilusões, que serão prontamente quebradas por aluninhos que acham que o importante ali é tirar a nota para passar na prova, copiam trabalhos da Internet, e acham que cálculo e grafos são apenas bobagens inúteis que jogam para eles perderem tempo.

    Mas uma coisa é certa: depois de ver a universidade por esse outro ângulo, comecei a notar que muitas das reclamações ou insinuações que fazíamos (eu incluso) sobre os professores eram simplesmente furadas.

    maggie
    Veterana
    # nov/08
    · votar


    Já ouvi uma história de que um aluno processou a faculdade por ter rodado em uma matéria, e ganhou a causa. Isso numa faculdade particular.

    Acredito que depende muito da filosofia da faculdade, e do estilo do professor. Tive profs. que estavam se lixando pros alunos, e outros que tiravam o couro obrigando todo mundo a estudar de verdade.

    kiki
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    eu realmente acho que o lance é cada um por si caçar seu caminho.

    as escolas publicas em si são muito capengas, e a tendencia é piorar. os governos em geral tem deixado a coisa decair, em troca de dados estatisticos de numero de vagas.
    grande parte dos professores são picaretas ou desinteressados.
    e há muitos alunos

    mas há os professores serios, fique na cola deles.
    e há os alunos serios tambem. são boas companhias.

    eu acho que apesar de toda a capenguice da minha escola, consegui aprender muita coisa com os professores que prestam, e fiz um grupo de amigos serios e inteligentes.

    Bog
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    maggie
    estilo do professor

    Isso é uma coisa importante... existem professores e professores. Sinceramente, eu ficaria profundamente frustrado se, depois de anos e mais anos de preparação, fosse simplesmente jogado no saco dos "caras que estão pouco se lixando". Especialmente quando o "pouco se lixando" diz respeito a uma turma na qual 95% está também "pouco se lixando" e só quer saber da nota da prova e se o trabalho vai ser difícil.

    r2s2
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Sempre ouço o pessoal mais antigo do meu curso falando que antigamente a coisa era bem mais puxada e que sempre o número de reprovas nas disciplinas era bem superior ao número de aprovações ( cerca de 4 ou 5 para 1 ).

    Isso tem nome e classificação no CID. Se chama Saudosismo.

    Zoloft 50mg, 1x por dia, durante dois anos é o tratamento indicado.

    Sugere-se acompanhamento psicológico, com efeito sinérgico comprovado.

    CheshireCat
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Na Unicamp, eu sei que poucas pessoas chegam a terminar alguns cursos, como Matemática e Física. Em CC, teve gente que bombou a matéria de programação básica, sim.

    Mas sempre tem aqueles professores que "não tão nem aí" e passam todo mundo, mas acho que não é por medo(?), não.

    Vou ser sincera, não era pra eu ter passado em Geometria plana. O professor deu uma segunda prova ferrada(só uns 5% da sala conseguiram nota azul), aí no exame acho que ele ficou com pena e passou todo mundo(que fez o exame, porque quem tava precisando tirar 8, 9, nem foi). Ele corrigiu minha prova, perguntou de quanto eu precisava e me deu 1,5 de graça.

    DrBrodsky
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Professor que passa todo mundo tem geralmente dois motivos: ou é mãezona e dá altas chances ou simplesmente é ocupado e não tem saco de fazer e corrigir AF.

    Burp após Duff
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Alguns professores que tive eram mãezonas e outros #$@)*%$.
    Pelo menos as mãezonas são em matérias que os próprios professores consideram "para encher currículo", mas nas demais...

    Vcs já ouviram falar de que algumas particulares fazem um intensivo para o ENADE???

    Não tenho provas, não vou falar sobre qual de Curitiba que eu sei que fez.

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cara...na usp ainda não tá assim...pelo menos na física..

    apesar da nota de corte ter caido bastante ultimamente..mesmo com a prova menos dificil.

    Guto EADG
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    olha... depende muito do professor. o professor ideal é aquele que avalia o aluno no mesmo nivel do ensino. se o professor for ruim, nao souber a matéria, ele precisa avaliar por baixo, porque caso contrário ele estará oferecendo 10% e cobrando 100%.
    o professor que ensina bem, domina a matéria deve nivelar por cima.

    o triste é que já tive muitos professores ruins que nao dominavam a matéria, ensinavam mal e nivelavam por cima, o que gerava altos indices de reprovacao.
    agora, um professor bom que nivele por baixo, nunca vi.

    leandro rodrigues
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ghostbastard
    Mas irrita um pouco ir pra aula e os professores não estarem nem ai pra nada.

    Agora que vc percebeu isso?

    _FrEd_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Kr, aqui na unesp, curso de eng mecanica, a coisa ta bem longe disso. N que n existam professores que são mais "relaxados", mas a maioria puxa mt, tanto que a maioria do pessoal soh tem se ferrado nas provas. Mas assim, eles não são carrascos, eles ferram em uma prova mas n ferram na outra, pra dar uma chance pra quem estudou. Msm assim, to ralando aki kr...

    =P

    Loola
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Loola
    · votar


    a minha mãe é professora(olha eu falando dela denovo)
    e consequentemente ja foi minha e dos meus irmãos e primos
    e mesmo assim eles não tiveram dó e me reprovaram(dependencia),,
    aqui eles pegam pesado=/

    ghostbastard
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    leandro rodrigues
    Agora que vc percebeu isso?

    não, percebo desde o primeiro ano, mas agora que fizeram um tópico sobre isso.

    =P

    Izzy Dragon
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu não acho que nivelam por baixo... acho que nivelam pela média da turma.

    Pelo menos na maioria das matérias que faço/fiz é/era assim:

    O professor cita um conceito básico, se vê aquela cara geral de dúvida na turma para e explica. Se não nem pergunta e segue a matéria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Há a tendência nas universidades públicas em "nivelar por baixo" ?