Tópico sobre Ambidestria: curiosidades, dúvidas, etc.

Autor Mensagem
El Musicista
Veterano
# out/08


Esse é o conceito de ambidestria segundo o Wikipedia:

Ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as mãos direita e esquerda (ou, de forma mais limitada, com ambos os pés). A palavra "ambidestro" tem origem no Latim: ambi significa "ambos" e dext significa "certo".

A ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro, em alguns casos, hesita ante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa.

Hoje em dia, é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são forçadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância.

A ambidestria é estimulada em atividades que requerem uma boa habilidade com ambas as mãos, como lutas, natação e a execução de instrumentos musicais. Na antiguidade e idade média, soldados ambidestros que lutavam com as duas mãos eram chamados fanáticos (precisava-se ter muita determinação, lealdade e persistência para em seu treino, e portanto, ser um fanático), e eram muito prestigiados pelos governantes, que os tinham para sua guarda pessoal ou como soldados de elite.

Eu gostaria de esclarecer algumas dúvidas (talvez um pouco sem noção).

Imaginemos uma pessoa ambidestra fazendo uma redação em um vestibular por exemplo, um tema f***** que desgasta seu raciocínio. Uma vez que, o cérebro controla cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo, se essa pessoa alternar a mão com que escreve sua redação, pode auxilia-la na concentração, raciocínio, formulação de idéias, uma vez que ela trabalharia os dois lados do cérebro? Ou isso se refere apenas à coordenação motora?

Não levem a mal, essa pergunta pode parecer idiota (ou de fato, realmente ser). Mas gostaria de desenvolver essa habilidade, pois creio que muito me ajudaria a tirar alguns vícios de postura na guitarra por exemplo.

Obrigado a todos!

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
Acho que uma vez que vc tá com as funções neurológicas bem definidas (adulto), não tem volta, se vc treinar as duas mãos fica apenas ambidestro na coordenação motora, não cerebral. EU ACHO. Eu sou um quase-ambidestro, mas sou canhoto ahuahua
Minha letra com a direita é mais bonita que a de muito destro

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2

Antes de tudo, valeu pela contribuição... Talvez você realmente tenha razão.

Tipo... Eu meio que comecei a hoje a escrever num caderno de caligrafia com a mão esquerda, parece até um pouco ridículo, mas a ambidestria não vem da noite para o dia e resolvi começar do mais básico, o alfabeto Maiúsculo e minúsculo (letra de mão) e talz...

E assim vou levando esses meus estudos, até o dia em que eu tiver bastante fluência da mão esquerda.

Grow
Veterano
# out/08
· votar


escrever com a mão esquerda é sem chance pra mim... agora bater uma bola eu consigo

maggie
Veterana
# out/08
· votar


Dogs2
Eu sou um quase-ambidestro, mas sou canhoto ahuahua

Você é quase legal, mas é chato.

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
Mas pra quê isso?

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


maggie
Você é quase legal, mas é chato.

Denunciada. ok.

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


Grow
escrever com a mão esquerda é sem chance pra mim... agora bater uma bola eu consigo

Aposto que em 3 minutos no máximo mudam sua frase pra fazer a piada. o.O

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2

Por causa da minha postura na guitarra...
Eu vejo os caras tocando, e minha postura é muito diferente...
E acredito que se eu conseguir desenvolver essa habilidade da ambidestria, fica mais fácil corrigir esses vícios (principalmente os da mão esquerda).

Ou então eu tenho a alternativa de ficar 01 ano sem pegar na guitarra, e voltar, só que fazendo da maneira certa (como já ouvi dizer). Porém, isso fica inviável p/ mim...

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
que tipo de postura?

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2

Tipo...

Eu percebi que a postura da minha mão esquerda dificulta mais os ligados (o dedo 4 cai "reto" na corda, e não "encurvado" como os demais), entende? Com isso, o ligado não fica aquela coisa vitaminada, com energia e talz. Esse é apenas um exemplo. Já peguei exercícios, pratico e talz, mas quando tô tocando de fato, eu volto e faço tudo ao contrário do exercício.

Por isso, eu acredito que se eu tiver um domínio maior na mão esquerda, posso corrigir esse vício mais facilmente, além de literalmente me ajudar nos exercícios futuros.

Grow
Veterano
# out/08
· votar


shoyoninja
hehe, tb acho, alguém tá matutando pra fazer uma piadinha

Diino
Veterano
# out/08
· votar


eu estou quase la.
o/
mais um ano creio que jua consiga.

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
Vai treinando guitarra mesmo pô

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2

Vou continuar treinando guitar, mas paralelo a isso, vou procurar desenvolver ao menos um pouco minha ambidestria.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/08
· votar


Eu sou terrível em fazer muita coisa com a mão esquerda (certas coisas eu me viro).

Mas um dia treinarei a mão esquerda para deixá-la mais útil.

Fuinhosila
Veterano
# out/08
· votar


Eu sou terrível em fazer muita coisa com a mão esquerda (certas coisas eu me viro).
previsao de piadinhas....

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Eu sou canhoto \o

Ronin
Veterano
# out/08 · Editado por: Ronin
· votar


Grow
escrever com a mão esquerda é sem chance pra mim... agora bater uma eu consigo

O.õ!!


shoyoninja
Deu mais de três minutos. Rssssss. Não tinha visto seu comment aí. ^_^


BTW. Sou canhoto... mas toco baixo como destro.
Só não sei explicar o motivo.

Grow
Veterano
# out/08
· votar


Eu sou terrível em fazer muita coisa com a mão esquerda (certas coisas eu me viro).
:O

Dogs2
Veterano
# out/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Eu sou terrível em fazer muita coisa com a mão esquerda (certas coisas eu me viro).

de bruços? :O

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/08
· votar


A imaginação do povo aqui é muito boa, hahaha

shoyoninja
Veterano
# out/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Ronin
po demorou, perdi a aposta o/ :D



BTW. Sou canhoto... mas toco baixo como destro.
Só não sei explicar o motivo.


Isso é encosto.

B.Frusciante
Veterano
# out/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar


shoyoninja Enviado: 10/out/08 09:52

Grow
escrever com a mão esquerda é sem chance pra mim... agora bater uma bola eu consigo

Aposto que em 3 minutos no máximo mudam sua frase pra fazer a piada. o.O


El Musicista
Membro Novato # Enviado: 10/out/08 09:55



Perdeu preiboi, agora vai ter que ceder a rosquinha

Mila Turunen
Veterano
# out/08
· votar


Eu sou ambidestra, mas a letra escrita com a mão direita fica melhor. Mas todas as tarefas mais cotidianas, como comer e usar o mouse, eu faço com qualquer mão, sem problemas.

Carol_line
Veterano
# out/08
· votar


Mila Turunen
Vai estudar, safada

Mila Turunen
Veterano
# out/08
· votar


Carol_line
Deveria :D
E digo mais, estou usando seu computador xD
Mas agora é minha vez:

Vai trabalhar, safada.

Carol_line
Veterano
# out/08
· votar


Mila Turunen
Mas eu estou trabalhando u_u'
e larga meu pc, bitch!

vai no conselho =P

Mila Turunen
Veterano
# out/08
· votar


Carol_line
Eu nunca sei o que dizer no Conselho =(

Carol_line
Veterano
# out/08
· votar


Mila Turunen
sua tapada
vai lá e fala comigo, não dá pra ficar desvirtuando tópicos, né

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre Ambidestria: curiosidades, dúvidas, etc.