Dúvida sobre avaliação de Cálculo

Autor Mensagem
Quase nada
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire
Então ele errou na hora de somar os pts, ou esqueceu de corrigir.. Já aconteceu comigo

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


Pois é, de repente ele colocou a nota errada no sitema. =/

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire

(1/16)^2 = 1/256(aqui eu descobri quanto valia o número antes de sair da raiz, função inversa).


Caralho... fiquei burro. Nem entendi.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08 · Editado por: Black Fire
· votar


DrBrodsky
Se depois de sair da raiz o número valia 1/16, obviamente antes de aplicar a raiz quadrada ele valia (1/16)^2, porque a propriedade inversa da raiz quadrada é a elevação ao cubo, logo sabendo quanto ele valia antes de sair da raiz, basta aplicar uma propriedade logarítmica pra descobrir a quanto deve-se elevar (1/4) pra ele chegar em (1/16)^2. a=x^y, logo y=log(a)/log(x).

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


Pra ficar mais claro:

(1/16)² ou seja (1/256) = (1/4)^y, então: y=log(1/256)/log(1/4), que dá 4. E fazendo a contraprova: (1/4)^4=(1/256), aplicando-se a raiz = (1/16).

Carlos Henrique 2
Veterano
# set/08 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


sei lá, entende

_Raulzito_
Veterano
# set/08 · Editado por: _Raulzito_
· votar


Esse teu caso me lembrou uma prova de lógica, que veio com uma questão marcada como errada quando estava certa. Levei mais de 1 hora para convencer o professor de que eu estava certo, demonstrando formalmente que a minha resposta e a dele eram equivalentes. No fim, ele disse "Bog, você tem idéias tortas", e uma semana depois me sugeriu seguir carreira acadêmica, hahahaha.


Lembrei de uma coisa:

Quando eu estava no segundo ano (eu faço técnico em informática integrado com ensino médio), na aula de lógica, o professor deu o seguinte problema em uma prova:

Em uma certa comunidade, os políticos sempre mentem e os não-políticos sempre falam a verdade. Um estrangeiro encontra-se com três nativos, pergunta ao primeiro se ele é um político e recebe uma determinada resposta. O segundo nativo informa, então, que o primeiro falou que não é um político, mas o terceiro afirma que o primeiro é um político. Quantos desses nativos são políticos?

Eu respondi que era um e expliquei certinho o porquê. O professor deu errado para mim, certo para quem tinha respondido que eram dois, e não me deixou reclamar. Disse que, se eu não parasse de encher o saco, ia diminuir ainda mais minha nota. Pedi pelo menos que ele explicasse por que eram dois e não um, e ele me ignorou.

Fiquei puto na época, mas ia fazer o quê?

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire
Agora entendi como você fez o começo.
Tinha feito do mesmo jeito, só que sem o logaritmo, só multiplicando em cruz.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire
Você pode e deve. Aliás quem respondeu isso de outro jeito mais difícil deveria é perder ponto pra largar mão de ser complicado.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire
Como ele queria a resposta?

DrBrodsky
Veterano
# set/08 · Editado por: DrBrodsky
· votar


_Raulzito_
Eu também só chego a um...

A resposta do primeiro é obrigatoriamente "não".
Como o segundo confirma isso, ele não é político.
Se o terceiro for político e falar que o primeiro é político, apenas um dos dois é. E vice versa.

Bog
Veterano
# set/08
· votar


_Raulzito_

Cara, tem algo estranho aí... talvez você não tenha entendido direito a questão, só pode. Se for exatamente como você disse, existem 8 possíveis respostas, 2 corretas, e em ambas só um está mentindo. Qual foi a explicação do teu professor,afinal de contas?

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
É eu tmb cheguei a isso.

Se o primeiro é político:
Segundo afirma que ele diz não ser político -> segundo não é político
Terceiro afirma que o primeiro é político -> terceiro não é político

Se o segundo é político:
Segundo afirma que o primeiro diz não ser político -> primeiro diz ser político.
Se o primeiro diz que é político -> impossível, se ele não é político não pode mentir, se ele é político não poderia dizer a verdade.

Se o terceiro é político:
Terceiro afirma que o primeiro é político -> primeiro não é político
Segundo afirma que o primeiro diz que não é político -> segundo não é político pois diz a verdade já que o primeiro não sendo político não pode dizer outra coisa.

então nas duas possibilidades, apenas um é político.

Agora se a pergunta for quantos PODEM ser políticos, aí sim.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


shoyoninja
Acho que ele queria que igualasse os expoentes da equação com o do resultado. Pelo menos foi assim que meus colegas responderam.

DrBrodsky
Acho que multiplicando em cruz ele aceitava como correto.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire
Mas foi o que você fez.

_Raulzito_
Veterano
# set/08 · Editado por: _Raulzito_
· votar


Bog
Cara, tem algo estranho aí... talvez você não tenha entendido direito a questão, só pode. Se for exatamente como você disse, existem 8 possíveis respostas, 2 corretas, e em ambas só um está mentindo. Qual foi a explicação do teu professor,afinal de contas?

Como assim não entendi direito? Eu respondi que era apenas um político porque apenas um estava mentindo, que, como você mesmo disse, está certo.

E a pergunta é exatamente essa, digitei direto da prova e não de memória.

Meu professor não deu explicação nenhuma, simplesmente disse que a minha estava errada e pronto. Disse que eram dois políticos. E não me deixou reclamar e nem exigir uma explicação detalhada, mandou eu sentar para que ele não diminuisse minha nota ainda mais. Tentei explicar como eu tinha chegado ao resultado (explicação idêntica a do DrBrodsky), ele não prestou atenção, abriu o livro de chamada e começou a tirar meus positivos. É um gordo burro e teimoso.

Bog
Veterano
# set/08
· votar


_Raulzito_

Ah tá... pensei que talvez a tua memória estivesse te enganando. Se a questão é mesmo assim, o teu professor estava errado, e pronto. Pior ainda, não quis dar explicação. Sabe o que eu acho? Possivelmente, ele leu em algum lugar a questão, não entendeu direito, e por isso não quis nem discutir com você.

Não acho que professores devem saber tudo e nunca podem errar - afinal de contas, cá estou eu caminhando para ser professor universitário, sem saber tudo e eventualmente errando. Mas se recusar a ouvir a explicação de um aluno, e pior, não explicar uma questão, é sinal de que ele talvez não seja um bom professor.

Afinal de contas, errar é humano, mas insistir no erro é burrice.

Burp após Duff
Veterano
# set/08
· votar


_Raulzito_

Que professor, hein???
Não sabe nem pra que serve o seu trabalho.

Carlos Henrique 2
Veterano
# set/08
· votar


Burp após Duff

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
um dos melhores nicks

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


Acabei de acessar o sistema e minha nota de física, que eu acertei pelo menos 3 e meia das 5 questões, está 3,2. Tem alguma coisa errada.

_Raulzito_
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire

É perseguição porque tu é bolsista. :D

adnz
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire
Acho que você está errado! (Literalmente, hah)

Como você sabe que acertou 3 e meia das 5 questões? Viu a prova?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


adnz
Eu decorei o que respondi e ele corrigiu no quadro.

_Raulzito_
Tô achando que é conflito no sistema.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


Todas as questões que eu fiz batiam com a dele, inclusive os ângulos e os sentidos, só não tenho certeza de uma teórica, que valia 0,5 e uma que deixei em branco, que valia 3, aprova tem peso logo minha nota deveria ser 6,5 no mínimo.

adnz
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire
Eles descontam qualquer bobagem sempre. Certamente você esqueceu de alguma coisa que deve ter feito diferença em algumas questões...

kohler1000
Veterano
# set/08 · Editado por: kohler1000
· votar


...

_Raulzito_
Veterano
# set/08 · Editado por: _Raulzito_
· votar


kohler1000

Eu acho que a única possibilidade de serem dois políticos é se o primeiro nativo não respondeu a pergunta de forma direta. Das outras formas dá só um político.

kohler1000
Veterano
# set/08
· votar


_Raulzito_

Estava enganado, é só um mesmo. :)

_Raulzito_
Veterano
# set/08
· votar


kohler1000

Beleza então. ^^

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


O professor ajeitou a minha nota! Primeiro disse que não ia aceitar, porque minha conta era absurda e eu tinha feito na base da adivinhação ¬¬, daí eu mostrei passo a passo o que eu tinha feito, e ele disse que podia aceitar só até a parte(1/256) = (1/4)^y e que os logaritmo sabe Deus porque ¬¬, aí eu mostrei pra ele que eu só tinha invertido a função, e ele disse: "tá, tá não vou discutir por 2 pontos", depois ainda mostrei que minha conta era embasada no livro do James Stewart, que ele mesmo usa, e não tinha nada de adivinhação ¬¬. Juro que vou resolver a próxima prova toda com contas doidas só pra ele me dar 0 e depois ter de voltar atrás.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre avaliação de Cálculo