Cientologia reabre debate sobre laicidade na França

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# set/08


Lúcia Jardim
Direto de Paris


O julgamento da Cientologia como fraude e formação de quadrilha no Tribunal Correcional de Paris, previsto para acontecer no início de 2009, reabriu no país as discussões sobre a polêmica religião, que ganhou notoriedade mundial depois que o ator Tom Cruise declarou-se praticante. Mais do que um simples caso de suposta má-fé, o assunto suscita mais uma vez o debate sobre aquela que é a menina dos olhos da República francesa: a laicidade, ou a separação completa entre Estado e religião.
» Jovem se mata depois de receber teste
» França: Cientologia é acusada de fraude

Tudo começou quando, na última segunda-feira, o advogado Olivier Morice conseguiu levar pela primeira vez na França aos tribunais o caso de uma cliente ex-praticante da Cientologia, alegando que em poucos meses, no ano de 1998, ela fora lesada em cerca de 30 mil euros na compra de livros, testes de auto-análise das variações de estado emocional e medicamentos, entre outros artigos vendidos pela igreja. O juiz Jean-Christophe Hullin autorizou o envio do processo contra a Associação Espiritual da Igreja de Cientologia ao Tribunal Correcional de Paris sob a acusação de fraude, no que pode resultar na dissolução da estrutura do culto no país. Sete cientólogos são ainda alvos de processo por exercício ilegal da Farmácia.

"Só este primeiro passo já foi um sucesso muito importante, porque é a primeira vez que alguém consegue levar esta Igreja a julgamento depois de ela enganar tanta gente", disse Morice. O defensor, membro da União Nacional das Associações de Defesa das Famílias e de Indivíduos Vítimas de Seitas, vai pedir indenização de 1 milhão de euros e a condenação a sete anos de prisão aos acusados.

Conforme o advogado, sua cliente fora enganada ao ser convencida a comprar "livros a preços exorbitantes, sob promessas vagas e genéricas de que todos os seus problemas seriam resolvidos". Foram 10 mil euros apenas em obras. Seis meses e um tratamento psicológico depois, a mulher, que hoje tem 42 anos, procurou o escritório de Morice querendo acionar a Cientologia na Justiça pelas perdas financeiras e morais.

Mas Danielle Gounord, porta-voz da Igreja em Paris, afirma que a ex-membro fora inteiramente reembolsada quando quis se desligar do culto, e que a recuperação do valor gasto é um direito dos participantes previsto no estatuto da Cientologia.

"Toda essa polêmica midiática é fruto de um grupo de pessoas que não aceitam que outras sejam intimamente ligadas à religião. Então eles estigmatizam as religiões como se fosse uma coisa errada. A França tem um comportamento anti-religioso que não existe em nenhum outro lugar do mundo", disse Gounord, após três dias de insistência. "Não temo a dissolução da igreja. Se fosse fraude, por que estaria cada vez mais espalhada por tantos países? Por que teria sido reconhecida recentemente como culto logo ao lado, na Espanha?", questiona-se a porta-voz. Segundo ela, a França tem entre 40 e 45 mil praticantes de Cientologia, a maioria moradora da capital.

Na Internet, dezenas de sites anti-sectários elencam a Cientologia como sendo uma delas - fortalecidos pelo fato de a Comissão de Investigação sobre Seitas da Assembléia Nacional a ter incluído na sua lista, em 1995. A nomenclatura, no entanto, está longe de ser consensual. Na França, é o fato de a igreja vender e submeter os praticantes a avaliações e a atividades pagas que provoca o linchamento moral do culto entre diversos setores da sociedade e o determinaria como seita religiosa. Dinheiro e religião, para os franceses, são duas coisas que não combinam.

A antropóloga Nathalie Luca, especialista em seitas e pesquisadora do Centro de Estudos Interdisciplinares de Fatos Religiosos, ligado à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHSS), uma das escolas superiores mais respeitadas do país, é contra a condenação da Cientologia. Ela afirma que a França está desatualizada e fechada em si em termos de religião, lembrando que a Cientologia nasceu e se desenvolveu nos Estados Unidos para depois se espalhar pelo mundo.

A pesquisadora ainda levanta a questão da influência que o culto extremo à laicidade acaba exercendo indiretamente nos meios político, social e judiciário da França. Para ela, a globalização atualmente obriga os franceses a reverem este conceito, que marcou profundamente a identidade da República desde a Revolução Francesa de 1789. "A laicidade está doente", diz.

Redação Terra

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3179067-EI8142,00.html

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Se for assim deveriam processar todas as outras religiões também.

Como é praticamente impossível provar má fé e fraude em caso de religião, cada um deve participar dessa merdas por sua própria conta e risco.

Pra mim, não passa de perseguição religiosa.

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


A França tem um comportamento anti-religioso que não existe em nenhum outro lugar do mundo

É realmente o que mostram as notícias.

Vick Vaporub
Veterano
# set/08 · Editado por: Vick Vaporub
· votar


Cientologia

bullshit

[Edit: http://www.tmz.com/media/2006/06/scientology_gay_4_0613_375.jpg ]

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Bem, se a tal igreja da Cientologia reaveu o dinheiro da mulher, beleza, e se ela entrou nisso foi porque quis, ninguém a obrigou a pensar ou sentir nada. Mas o preconceito à qualquer manifestação religiosa, sobretudo cristã, na França, é algo muito triste. É a intolerância de novo, que em geral tenta se justificar alegando intolerância da parte do outro. E tolerância que não tolera intolerâncias não é, de fato, tolerante.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


A França não é um país laico, onde já se viu país laico proibir véu nas escolas? Ou seja, viloar a liberdade individual de livre religião dos cidadãos. Confundem laicismo com fundamentalismo ateu.

thebassx
Veterano
# set/08
· votar


parfois j'aimerais mourir tellement j'ai voulu croire...

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Black Fire

A França não é um país laico, onde já se viu país laico proibir véu nas escolas? Ou seja, viloar a liberdade individual de livre religião dos cidadãos. Confundem laicismo com fundamentalismo ateu.(2).

E na Inglaterra, ou não lembro que país, em que uma mulher muçulmana ia no trabalho de burca e deixavam, enquanto uma outra mulher queria usar colar com uma cruz e foi proibida?

Devil Boy
Veterano
# set/08
· votar


Conforme o advogado, sua cliente fora enganada ao ser convencida a comprar "livros a preços exorbitantes, sob promessas vagas e genéricas de que todos os seus problemas seriam resolvidos".

Hummmm... Deixa eu ver se entendi: o fato de esses livros prometerem algo que carece de comprovação científica e requerem fé plena está sendo definido como fraude e exploração da ignorância alheia?

Bem, se for isso mesmo, então a Justiça francesa está correta: "fraude e exploração da ignorância alheia" têm mais é que ser proibidas mesmo.

Que comecem então pelos terços e livretos de orações.

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Devil Boy

Na verdade, a exploração é pelo preço dos livros: gastar 10.000 em livros? É um preço alto mesmo.

Que comecem então pelos terços e livretos de orações.

Há pessoas que tem grande dificuldade em aceitar o fato de que Deus existe. Eu já estou cansado. Desde que eu me cadastrei aqui já falei muita coisa a respeito e não vou me concentrar nisso agora.

Devil Boy
Veterano
# set/08
· votar


Confundem laicismo com fundamentalismo ateu.

É verdade. Os EUA, onde o laicismo é mais sólido que na maioria dos outros países, é justamente uma terra de conservadores cristãos fundamentalistas.

Laicismo é respeitar todo tipo de crença e falta de crença. Inclusive as variações fundamentalistas.

Devil Boy
Veterano
# set/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Pardal
Na verdade, a exploração é pelo preço dos livros: gastar 10.000 em livros? É um preço alto mesmo.

Exploração, em termos legais, requer lucro, seja lá qual for o volume desse lucro.

Mas pelo seu próprio critério, o fato de os fiéis pagarem dízimo às igrejas poderia ser denunciado como fraude, exploração, formação de quadrilha, etc. Afinal, é um preço alto que se paga por absolutamente nada de concreto.

Realmente, o que está pegando na França é pura e simples perseguição deliberada à cientologia. Aliás, na Europa inteira, a seita é muito mal-vista. Não é só o governo francês que tem tentado proibi-la.

Há pessoas que tem grande dificuldade em aceitar o fato de que Deus existe.

"Fato"? Então prove.

Dark Luke
Veterano
# set/08
· votar


Pardal
aceitar o fato de que Deus existe.

Claro, só a sua religião está certa, os outros que não aceitaram o fato estão condenados a morrer na ignorância.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


Pois é, se vender supostos milagres, curas, spuveniers santos, etc, é crime, o Papa deveria ser condenado à prisão perpétua.

DrBrodsky
Veterano
# set/08 · Editado por: DrBrodsky
· votar


Pardal

Há pessoas que tem grande dificuldade em aceitar o fato de que Deus existe.


Deixa eu te contar um segredo: nem existe.

_Raulzito_
Veterano
# set/08
· votar


Oba. Adoro essas discussões religiosas. :D

Pena que daqui a pouco vem alguém e fecha.

Devil Boy
Veterano
# set/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Aliás, falando em artigos religiosos...

Tenho algumas garrafas de água milagrosa do rio Jordão(aquele em que Jesus foi batizado, segundo a Bíblia).

Quem estiver interessado nas possíveis bençãos que tal material poderá lhe proporcionar, favor entrar em contato.

thebassx
Veterano
# set/08
· votar


mas lendo atingi o bom senso...
a imunização... racional...

Minow
Veterano
# set/08
· votar


Há pessoas que tem grande dificuldade em aceitar o fato de que Deus existe.

q

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Há quase dois mil anos atrás, Jesus entrou na raça humana em uma pequena comunidade judaica. Era membro de uma família pobre, um grupo minoritário, e viveu em um dos menores países do mundo. Sua existência foi de apenas trinta e três anos, dos quais somente os três últimos constituíram seu ministério plúblico.

Entretanto, em quase todo o mundo há pessoas que têm conhecimento deleas datas nos cabeçalhos de nossos matutinos, ou nas copyright nos livros didáticos são testemunhas do fato de que Jesus foi uma das maiores personalidades que já viveu neste mundo.

Perguntaram ao notável historiador H. G. Wells que pessoa havia deixado, na História do mundo, as marcas mais ideléveis. Ele respondeu que se apreciácemos a questão sob o aspecto da grandeza do indivíduo, de acordo com os olhos da História, "por este prisma, o primeiro é Jesus".

O historiador Kenneth Scott Latourette declarou: "À medida que se passam os séculos, estão aumentando as evidências de que, se anallisado pelo seu efeito sobre a história, Jesus foi a personalidade mais influente que viveu neste planeta. E sua influência parece estar se alargando".

A observação seguinte vem de Ernest Renam: "Jesus foi o maior gênio da religião que já existiu. Sua beleza é intensa e seu reino nunca terminará. Sob todos os aspectos, Jesus é uma pessoa singular, e nada se lhe pode comparar. Sem Cristo, a História é incompreensível.

Josh McDowellfalava a um grupo de pessoas em Los Angeles e lhes perguntou: "Em sua opinião, quem é Jesus Cristo?". A resposta foi que ele era um grande guia religioso. Ele concordou com isso. Jesus Cristo foi um grande líder religioso. Mas penso que ele não foi apenas isso.

Através dos séculos, a humanidade tem se dividido a propósito desta questão: "Quem é Jesus?". Por que tanto atrito em torno de um indivíduo? Por que é que este nome, mais que qualquer outro nome de qualquer outro guia religioso, suscita tanto conflito? Por que é que quando se fala a respeito de Deus e mencionarmos o nome de Jesus, as pessoas logo querem encerrar a conversa? Ou então colocam-se na defensiva.

Por que é que, em se tratando de Jesus, a situação difere da de outros líderes religiosos? Porque os nomes de Buda, Maomé ou Confúcio não agridem as pessoas? A razão é que estes outros homens não declararam que eram Deus, e Jesus o fez. E é este o ponto que o torna tão distinto dos outros guias religiosos.

Não demorou muito para que o povo que conheceu Jesus reconhecesse que ele fazia declarações contundentes a respeito de si mesmo. Logo ficou claro para seus ouvintes que suas proclamações o identificavam não apenas como um novo profeta ou mestre, mas como um homem que era mais do que isso. Ele fazia alusões claras à sua divindade. Estava se apresentando como a única via de ligação que possibilitava um relacionamento do homem com Deus. o único recurso para o perdão dos pecados, e o único caminho para a salvação.

Continuo depois, ok? Texto retirado do livro "Mais que um Carpinteiro".

Minow
Veterano
# set/08 · Editado por: Minow
· votar


Pardal
Isso aí prova a existência de deus?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


Então o fato de um maluco andarilho dizer que é Deus e um monte de gente acreditar nele é prova de alguma coisa? Semana que vem acho que vou morar no templo do Inri Cristo.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar


Essa foi a tentativa de provar a existência de deus mais imbecil da semana.

Dogs2
Veterano
# set/08
· votar


Pardal Strikes Back

Bizet
Veterano
# set/08 · Editado por: Bizet
· votar


Pardal
lulz u fail

The Mente
Veterano
# set/08
· votar


Deus está no coração daqueles que acreditam nele,não precisa provar nada pra ninguém.

Discussões deste tipo não levam à lugar algum.

Paul Young
Veterano
# set/08
· votar


Round 1 !!

Minow
Veterano
# set/08
· votar


Pardal
Argumente como gente.

Já que você gosta de ler, upei uma coisa pra você.
Leia com carinho, vai te fazer bem.

Link

james_the_bronson
Veterano
# set/08
· votar


Deus está no coração daqueles que acreditam nele,não precisa provar nada pra ninguém.

Discussões deste tipo não levam à lugar algum.


The Mente

The Mente
Veterano
# set/08
· votar


james_the_bronson
Ok.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cientologia reabre debate sobre laicidade na França