Call Center - será que acabou a farra?

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# ago/08 · Editado por: maggie


Lei para call center valerá em dezembro

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Quinta-feira, 31 de julho de 2008 - 16h52


Lula assina decreto que endurece regras para call centers. Teles e TVs pagas são mais afetadas.

Um decreto, elaborado pelo ministério da Justiça e assinado nesta quinta-feira (31) pelo presidente Lula, vai endurecer as regras de funcionamento de call centers em benefício dos consumidores. Empresas de TV a cabo, internet e telefonia serão as mais duramente afetadas.

As novas regras determinam que concessionárias que prestam serviços ininterruptos (como banda larga, TV paga e telefonia) devem garantir que seu serviço de atendimento ao consumidor funcione 24 horas por dia.

As empresas afetadas tem 120 dias para atender às novas exigências a partir da publicação do texto do decreto no Diário Oficial. Como isto deve ocorrer amanhã (dia primeiro), as regras passam a valer, na prática, em dezembro.

O decreto exige também que, logo ao atender o consumidor, o telefone ofereça opções de "falar diretamente com o atendente" e "cancelar o serviço".

Quem pedir o cancelamento de um serviço, deve ser prontamente atendido e não enviado a serviços de retenção, departamentos que tentam convencer o cliente a manter seu contrato.

Estas regras valem também para bancos, concessionárias de água e energia, planos de saúde e empresas de transporte aéreo e terrestre.

As companhias afetadas devem, ainda, ter um único telefone para resolver todas as queixas e não pedir para o cliente ligar para outro número em função do tipo de solicitação que ele fizer.

O call center, diz texto do decreto, deverá criar um registro com o histórico de pedidos do cliente, evitando que o consumidor precise contar seu problema inúmeras vezes para diferentes atendentes.

O texto prevê ainda que em 70% dos casos, o consumidor seja atendido em até um minuto de espera. Em casos excepcionais, o limite será de dois minutos.

A proposta diz também que o consumidor não deve ser obrigado a fornecer dados pessoais quando estas informações não tiverem nenhuma relação com a queixa prestada.

As empresas afetadas terão prazo máximo de cinco dias úteis para responder aos pedidos dos clientes e caso solicitadas, deverão enviar uma cópia, por escrito (pode ser por carta ou e-mail), do histórico de reclamações que o cliente fez.

maggie
Veterana
# ago/08
· votar


Empresas de call center questionam nova lei
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Quinta-feira, 31 de julho de 2008 - 17h14


Empresas de call center contestam eficácia de lei. Prazo de adaptação é insuficiente, diz associação.

A Associação Brasileira das empresas de Teleserviços (ABT), grupo que reúne redes de call center, contesta as novas regras para o setor definidas em decreto presidencial.

A ABT diz que apóia medidas para melhorar a qualidade das centrais de atendimento, mas afirma que as regras criadas vão elevar os custos deste tipo de serviço, obrigando as empresas a repassar investimentos para os consumidores, além de reduzir o salário de quem trabalha em centrais de atendimento e, eventualmente, também o número de empregos disponíveis.

"O setor é um dos maiores empregadores do país e o único que proporciona oportunidade de emprego a jovens na faixa de 18 até 24 anos e pessoas com mais de 40 anos, que desejam voltar ao mercado de trabalho", diz o presidente da ABT, Jarbas Nogueira.

A ABT classificou como "inviáveis" as novas regras e disse, ainda, que mudanças deste tipo não podem ser efetuadas num prazo de 120 dias. O período mínimo de adaptação, segundo a associação, seria de ao menos um ano. Para a ABT, a auto regulamentação do setor e a competição entre as empresas é a melhor forma melhorar o serviço para o consumidor.

maggie
Veterana
# ago/08
· votar


Cliente deixa de ser objeto com novo call center, diz Tarso

Lula assinou decreto que regulamenta os SACs no Código de Defesa do Consumidor

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta quinta-feira que as novas regras de funcionamento dos call centers no país permitirão uma inversão nas relações entre consumidores e fornecedores de serviços:

— Hoje, o consumidor é objeto, enquanto a empresa é o sujeito, mas, na metodologia criada por este decreto (das novas regras), o cliente se tornará o sujeito — afirmou o ministro.

Tarso fez a afirmação durante a solenidade em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto, no Palácio do Planalto, regulamentando os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) no âmbito do Código de Defesa do Consumidor.

O ministro destacou que o decreto nasceu de um amplo diálogo conduzido pelo Ministério da Justiça com empresas, entidades de defesa do consumidor e sociedade. Na avaliação de Tarso, a necessidade de melhoria no atendimento das empresas aos clientes poderá incentivar mais contratações de empregados formais:

— As regras podem gerar mais empregos, porque os fornecedores terão que aumentar seus quadros para atender melhor os consumidores.

fonte: mano ZakkEmo

Ed_Vedder
Veterano
# ago/08
· votar


Pouco me importa.

torresmo vermelho
Veterano
# ago/08
· votar


As novas regras determinam que concessionárias que prestam serviços ininterruptos (como banda larga, TV paga e telefonia) devem garantir que seu serviço de atendimento ao consumidor funcione 24 horas por dia.

Perfeito, questão de lógica.

O decreto exige também que, logo ao atender o consumidor, o telefone ofereça opções de "falar diretamente com o atendente" e "cancelar o serviço".

Quem pedir o cancelamento de um serviço, deve ser prontamente atendido e não enviado a serviços de retenção, departamentos que tentam convencer o cliente a manter seu contrato.


Depende, tem muita gente que liga ameaçando cancelar pra conseguir descontos e promoções.

maggie
Veterana
# ago/08
· votar


torresmo vermelho
Depende, tem muita gente que liga ameaçando cancelar pra conseguir descontos e promoções.
Vai acabar a barbada pra esses espertinhos... a não ser que eles deixem claro que querem negociar, e não somente cancelar.

Rock Charles
Veterano
# ago/08
· votar


Boa. As vezes o amiguinho barbudo acerta.

torresmo vermelho
Veterano
# ago/08
· votar


maggie

Vai acabar a barbada pra esses espertinhos...

Não acho que eles sejam os espertinhos da história, até porque as companhias sabem disso, e o preço dos serviços não correspondem a qualidade, mas a falta de concorrência em alguns setores obriga a usar desses artifícios.

torresmo vermelho
Veterano
# ago/08
· votar


A ABT diz que apóia medidas para melhorar a qualidade das centrais de atendimento, mas afirma que as regras criadas vão elevar os custos deste tipo de serviço, obrigando as empresas a repassar investimentos para os consumidores, além de reduzir o salário de quem trabalha em centrais de atendimento e, eventualmente, também o número de empregos disponíveis.

Os porcos malandrões....

a auto regulamentação do setor e a competição entre as empresas é a melhor forma melhorar o serviço para o consumidor.

É cada um...

maggie
Veterana
# ago/08
· votar


torresmo vermelho
Não acho que eles sejam os espertinhos da história,
São sim, porque quem paga em dia é o "trouxa".

E não estou julgando, é mais uma constatação mesmo..
='(

Grow
Veterano
# ago/08
· votar


eu já liguei pra central do speedy a 1 da manhã, ehehe, q nerd

maggie
Veterana
# ago/08
· votar


Na Brasil Telecom já me prestei a ficar 45 minutos ESPERANDO pra ser atendida... quando atenderam eu falei atendente aguardar e mandei um Latino no rádio huahua (eles teoricamente não podem desligar sem atender o cliente).

ZakkWyldeEMG
Veterano
# ago/08
· votar


Eu gostaria de requisitar como atividade complementar de graduação todas as horas em que passei pendurado no telefone dependendo desses vagabundos de call-centers.

Com certeza meu cu-rrículo estaria bem mais gordinho agora. rsrs

maggie
Veterana
# ago/08
· votar


ZakkWyldeEMG
receberá a hora-telefone em jujubas

Canto
Veterano
# ago/08
· votar


Como tudo em geral, existem coisas favoráveis e desfavoráveis!

Atomic
Veterano
# ago/08
· votar


otimo, mas ainda falta acabar com o telemarketing :/

Jack Holland
Veterano
# ago/08
· votar


maggie
quando atenderam eu falei atendente aguardar e mandei um Latino no rádio huahua


Que besteira. Como se o/a atendente usasse um telefone igual o de casa e estivesse fazendo as unhas enquanto sua chamada toca, atendendo a bel-prazer, só quando desse vontade.

Curiosamente, pessoas que se gabam de usar truquinhos infantis contra esta classe invariavelmente são as que nunca sequer entraram numa operação e não tem a mínima idéia de como funciona.

Porém, o melhor do Brasil é o brasileiro; o instinto GÉRSON, que já corre nas veias de todos desde o nascimento, a necessidade de se sentir melhor e em mais vantagem do que o próximo sempre fala mais alto que a empatia e a inteligência.


Deixa eu continuar ouvindo meu reggae aqui... paz a todos!

Fenrisulfr
Veterano
# ago/08
· votar


Por falar em callcenter...algm aqui conhece uma empresa chamada USS... saberia me dizer como é trabalhar lá???

Diino
Veterano
# ago/08
· votar


maggie
Prazo de adaptação é insuficiente, diz associação.

quiii, eles ficam tomando um cha enquanto a gente liga, eu sou um que tive que esperar absurdos 100 minutos (1hora e 40min) pra cancelar br turbo. é um passa-passa desenfreado. agora eu assinei d novo.

mas legal é ver que qdo vc disca a opção pra ASSINAR o serviço, nao demora 2 min.

eu ainda quero ir numa sala dessas de telemarketing pra ver quale.

:x

Keaton
Veterano
# ago/08
· votar


"Quem pedir o cancelamento de um serviço, deve ser prontamente atendido e não enviado a serviços de retenção, departamentos que tentam convencer o cliente a manter seu contrato."


gostei não...

Dogs2
Veterano
# ago/08 · Editado por: Dogs2
· votar


maggie
Na Brasil Telecom já me prestei a ficar 45 minutos ESPERANDO pra ser atendida... quando atenderam eu falei atendente aguardar e mandei um Latino no rádio huahua (eles teoricamente não podem desligar sem atender o cliente).

iahiuahiahaiua
o pior é depois de 2 horas e não resolver o problema, ainda ter que ouvir "A Brasil Telecom agradece sua ligação, tenha uma boa noite" ou algo do tipo

Puta empresinha ruim viu

DrBrodsky
Veterano
# ago/08
· votar


Mais uma lei idiota que permite o governo se meter onde não é chamado. O resultado não será outro além de escassez e aumento do preço do serviço.

Só concordo, porém, com essa parte:

Quem pedir o cancelamento de um serviço, deve ser prontamente atendido e não enviado a serviços de retenção, departamentos que tentam convencer o cliente a manter seu contrato.

O cliente deve ter a liberdade de cancelar o serviço na hora que bem entender, e não ficar pagando pelo que não quer.

DrBrodsky
Veterano
# ago/08
· votar


Jack Holland

Que besteira. Como se o/a atendente usasse um telefone igual o de casa e estivesse fazendo as unhas enquanto sua chamada toca, atendendo a bel-prazer, só quando desse vontade.

Curiosamente, pessoas que se gabam de usar truquinhos infantis contra esta classe invariavelmente são as que nunca sequer entraram numa operação e não tem a mínima idéia de como funciona.

E nem quero saber. Pago e quero o serviço do jeito que foi prometido.

Jiuvaskala
Veterano
# ago/08
· votar


eu já trabalhei na Brasil Telecom no Auxilio a lista (102) e nossa....nao dá pra aguentar muito tempo nesse tipo de trabalho...

Jack Holland
Veterano
# ago/08
· votar


DrBrodsky
E nem quero saber. Pago e quero o serviço do jeito que foi prometido.

Camarada, eu me referia à atitude da garota em questão na LIGAÇÃO e não à qualidade do serviço. Aliás, eu sou totalmente a favor desta "lei", acho que vai melhorar pra caralho o atendimento, principalmente no tocante a cancelamentos, apesar de que resultado não será outro além de escassez e aumento do preço do serviço (2).

O que eu quis dizer foi que, quando vc pega o telefone pra ligar pra central de atendimento de uma empresa para fazer uma reclamação, é pq vc tem um problema ou está insatisfeito com alguma coisa... Se a qualidade do sinal do seu celular está ruim, se sua internet cai toda hora, se sua conta vem muito alta, se vc comprou alguma coisa e veio com defeito, etc. a culpa é da empresa. É idiotice achar que o atendente tem culpa dos problemas que a empresa causa a vc, e levar a coisa pro lado pessoal. Se seu problema não é resolvido por meios normais, não fique perdendo tempo e vá logo no Procon ou entre na justiça. E da próxima vez escolha uma empresa mais honesta para ser cliente, se é que existe... =/

TG Aoshi
Veterano
# ago/08
· votar


Jack Holland
+1
+1

Sumerrew
Veterano
# ago/08
· votar


provavelmente ele ligou pra brasil telecom e teve essa ótima experiência de ficar 'alguns minutinhos' esperando pra ser atendido...e dae ficou puto da cara e resolveu fazer isso
axo que é a primeira vez que eu apoio alguma coisa desse presidente, agora soh falta ele baixar o preço da internet e tal...

Jack Holland
Veterano
# ago/08
· votar


TG Aoshi

/o/
Fala, velho!
E os ID, tem assistido??
Flw!

TG Aoshi
Veterano
# ago/08
· votar


Jack Holland
\o/

Preciso baixar ainda. =p
Tô pra assistir com a namorada agora, mas tem faltado tempo... =/

Heber_MG
Veterano
# ago/08
· votar


nunca usei esse serviço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Call Center - será que acabou a farra?