Sam esperteeenho (blog revista INFO)

Autor Mensagem
Locohawa
Veterano
# jul/08 · Editado por: Moderador


Criou o aplicativo mais simples e mais baixado do Orkut :)

Entrevista da INFO com Samuel Vignoli:

Na sexta-feira passada (dia 25), comecei uma conversa por e-mail com o pessoal da produtora mineira StudioSol, que você talvez não conheça por esse nome, mas com certeza já está familiarizado com o Cifra Club, do Terra, que é criação deles. O motivo do contato foi o "Minha Música", um aplicativo para orkut que eles desenvolveram usando as APIs do YouTube e do OpenSocial.

O "Minha Música" é um sucesso. Está em segundo na lista dos aplicativos mais populares e está crescendo rapidamente. "Quando comecei a escrever este e-mail, o 'Minha Música' já tinha 1.551.235 "usuários ativos - que é o nome que damos aos usuários que, além de simplesmente instalar, configuraram o aplicativo, escolhendo sua música ou personalizando-o. Ao terminar de escrever esse e-mail, o Minha Música já tinha 1.551.722 usuários ativos.", disse o CEO da Studio Sol, Samuel Vignoli, que também respondeu as seguintes perguntas.

*

Quantas pessoas trabalharam na criação do aplicativo?
Samuel Vignoli - A equipe de criação do aplicativo foi composta por dois designers, dois programadores e dois arquitetos de informação. Toda a equipe da produtora, no entanto, participou de um 'brainstorm' no início do projeto, como sempre acontece. A Studio Sol têm hoje 19 pessoas trabalhando. Também tivemos colaboração de voluntários para traduzir o aplicativo para inglês, espanhol, alemão e francês.

Quais ferramentas de desenvolvimento vocês usaram?
Samuel Vignoli - Pacote Adobe Web Premium (Fireworks, Illustrator, Photoshop, Dreamweaver), Zend Development Enviroment (para a programação PHP/XML) e Aptana (para JavaScript).

Quanto tempo levou entre a idéia e a realização do projeto?
Samuel Vignoli - Apesar de o desenvolvimento ser bastante complicado, levamos menos de um mês entre a mesa de projetos e a publicação. Quisemos criar algo rapidamente para participar do lançamento do OpenSocial no Brasil. Por isso optamos por criar algo rápido, útil e simplificado para o usuário. Agora estamos adicionando novos recursos ao "Minha Música" e criando novos aplicativos.

A documentação do Google foi o suficiente para entender as especificações do OpenSocial?
Samuel Vignoli - Sim, a documentação é bem completa.

Para o 'Minhas Músicas' vocês precisaram lidar com a API do YouTube? Como foi a experiência? Que dicas você dá para quem quer fazer algum projeto com ela?
Samuel Vignoli - Sim! Já tínhamos experiência com ela no Cifra Club, no Letras.mus.br e no Palco MP3. A documentação também é bem completa e quem quiser brincar basta ler o que o YouTube disponibiliza. [No caso do player do Minha Música, por exemplo] Usamos a API do YouTube e simplesmente escondemos o vídeo e deixamos o audio tocando.

Como foi feito o recurso "editar fonte, estilo e cores"?
Samuel Vignoli - Adaptando parte da biblioteca JQuery, que é um pacote gratuito de recursos pré-programados em JavaScript.

Há alguma divisão no lucro da publicidade exibida no aplicativo? Vocês precisam dividir com o Google?
Samuel Vignoli - Não. Toda a publicidade é do desenvolvedor. Contudo, elas não podem ser exibidas no perfil do usuário do Orkut, o que restringe-as a menos de 10% do total do pageviews.

Postado por - Juliano Barreto - 29/07/2008

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/webgear/20080729_listar.shtml?97146

Provavelmente deve estar montado na grana a essa altura.

Dissertem em rimas livres.

Horcruxes
Veterano
# jul/08
· votar


Sam, me dá um emprego? ^^

Dark Luke
Veterano
# jul/08
· votar


Eu acho que ele deve tudo isso a nós, fiéis nerds que popularizamos o seu império do mal.

TWT ICE
Veterano
# jul/08
· votar


caramba, o Sam é popstar

Soulface
Veterano
# jul/08
· votar


Também tivemos colaboração de voluntários para traduzir o aplicativo para inglês, espanhol
Sam e Lula.
Dois exemplos do q não precisa saber falar inglês nem trabalhar para se dar bem na vida.

adnz
Veterano
# jul/08
· votar


É amigo... Copa do mundo!

TG Aoshi
Veterano
# jul/08
· votar


Dissertem em rimas livres.

Sam, Sam, Sam
Vai tomar no...

P.S.: Agora, o resto é com vcs! =S

Sam
Boa, nem pra compartilhar isso conosco, hein? =/

Invalid User
Veterano
# jul/08
· votar


TG Aoshi

Ele nem vai postar com medo de se queimar ao dizer alguma bobagem... certo Sam?

Invalid User
Veterano
# jul/08
· votar


Locohawa

Cara, como se cria um tópico com menos de três palavras? Ô.o

TG Aoshi
Veterano
# jul/08 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Invalid User
Cara, como se cria um tópico com menos de três palavras? Ô.o

Isso explica muita coisa:
Sam esperteeenho

=p

B.Frusciante
Veterano
# jul/08
· votar


FDP !!

DrBrodsky
Veterano
# jul/08
· votar


StudioSol
Parece nome de produtora de banda de pagode.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jul/08
· votar


ambém tivemos colaboração de voluntários para traduzir o aplicativo para inglês, espanhol, alemão e francês.
será que a minha tradução tá lá?

Kaíque
Veterano
# jul/08
· votar


Tio Sam wants you .

Sam
Moderador
# jul/08
· votar


puxa, vcs são rapidos, nem tinha visto =)
vlw

Rock Charles
Veterano
# jul/08
· votar


É porque ele roubou o anel do Frodo.

maggie
Veterana
# jul/08
· votar


plim plim!


=)

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Sam
Parabéns Campeão!

Atum Bluesman
Veterano
# jul/08
· votar


\o\o\o\ Tá malandro hein Sam.

POSITIVE
Veterano
# jul/08
· votar


Tá, eu acredito quando vc diz que não ganha muito por isso.

izzystradlin
Veterano
# jul/08
· votar


Sam, o Bill Gates brasileiro, sem grife....

toty
Veterano
# jul/08
· votar


$am.

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Quando eu crescer, quero ser igual o tio Sam....

=P

Cheap Trick
Veterano
# jul/08
· votar


q meninão esperto em..

=]

Grow
Veterano
# jul/08
· votar


isso me dá uma ponta de orgulho

fernando tecladista
Veterano
# jul/08
· votar


Samuel Vignoli

o Silvio Santos da internet

Luis Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


$am.


Eu deixo vc usar meu nome como seu sócio, mas vc vai ter que dividir os lucros comigo!
Aceita em cara, bom negócio pra vc!! =D

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jul/08
· votar


POw, Sam, parabéns!

Agora me "empresta" 300,00 aí.

:D

Canto
Veterano
# jul/08
· votar


Construindo um império fácil, hein...

Adrianodevil
Veterano
# jul/08
· votar


Samtanás!

Ele vendeu a alma dele ao Google... Tenho certeza...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sam esperteeenho (blog revista INFO)