Para os estressados =D

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# jul/08


ESTRESSE

O estresse (do inglês stress = pressão, tensão, exercer peso) é um conceito intimamente relacionado com a carga de transtornos e aflições que certos eventos da organização e do entorno provocam nas pessoas.

Trata-se de um termo geralmente usado para descrever os sintomas produzidos pelo organismo em resposta à tensão provocada pelas pressões que as pessoas enfrentam.

Como resultado dessas pressões ou situações, as pessoas desenvolvem vários sintomas – como preocupação, irritabilidade, agressividade, fadiga, ansiedade e angústia – que podem prejudicar seu desempenho e sobretudo, sua saúde.

Um certo nível de estresse é normal para permitir que a pessoa se concentre e enfrente os desafios da vida. Porém, à medida que as pressões vão se acumulando, o organismo vai recebendo a sobrecarga e em vez de voltar ao estado de equilíbrio tende a se adaptar à pressão permanente, o estresse aumenta e o organismo passa a reagir de maneira desagradável.

Para Schüller, o estresse é uma condição dinâmica em quem uma pessoa é confrontada com uma oportunidade, limitação ou demanda em relação a alguma coisa que ela deseja e cujo resultado é simultaneamente importante e incerto.

Oportunidade – quando ela oferece um potencial de ganho, como no caso de um atleta quando colocado em situação acima de suas possibilidades. Nesse caso, as pessoas usam o estresse para dar o máximo que podem. Mas depois o organismo relaxa e tudo desacelera. Quando essa pressão torna-se muito intensa e demorada, a pessoa fica incapaz de relaxar e sente-se angustiada.

Limitação – são restrições que impedem que a pessoa consiga fazer o que pretende

Demanda – envolvem a perda de algo desejado.

02
Quando uma pessoa faz uma entrevista de selação ou se submete à avaliação do desempenho na organização, enfrenta oportunidades, restrições e demandas. Uma boa entrevista abre as portas para um cargo e salário altamente desejado em uma organização. Uma entrevista insatisfatória pode bloquear a oportunidade de novo cargo. Isso gera estresse.

O estresse é decorrente de quaisquer circunstâncias que ameaçam ou são percebidas como ameaçadoras do bem-estar da pessoa e que minam a capacidade de enfrentamento do indivíduo.

A ameaça pode afetar a segurança física – imediata ou mediata – a reputação, auto-estima, tranquilidade ou aspectos que a pessoa valorize ou deseja manter.


CONCEITUAÇÃO DE ESTRESSE

Estresse é um estado emocional desagradável que ocorre quando as pessoas estão inseguras quanto à sua capacidade para enfrentar um desafio percebido em relação a um valor importante


O estresse é uma condição intríseca à vida moderna. Exigências, necessidades, urgências, prazos a cumprir, atrasos, metas e objetivos a alcançar, falta de meios e de recursos, expectativas dos outros, indefinições e uma infinidade de limites e demandas sobre as pessoas fazem com que elas se exponham ao estresse.

Não é fácil conviver com tantas demandas e tantas incertezas a respeito de sua consecução. O estresse persegue as pessoas no contexto organizacional. Algumas pessoas conseguem administrá-lo adequadamente e evitam suas consequências. Outras sucumbem aos seus efeitos e mostram claramente seus sinais em seus comportamentos.


03
O estresse envolve três componentes principais :

Desafio percebido – O estresse surge da interação das pessoas e sua percepção do ambiente – não necessariamente da realidade – O estresse em um trabalhador pode ser causado por boatos ou rumores sobre o fechamento de sua empresa, mesmo que não exista nenhuma ameça real.

Valor importante – O desafio somente causará estresse quando ameaçar algum valor que seja importante para a pessoa. Os rumos do fechamento de uma empresa podem não causar estresse a uma pessoa jovem que tem outras oportunidades melhores pela frente

Incerteza de resolução – Cada pessoa interpreta a situação em termos da percepção da probalidade com que pode lidar eficazmente com o desafio apresentado. Se perceber que pode lidar facilmente com ele, não há estresse. Também existe o efeito antagônico – o estresse é baixo quando uma pessoa percebe que não há nenhuma possibilidade de que ele seja resolvido


Para que o estresse passe de seu estado potencial para o real são necessárias duas condições fundamentais:


É preciso haver incerteza em relação ao resultado – O estresse só acontece quando existe incerteza ou dúvida a respeito de que a oportunidade possa ser aproveitada, as limitações serem superadas ou perda ser evitada.

Assim o estresse é tanto maior para as pessoas que não conseguem saber se vão perder ou ganhar, e tanto menor para aquelas que têm certeza da perda ou do ganho.

04
O resultado deve ser importante para a pessoa – A importância do resultado também é crítica: se perder ou ganhar não for um aspecto relevante, então não haverá estresse.

Assim, se manter o emprego ou receber uma promoção não for um aspecto relevante para a pessoa, não haverá estresse.


DINÂMICA DO ESTRESSE

Quando uma pessoa percebe uma ameaça externa, seu corpo produz substâncias químicas que elevam a pressão sanguínea e desviam o sangue da pele e do aparelho disgestivo para os músculos.

As gorduras do sangue são liberadas para fornecer um ímpeto de energia e aumentar a coagulação do sangue em caso de algum dano no organismo. Quando essa ameaça diante do indivíduo é prolongada, outras mudanças ocorrem para preparar o organismo para uma longa batalha.

O corpo começa a conservar recursos por meio da retenção de água e sais. O ácido gástrico é produzido a mais para aumentar a eficiência da digestão na ausência do sangue – que foi desviado para longe dos órgãos internos.

Para explicar a relação entre o estresse e os sintomas físico-químicos, Hans Selye desenvolveu a teoria da síndrome da adaptação geral. Para ele, a reação do organismo ao estresse ocorre em três fases:

Alarme – Quando a pessoa identifica e percebe a ameaça, seja física (dano corporal) ou psicológica.
Resitência – A pessoa se torna elástica às pressões criadas pela ameaça inicial. Os sintomas fisiológicos decorrentes da fase de alarme desaparecem, apesar de a causa do estresse estar ainda em ação. A resistência parece ser obtida graças ao aumento dos níveis de hormônio secretado pela glândula pituitária e pelo córtex ad-renal.
05


Esgotamento – Quando a exposição à causa do estresse permanece durante muito tempo, a pessoa entre na fase de esgotamento. A atividade da glâdula pituitária e do córtex ad-renal é reduzida, e a pessoa não consegue se adaptar ao estresse continuado. Reaparecem muitos sintomas fisiológicos da fase do alarme.

Se o estresse permanece, a pessoa passa a sofrer de estafa, um estado de exautão que pode conduzir a algum dano físico grave, chegando à morte por infarto ou doença cardíaca.


PRINCIPAIS CAUSAS DE ESTRESSE NO TRABALHO


- Sobrecarga de trabalho
- Pressão de tempo e urgência
- Supervisão de baixa qualidade
- Clima político de insegurança
- Autoridade inadequada na delegação de responsabilidades
- Ambigüidade de papel
- Diferenças entre os valores individuais e organizacionais
- Mudanças dentro da organização
- Frustação


Quando uma pessoa passa por uma situação de estresse, seus sintomas podem ser físicos, psicológicos ou comportamentais, causados por três conjuntos de fatores – ambientais, organizacionais e individuais.

06


Fontes Potenciais:


Fatores Ambientais:

- Incerteza econômica
- Incerteza Política
- Incerteza Tecnológica


Fatores Organizacionais:

- Demandas das tarefas
- Demandas dos papéis
- Demanda interpessoais
- Estrutura organizacional
- Liderança Organizacional
- Estágio da vida da organização


Fatores Individuais:

- Problemas familiares
- Problemas econômicos
- Personalidade


07
Consequências:
Sintomas Físicos:

- Dores de cabeça
- Pressão alta
- Doenças cardíacas

Sintomas Psicológicos:

- Ansiedade
- Depressão
- Redução da satisfação no trabalho

Sintomas Comportamentais:

- Produtividade
- Absenteísmo
- Rotatividade

08
CONSEQUÊNCIAS DO ESTRESSE

- Custo de assitência médica

- Absenteísmo e rotatividade

- Baixo compromisso organizacional

- Violência no local de trabalho

- Baixo desempenho

Rato
Veterano
# jul/08
· votar


violão, vinho e uma boa noite de sexo resolvem tudo isso aí


bom final de semana ;)

Grow
Veterano
# jul/08
· votar


quarta-feira é feriado? se a resposta for não, vou ler o texto

toty
Veterano
# jul/08
· votar


mais um tópico pra usar a fita métrica.

Carla Andréa
Veterano
# jul/08
· votar


Gäto

:*

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Ler um tópico desse tamanho me estressa...

GAROTA
Veterano
# jul/08
· votar


Rato

=***

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jul/08
· votar


Tópico interessante.

Grow
Veterano
# jul/08
· votar


Gäto

:*


Rato

=***

grande rato

GAROTA
Veterano
# jul/08
· votar


Grow

ciúmes?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jul/08 · Editado por: KaTy
· votar


guga1232000
Ler um tópico desse tamanho me estressa...
Teu caso é grave. Vá se tratar.


:D

Grow
Veterano
# jul/08
· votar


GAROTA
orra

Chespirito
Veterano
# jul/08
· votar




Jio-kun
Veterano
# jul/08
· votar


Típico tópico que eu tenho que imprimir e levar na mochila/bolso...

Abç.

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


KaTy
uahauhauhau

Mais tarde eu leio...=)

Dogs2
Veterano
# jul/08
· votar


Vou esperar sair o filme










(ahuahaua faz tempo que ninguém posta isso)

Leblues
Veterano
# jul/08
· votar


QUEM EH ESTRESSADO AQUI PORRA????


[modo estressado off]

Non-Toxic
Veterano
# jul/08
· votar


sabia que era um texto desse tamanho

maggie
Veterana
# jul/08
· votar


08
CONSEQUÊNCIAS DO ESTRESSE
- Baixo desempenho


"Isso nunca me aconteceu antes...
Acho que é o stress..."

Cabeça De Balde
Veterano
# jul/08
· votar


Eu sou estressado.
Ansioso.
Nervoso.
Impaciente.

23 anos e já tá aparecendo a merda de uns fios de cabelo branco. :(

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jul/08
· votar


Cabeça De Balde
Nem se preocupe. Tenho desde os 14, haha.

Chespirito
Veterano
# jul/08
· votar


Para os estressados =D

Toma um Maracugina, assim vc vai ficar calminho, calminho!!!

Eu fui a prova disso.

Canto
Veterano
# jul/08
· votar


Rato
como preocupação, fadiga, ansiedade e angústia – que podem prejudicar seu desempenho e sobretudo, sua saúde. Se o estresse permanece, a pessoa passa a sofrer de estafa, um estado de exautão que pode conduzir a algum dano físico grave, chegando à morte por infarto ou doença cardíaca.

Consequências:

Sintomas Físicos:

- Dores de cabeça
- Pressão alta
- Doenças cardíacas

Sintomas Psicológicos:

- Ansiedade
- Depressão
- Redução da satisfação


-


Em Outubro de 2006, quando eu fui ao médico e depois dos exames, ele me disse que eu estava com estresse, cheguei a ter alguns desses sintomas e tomava calmante para dormir. Isso é uma doença, um sintoma, que causa sérios problemas se não tratado, minha pressão arterial estava muito alta naquele tempo.

POSITIVE
Veterano
# jul/08
· votar


Canto

A coisa mais feia que eu já vi foi um dos meus professores estressados com a sala... ele ficou se tremendo e não conseguiu mais dar aula.

Canto
Veterano
# jul/08
· votar


POSITIVE
Canto

A coisa mais feia que eu já vi foi um dos meus professores estressados com a sala... ele ficou se tremendo e não conseguiu mais dar aula.


heheheh...
Mas era estresse mesmo?
Parece que ele tinha o tal do "tique nervoso"...

:p

POSITIVE
Veterano
# jul/08
· votar


Canto

Sei lá, ele é meio maluco sabe... aliás todos são...pelo menos os meus.

Canto
Veterano
# jul/08
· votar


POSITIVE
Canto

Sei lá, ele é meio maluco sabe... aliás todos são...pelo menos os meus.


Os meus quando se estressam "batem" o pé no chão, principalmente, saem da sala e chama algum dos diretores.

Lake
Veterano
# jul/08
· votar


devo ta estressado... takei pao na minha mae qdo ela resmungo q n era pra mim come o pao...

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jul/08
· votar


devo ta estressado... takei pao na minha mae qdo ela resmungo q n era pra mim come o pao...
Você está é precisando de uma bela surra.

Horcruxes
Veterano
# jul/08
· votar


Canto
Os meus quando se estressam "batem" o pé no chão, principalmente, saem da sala e chama algum dos diretores.
Os meus jogam os pincéis na parede! xDDD
Com certeza, esse foi o surto mais engraçado q já vi na minha vida!
No meu caso, stress = insônia. E insônia = dias inteiros desperdiçados, pq se eu tô cansada eu não rendo nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para os estressados =D