Sobre algumas empresas

    Autor Mensagem
    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jun/08


    O que leva um empresário a investir uma grana preta em escritórios para alocar seus funcionários, sendo que eles poderíam fazer o mesmo trabalho que fazem na empresa no conforto de suas casas, interligados através da internet?

    Trabalho numa empresa e não me conformo com isso. Estão ampliando a empresa, comprando mais mesas, cadeiras e computadores para abrir mais vagas para programadores. Mas acontece que tudo o que fazem lá daria pra ser feito via rede, sendo necessário, no máximo, uma reunião por semana entre todos os funcionários para acertar alguns detalhes.

    Acho um saco ter que trabalhar da mesma forma que trabalharia numa indústria qualquer, batendo ponto com horário fixo, etc. Se tenho uma meta a cumprir em quatro dias e faço isso em três, ganho de presente mais trabalho para fazer no dia que sobrou. Não sabem se trabalham com base em metas ou com base em carga horária.

    Não sei quase nada sobre gestão empresarial, mas acho que essa é uma gestão muito mal dirigida...

    Gostaria da opinião de vocês.

    Abraços.

    Fahrenheit
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Se ficarem em casa, ninguém faz nada.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fahrenheit
    Se ficarem em casa, ninguém faz nada.


    Ué, pra isso existe a demissão...
    Se o cara trabalha, ganha, senão...

    Fahrenheit
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Eu acho que fica mais fácil de controlar a produção do trabalho...
    Mas sei lá, vai saber...rsrs

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: The Blue Special Guitar
    · votar


    Fahrenheit
    Eu acho que fica mais fácil de controlar a produção do trabalho...
    Mas sei lá, vai saber...rsrs


    hahahaha
    O pior é que isso é tudo controlado pela intranet da empresa.
    Tem um sistema de gerência de projetos... funciona tudo com base nisso.

    kiki
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    isso é uma coisa que ta mudando aos poucos, mas são modelos de organização do trabalho.

    tambem nao entendo nada de gestão empresarial, mas estudei um pouquinho disso pelo vies social e tambem do design do ambiente de trabalho.

    na verdade isso que voce ta defendendo, de trabalhar em casa, esta aumentando muito sim. mas nao exatamente deste jeito que voce diz.
    o que acontece mais é terceirizado, contratar o cara freelancer, pra fazer o trampo em casa. assim, a empresa nao apenas nao precisa do espaço, como nao precisa pagar ferias, 13°, plano saude, etc.
    e o cara se mata de trabalhar, pois como voce diz, ele pode correr pra pegar outro trabalho (mais dinheiro). e assim desaparecem os finais de semana e as ferias.

    do ponto de vista capitalista, o empregado não é mais explorado pelo seu chefe. ele se auto-explora.

    torresmo vermelho
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    como disse o kiki há uma tendência a terceirização nesse sentido. Porém é algo bem complicado e motivo de muitos estudos de RH e várias outras áreas atualmente.

    Na minha empresa a história é a mesma, podíamos fazer tudo pela internet, e é o que fazemos, porém dentro do escritório, são três salas, conversamos via GoogleTalk, conversamos com os colaboradores via esses formatos, Skype e tal. Todas as comunicações são por e-mail, uma vez fiquei torci o tornozelo e tive que ficar em casa, trabalhei normalmente, é uma questão de tradição também, é bem complicado.

    Na lógica eles é um gasto a mais para eles, afinal têm que pagar os vale-transportes, mas há a questão do equipamento da empresa, o pessoal pode sempre dar uma desculpa, "ah, não mandei ontem porque "fiquei sem internet" e coisas do tipo. Além de questões de ordem maior, a empresa pagaria o equipamento e conexão do funcionário? Como seria a remuneração, por carga horária ou metas? Quanto vale uma meta? E por aí vai, é uma discussão que rende livros e pesquisas todo ano, e o pior, várias conclusões bem diferentes.

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Só falta vc dizer que aos 48 anos de idade, pensa em se aposentar e adquirir uma BANCA de jornal em Peruibe S/P

    Ibanez GSA 270dx
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
    · votar


    cara, se ja nos proprios escritorios, os funcionarios ja ascessam pra carai o Orkut, MSN, YouTube etc. e "perdem muito tempo" de que poderia ser um trabalho produtivo, imagina entao em casa?? se coloca no lugar do empresario!! como vc iria controlar e confiar em um funcionario que vc acabou de conhecer??


    Se ficarem em casa, ninguém faz nada.


    Ué, pra isso existe a demissão...
    Se o cara trabalha, ganha, senão...


    como se fosse simples assim... ou por acaso vc nao sabe que a burocracia que existe pra contratar e demitir e ABSURDAMENTE GIGANTE nesse país?? alem disso, as leis trabalhistas sempre favorecem o empregado e, com isso, demitir alguem é extremamente caro, cansativo e complicado para o empresario, sendo assim inviavel que ele fique contratando e demitindo como se estivesse trocando de roupa

    Acho essencial, ate para o empresario e chefe, ter um local especifico para trabalho... mesmo que ele trabalhe sozinho, como um cara que trabalha com açoes na bolsa de valores... acho mt importante ele ter um lugar fora de sua casa pra que se concentre unicamente no trabalho a ser feito... isso pode parecer que nao compensa por ficar mais caro ter um escritorio especifico pra vc, sendo que pudesse trabalhar em casa, mas na verdade o retorno que existe com a produtividade de seu trabalho em um lugar destinado a isso e bem maior do que em casa

    Índio_DT
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Não é tao simples assim contratar e demitir uma pessoa...gera muitos custos...

    Se o cara trabalha em casa, tem que ser independente ou terceirizado. Assim não gera despesa pra empresa.

    Negotiberio
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Empresa:

    *Acorda às 6:00 pra chegar lá às 7:30.
    *Sai pra almoçar às 11:30 e retorna às 13:30.
    *Acaba às 18:00.

    Trabalha no escritório, todo mundo digitando e falando, chefe enchendo o saco pra trabalhar mais depressa e nem um minuto pra descansar.

    A empresa gasta com água, café, "biscoito", luz, reparo de computadores, manutenção de computadores, limpeza, móveis...

    Em casa:

    *Acorda as 10:00.
    *Almoça qualquer coisa quando der vontade...
    *Acaba as 18:00.

    Trabalha no conforto de sua própria casa (com suas pantufas do pikachu), no silêncio ou "ouvindo uns rock", ninguem enchendo o saco e pode descansar quando quiser...

    diego gr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Já trabalhei por um tempo em casa e não rola.
    O serviço não rende.

    Gan
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    trabalhar em casa é bem melhor, só o tempo e o dinheiro q se gasta com transporte, dinheiro com alimentaçaõ fora de casa, isso do lado do funcionário. Do lado da empresa tem toda a questão da infra estrutura, eu trabalhei em um lugar q só de alugeul do prédio era 25000 por mês, só com isso da pra contratar 8 programadores q trabalhariam felizes em suas casas.
    mas deixa esse povo fazer errado, quando eu tiver a minha empresa farei do meu jeito e terie funcionários mais felizes q o google huauhahauh

    Devil Boy
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Se tenho uma meta a cumprir em quatro dias e faço isso em três, ganho de presente mais trabalho para fazer no dia que sobrou.

    Esse tipo de sistema é bem idiota mesmo. O cara continua ganhando a mesma coisa por um volume maior de trabalho. Dependendo da função, o que ele vai fazer é diminuir o próprio ritmo de trabalho para não ser explorado. Ou seja, o patrão não só tem que pagar os custos adicionais para manter o escritório, mas também reduz a produtividade do próprio negócio.

    Qnatry
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Pô eu trabalho em casa e não gosto...... Sinto falta daquelas secretárias boazzzuuudas..... Aqui em casa só tem a Zeferina, que é a diarista..... Sem coment's.....

    ROTTA
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Penso que em algumas situações o trabalho remoto pode funcionar muito bem, e o ponto chave parecer ser a comunicação. Existem canais de comunicação "ricos" e "pobres", e a comunicação cara-a-cara é o mais rico deles. Quando você começa a ver como a comunicação influencia alguns tipos de trabalho, entende melhor.

    No desenvolvimento de software, por exemplo, apesar de se dispor de instrumentos remotos para reuniões, em vários momentos o contato pessoal é importante, especialmente em etapas iniciais de construção de uma visão, envolvendo os patrocinadores do projeto. O trabalho braçal (codificação), pode até ser realizado remotamente, e às vezes até é terceirizado. Note que mesmo empresas grandes e tidas como "modernas", como a Google, usam o modelo presencial.

    Isto sem falar em "senso de pertencer", distrações, etc. O futuro? Penso que será uma mescla de trabalho remoto com ambientes empresariais mais confortáveis e entusiasmadores.

    Abraços.

    BokuWa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O Sam que deveria dar uma olha da no tópico.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mas trabalham sozinhos?
    ninguém precisa de informação centralizada? Ou informação com o colega?

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fahrenheit
    Eu acho que fica mais fácil de controlar a produção do trabalho...
    Se fosse assim, vcs não teríam um moderador ativo aqui 8, 9 hrs por dia (noite), durante 5 dias por semana! huaehuhaeuhaheuhaehuae

    GuitarHouse
    ninguém precisa de informação centralizada? Ou informação com o colega?
    Sinceramente...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    quiera o não boa parte dos chefes que temos ainda foram criandos na época que internet e PC não existia
    eu tenho 33 e fui conhecer computador no 2º grau e empresa que tinha computador eram geralmente empresas de porte de multi nacional, onde os computadores ficavam somente em um local chamado CPD
    pequena e média empresa não tinha e não tinha muito motivo pra ter

    pra geração anterior a minha, PC funciona como algo alternativo
    e tá todo o setor contabil da empresa na frente do PC e o chefe lembrando que no tempo dele se fazia tudo a mão e que hoje tem que usar esses tais de computadores

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Como que o pedreiro vai construir a parede em casa e enviar por email para a obra ?

    Grow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    acho q no futuro todos iremos trabalhar em casa

    maggie
    Veterana
    # jun/08
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Acho um saco ter que trabalhar da mesma forma que trabalharia numa indústria qualquer, batendo ponto com horário fixo, etc. Se tenho uma meta a cumprir em quatro dias e faço isso em três, ganho de presente mais trabalho para fazer no dia que sobrou. Não sabem se trabalham com base em metas ou com base em carga horária.
    Procure uma empresa que trabalhe dessa forma.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre algumas empresas