Problemas com seu chuveiro elétrico?

Autor Mensagem
Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


Atomic

ow mas essa potencia nao eh a da fiacao, eh a do chuveiro..

Sim, porque a conta revela a bitola do fio que se deve ter para uma potência de 5500W. Dá para fazer o inverso. Com um fio de cobre de diâmetro 4mm² e 30 metros de comprimento, qual é o máximo de potência que eu posso passar por ele?

shoyoninja
Veterano
# jun/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Sab_Ian
Tem um detalhe ainda errado

Apenas raciocine.

Estamos tentando evitar a destruicao do fio pela temperatura.

Em nenhum momento vc a levou em consideracao.

Vc, na verdade, encontrou a bitola de fio que proporcione uma resistencia igual a do chuveiro.

A bitola que vc encontrou n eh suficiente para 25 A.

Wrvieira
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja

Ei, vc foi lá no CIIC? [/desvirtuada rápida]

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja

Tem um detalhe ainda errado

Apenas raciocine.

Estamos tentando evitar a destruicao do fio pela temperatura.

Em nenhum momento vc a levou em consideracao.


Usei a resistividade elétrica do cobre à 20 °C. E o resultado das contas revelou que colocando um fio de 4mm² é suficiente para garantir que nemhum fator possa atrapalhar o uso do chuveiro, como a temperatura.

Vc, na verdade, encontrou a bitola de fio que proporcione uma resistencia igual a do chuveiro.

Pense no que você digitou. O material do resistor do chuveiro possui alta resistividade à corrente elétrica, portanto esquenta. Se o fio tivesse a mesma resistividade, esquentaria do mesmo jeito.

A bitola que vc encontrou n eh suficiente para 25 A

Como? Veja o resultado das contas novamente...

shoyoninja
Veterano
# jun/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Sab_Ian
Pense no que você digitou. O material do resistor do chuveiro possui alta resistividade à corrente elétrica, portanto esquenta. Se o fio tivesse a mesma resistividade, esquentaria do mesmo jeito

errado

a resistência do chuveiro não é alta. Meça com um ohmímetro.

A resistência de um chuveiro de 5500 Watts e 220 Volts AC RMS é exatamente:

P = VI
I = P / V
I = 25 A

I = V/R
25 = 220 /R

R = 8,8 ohms (isso é bem baixo)

Agora vamos lá.

O meu ponto é o seguinte.

Você usou a constante de resistividade do cobre à 20 graus e achou a fórmula resistência em função do comprimento do cabo. Até aí está perfeito.

Você usou a fórmula de potência P=VI e achou a fórmula P = V*V/R, relacionando a potência DO CHUVEIRO com a resistência do CHUVEIRO. Até aí tmb ótimo.

Agora quando você usou a fórmula 1 em 2 você afirmou que a resistência do cabo é igual a resistência do chuveiro. E assim achou a bitola que resultaria nessa condição. Isso está incorreto. Em primeiro lugar porque ocasionaria uma queda de tensão igual no chuveiro e no cabo condutor, ainda que o cabo sobrevivesse a isso, haveria perda de eficiência no circuito. Talvez o cabo até sobrevivesse pois a queda de tensão sobre ele seria apenas da metade da tensão total, a corrente do circuito tmb seria a metade.

O cálculo correto começaria determinando os limites de temperatura do cabo, que provavelmente seria de 70 graus, para os cabos comuns.. Acima disso o isolante é danificado e pode gerar curtos.

Você então determinaria uma bitola para um dado cumprimento que teria uma certa resistência que sob uma carga de 25 A não dissiparia calor suficiente para que qualquer parte do cabo atinja uma temperatura de 70 graus.

http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

nessa tabela podemos ver que o recomendado para 25 A é no mínimo o 10 AWG, com o 5,3 mm2 de seção.

O cálculo disso é bem complicado, essa tabela tmb não é válida para qualquer aplicação, a extensão do cabo tmb é crítica dependendo da distância.


Edit:

Seus cálculos tmb estão errados:

pela sua idéia:

P = V*V/R R= pl/S /*p = resistividade do cobre a 20 graus

P = V*V/(pl/S) = V*V*S/pl
220*220*S = 5500 pl
48400 S = 5500x 1,7 x 10-8 x 30
48400 S = 0,002895
S = 5,795 x 10 -8 m2

convertendo para mm2:
1m2 = 1000mm x 1000mm >> 1m2 = 1.000.000 mm2

S = 5,795 x 10 -2 mm2 S = 0,05795 mm2

Agora sim ficou mais próximo da realidade. Aplicando a fórmula:

R = pl/S = 1,7x10-8 x 30 / 5,795 x 10 -8

R = 1,7 x 30 / 5,795
R = 8,8006903

Que é a resistência interna do chuveiro.

Entendeu?

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


Wrvieira
fui nda velho :(

perdi esse tmb.

Esse ano ta foda.

Sumerrew
Veterano
# jun/08
· votar


não tome banho
simples

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


Sumerrew
exatamente como eu faço :P

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja

Eu substituí 2 em 1, e não o contrário.
Mas, eu não entendi bem essa tabela. Como se explica o fato então de o fabricante desse chuveiro colocar como bitola, e amperagem mínima de 4mm² e 30 ampéres respectivamente?

*Clique no manual de instalação. Veja que o fabricante informa que para uma distância MAIOR que 30 metros é para usar condutores de bitola maior.

-Toolbar-
Veterano
# jun/08
· votar


Ahh cara... =(

Carlos Henrique 2
Veterano
# jun/08
· votar


Atomic
cara mas acho que a resistencia do fio eh (deveria) ser irrelevante em comparacao a resistencia do chuveiro, entao nao faz diferenca

O que ele fez é um procedimento para dimensionar a área mínima da seção do fio necessária para tal situação. O chuveiro, devidamente dimensionado pelo fabricantes, não entra nesses cálculos.

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


Sab_Ian
dá na mesma a substituição:

você tornou igual R-chuveiro e R-cabo, isso é incorreto.


A tabela é pré-calculada para evitar perda de tempo com cálculos em situações onde a distância não seja tão crítica.

Imagine você ter que fazer um modelo de comportamento térmico do cabo, levando em conta a variação da constante de resistividade conforme a temperatura sobe, as características térmicas do isolante, as características térmicas do condutor em si (em função da seção), as características térmicas de materiais que possam estar próximos, e estarão, como conduítes, argamassa, madeira. Sem falar nas variações em função da temperatura ambiente e da proximidade de outro condutor de mesmo calibre dissipando a mesma potência.

O tamanho de 4mm2 indicado pela lorenzeti talvez seja adequado mesmo, não vi esse valor nessa tabela que postei, por isso falei do AWG10. Talvez o AWG11 sirva tmb, mas não há o valor da amperagem calculado...

Muito cuidado com esse tipo de informação. Isso vira incêndio fácil, fácil. O ponto do cabo que mais esquenta geralmente é perto da emenda com os cabos do chuveiro em si, já que lá o contato é apenas físico e pode apresentar uma resistência um pouco mais alta.

Mas imagine um pedaço desse condutor que passe pelo telhado por exemplo, e seja molhado por uma infiltração ou algo do tipo, ele vai oxidar e logo formará um ponto onde a seção é menor. Esse ponto vira um gargalo, a resistência aumenta gradativamente, isso causa aumento da temperatura, ela aumenta mais ainda e entra em deriva térmica = incêndio.

No folheto da lorenzeti, eles indicam o condutor de 4mm2 e o disjuntor de 30A (5A a mais do que o necessário pelo chuveiro). O dimensionamento do disjuntor está ótimo, o do cabo eu já não sei. Se você olhar as tabelas que coloquei, existe uma para o padrão métrico. Você verá que o limite máximo para o cabo de 4mm2 é 28 A. Isso para mim é muito próximo, menos de 15% de margem de segurança.

Contudo, ainda assim é muito melhor do que alguns super técnicos fazem, nem se preocupam em calcular nada, só usam um par de cabos e pronto...

Minow
Veterano
# jun/08
· votar


Meu chuveiro queimou hoje.
Vocês passaram o dia inteiro discutindo e fazendo contas, eu tomei banho frio, fui na esquina e comprei uma resistência nova. Custou 6 reais, não vou morrer por isso.

Bizet
Veterano
# jun/08
· votar


Minow
Tá, e onde fica a diversão?

Pati Cobain
Veterano
# jun/08
· votar


Problemas com seu chuveiro elétrico?

Sim... nesse frio, pra sair água quente, tem que abrir pouco o chuveiro, mas aí ele fica desligando toda hora

=(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com seu chuveiro elétrico?