Posse legal de arma de fogo. Como fazer?

Autor Mensagem
Luiz Almeida
Veterano
# dez/09
· votar


Headstock invertido

Apesar de serem "idênticas", não são réplicas ou simulacros.
Existe uma nova portaria que ainda não foi aprovada, que trata de airsoft (que utiliza armas idênticas as originais) de forma diferente.

Airsoft é airsoft.
Réplica é réplica.
Simulacro é simulacro.

_Dio
Veterano
# dez/09
· votar


Aê, vou comprar minha "réplica" enquanto é tempo!

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


Luiz Almeida
Airsoft é airsoft.
Réplica é réplica.
Simulacro é simulacro


Ok, mas na prática e de forma objetiva, qual a diferença entre as 3?

Luiz Almeida
Veterano
# dez/09 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


Headstock invertido

Vou falar específicamente do airsoft.
São armas de "pressão" por ação de mola (elétrica ou não) ou gas.

Réplica:
Qualquer coisa que se pareça com outra (lógico), mas não funciona.

Simulacro:
Até funciona em alguns casos, para instrução. Podem ser idênticas ou não.
Simulam algo.

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


Luiz Almeida
Hum, saquei, é que quando falei replica ali quis me referir às armas de pressão que se parecem fisicamente com armas de verdade, cor, formato etc... Pq vi umas transparentes e tal :)

Luiz Almeida
Veterano
# dez/09
· votar


Headstock invertido

Pesquise por "qg airsoft" e por "camuflagem airsoft".

Esqueça as transparentes.

DarkMakerX
Veterano
# dez/09
· votar


ROTTA
Ué?! Tu não eras radicalmente contra?

Por isso ele vai lutar contra quem é contra a idéia dele!

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


Tô fazendo uma listinha aqui de quem eu não devo zuar no OT.
Tem mais gente bem armada e treinada aqui que na Polícia.

TWT ICE
Veterano
# dez/09
· votar


lula_molusco
hahahaha
o Sam, no caso, além disso pode te banir, o que seria bem pior!

Luiz Almeida
Veterano
# dez/09
· votar


TWT ICE

Banir é o de menos, é só criar um multi e voltar..... mas e os "outros"????

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# nov/10
· votar


Penta_Blues
Quanto a ter uma arma legalmente, não é necessário ter CR

Você tem certeza disso?

Ricardo_Bill
Veterano
# nov/10
· votar


Arcanjo Lúcifer
pra ter em calibre permitido não é necessário CR mesmo. tem a papelada envolvida, mas é a obrigatória de armas de fogo mesmo.

a posse para defesa do lar é permitida no local de trabalho ou em casa, desde que cumpram as normas e burocracias.

pra ter em calibres restritos, tanto pra esporte ou coleção, aí sim precisa de CR (atirador ou colecionador), que libera o transporte (via GT) e estipula uma quantidade máxima de munição a ser guardada.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# nov/10
· votar


Ricardo_Bill
é, li aqui um artigo sobre...

é que achei estranho,
uma airsoft 6mm, porém, movida a gás, é necessário CR, certo?

é o cúmulo da incoerência

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# nov/10
· votar


Mas que boa pergunta, Marcelo Tas.


/tópico
/slow

GiulianoB
Veterano
# nov/10
· votar


porte cidadao civil nao tira mais , salvo raras excessoes, mas se for maior de 25 anos se nao me engano, com ficha limpa na policia, e fizer exames psicologicos e outras burocracias, consegue comprar uma arma para manter em casa para defesa propria.

Luiz Almeida
Veterano
# nov/10
· votar


GiulianoB

Desde que prove a efetiva necessidade....

Arcanjo Lúcifer

é que achei estranho,
uma airsoft 6mm, porém, movida a gás, é necessário CR, certo?

Sim, está certo, mas fica uma pergunta aos que queiram "apostilar" esse tipo de arma, apostilar aonde??? Nem o EB sabe!

Penta_Blues
Moderador
# nov/10 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Arcanjo Lúcifer
Você tem certeza disso?
Certeza absoluta. Antes de ser designado para missão no exterior fui chefe do SFPC (Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados) em minha Unidade.

Luiz Almeida
No meu entendimento, a legislação é clara quanto à importação das armas do tipo Airsoft. Para esta atividade é obrigatorio o registro no Exército, ou seja, o interessado deve possuir CR. Para o apostilamento de tal arma, o R-105 estabelece o que é de uso permitido ou o que é de uso restrito. No exemplo que foi dado, a airsoft de 6mm necessita de apostilamento, pois em legislação complementar, toda arma a gás e a de mola acima de 6mm deve ser registrada. Nos casos de mola até 6mm, apesar de ser necessário o CR para sua importação, não é necessário o apostilamento pois não se trata de arma de uso restrito.

Valeu!!!

Ricardo_Bill
Veterano
# nov/10
· votar


Penta_Blues
exatamente.
só que quando se pede apostilamento e GT para levar a arma a gás, o pessoal do SFPC não sabe direito o que fazer, pq não há GT para arma de pressão.

mas aí, é questão de burocracia e adaptação.
vc era de qual SFPC?

Penta_Blues
Moderador
# nov/10
· votar


Boa noite!!!

Ricardo_Bill
Cara, olha só o que diz a Port 002-COLOG, de 26 Fev 10:
Art 13 - A Guia de Tráfego para o trânsito de armas de pressão por ação de gás comprimido e armas de pressão por ação de mola de uso restrito, será necessária em qualquer situação"
Depois há parágrafos que fazem referência às de uso permitido. Caso em que não é necessário a GT, mas um comprovante de origem lícita da arma.
Eu fui do SFPC de Campinas, 2o BLog.
Valeu!!!

Luiz Almeida
Veterano
# nov/10
· votar


Penta_Blues

Mesmo com essa portaria, "ninguém" consegue apostilar uma arma de pressão a gas ou ar pré comprimido (PCP). Não adianta ir ao EB que ninguém sabe como proceder.....

só que quando se pede apostilamento e GT para levar a arma a gás, o pessoal do SFPC não sabe direito o que fazer, pq não há GT para arma de pressão.

Penta_Blues
Moderador
# nov/10
· votar


Boa noite!!!

Luiz Almeida
Obviamente eu não posso falar em nome do SFPC, pois não estou atualmente na atividade, muito menos em nome do Exército, mas minha sugestão é que vc se dirija ao SFPC de vinculação, caso seja possuidor de CR, ou a qualquer outro SFPC e de posse da Portaria citada tire sua dúvida.
No Art 17, há clara orientação para o registro das armas a gás em qualquer calibre e das armas a mola acima de 6mm:
Art 17 - As armas de pressão por ação de gás comprimido e as armas de pressão por ação de mola de uso restrito devem estar apostiladas no registro do proprietário.
A não ser que haja recomendação específica para as armas do tipo Airsoft, que eu não tenho conhecimento, sou de parecer que as mesmas se enquadram na determinação, pois apenas as elétricas deste tipo não estão previstas na legislação.
Valeu!!!

Luiz Almeida
Veterano
# nov/10
· votar


Penta_Blues

Entendo, mas acho que você não me entendeu.

Nenhum SFPC está apostilando a gas ou pré comprimido, pois não tem nenhum procedimento para seguir. Criaram a portaria e não criaram meios para cumpri-la. Todos os atiradores que procuraram os SFPC's para apostilamento, voltaram para casa com a seguinte orientação: "Aguarde até que o EB venha a divulgar novos procedimentos de como apostilar."

Airsoft elétrica, pertence a categoria a mola.

Abraço.

qew
Veterano
# nov/10
· votar


Posse legal de arma de fogo. Como fazer?

Tipo, pega o documento da posse, pinta e faz uns desenhos psicodelicos... vc vai ter uma posse mó legal \o\

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Posse legal de arma de fogo. Como fazer?