Chegou meu CD do Ubuntu 8!

Autor Mensagem
Negotiberio
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian

Qual das 50 distros vai ser paga?

Sab_Ian
Veterano
# mai/08
· votar


Negotiberio

Ubuntu Studio, 8.04, qualquer uma que seja boa demais para o Windows.

Ronin
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian
Improvável... o código aberto não permite isto. Não existe 1 Linux, gerido por uma empresa, e coisa e tal, que possa simplesmente dizer, de uma hora para outra, agora é pago.

Ao contrário... se alguém resolver fazer uma distro paga do Linux, outros usuários simplesmente pegam o código fonte atual disponível, e continuam a partir de lá.

É diferente do AVG que é gratuito, mas não é código livre (não confunda... código livre (open source) e gratuito são coisas diferentes), e possui uma empresa que o controla e governa. O Winamp tbém é gratuíto mas não é código livre, assim sendo, pode virar pago de uma hora para a outra (na real, já o é... tem a versão grátis, e a versão Pro que é paga).

Reverter o processo de gratuidade do Linux (e de outros OpenSources) é impossível, pois o código está acessível para todos os interessados... qualquer programador pode continuar o processo caso outros parem.

Negotiberio
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian
Negotiberio

Ubuntu Studio, 8.04, qualquer uma que seja boa demais para o Windows.


Todas vão ser pagas então...
OMG
Oo

Sab_Ian
Veterano
# mai/08
· votar


Ronin

Concordo, obrigado pela explicação, eu tinha mesmo essa dúvida. Mas será que não há nenhuma chance da Microsoft passar a sofrer fortemente com o crescimento do Linux a ponto de criar algo muito revolucionário para bater de frente com os desenvolvedores do Linux? Qual o lucro que os desenvolvedores do Linux tiram ao ficar atualizando e criando um sistema para os outros? Não que eu queira que isso acabe, e nem estou defendendo o Windows, mas acho que falta pouco para o Linux substituir o Windows. Porque isso ainda não aconteceu? Será que não há um acordo por trás disso tudo?

Sab_Ian
Veterano
# mai/08
· votar


Negotiberio

Todas vão ser pagas então...

É e valeria a pena se fosse o mesmo preço. Mas entre Linux e Windows (com excessão da pirataria), você pagaria o mesmo preço do software Windows no Linux, se esse tivesse preço?

Negotiberio
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian
Negotiberio

Todas vão ser pagas então...

É e valeria a pena se fosse o mesmo preço. Mas entre Linux e Windows (com excessão da pirataria), você pagaria o mesmo preço do software Windows no Linux, se esse tivesse preço?


Mah eh claro... Fora o preço, ainda tem a questão da segurança

Ronin
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian
Concordo, obrigado pela explicação, eu tinha mesmo essa dúvida.
De nada. Não sou defensor do Software Livre, mas convivo com gente que o é... assim, frequentando alguns eventos e etc, sei como algumas coisas funcionam. Vou tentar ajudar como puder.

Mas será que não há nenhuma chance da Microsoft passar a sofrer fortemente com o crescimento do Linux a ponto de criar algo muito revolucionário para bater de frente com os desenvolvedores do Linux?
Não seria o mundo ideal? A M$ cria algo revolucionário, então o pessoal do Linux cria um novo... a Apple chega e inova... e assim por diante... os produtos evoluem assim, e assim é bom. Até pouco tempo atrás a Microsoft fazia o que queria, e todo mundo achava que era a única opção que existia.

Monopólio não é bom para ninguém, de lado algum.


Qual o lucro que os desenvolvedores do Linux tiram ao ficar atualizando e criando um sistema para os outros?
Muitas pessoas o fazem por gosto, puro e simplesmente... outras são pagas por empresas ou instituições governamentais... o Ubuntu, por exemplo, é patrocinado por um ricaço Sul Africano que possui, além do Ubuntu, diversas atividades filantrópicas.

Como se ganha dinheiro com software livre... vendendo o serviço, e não o produto. Eu posso disponibilizar o código aberto, mas vender a instalação dele, ou um contrato de manutenção... posso cobrar também para inserir, sob demanda, certas funções no programa.

A Sun é uma empresa que ilustra bem o sistema. Ela abriu o código fonte de sua Suite de Escritório (StarOffice), que se tornou o OpenOffice (BROffice no Brasil). Hoje ela ainda vende o StarOffice... é exatamente o OpenOffice... só que vem com contrato de suporte, mídia, e toda uma biblioteca de templates, cliparts e etc... o que ela ganha com isto, milhares de programadores no mundo inteiro melhorando seus programas. Todo mundo ganha. Ela continua com seu foco nas grandes empresas (para quem o suporte rápido é importante), o público ganha a suite de graça, e o software fica cade vez melhor.

Não que eu queira que isso acabe, e nem estou defendendo o Windows, mas acho que falta pouco para o Linux substituir o Windows. Porque isso ainda não aconteceu?

Na minha opinião o Linux já o fez... mas só para o usuário padrão, aquele que usa o PC para ouvir música, ver filmes, navegar na internet ou fazer trabalhos de escola. Existem áreas que ainda estão carentes de apoio no universo do Software livre... a minha área, design gráfico, entre elas.

Outro ponto é o desconhecimento... para a maioria dos usuário Linux ainda é um bicho de 7 cabeças... rejeita-se muito rápido... o usuário abre, vê que é diferente, e desiste em 5 minutos. Todo mundo conhece um vizinho ou amigo que "sabe Windows" (sabe formatar o PC e instalar tudo de novo)... mas é raro alguém que realmente conheça o Linux. Ainda sofre-se o estigma de "coisa para nerd".


Será que não há um acordo por trás disso tudo?

Uma vez (postei aqui no fórum) o CEO da Micro$oft falou em uma entrevista. "Se for para piratear, que pirateiem o nosso." Esta é a política da Microsoft atualmente. Perceba, por exemplo, que piratear o Vista é mais fácil que era o XP.

Quando o Governo Brasileiro começou com o projeto "Um Computador por Aluno." e cogitou o uso do software livre, a M$ ofereceu as licenças do Windows gratuitamente. Claro... imagine toda uma geração de estudantes aprendendo o Linux!!

Assim vão funcionando as coisas. Enquanto o Windows for o OS mais utilizado do mercado, vai ser ele quem as pessoas irão procurar, e consequentemente será para ele que trabalharão as empresas que criam software... a M$ teme que o vento mude, pois se a balança começar a pesar para o lado do Linux, pode ficar muito difícil reverter o processo.

Sab_Ian
Veterano
# mai/08 · Editado por: Sab_Ian
· votar


Ronin

imagine toda uma geração de estudantes aprendendo o Linux!!

Aqui no laboratório que eu trabalho todas as máquinas são Linux. Há uma série de vantagens. Tela azul no Linux é para configurar, no Windows é para formatar. Muito mais fácil usar o terminal gráfico, os comandos são inúmeros e sempre há mais de uma solução para o mesmo problema.

Outro ponto é o desconhecimento... para a maioria dos usuário Linux ainda é um bicho de 7 cabeças... rejeita-se muito rápido... o usuário abre, vê que é diferente, e desiste em 5 minutos.

Gostei dessa sua colocação. Esse desconhecimento é por conta do usúario "next, next" do Windows. Informações para Linux na internet é o que não falta, basta procurar fala aê.
Eu ainda não troco Windows por Linux por conta da imcompatibilidade com alguns aplicativos. Fora isso, formatar Linux é realmente uma coisa bem difícil de ocorrer. Feita a instalação correta, já era, é só usar e pronto.

Mas, acho que o Linux não existiria se não fosse o Windows para introduzir o sistema operacional mais comum.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# mai/08
· votar


Mas, acho que o Linux não existiria se não fosse o Windows para introduzir o sistema operacional mais comum.
o windows surgiu depois do unix

Sab_Ian
Veterano
# mai/08
· votar


And the meek shall inherit the earth

o windows surgiu depois do unix

Mas era em modo texto, estilo DOS. Digo na versão gráfico.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# mai/08
· votar


Sab_Ian
o linux também é

WeslleyGuilber
Veterano
# mai/08
· votar


Recebi o Ubuntu 7 pelos correios...demorou pacas...pior, tava dando erro de instalaçao...entao instalei o Mandriva.

paranauê
Veterano
# mai/08
· votar


Recebi o Ubuntu 7 pelos correios...demorou pacas...pior, tava dando erro de instalaçao...entao instalei o Mandriva.


Antes Ubuntu que Mandriva...bota um Fedora aí, distro true

NoAlarms
Veterano
# mai/08
· votar


Tou com a maior vontade de baixar esse Ubuntu de tanto que a galera fala, mas tenho medo de fazer besteira e zoar todo meu computador..

Voces conhecem algum site que ensine as "manhas" do Unbuntu?

Abracos

Villts
Veterano
# mai/08
· votar


NoAlarms
http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-paradise/

Aqui tem o tutorial pra configurar ele todo... no começo eu usei isso, agora tou até me virando um pouquinho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chegou meu CD do Ubuntu 8!