Computação nas nuvens vai baratear acesso à internet, aposta Google

    Autor Mensagem
    Dark Luke
    Veterano
    # mai/08


    Na última década, Mountain View se tornou uma das principais cidades do famoso Vale do Silício, na Califórnia. Aqui fica o Googleplex: o conjunto de prédios foi montado pra reproduzir o ambiente de uma universidade. Mas é o quartel-general de uma empresa-símbolo do século 21.


    Veja o site do Jornal da Globo

    E nesse campus, mais do que nunca, os engenheiros do Google andam com a cabeça bem acima das montanhas. Eles agora vivem nas nuvens. Decididos a nos levar com eles. O chamado 'cloud computing', ou 'computação nas nuvens', é um conceito. é o futuro. Na sua casa, só um teclado, um mouse e um monitor - ou qualquer aparelho parecido. O PC será apenas um chip ligado à internet, a "grande nuvem" de computadores.

    As fotos da família, os vídeos, a planilha com as contas da empresa, os textos... Virtualmente, tudo pairando sobre nós. Você acessa seus dados de qualquer computador, em qualquer lugar. E mais do que isso: os programas também ficam nas nuvens. Você recebe em sua tela o processador de textos, o editor de fotografias, enfim, o software que bem entender.


    Computadores baratos

    Se tudo acontecer como imaginam os engenheiros do Google e de outras empresas que apostam na computação nas nuvens, num futuro próximo os computadores poderão ser muito mais baratos e usarão programas oferecidos quase sempre de graça, pela internet. Seria a definitiva inclusão das camadas mais pobres da população no mundo digital.

    "Eu diria que o computador do futuro é a internet", afirma Eric Schmidt, atual presidente do Google. "Hoje, se você tem um problema no computador, está tudo perdido, é terrível. Mas, com a computação nas nuvens, não importa se você usa o celular, o computador ou qualquer outro aparelho, tudo estará guardado na internet."

    Com a informação na internet, os computadores vão precisar de menos capacidade, pordem ser reduzidos a uma configuração mínima e tendem a ficar muito mais baratos.
    "A computação nas nuvens é a maneira mais simples e barata de se ter acesso à internet. Pessoas com pouco dinheiro hoje não têm acesso a computadores. E nós poderemos oferecer esse acesso", diz Schmidt. Quem ouve, até pensa que o executivo está fazendo filantropia. Mas, não se engane, ele está sempre falando de negócios. De olho em competidores gigantes, como a Microsoft.

    Se Schmidt e os engenheiros do Google estiverem certos sobre o futuro dos computadores, empresas mais tradicionais vão enfrentar dificuldades. Por isso a Microsoft tentou tanto comprar o portal Yahoo. Seria um jeito de trazer pro lado deles gente talentosa e produtos que já deram certo na internet, uma área em que a empresa de Bill Gates não teve o sucesso esperado.


    Concorrência com Microsoft

    A guerra pelo futuro da computação ainda vai ter muitos rounds e, certamente, poucos vencedores. Schmidt, no entanto, diz que não vê no fundador da Microsoft um rival. "Não, eu não tenho pesadelo com Bill Gates. Eles é que estão lutando contra nós", diz o presidente do Google. "Tentamos não brigar com a Microsoft porque, se você olhar pra história, as empresas que brigaram com eles acabam se dando mal justamente por terem gasto energia pra enfrentar a Microsoft."

    Segundo Schmidt, também não faz parte dos planos do Google abocanhar o Yahoo. "Preferimos comprar pequenas idéias e integrá-las ao Google." A última grande aquisição custou o equivalente a R$ 5 bilhões. Foi o site Doubleclick, pra ampliar as vendas de publicidade, o que, por enquanto, é a maior fonte de renda do Google.

    Mas o sonho de quem inventou a ferramenta de busca mais poderosa da internet é continuar sendo o berço das inovações. Por isso, os funcionários dedicam 20% do tempo de trabalho pra projetos pessoais. Isso mesmo: a empresa paga pra eles inventarem o que bem entenderem. Foi assim que nasceram, por exemplo o Gmail e o Orkut.


    O padeiro do Google

    Mas a pergunta agora é por quanto tempo as coisas vão continuar desse jeito. Será que o passado ajuda a responder? Conheça Craig Silverstein: quando a empresa era pequena, ele era conhecido como Craig, o padeiro. Duas vezes ao dia, na cozinha do escritório, trocava o computador pela farinha. "Eu preparo o pão e saio oferecendo aos colegas", dizia Craig.

    Em outubro de 2000, Craig Silverstein era o diretor de tecnologia de uma empresa com apenas duzentos funcionários. Um jovem sonhador, de classe média, em seu primeiro emprego.

    Oito anos depois, Craig, de barba e com muito menos cabelo, é um discreto milionário no bandejão da empresa. Ele conheceu o sabor da fortuna quando o Google fez sua primeira oferta de ações, em 2004. O diretor deixou de ser o padeiro das horas vagas, mas não mudou o jeito de engenheiro sonhador. "O que é importante para mim é a tecnologia, as idéias. Encorajamos as pessoas a continuar fazendo coisas novas aqui dentro", afirma.

    Assim os engenheiros que vivem ao pé das montanhas do Vale do Silício, com as mãos no teclado e a cabeça nas nuvens, se mantêm no limite da inovação tecnológica. E, mesmo quando trocam os computadores pela bicicleta ou pela a descontraída sinuca, jamais esquecem que a missão de todos aqui é inventar o futuro.


    Fonte

    Parabéns aos que lerem tudo...

    Dogs2
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Parabéns aos que lerem tudo...

    nem li :/

    Chespirito
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Dark Luke

    Assisti no jornal da Globo ontem. Legal a reportagem!!!

    Dark Luke
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Chespirito
    Pois é.

    Mas não sei... eu não acho que isso vá dar muito certo...

    Grandes empresas de hardware não iam deixar isso acontecer...

    Jio-kun
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Dark Luke

    Computação nas nuvens

    Herege.

    Enfim, quero ver o tanto de praga da internet e hackers que vão ter para ferrar nossos "arquivos nas nuvens"...

    Jio-kun
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Dark Luke

    Computação nas nuvens

    Herege.

    Enfim, quero ver o tanto de praga da internet e hackers que vão ter para ferrar nossos "arquivos nas nuvens"...

    GAROTA
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Dark Luke
    Parabéns aos que lerem tudo...

    Assisti ontem..
    mas não gostei muito da idéia não.. pode ser que depois mude de idéia, mas acho desnecessário..

    Ronin
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    1 - A idéia funcionará para computadores domésticos, mas utilizar-se de programas e aplicativos hospedados na rede e dependendo da largura de banda para acessar e manipular seus dados será inviável para todos que usam informática de alto porte, como designer gráficos, arquitetos, CADistas e etc...

    2 - A idéia não é nova... na real o pessoal da Linux Foundation já utiliza esta idéia para levar a informática para alguns países da África, e querem trazer a idéia para o Brasil. Trata-se de um PC de baixo custo e consumo (custa menos de 50 US$ o PC), que só possui memória RAM, CPU e periféricos. Todo o resto, inclusive o softwares utilizados, ficam hospedados em uma rede... toda a região é coberta com uma rede do tipo iMAX.

    3 - Uma idéia muito semelhante está sendo vislumbrada para o projeto "Um Computador por Aluno" do Governo Federal.


    Na real, mais do que ter idéias inovadoras, o grande trunfo da Google é saber aplicá-las, fazê-las funcionar (ou fazer as pessoas pensarem que funciona), e fazer com que todos fiquem sabendo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Computação nas nuvens vai baratear acesso à internet, aposta Google