Utilidade Pública - Mercado Livre: Guia pra quem foi lesado.

Autor Mensagem
Rafael Walkabout
Veterano
# mar/08


Nesse link tem o procedimento passo-a-passo para quem for lesado no Mercado Livre e quiser recorrer à justiça:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1101422&tid=2586199851318944599

(quem não tiver Orkut, paciência.O texto não é grande demais pra quem quer se informar ou precisa, mas é grande demais pra postar aqui).

E aqui a "cópia" da petição inicial para o processo:

http://www.ceciliamusic.blogger.com.br/peti%E7%E3o_inicial_ML.htm

Eu compro no ML e nunca tive problemas e inclusive recomendo que comprem por lá.Na maioria dos casos o cliente é lesado por burrice/ingenuidade/etc, pois não desconfia de preços muito baixos ou não analisa de forma adequada o vendedor e todos os detalhes.

Mas ocorrem também casos onde é difícil imaginar a possibilidade de falcatrua.

De qualquer forma, não estou fazendo NENHUMA apologia contra o site, pois como disse, "uso ele, compro por lá e recomendo".

Mas não esqueçam: SEMPRE existe o risco da falcatrua.

Abraços por trás.

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/08
· votar


Aliás, olhem a história da mina:

"No dia 14 de dezembro de 2007, a Requerente efetuou a compra de um kit contendo uma máquina digital da marca Sony, modelo S650 - 7.2 Megapixels, um cartão de memória de 2GB (dois gigabytes), um carregador de pilhas mais quatro pilhas, uma bolsa case e um tripé, devidamente anunciados através do site da Requerida, no valor de R$439,00 (quatrocentos e trinta e nove reais)."

UHauhauhaua porra, facilitou, hein!É aquela velha história:"Quando a esmola é demais, o Santo desconfia".

Pow, acreditar nessa oferta é foda.Posso estar equivocado, mas acredito que não.

De qualquer forma, valeu pelo exemplo pra quem for lesado.Ali naquelesl inks está praticamente "desenhado" todo o processo.

Carpano-Jr.
Veterano
# mar/08 · Editado por: Carpano-Jr.
· votar


Podiam criar um perfil no Orkut pro pessoal do OT que nao tem Orkut pessoal poder acessar. Pq além de tudo, existe muita utilidade pública no Orkut.

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/08 · Editado por: Rafael Walkabout
· votar


Carpano-Jr.
Por que nao criam um perfil no Orkut pro pessoal do OT que nao tem Orkut pessoal poder acessar, pq além de tudo, existe muita utilidade pública no Orkut.
(2)

Boa.E no momento não imagino nenhum sacana do tipo que entraria e mudaria a senha, como ocorria uma época aqui no FCC sempre que era feito algo nesse sentido.

É realmente bastante útil esse conteúdo que postei.Espero nunca precisar, mas se precisar, será uma "mão na roda".

Guitar_L
Veterano
# mar/08
· votar


Rafael Walkabout
Legal isso man. Já comprei uma placa de vídeo no ML de R$450, mas por Mercado Pago. Do jeito normal eu não arriscaria nem ferrando.
Carpano-Jr.
A idéia é boa, mas algum idiota mudaria a senha pouco tempo depois...
Abraços

TiCk_NoRrIs
Veterano
# mar/08
· votar


Carpano-Jr.

A idéia não eh ruim. Seria uma "mão na roda".

Carpano-Jr.
Veterano
# mar/08
· votar


Rafael Walkabout
Nao digo liberar a conta publicamente, mas passar só pro pessoal que todos sabem que realmente estão interessados em algo útil.

Ch4p0L1N
Veterano
# mar/08
· votar


Carpano-Jr.
Podiam criar um perfil no Orkut pro pessoal do OT que nao tem Orkut pessoal poder acessar. Pq além de tudo, existe muita utilidade pública no Orkut.

qnt tempo vc acha que ia durar a senha? eu aposto em 8 minutos

tncv
Veterano
# mar/08 · Editado por: tncv
· votar


legal o topico.

tncv
Veterano
# mar/08
· votar


por que esse povo não um profile logo?

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/08
· votar


Guitar_Luppi
Legal isso man. Já comprei uma placa de vídeo no ML de R$450, mas por Mercado Pago. Do jeito normal eu não arriscaria nem ferrando.
yeah yeah!Produtos de maior valor só pelo "Mercado Pago" mesmo.Esempre analiso diversos fatores antes de comprar.O que peguei de maiscaro lá até hoje foi um Play 2, mas sempre deu tudo ok.

No exato momento estou com 3 negociações em andamento simultaneamente.Dois desses produtos devo estar recebendo na Segunda-Feira e o outro eu finalizei hoje e depositarei na próxima semana.

Carpano-Jr.
Nao digo liberar a conta publicamente, mas passar só pro pessoal que todos sabem que realmente estão interessados em algo útil.
Entendo.Eu até procurei imaginar algum modo de disponibilizar o texto pro pessoal sem que fosse pra downoad, mas nãoconsegui pensar em nada.

Grow
Veterano
# mar/08
· votar


eu Tô numa situação meio estranha, comprei o negócio do kra pelo mercado pago dae a parada extraviou, mas enquanto os correios não confirmarem q a mercadoria sumiu o kra não vai liberar q o mercadopago devolva meu dinheiro...

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/08 · Editado por: Rafael Walkabout
· votar


Pessoal, tenho lido pela net MUITOS exemplos bem sucedidos de usuários do ML que conseguiram seu dinheiro de volta.

Entraram com o processo no Tribunal de Pequenas causas e conseguiram recuperar, em pouco tempo, o valor perdido (e a maioria com acréscimos de R$50,00 a R$150,00 rais a mais, em média).

Se forem lesados, sigam em frente e entrem com a ação.Em 100% dos casos o representante do ML já chegou com proposta de acordo na primeira audiência, depositando posteriormente o valor dentro de um prazo de 20 dias, sendo este SEMPRE igual ou pouco maior ao valor perdido pela vítima em questão.

Na proposta de acordo oferecida pelo ML, além do valor oferecido, consta que a vítima deve desabilitar seu cadastro/usuário do site.

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/08
· votar


Vejam como tem gente que facilita e por isso cai nos golpes:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-60883700-so-aqui-calculadora-fi nanceira-hp-12c-por-17900-lacrada--_JM

O preço dessa calculadora em camelô varia entre R$220,00 e R$250,00.
O cara que acreditar num preço como o desse anúncio(R$179,00) e com frete grátias, é MUITO ingênuo.E tem gente que fornece até o CPF ¬¬

Por essas e outras que eu digo: a maioria dos casos ocorre por falta de atenção dos compradores.

*Como o Mercado Livre é parceiro do Fórum, acho que convém discutirmos o assunto e orientarmos/ajudarmos os usuários do ML*

Diino
Veterano
# mar/08
· votar


"...um carregador de pilhas mais quatro pilhas, uma bolsa case e um tripé..."

humm safadeenha

Bizet
Veterano
# mar/08
· votar


"...um carregador de pilhas mais quatro pilhas, uma bolsa case e um tripé..."

humm safadeenha


Hummm retardaaado...

Bizet
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bizet
· votar


Bem útil isso ae, valeu. Pretendo comprar uma placa de vídeo no ML, isso vai servir. Mas eu não sabia que a justiça interferia em casos de compra pela internet :S

Pati Cobain
Veterano
# mar/08
· votar


Podiam criar um perfil no Orkut pro pessoal do OT que nao tem Orkut pessoal poder acessar. Pq além de tudo, existe muita utilidade pública no Orkut.

A intenção foi boa, mas como disseram a senha não duraria nem... 2 min =]


Que custa fazer um? Não gosta de orkut só não entrar em comunidades, não por seu nome nem nada... não vejo pq não fazer um perfil só pra olhar o que te interessa.

Só se tem alguma dificuldade aí que não sei qual é =S

diego gr
Veterano
# mar/08
· votar


Alguém já comprou produto usado vendido por uma pessoa e não por loja?
Eu sempre compro no ML de loja, mas queria saber se é muito risco comprar de outra pessoa que more longe, no Amapá, por exemplo (sou do RS)

Carpano-Jr.
Veterano
# mar/08 · Editado por: Carpano-Jr.
· votar


Fiz uma página no GooglePages pra postar o texto:
http://utilidadepublicaot.googlepages.com/home

Podemos usa-la ainda para dar a chance pra quem nao tem Orkut poder ler os textos postados aqui, ou apenas para reunir textos interessantes que possam vir a calhar pros usuarios.

Carpano-Jr.
Veterano
# mar/08
· votar


up

Rock Charles
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
que rebelde você é, cara.


a própria anahí em pessoa.

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/08
· votar


Rock Charles
Diino
Private Pyle
Deixem os comentários aleatórios/esparsos/imbecis para outros tópicos, por favor.

Carpano-Jr.
Fiz uma página no GooglePages pra postar o texto:
http://utilidadepublicaot.googlepages.com/home

Boa!

diego gr
O ideal seria ver o link com o produto e vendedor em questão, pra analisar.

diego gr
Veterano
# mar/08
· votar


Rafael Walkabout
O ideal seria ver o link com o produto e vendedor em questão, pra analisar.
nao sei se eu teria coragem de fazer deposito antes do cara enviar o produto, só se fosse de alguma cidade perto daqui

Diino
Veterano
# mar/08
· votar


Bizet
pfff
um piá trovando, nao vo nem fala nada p nao me estressar.

-

o cara p ser lesado no ML tem q ser mto tapado mesmo.

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/08
· votar


diego gr
nao sei se eu teria coragem de fazer deposito antes do cara enviar o produto, só se fosse de alguma cidade perto daqui
É, se tem dúvidas ou se não confia plenamnte, melhor não ir em frente.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Muitas pessoas estão indo no meu orkut pra pedir como eu fiz pra ganhar o dinheiro de volta. Resolvi fazer esse tópico pra explicar direitinho pra que vocês possam também ir atrás do prejuízo!!

1º: Você precisa reunir todas as provas que comprovem que você foi lesado.
Imprima o anúncio do produto, a página das qualificações positivas falsas, os pontos do vendedor, todos os e-mails que vocês trocaram durante a negociação principalmente aquele que ele lhe passa a conta pra depósito e o código de rastreio. Se o código for falso, imprima também o trajeto lá no site do Correio pra mostrar que o destino era também falso. Junte também o comprovante do pagamento, do depósito na conta do golpista.

2º: Agora, você precisa redigir sua petição inicial, que é como se fosse o cartão de entrada pra sua ação. Eu disponibilizei o modelo da minha, no meu blog, vocês podem acessar no link abaixo (não é vírus):

http://www.ceciliamusic.blogger.com.br/petição_inicial_ML.htm
(caso o link não dê pra clicar, copie e cole no seu navegador)

Daí é preciso que, logicamente, vocês mudem algumas coisas como os dados pessoais de vocês e os fatos (como foi que o ocorreu a compra, dia que pagou, o que comprou, etc...) e o valor do pedido. No meu caso eu também pedi danos morais, mas como resolvi fazer o acordo, ganhei só o valor da máquina, o que já era o objeto mesmo.

3º: Imprima 3 cópias da petição e assine todas as folhas... isso mesmo... TODAS as folhas das 3 cópias. Duas vão ficar lá no Juizado e outra fica com você. Não tem necessidade tirar cópia das provas, somente anexar em uma delas e pronto.

4º: Procure o JESP CIVEL de sua cidade (JUIZADO ESPECIAL CIVEL). Lá, você vai levar sua petição e protocolizar... e a partir desse momento (na maioria dos casos) já vai ser dado a você o dia e a hora da audiência. No JESP não tem custa processual e se seu pedido for menor que 20 salários mínimos, você mesmo pode assinar, como foi meu caso, não precisando de advogado.

5º: Chegado o dia da audiência, se você não comparecer, a ação será extinta e você perderá a chance de ganhar o dinheiro perdido. Lá na audiência de CONCILIAÇÃO, geralmente o advogado do Mercado Livre já irá com a proposta de acordo pronta pra que acabe a ação ali.

Se você aceitar o valor que eles oferecem, será feito pelos conciliadores o Termo de Audiência constando que você aceitou o valor e a ação ali se dá por finalizada. O Mercado Livre em troca do acordo, irá pedir pra você desabilitar seu cadastro, pra que futuramente você não caia no mesmo erro e não vá a processá-lo novamente (eles são espertos).

Como eu acho que ninguém vai mais querer comprar por lá, aceite o acordo. Você dará o número da sua conta bancária e em até 20 dias úteis eles reembolsarão o valor combinado.

6º: Se eles não oferecerem acordo ou o valor for baixo e você não quiser aceitar, daí vai ser marcada outra audiência, de INSTRUÇÃO E JULGAMENTO, onde dai o juiz dará a sua sentença. O que ele determinar, as partes serão obrigadas a cumprir. Por isso, eu acho melhor aceitar o acordo, pois vai que o juiz não dá nada né? Fora que essa audiência pode demorar mais de ano... e a dor de cabeça só vai aumentando!

7º: Na petição há um pedido pra remeter cópia pro Ministério Público abrir a ação criminal de Estelionato contra o vendedor golpista. Se você tiver todos os dados pessoais dele, compensa pedir pra que mandem a cópia pra lá. O máximo que você irá fazer é ir lá depôr, mas quem vai ser o autor da ação será o MP e não você, o que já é uma vantagem.

Espero que tenha sido de grande valia!!

Quem estiver mesmo desesperado, tenho certeza que não vai ter preguiça de ler!

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Pessoal que estuda Direito, dêem uma força e analisem o post acima...
=)

Percival
Veterano
# abr/09
· votar


gente to com uma duvida:

Comprei semana passada um notebook usado no ML no valor de 520 reais. Paguei por mercadopago, mas hoje descobri que meu cadastro foi inabilitado sem motivo e eu sequer recebi um email informando o ocorrido. O produto ainda nao chegou, mas queria saber se, mesmo desabilitado, o vendedor irá receber o dinheiro?

Putaria esse MP :(

adao chagas
Veterano
# nov/14
· votar


Alguém chegou a ver esse anúncio no ML?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-606899097-arp-odyssey-_JM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Utilidade Pública - Mercado Livre: Guia pra quem foi lesado.