Utilidade pública: Limpeza de Coolers

Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Ch4p0L1N
ta jogando o ar quente de volta pra dentro
Pensei exatamente a mesma coisa quando vi.

Guitar_L
Veterano
# jan/08
· votar


Isso é verdade! Aliás, a limpeza do PC inteiro por dentro (por quem entende claro, não adianta mandar a faxineira enfiar o espanador lá dentro) é muito importante para a ventilação e conservação dos componentes.
Boa dica man.
Abraços

B4cK5p4c3
Veterano
# jan/08 · Editado por: B4cK5p4c3
· votar


O meu é do Sempron de 45 W. Fica a uns 30°C em uso normal com a temperatura ambiente a uns 32. Em jogo não chega a 40. Não uso nenhum cooler extra. Ele esquenta muito pouco, mesmo o cooler girando a 1500 rpm. É tão silencioso que me esqueço de que tá ligado.

sobrevivente
Veterano
# jan/08 · Editado por: sobrevivente
· votar


Não adianta... meu micro não trabalha com menos de 50ºC. =S
Processador Semprom 3000+.

B4cK5p4c3
Veterano
# jan/08
· votar


sobrevivente
Eu tinha um 2400 socket 462. Ficava pelos 50° mesmo...

Street Cat
Veterano
# jan/08
· votar


vi a temperatura agora e fica variando entre 28 e 35° dependendo do que eu estou fazendo que é no maximo ouvir musica =D

hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
http://img408.imageshack.us/img408/488/48809575of8.jpg

o gravador de DVD branco matou a estética do gabinete

Simonetti
http://paginas.terra.com.br/informatica/simonetti

que diabos é aquilo? faz mini-pizzas?

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll
que diabos é aquilo? faz mini-pizzas?

É meu Pc super-overclockado!!!!

Os dois coolers laterais são de 12cm, e controlados pelo bay-bus frontal, que tem ainda um display LCD que mostra velocidade dos coolers (todos eles), da CPU, GPU, etc, etc, etc.

Meu Pentium 4 originalmente é um 3.2HT, mas roda - estável - a 3.71 GHz. É mais barato fazer overclock do que comprar um computador novo a cada ano!

ele ainda é pau pra toda obra e vai durar muito tempo!

hard rock and roll
Veterano
# jan/08 · Editado por: hard rock and roll
· votar


Simonetti

e todos aqueles drives? só reconheci dois ali

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Só lembrando, a quantidade de poeira do cooler e do dissipador de calor é considerável.

Não faça isso na sua cama nem no chão da sala, de preferência faça no quintal ou até na rua.

Aí vc já pode aproveitar e verificar se todos os coolers estão girando; espaçar as HDs umas das outras e do DVD; organizar os cabos com cintas plásticas para eles ocuparem menos espaço, não encostarem nos coolers e não ficarem no caminho do ar (baixo pra cima).


Hehueiei minha placa de vídeo chega a 65º quando jogo alguma coisa, quando é jogo pesado, chega a 72. Vou fritar um ovo nela qualquer dia.

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll
e todos aqueles drives? só reconheci dois ali

É uma gaveta para HD, um DVD-RW e um CD-ROM.

Eu tenho ao todo 6 gavetas (1 gaveta = 1 drive). Dependendo do que estou fazendo, eu espeto o drive que quero. Por exemplo, tenho um drive que são apenas ISOs de games (pshhhh... vamos falar baixinho!)
Outro são filmes de máfia
Outro são clips de música

e por aí vai!

Somando os HDs internos e externos eu acho que já passei de 1,5 Tb

PS: Isto é só um dos computadores. São mais 4 na minha casa, que são meus (e mais 2 que não são!) mas este é o mais bruto em hardware.

Estou montando uma máquina que é um storage baseado em Linux, para onde vou migrar todos os HDs. Vou colocar todos os HDs que tenho nesta 1 máquina e vou usar iSCSI para acessar os dados. Aí acaba com este tanto de gaveta.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
e se der 1 raio ? e vc perder tudo man ? oO

hard rock and roll
Veterano
# jan/08 · Editado por: hard rock and roll
· votar


Simonetti
PS: Isto é só um dos computadores. São mais 4 na minha casa, que são meus (e mais 2 que não são!) mas este é o mais bruto em hardware.

a conta de energia deve ser uma maravilha hein?

eu já tou com pena de botar uma fonte mais potente aqui pq sei que vou ter que dividir a conta de energia com meu Pai...

os monitores de LCD tem uma diferença considerável mesmo quanto aos CRT ou é pouca coisa?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/08
· votar


Ch4p0L1N
nossa, vc q fez isso?? espero q não
esse asno ta jogando o ar quente de volta pra dentro


Esse cooler é meu...
Nada a ver o que você disse... ele mantém o pc trabalhando numa temperatura igual à do ambiente e tá jogando o ar quente pra dentro?

O pc trabalha a 39°C sem ele... se eu ligar, chega brincando a 32°C...

Street Cat
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
É uma gaveta para HD, um DVD-RW e um CD-ROM.

Eu tenho ao todo 6 gavetas (1 gaveta = 1 drive). Dependendo do que estou fazendo, eu espeto o drive que quero. Por exemplo, tenho um drive que são apenas ISOs de games (pshhhh... vamos falar baixinho!)
Outro são filmes de máfia
Outro são clips de música

e por aí vai!

Somando os HDs internos e externos eu acho que já passei de 1,5 Tb

PS: Isto é só um dos computadores. São mais 4 na minha casa, que são meus (e mais 2 que não são!) mas este é o mais bruto em hardware.

Estou montando uma máquina que é um storage baseado em Linux, para onde vou migrar todos os HDs. Vou colocar todos os HDs que tenho nesta 1 máquina e vou usar iSCSI para acessar os dados. Aí acaba com este tanto de gaveta.


vc quer atacar a sede da NASA ou o Pentagono?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/08
· votar


E outra... ele colabora demais com o cooler do processador... Basta eu desligá-lo que o cooler dele já começa a aumentar as rotações por minuto.

hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


The Blue Special Guitar

qual o teu PC? você faz overclock?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll
qual o teu PC? você faz overclock?


C2D E6400
2 GB de RAM
GeForce 7600GT
Abit AB9 Pro
320 de HD em raid zero ( 2 x 160 )
Gabinete mais barato do mercado

Embora eu tenha escolhido a ABIT pela boa capacidade de overclock, no momento não senti necessidade de fazê-lo.

Estou muito satisfeito com a máquina... exceto com o gabinete que não dá uma boa circulação de ar, compensado agora pelo cooler externo...

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


128556
e se der 1 raio ? e vc perder tudo man ? oO

Ótima pergunta, cara!

Quando eu mudei para este apartamento, o quarto que seria o escritório, que era um quarto de empregada, tinha apenas 1 tomada. A caixa de disjuntores do apartamento era de antes da I Guerra.

Eu refiz toda a parte elétrica do apartamento, com tudo da Siemens, protetores contra sobrecorrente, etc, etc, etc. O quarto de empregada, agora que virou meu escritório, tem até cabeamento estruturado!

E tem mais uma: um no-break APC de 1.5 kVA e módulo auxiliar de baterias, também da APC (estes dois custaram R$650, que eu achei supimpa!)



Street Cat
vc quer atacar a sede da NASA ou o Pentagono?

Claro que não. A NASA não tem nada de mais! Meu alvo é a NSA ou a CIA!

Sério: tudo que citei agrega à capacidade de armazenamento, não necessariamente a poder de processamento. O problema é que eu tenho filmes demais. De todos os tipos. Alguns são o dump do DVD inteiro, sem passar pelo DVD Shrink. Outros são downloads de filmes que não se acha para comprar, ou nunca foram lançados em DVD, como por exemplo "Fail Safe" (a versão de 2000), que jamais saiu em DVD, apenas em VHS para a BlockBuster, e é um dos melhores filmes que já vi.

Tenho também todos os filmes do Tinto Brass.

São mais de 100Gb só de MP3.

Mais de 100.000 arquivos do GuitarPro.

Mais de 30Gb de eBooks.

Isto sem contar os vídeos e fotos de família...

Street Cat
Veterano
# jan/08 · Editado por: Street Cat
· votar


só pra constar (mesmo que nimguem se importe), o meu é um desse.

http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=&ProdTyp eId=10&CatId=57459&PrevCatId=11101&ProdId=21252761&ST=BL57459&OperId=0 &CellType=2

mas nem ligo pra pc mesmo, só venho aqui e fico baixando coisa, ouvindo musica, usando office e vendo pdfs é o maximo, uso também pra trocar dados com os celulares e só.

ah o gabinete é de duas bais, não de uma como diz alí e o menitor é Samsung =D

Street Cat
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

ah mais eu falei mais por causa da foto lá uahuahuaha

hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


The Blue Special Guitar
Estou muito satisfeito com a máquina... exceto com o gabinete que não dá uma boa circulação de ar, compensado agora pelo cooler externo...

agora eu entendo o motivo do "cooler" externo..

Simonetti
São mais de 100Gb só de MP3.

bobonica!!, eu achava que tinha muito com meus pouco mais de 5GB, são quantas horas de música?

Street Cat

Celeron é castigo cara, tou muito insatisfeito com o meu, cachê L2 baixíssimo, duas abas no firefox com alguma coisa carregando no youtube e isso aqui já começa a travar, uma bosta! nem sei como consigo ter desempenho aceitável em jogos

Street Cat
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll

é cara os sempron são melhores, mas algums coisas não dependem só do hardware, tem gente que compra um pc e nem usa o desfragmentador de disco, navegador eu uso o enigma que é pequeno leve, baseado no IE, mas é bem mais rapido (quase como o Opera) e bem mais seguro que o IE =D, o meu pc ta aguentando bem, até pq eu nem jogo nada =D

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll
eu achava que tinha muito com meus pouco mais de 5GB, são quantas horas de música?

Estimando a 1Mb por minuto, em média, deve dar 102000 minutos = 1700 horas = 70 dias e 20 horas.

Obviamente algumas músicas são repetidas, pois eu tenho o hábito de baixar álbuns inteiros, e tem músicas que aparecem em mais de 1 álbum. Tem músicas também que estão em várias versões (ao vivo, studio, unplugged, nova regravação, remix, etc).

Quando sou eu quem vou passar do CD para MP3, eu passo a 192 kbps ou mais, e não a 128 como é de praxe (os do Led estão a 320 kbps!!!).

então os 70 dias é um valor hipotético. No entanto, deve dar uns 40 dias de música initerrupta sem repetir nenhuma!

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

Cara!
Você sabe alguma solução econômica para coolers com excesso de ruído?

Tenho um Celeron 1.0 GHz ( com 8 anos de uso ) e o cooler do processador faz muito barulho!
A placa mãe dele é antiga, e ele trabalha sempre no limite dos RPM! ( 6750 RPM )

Já lubrifiquei, melhorou um pouco, mas continua fazendo muito barulho!

Tentei reduzir os RPM, pois o processador trabalha numa temperatura baixa, mas nenhum programa foi capaz de fazer isso por mim... A placa mãe é antiga, não tem recursos nenhum...

O máximo que consegui fazer quanto ao controle do cooler foi desligá-lo, com o speedfan...

Esse Celeron trabalha a 40°C em média, mas daria pra aumentar um pouco a temperatura para reduzir o ruído...

É muuito barulho, cara...

Certeza
Veterano
# jan/08
· votar


o cooler do meu pc já era...tenho q limpar e passar óleo quase toda semana...nem fecho o pc mais dae aproveito pra manter ele limpo apesar de aberto...

Certeza
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
Meu gabinete:


http://paginas.terra.com.br/informatica/simonetti


Meu cooler, um Zalman CNPS 9500 LED, eu limpo anualmente com ar-comprimido.


caraca...parece um caixa eletrônico!!!

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/08
· votar


Um print do Celeron que eu havia comentado sobre o cooler barulhento:

http://img245.imageshack.us/img245/1738/pchj0.png

Esse PC tinha 128MB de RAM... Usa pente DIMM.
Ontem finalmente encontrei um pente de 512MB por um preço justo e comprei. Agora melhorou muito o desempenho da máquina, mas o barulho incomoda muito!

hard rock and roll
Veterano
# jan/08
· votar


uma pergunta aqui:

Qualquer gabinete padrão ATX com 4 baias tem espaço pra uma daquelas placas de vídeo gigantes?

Foto da placa de vídeo

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll
Qualquer gabinete padrão ATX com 4 baias tem espaço pra uma daquelas placas de vídeo gigantes?

Não necessariamente. Tem uns quem que a baia do floppy disk fica no meio do caminho.

E mais uma coisa: não é apenas o gabinete que tem que ter espaço: a placa mãe também tem. Tem umas que têm um tanto de capacitor alto na frente, ou ainda os pentes de memória, cooler de chipset, etc. Então, veja direitinho se a placa-mãe tem espaço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Utilidade pública: Limpeza de Coolers