Praticamente não tem mais volta! Licenciatura em Música! Como é, como será?

Autor Mensagem
B.Frusciante
Veterano
# dez/07


Pow agora fodeu
hahaha

É o seguinte, eu há tempos já estava pensando MUITO em fazer ou Física ou Música.
Fui sempre pendendo para o lado da música, ainda mais quando me motraram uns Jazz aí e Eric Johnson.
Hoje eu estou decidido que eu AMO a música, quero ter aulas para fazer um bom vestibular em Licenciatura(não bacharelado) de Música.
Agora quase tudo caiu de vez quando eu descobri que tirei 37 acertos(de 68) no PSS(Processo Seletivo Seriado, vestibular) na 1ª etapa! Para música esse resultado não foi tão ruim, já que aqui o curso é menos disputado(direito e medicina, por exemplo, que são cursos extremamente disputados, uma nota de 50 pontos seria razoável).

Mas eu pensei hoje, e se realmente não der dinheiro como dizem?
Como funciona e quais são exemplos de profissões nesse universo que poucos conhecem?

Um dos meus planos é começar trabalhando com 18 anos, morando ainda na casa dos pais, ganhar um salário de ~1000 reais e sustentar minhas aulas, equipamentos e até ajudar a família, será que dá para acontecer isso? Eu vou cursar na universidade federal, dizem que a da paraíba(UFPB) tem um ótimo curso de música, importaram(é assim que se fala?) um pequeno grupo de professores de músicas da Alemanha e Inglaterra para a universidade daqui, etc!

É sério isso, é um grande dilema..

Horcruxes
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
Mas eu pensei hoje, e se realmente não der dinheiro como dizem?
Quer minha opinião? Se é isso q vc quer, vai em frente. Se vc faz o q gosta, e faz bem, dinheiro é consequência. Siga em frente, man, e seja feliz!

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


olha, dificil dizer. se voce realmente ama musica, voce podera ser muito feliz.
não tenho noção dos salarios, mas os musicos que eu conheço se sustentam bem, não vejo nenhum deles passando situações de aperto.

agora, ganhar dinheiro mesmo tem que fazer cursos mais mercadologicos, tipo administração, engenharia, direito...

128556
Veterano
# dez/07
· votar


como o mano ai de cima disse

dinheiro é consequencia.. faça oq vc gosta

Rafael do Baixo
Veterano
# dez/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


B.Frusciante

Cara você com um diploma de licenciatura em música você já estará apto a dar aulas em cursos e em escolas que ensinem música,com carteira assinada,e assim amparado por todos os direitos dos trabalhadores.É um bom curso pra quem quer uma carreira mais voltada ao ensino,estudos e pesquisas gerais sobre música.

É um curso bom pra quem quer aprender realmente como dar uma boa aula de música para seus alunos,já que você vai aprender muita coisa na área pedagógica,o que vai te mostrar alguns métodos bem úteis pra ensinar.

Mas eu pensei hoje, e se realmente não der dinheiro como dizem?

Só faça faculdade de música se você realmente amar o que faz,se fizer pensando se vai ou não dar dinheiro,escolha outra profissão.Mas se é realmente o que você quer vá fundo.

Música dá dinheiro,o retorno nem sempre é rápido,já que dinheiro nesse meio é um reflexo de um trabalho de qualidade,responsabilidade,seriedade e de muito estudo,e só ganha quem corre muito atrás mesmo.

128556
Veterano
# dez/07
· votar


e além disso pense em sorte como sendo capacidade na hora certa

e coragem é fazer oq o coração quer

nettoroses
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
ja saiu o resultado do pss?
vou ver o meu

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


Pow valeu caras..

Realmente, é isso que eu penso, inspirado justamente no que já falaram aqui: Se eu realmente gostar do que eu faço, independente do que seja(a não ser que seja vagabundagem haha), e faça bem, o retorno pode ser bom tanto moralmente quanto fisicamente.

Agora, eu me toquei que Licensiatura realmente é mais para o lado de ensino, de ficar em casa várias horas estudando e preparando aulas e etc.
Eu gostaria sim de dar aulas, eu gosto disso(inclusive seria meu objetivo caso eu faça Física), mas não é o que eu queria, sabe?
Não existe outros ramos da música?
Tipo tocar em bandas como emprego, algo assim?

Valeu denovo gente, sempre ajudando aki ^^

B.Frusciante
Veterano
# dez/07 · Editado por: B.Frusciante
· votar


nettoroses
O PSS1 da Cooperve/PB, já.
Na verdade, saiu a uns 15~20 dias atrás..

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


nettoroses
Opa, desculpa ae.
Não quis dizer resultado em nota, e sim em nº de questões, saca?
Saiu(faz tempo) o gabarito e talz.

nettoroses
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
hum, ah ta, eu acertei 38 tbm, fiz pro segundo ano

Pianist
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
Cara vida de músico sempre foi e sempre será difícil.
Mas nada na vida é melhor do que a satisfação própria. Com peseverança você vei conquistar seu espaço, suas metas e sua vida melhor.

Vá em frente.

OBS: Vi uma entrevista de um músico que dizia:
"Devemos seguir sim os nossos sonhos, mas se você quer ser músico procure um emprego de meio expediente pra garantir o seu pão de cada dia, porque nem sempre haverá serviço pra você..."

Horcruxes
Veterano
# dez/07
· votar


Pianist
OBS: Vi uma entrevista de um músico que dizia:
"Devemos seguir sim os nossos sonhos, mas se você quer ser músico procure um emprego de meio expediente pra garantir o seu pão de cada dia, porque nem sempre haverá serviço pra você..."

Depende. O cara quer trabalhar como professor, um ramo mais seguro e com emprego mais garantido.

Rafael do Baixo
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante

Não existe outros ramos da música?
Tipo tocar em bandas como emprego, algo assim?


Existem vários outros ramos na música,você pode trabalhar como side-man,músico de estúdio,técnico de som,produtor,concertista entre algumas outras funções,mas a maioria são empregos informais.

Mas emprego com carteira assinada,apenas como professor,membro de orquestra,e caso seja contratado por algum estúdio,gravadora ou produtora de eventos como técnico de som,produtor e músico de estúdio,fora isso eu não conheço mais nenhum.

O ideal é que os músicos de estúdio tenham um diploma de Bacharel,já que um diploma mostra que você é realmente apto e responsável pra exercer a sua função,já que não é qualquer um que termina um faculdade de música,é bem puxado o ritmo.

Eu vou fazer Bacharelado,pois quero tocar em orquestra e ser um músico de estúdio então é algo vital pra mim,já que em orquestra só toca quem tem diploma.

Mas nada impede você fazendo Licenciatura de atuar como side-man,tocando em várias bandas.

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


Rafael do Baixo
Hmm..

Mas Licenciatura já inclui bacharelado?
Era isso que eu estava imaginando, produtor, músico de estúdio, etc..

Além dam questão do ensino e td mais, existe outra diferença entre bacharelado e licenciatura?

Valeu ^^

Pardal
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante

O que o Rafael do Baixo falou é bem acertado. Eu faço licenciatura em Música. Aqui em BH e proximidades eplo menos surgem boas oportunidades de emprego, do tipo ganhar R$ 1050,00 com carga horária de 20 horas. Meu professor de flauta transversal trabalha em educação musical em Ribeirão e ganha isso. Eu não pude pegar um emprego semelhante pois faço o curso de manhã. Dica: se quer ser professor, procure fazer o curso à noite para poder ter um bom horário para expediente, mesmo como professor.

Horcruxes
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
Mas Licenciatura já inclui bacharelado?
Até onde eu sei, não. Tipo, se vc fizer bacharelado, dá pra, no meio do caminho, fazer licenciatura simultânea, mas não o contrário.

Além dam questão do ensino e td mais, existe outra diferença entre bacharelado e licenciatura?
Não sei... acho que o ensino no bacharelado é bem mais técnico, enquanto na licenciatura, além de aprender o q vc vai ensinar, tem q aprender tbém a como ensinar, como se portar diante dos alunos, essas coisas.

Pardal
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante

Em geral na licenciatura eles pegam mais leve com o instrumento pois você aprende didática. Em geral, os alunos de bacharelado saem tocando mais que os licenciados. Mas isso depende mais de você que do curso.

conehc
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
Se fosse escolher entre bacharelado e licenciatura eu tbm teria ido de licenciatura. Tenho um amigo que faz educação musical e no segundo período ele ja dá aula em uma escola infantil e trabalha pra um coral dando aulas de musicalização. Sem contar que por estar no meio ele consegue varios contatos e está pegando muitos trabalhos que vao desde acompanhar cantores em bares a gravar programas de tv. Você só nao pode ser fresco, falar que esse ou aquele estilo nao toca, que nao trabalha com criança, etc...

agora, se fez a escolha certa ou nao, faça como eu: apesar de me perguntar até hoje se eu deveria ter cursado ciencia da computação (passei no vestibular pra isso) ao inves de ciencia da computação, eu nunca entro no juizo de ter feito escolha certa ou errada - foi uma escolha e só. O mercado ta escancarado pra programadores e em compensação um bacharel em relaçoes internacionais nem sei o que faz, mas o que posso fazer ne?

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


Putz, desde que eu fiz esse tópico eu já saí aprendendo mais de 200% do que eu sabia, valeu aê gente, devo muito a vcs!


Esse lance que conehc disse é foda, pq eu queria muito ser mais focado à música e ao instrumento, não se distrair muito como a licenciatura faz. Será que se eu fizer como
Horcruxes disse, o caso de eu fazer bacharelado e por cima fazer a licenciatura(mas como?), eu posso ter as mesmas oportunidades de trabalho, como professor e assim mantendo vários contatos até, por acaso, se um desses contatos acabe me levando para o que eu realmente queira, que eu creio que seja entrar na 'estrada'... Pior é que eu digo isso como se fosse ser um produtor, roadie, side-man ou acompanhando bandas(claro que eu queria entrar numa banda e ficar famoso, quem não queria?) e viajar a vida toda.. nem é isso que eu quero exatamente...
Ah, sei lá :p

Mas a pergunta nesse momento mesmo são essas:
Se eu fazer bacharelado e por cima fazer a licenciatura(mas como?), eu posso ter as mesmas oportunidades de trabalho ou pelo menos parecidas com uma Licenciatura?
E como é isso de fazer bacharelado e licenciatura por fora?

Valeu denovo ^^

128556
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
faça bacharelado e licenciatura

Rato
Veterano
# set/08
· votar


e coragem é fazer oq o coração quer

essa vai pro caderno =D


mas e aí? q fim deu essa história? =D

Grow
Veterano
# set/08
· votar


o dogs2 faz música, só q bacharelado...

B.Frusciante
Veterano
# set/08
· votar


Acabei optando por fazer engenharia elétrica

Minow
Veterano
# set/08
· votar


B.Frusciante
Mas Licenciatura já inclui bacharelado?
Era isso que eu estava imaginando, produtor, músico de estúdio, etc..


Nada a ver uma coisa com a outra.
Bacharelado = instrumento
Licenciatura = ser professor.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/08
· votar



Acabei optando por fazer engenharia elétrica


Tão bom ver as pessoas recuperando a sanidade.

TWT ICE
Veterano
# set/08
· votar


começar trabalhando com 18 anos, morando ainda na casa dos pais, ganhar um salário de ~1000 reais

tá loco man
primeiro emprego ja ganhando 1000 reais é muito dificil...

Minow
Veterano
# set/08
· votar


B.Frusciante
Acabei optando por fazer engenharia elétrica

Eu faço Engenharia Musical.

TWT ICE
primeiro emprego ja ganhando 1000 reais é muito dificil...

Sei de gente que acabou de terminar a licenciatura, tá trabalhando numa escola particular, bairro nobre do Rio (Leblon), ganhando 900 reais por mês, VR e VT, e trabalha dois dias por semana.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


eu há tempos já estava pensando MUITO em fazer ou Física ou Música.

Eu também, haha!

Ou Filosofia.

leandro rodrigues
Veterano
# set/08
· votar


B.Frusciante
ou Música.


Tá louco! Ir no Raul Gil e depois seu CD( ?) ir parar numa banca do Carrefour onde tem oitrocentos Cds prá escolher a um preço que varia entre R$ 4,99/ 6,99

Tenha uma boa tarde!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Praticamente não tem mais volta! Licenciatura em Música! Como é, como será?