Stock vive luto pela quarta morte em 28 anos de história

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Dogs2
Veterano
# dez/07
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_JCM_
É logico que eu entendi a ironia.. só não achei cabível numa notícia tão triste...


Cabe sim :)


mais fiz mais pra te zoar mesmo! eheh

Sei...

KaTy
Miss Simpatia 2012
# dez/07
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gsprs
Revesgueio, OK..
ah, tá certo..

Vi meio de revesgueio.....

hahaha

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# dez/07
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a Globo ta fazendo de tudo pra culpar a pista... tao falando que nao devia ter a barreira de pneus la, ABSURDO um argumento desses

akele carro num tem segurança nenhuma, parece que e feito de papelao... nem o santo antonio seguro tanto...

TWT ICE
Veterano
# dez/07
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Ibanez GSA 270dx
c nao tivesse os pneus la, ele morreria no 1º impacto

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/07
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A carenagem é colada com babaloo usado.
.

UnderCover
Veterano
# dez/07
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aquela carenagem nao eh feita pra proteger o piloto, nem carro nem nada. Eh uma bolha e só, ela eh feita pra desintegrar daquela maneira mesmo.

O piloto fica a 30cm da lateral onde foi antingida no acidente...dificilmente ele escaparia dessa, por mais resistente que fosse a bolha.

E a culpa desse acidente foi sim dos pneus. A FIA que determina a colocação dos pneus nos autodromos, mas a determinação pra colocação dos pneus ali era pra prova de Formula 1 e nao de stock car, eles deveriam ter previsto que uma batida no muro ia ser menos pior do que o carro bater nos pneus e voltar pro meio da pista como ocorreu com o Rafael.

UnderCover
Veterano
# dez/07
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aquela carenagem nao eh feita pra proteger o piloto, nem carro nem nada. Eh uma bolha e só, ela eh feita pra desintegrar daquela maneira mesmo.

O piloto fica a 30cm da lateral onde foi antingida no acidente...dificilmente ele escaparia dessa, por mais resistente que fosse a bolha.

E a culpa desse acidente foi sim dos pneus. A FIA que determina a colocação dos pneus nos autodromos, mas a determinação pra colocação dos pneus ali era pra prova de Formula 1 e nao de stock car, eles deveriam ter previsto que uma batida no muro ia ser menos pior do que o carro bater nos pneus e voltar pro meio da pista como ocorreu com o Rafael.

David Gilmour
Veterano
# dez/07
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B4cK5p4c3
Um senhor chamado Charles Whiting, inspetor de segurança da FIA e responsável pela prévia fiscalização dos GPs que sediam a F-1

A curva do café não é mais nem menos perigosa que nenhuma outra parte do circuito. É claro que diante de tais fatalidades, sempre o local do acidente vira a parte "mais perigosa" de um circuito.
Do mesmo jeito quando a Tamburello ceifou a vida de Ayrton Senna. "É a curva mais perigosa do circuito de Ímola, área de escape isso ou aquilo"... enfim...

Não é apenas um fato que contribui para fatalidades como esta, mas sim vários.

A Stock Car se orgulha de ser uma categoria multi marcas. SÓ NO PAPEL. As montadoras que colocam suas "lindas" bolhas de plásticos em nada contribuem com a categoria. Apenas estampam seus logotipos. Quem conhece ou acompanha o lado burocrático entende do que estou falando. É uma categoria "global", recheada de pilotos inexperientes, que pouco pensam nas consequências... Sim, há bons pilotos. Bons não, ótimos. Mas em um grid com mais de 50 carros (na V8), tentando se classificar para a largada, é óbvio que há "pilotos" despreparados.

E que fique claro, gosto da Stock Car, tanto é que acompanhei 6 etapas este ano. Goste ou não, é a categoria mais popular no país hoje. Mas... a realidade por trás das telas globais é esta.

As "gaiolas", assim chamadas, são desenvolvidas pela família Giaffone, que já se pronunciou a respeito do ocorrido, afirmando ser necessário "rever" tudo.

Um colunista do site Warmup, Victor Martins, escreveu em sua coluna que um fotógrafo que presenciou o acidente, disse ainda ter visto o Rafael Sperafico movimentar os braços como se tentasse se proteger do carro do Renato Russo que vinha na sua direção. Deve ter sido uma coisa horrível.

Eu estava no autódromo e o que mais me dava nojo era os babacas, assim chamado o pessoal dos "hospitality centers" (na Fórmula 1, isto é ainda mais nojento), grandes playboys e ricos que sequer sabem o nome de 3 pilotos ou entendem bolhufas de automobilismo rindo, se divertindo, como se nada tivesse acontecido há poucos metros dali. Aliás, o mesmo jornalista retrata isto em sua matéria.

Finalizando... são vários fatos que contribuem... Os pneus colocados em posição duvidosa (talvez os muros utilizados em ovais americanos, que absorvem a batida, fossem a melhor situação para tal local, não sei), e uma baita infelicidade de ser acertado bem do seu lado do cockpit e no meio... A Stock precisa rever acima de tudo sua política com os pilotos, muitos deles "bestas" dispostas a tudo por uma ultrapassagem.

Alessandro Zanardi, então na Cart, teve um acidente semelhante na Alemanha, muitos devem se lembrar. Não morreu. Perdeu as 2 pernas e hoje é admirado por muitos, pela força de vontade e exemplo. Para quem não sabe, Zanardi corre em uma BMW adaptada no WTCC, mundial de turismo, que por sinal tem uma etapa em Curitiba e, recentemente, participou da Maratona de Nova York para deficientes. Todavia, caso tivesse sido atingido 15 cm mais pra cima, ele não teria sobrevivido.

Infelizmente, o automobilismo é assim. Uma perda lamentável. E um dia que não esquecerei tão cedo, afinal, nunca tinha presenciado um acidente fatal "ao vivo" no automobilismo.

Sir Cam
Veterano
# dez/07
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Porra, puta erro aqueles pneus ali, se não tivessem eles ele ia bater no guard rail, isso se ele não conseguisse corrigir o trajeto e continuar pela grama.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/07
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Morto em um acidente com o Renato Russo, que coisa mais surreal,

B4cK5p4c3
Veterano
# dez/07 · Editado por: B4cK5p4c3
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Post duplo...

B4cK5p4c3
Veterano
# dez/07
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David Gilmour
Parabéns para ele, mas aquela barreira de pneus estava colocada num lugar idiota. Se não tivesse ela ali, o carro bateria de lado do muro e sairia seguindo ele. No máximo o carro voltaria e poderia ser atingido pelo lado do passageiro. A barreira só serviu para jogar o carro de volta pra pista.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
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Tarde demais para disutir se os pneus deveriam estar ali ou não, e se isto mudaria o destino do Sperafico. Foi uma fatalidade sem culpados, é o puro golpe de azar, de tentar ser mais rápido numa curva, de escapar no lugar errado, de voltar rodando para a pista num ponto de altíssima velocidade.

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# dez/07 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
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so falta trocarem os pneus de lugar e continuarem com akele carro sem NEHNHUMA segurança...

B4cK5p4c3
Veterano
# dez/07
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Observem a "preocupação" que o pessoal tem com a morte do piloto:
http://stock2007.com.br/2007/12/10/esquadrilha-da-fumaca-lamenta-a-mor te-do-jovem-piloto/

Neste momento de pesar, os amigos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) se solidarizam pela fatalidade ocorrida. Rogamos esperança e tranqüilidade para que a força superior mostre o caminho que ajudará a superar os momentos de aflição e dor pela perda de companheiros em pleno exercício do ofício, e de seus passageiros. Com os mais profundos sentimentos dos fumaceiros, aceite nossas condolências.

Como comentaram num blog de automobilismo, devem ter dado ctrl c ctrl v numa mensagem de consolo pelo acidente da TAM. Ainda assim, nem deram uma lida antes de colocar no site oficial.

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