Por que os casamentos duravam antigamente

Autor Mensagem
Jack Holland
Veterano
# nov/07 · Editado por: Jack Holland


Hoje em dia as revistas como Nova e Marie Claire ensinam coisas às mulheres como técnicas avançadas de sexo, como lidar com dois namorados ao mesmo tempo e nunca ser submissa.

Uma verdadeira danação. Há poucas décadas atrás, na época de nossos pais e avós, a história era outra.


Frases retiradas de revistas femininas das décadas de 50 e 60:

"Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas". (Jornal das Moças, 1957)

"Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto, sem questioná-lo". (Revista Claudia, 1962)

"A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa". (Jornal das Moças, 1965)

"A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, servindo-lhe uma cerveja bem gelada. Nada de incomodá-lo com serviços ou notícias domésticas". (Jornal das Moças, 1959)

"Se o seu marido fuma, não arrume briga pelo simples fato de cair
cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa". (Jornal das Moças, 1957)

"O noivado longo é um perigo, mas nunca sugira o matrimônio. ELE é quem decide - sempre". (Revista Querida, 1953)

"Sempre que o homem sair com os amigos e voltar tarde da noite, espere-o linda, cheirosa e dócil". (Jornal das Moças, 1958)

"É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido". (Jornal das Moças, 1957)

E para finalizar...

"O lugar de mulher é no lar. O trabalho fora de casa masculiniza". (Revista Querida, 1955)


CONCLUSÃO:

Não se fazem mais revistas instrutivas como antigamente.


Créditos ao blog.

hard rock and roll
Veterano
# nov/07 · Editado por: hard rock and roll
· votar


Por que os casamentos duravam antigamente?

porque antigamente não tinha a internet e tinha uma "censura social" quanto as músicas que deixam o cara mais "raparigueiro", sem falar que essa "censura social" era pq as pessoas tinham mais respeito, na prática, eu acho

GuitarHouse
Veterano
# nov/07
· votar


"Pra essa eu não dou casa nem roupa. Mas comida é todo dia" (Revista GuitarHouse, 2007)

Christina Amaral
Veterano
# nov/07
· votar


Por que os casamentos duravam antigamente?
Porque não existia divórcio?

Jack Holland
Veterano
# nov/07
· votar


GuitarHouse

hauehaueh, muito boa essa, vou usar.

Jack Holland
Veterano
# nov/07
· votar


Christina Amaral

O título do tópico não é uma pergunta, mas sim o anúncio da resposta. De onde vc tirou esse ponto de interrogação?

luckseven
Veterano
# nov/07
· votar


antigamente as mulheres eram submissas aos maridos...

e infelizmente as mulheres confundiram a submissão...
hj em dia uma mulher submissa não é uma MULHER, é uma escrava...
os valores mudaram muito.

fora isso antigamente uma mulher q tinha dois maridos era mais rara q nota de cem em bolso de pobre...


as mulheres tinham uma imagem a ser cuidada...

hj em dia meninas de 15 anos já tem 2 filhos de pais diferentes e não estão nem ai...

talvez a mulher ache q ganhou muito com isso, mas acho q a mulher de antigamente era muito mais ideal...

não pq ficavam trancadas dentro de casa, mas pq elas tinham uma educação melhor...



logicamente os homens tem sua parte na pizza...
homem q não pula cerca é dificil de se encontrar hj em dia...

só conheço um.. (não crente)

Christina Amaral
Veterano
# nov/07
· votar


Jack Holland
O título do tópico não é uma pergunta, mas sim o anúncio da resposta. De onde vc tirou esse ponto de interrogação?
Que medonho... Era pra ter sido só um quote... O.o

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
· votar


Eu acho que até estas revistas eram escritas pelos homens, nem lá as mulheres tinham emprego nesta época,somente as fachineiras trabalhavam na revista e olhe lá.

Guitar_L
Veterano
# nov/07 · Editado por: Guitar_L
· votar


Jack Holland
Sensacional! \o/ HUASHUASHUASHUuhshuashuashuasuhhuasuhas

BokuWa
Veterano
# nov/07 · Editado por: BokuWa
· votar


Por que os casamentos duravam antigamente

A mulherada era totalmente dependente do marido, tinham pouca escolaridade e não sabia fazer mais do que cama, mesa e banho.

Jack Holland
Veterano
# nov/07
· votar


Guitar_Luppi

hauhauha
É o homem vencendo a guerra dos sexos novamente.

Aliás, falando nisso, cadê o Ed_Vedder?

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


Amém às décadas de 50 e 60! Por isto não se fazem mais moças como antigamente!

ZXC
Veterano
# nov/07
· votar


Essas frases são provas vivas da submissão feminina da época...
As mulheres tinham como titularidade profissional..."do lar"...e isso fazia com que a sua submissão fosse total. Hoje doméstica é denominação dada sabiamente, a pessoa paga para isso.
Não havia escolha...ou ficar no casamento, ou ficar no casamento...
A mulher era preparada somente para o casamento... com escolaridade muito pequena.
Além de que, não era bem quista na sociedade, uma mulher ser separada.

Atualmente essa profissão está praticamente extinta...o homem já não consegue mais sustentar a família como antes, as mulheres estão em igualdade nos mercados de trabalho e a nível intelectual, e o casamento virou uma instituição completamente falida. Acabou a submissão...

james_the_bronson
Veterano
# nov/07
· votar


e o casamento virou uma instituição completamente falida.

E você atribui isso às mulheres???

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Jack Holland
Aliás, falando nisso, cadê o Ed_Vedder?


hahahaha

O primeiro post dele nesse tópico vai receber quantos pontos positivos?

Façam as apostas hahahah

Sir Cam
Veterano
# nov/07
· votar


Isso sim que era jornalismo instrutivo, porra.

Índio_DT
Veterano
# nov/07
· votar


Pq era mal visto pela sociedade.

E eu ainda acho que hj em dia nao existe amor...existe aprender a gostar e a conviver...

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


ZXC

Pois é, mas ainda tem bastante gente "daquela" geração por aí. Minha mãe é um exemplo. Ela foi educada para ser "do lar" mesmo. Fez magistério, chegou a ser professora por uns 2 anos, mas era a única profissão que o meu avô deixava ela seguir. E mesmo assim, era só até casar. Depois de casar, foi dedicação total ao lar. Ela só foi fazer faculdade depois dos 40!!!

Acho que o problema dos casamentos atuais é que a realidade mudou e as pessoas ainda não sabem bem como assimilar essa mudança. O casamento virou uma troca na qual os 2 precisam ceder. Ambos perdem para que ambos ganhem. Do contrário, se torna um joguinho de poder, de querer ter liberdade para si mas controle sobre o outro, de mostrar quem pode mais. Antes era simples, não havia trocas: o homem tinha poder, liberdade e controle. O custo disso era a submissão da mulher. Só ela é que saía perdendo.

Claro, também não quer dizer que não existiam casamentos felizes. Meu avô e minha avó foram muito felizes. Mas acho que grande parte dos casamentos da geração que estava saindo daquele mundo para o atual, aqueles que aconteceram nos anos 60 ou 70, esses deram muito errado. Os homens mantiveram o mesmo comportamento, mas as mulheres já não se satisfaziam mais com isso... Acho que tudo acabou numa "crise de identidade" das mulheres que hoje estão com 50 ou 60 e poucos anos: elas foram criadas para serem "do lar" mas encontraram um mundo bem diferente quando chegou a vez delas.

Se isso é bom ou ruim? Eu quero acreditar que é bom, e que as pessoas aprenderão a lidar com a mudança naqueles papéis bem definidos que existiam antigamente. Do contrário, vamos ter um monte de gente livre, dona do próprio nariz, e solitária!

Coldplay
Veterano
# nov/07
· votar


hauheuhHUAWHUqwheduahsUH

esse é o melhor tópico de 2007,

stick nele,

Gui
Veterano
# nov/07
· votar


realmente...as revistas de hoje só colocam abobrinha na cabeça das mulheres!

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


previsão de posts... mtos..

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/07
· votar


Pretendo que meu casamento seja eterno e duradouro =)
E será, só depende de nós (eu e ele)

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


Pretendo que meu casamento seja eterno e duradouro =)

faço minhas essas palavras... acho q para um casamento ser duradouro, deve existir compromisso, seriedade, lealdade, companheirismo, cumplicidade, diálogo e amor..

sem isso e sem Deus no coração, fica mto dificil...

mtas pessoas casam já com o pensamento de que se não der certo, separa e pronto... é por isso q pessoas sofrem tanto.

ninguem quer pagar o preço de andar junto, de se comprometer..

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/07
· votar


_JCM_
mtas pessoas casam já com o pensamento de que se não der certo, separa e pronto... é por isso q pessoas sofrem tanto.
Nem se casam mais, inventaram o tal do "juntar". Por causa dessa maneira totalmente errada e pessimista de se pensar.
Muitas pessoas se "juntam" várias vezes, qualquer briguinha, qualquer desentendimento e pensamento diferente é motivo para se separar.

para um casamento ser duradouro, deve existir compromisso, seriedade, lealdade, companheirismo, cumplicidade, diálogo e amor..
Isso aí, Sr. JCM

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


KaTy

Nem se casam mais, inventaram o tal do "juntar". Por causa dessa maneira totalmente errada e pessimista de se pensar.
Muitas pessoas se "juntam" várias vezes, qualquer briguinha, qualquer desentendimento e pensamento diferente é motivo para se separar.


cara, isso é mto rídículo.. o cara se "ajunta", fica um tempo, as vezes tem um monte de filhos que não consegue criar, separa e ficar por isso mesmo...

Isso aí, Sr. JCM

\o/...

qdo eu casei com minha esposa, fizemos uma aliança... em todos os casamentos é feita esta aliança... o segredo está em não quebrar esta aliança..

eu fico me perguntando.. se não ama a ponto de viver uma vida inteira junto, pq casa?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/07
· votar


_JCM_
cara, isso é mto rídículo.. o cara se "ajunta", fica um tempo, as vezes tem um monte de filhos que não consegue criar, separa e ficar por isso mesmo...
Põe ridículo nisso, uma besteira sem tamanho. Sem contar que não tem a menor graça. né, hahah

eu fico me perguntando.. se não ama a ponto de viver uma vida inteira junto, pq casa?
Aí é que está, por quê?
Se alguém souber responder, por favor....

ZXC
Veterano
# nov/07
· votar


james_the_bronson
E você atribui isso às mulheres???

Não...eu atribua a isso a própria modernidade.


Bog
Claro, também não quer dizer que não existiam casamentos felizes. Meu avô e minha avó foram muito felizes.
Talvez, porque sua avó dentro da submissão da própria instituição da época, tenha sido a Amélia que o casamento pedia a princípio e isso para ela a satisfazia, até a submissão virar sentimento.

O amor existe na relação...o difícil é de verdade, essa condição de ter que ceder...de ser em igualdade...pois o homem ainda carrega esse machismo do passado.
Só ter amor na relação hoje em dia , já não é o suficiente...

Do contrário, vamos ter um monte de gente livre, dona do próprio nariz, e solitária!
Acho que a solidão é uma enfermidade da modernidade, como a angústia, stress a TPM...nomes atuais para o que já se viveu no passado com outra denominação.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


hard rock and roll
porque antigamente não tinha a internet

Ahahahahahahaha... nada a ver

É que antigamente as pessoas se RESPEITAVAM.

Os filhos RESPEITAVAM os pais.

Hoje não há mais RESPEITO, e os filhos matam os pais por causa de um prato de comida

Abrazzüzz

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


KaTy

Põe ridículo nisso, uma besteira sem tamanho. Sem contar que não tem a menor graça. né, hahah

ehuaehuae.. é verdade.. sei lá, galera tá com alguns conceitos errados..

Aí é que está, por quê?
Se alguém souber responder, por favor....


é uma pergunta que não quer calar...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que os casamentos duravam antigamente