Para quem deseja escrever um livro

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# nov/07


acho q comentei com alguns q estou escrevendo 3 livros:
um romance:
um sobre Operações no Mercado Futuro
um manual para caçar róias. ( ok! esse não haha)

em uma das minhas pesquisas encotnrei o texto abaixo:
interessante o texto abaixo =)

al´guém por aí tb pensa em lançar um livro via editora ou E-book?


segue ...
Como estou me preparando para a escrita de um livro novo sobre Shell Script, fiquei na dúvida se lanço como livro ou e-book. Então resolvi fazer uma análise comparativa das experiências que tive até aqui e gostaria de compartilhá-la.

O processo criativo é exatamente o mesmo em ambas abordagens: ter a idéia, sentar e escrever o texto no computador. É você e o editor de textos em uma parceria que pode durar semanas, meses, quem sabe anos. Não é nada sexy passar os dias enclausurado na frente do monitor, mas é o jeito... Não é difícil fazer um livro. Se você tem uma idéia e gosta de escrever, comece já!

A diagramação também não muda. Seja para o livro impresso ou para o e-book, você terá que dividir os assuntos em tópicos, alinhar tabelas e figuras, definir margens, quebras de página e tipos de letra. Dependendo da editora, o autor pode escrever o texto sem se preocupar com o formato e deixar a diagramação com eles. Para romances e livros sem necessidade de estruturação, funciona. Mas para livros técnicos cheios de tabelas, listagens, códigos e figuras, é importante já conferir o resultado formatado enquanto se escreve. Uso o txt2tags para escrever e formatar o texto com um mínimo de esforço, conferindo o resultado no navegador. Se por um lado a editora pode ter regras rígidas de diagramação, em um e-book você é livre para apresentar o conteúdo a seu gosto.

A publicação é o primeiro ponto de grandes diferenças. Se for pela editora, seu trabalho com a obra já acabou. Basta enviar o conteúdo e deixar que eles revisem, finalizem, imprimam milhares de cópias e distribuam pelas livrarias do país. Já no e-book você mesmo faz a revisão final e salva o arquivo no formato PDF. Está pronto para a venda.

O marketing é por sua conta e bolso se lançar um e-book. Dependendo de sua rede de contatos e da popularidade de seu blog, com custo zero é possível atingir um grande público. Mas será aquela propaganda de boca a boca, por indicação, que pode demorar para surtir resultados. A editora tem recursos para campanhas mais agressivas em sites, folders, revistas, televisão, tarde de autógrafos, coquetéis de lançamento e uma infinidade de outras técnicas de retorno imediato.

A visibilidade de um e-book está restrita ao alcance do autor e seus recursos. Um site, uma newsletter, comentários e resenhas de leitores, resultados no Google. Já pela editora, além de todos estes recursos, seu livro estará espalhado pelo Brasil, presente na maioria das livrarias, inclusive aquela pertinho de sua casa. Chegar naquela megastore do shopping e perguntar a opinião do vendedor sobre o seu próprio livro ou ver a alegria de sua mãe ao ler o nome do filho na capa de um livro são prazeres que o e-book não pode proporcionar.

A credibilidade de um livro impresso é indiscutível. Uma editora apostou em você, sua obra está nas livrarias, seu nome está nas ruas. Ter um livro em seu currículo é algo que ainda impressiona muito os empregadores. Um e-book soa amador, mambembe. É como se o autor não tivesse conseguido publicar a obra via editora então resolveu lançar como e-book. Tem muita diferença dizer "tenho um livro na livraria" e "tenho um PDF na Internet".
Os rendimentos variam muito. Nesse ponto o e-book ganha disparado em valor, mas perde em quantidade. Pela editora, o autor recebe 8% do valor de tabela do livro. Você leu direito: oito. No meu caso que o livro custa 20 reais, recebo R$ 1,60 por cada exemplar vendido. Diz a lenda que se o escritor for famoso, pode receber 10%. Acima disso somente Paulo Coelho e nomes tão-pop-quanto. A porcentagem é baixa, mas justificada. Meu editor é um profissional transparente que fez questão de me mostrar todas as notas fiscais e explicar para onde vai cada pedaço do bolo. Como os custos de produção e publicação de um livro são altos, quem fica com o maior pedaço são as livrarias. Mesmo com uma porcentagem tão baixa para o autor, devido ao alcance nacional das livrarias, o livro vende bem, então ganha-se na quantidade. Com o e-book seu lucro é de praticamente 100%, pois os custos de divulgação e envio são mínimos. Assim, um e-book vale por vários livros (12,5 em meu caso).
O dinheiro na conta vem em lotes para um livro publicado. Eu recebo a cada três meses, juntamente com um relatório das vendas naquele período. Basta esperar, não preciso fazer nada. Com o e-book é mais complicado, cada venda é um processo que pode levar dias. Começa com uma troca de e-mails para passar o número da conta no banco, espera o interessado fazer o pagamento, confere se caiu na conta então envia o e-book para seu e-mail. Como ainda uso acesso discado à Internet, esse envio é particularmente demorado. Muitos desistem no meio do caminho (35%), não fazendo o pagamento. Os motivos são vários, principalmente pelo processo demorado, o interessado acaba mudando de idéia. Comprar um livro na livraria é imediato, mais passional. Mas uma vantagem do e-book é a flexibilidade no pagamento. Em meu caso, aceito depósito, transferência, DOC, vale postal, PayPal e o mais peculiar de todos: o escambo. Além de poder presentear os amigos sem custo extra.

O contato com o leitor é bem superficial no caso do livro impresso. Eu sei apenas que no mês foram vendidas N cópias, sem a menor idéia de quem comprou. Alguns entram em contato via e-mail e outros assinam o livro de visitas, mas a grande maioria permanece no anonimato. Criei uma galeria de fotos dos leitores para incentivar o leitor a "mostrar a cara", aparecer. Ajudou um pouco. No e-book a venda é iniciada trocando-se e-mails, então tenho os dados básicos (nome, e-mail, cidade) de todos os compradores. De posse desses dados posso traçar perfis de consumo. O perfil padrão dos compradores de meu e-book é: homem (97%), paulista (34%) e paga com DOC (39%). Interessante não? Também posso enviar formulários de opinião e avisar sobre possíveis descontos, errata ou obras futuras.

Para o leitor os prós e contras de cada formato são claros. O livro impresso é prático, rápido de folhear, pode ser lido em qualquer lugar, ótimo para ficar por perto, ao alcance da mão. Mas não tem busca, sua produção consome recursos naturais (energia, papel, tinta) e se for grande, pesa. Já o e-book requer um computador ou equipamento que leia arquivos no formato PDF, cansa a vista e consume energia. Mas conta com as vantagens de poder fazer buscas no texto, copiar e colar trechos e ser lido por cegos (com sintetizador de voz).

Os números das minhas obras, com contabilidade relativa a Fevereiro de 2006:
Livro(impresso) Apostila(e-book)
Data de lançamento Jul-2001 Fev-2004

Tempo de mercado 55 meses 24 meses
Páginas 96 114
Preço R$ 20,00 R$ 20,00
Porcentagem do autor 8% 100%
Unidades vendidas 2.352 201
Rendimentos R$ 3.763,50 R$ 3.551,00
Ritmo atual de vendas 40 unid./mês 5 unid./mês
Rendimento atual mensal R$ 64,00 R$ 100,00
A conclusão é que ainda não tenho conclusão :) Se por um lado o e-book artesanal rende mais vendendo menos, por outro lado o livro impresso traz benefícios não contábeis além de manutenção zero.



boa semana =)

oiio
Veterano
# nov/07
· votar


um dia eu escrevo um livro " Rato - o conselheiro amoroso "

Horcruxes
Veterano
# nov/07
· votar


Legal! \o/
Eu tô escrevendo um tbém... quer dizer, não é beeeem um livro, por enquanto é só um monte de idéias desconexas jogadas na frente do PC.

Eu tbém achei um texto bem legal, olha:
1. A primeira pergunta
A primeira pergunta, e a mais óbvia geralmente é esquecida pelas pessoas, em todas as áreas profissionais. Ela não é "como publicar um livro?" e sim "por que publicar um livro?". Para ganhar dinheiro? Satisfazer o próprio ego? Levar uma mensagem às pessoas? Deixar seus pais ou filhos orgulhosos? Nenhuma das respostas é melhor do que a outra, mas cada uma influencia diretamente na abordagem do escritor. Por isso, reflita bastante sobre essa pergunta. Será que o livro é a melhor solução? Livro dá trabalho, custa dinheiro, é difícil distribuir... Já pensou em escrever filmes, séries de TV, tiras de jornal, um blog? Vale tudo, menos fanzine.
2. Dá dinheiro esse negócio?
Geralmente essa pergunta deveria ser deixada por último, mas já que as pessoas fazem tanta questão de saber, vamos lá: depende. Depende do seu livro, depende de você, depende do alinhamento dos astros e da sua expectativa. A priori não dá pra largar o seu emprego (ou a busca por um) logo que você fecha um contrato com uma editora. Na grande maioria dos casos os escritores ganham um percentual sobre livro vendido, que varia entre 8 e 10% do preço de capa. Só? Só. O maior percentual (cerca de 50%) cobre os custos de distribuição (livraria) e o resto vai para a editora, que também arca com a impressão.
Tem gente que acha pouco, mas há que se lembrar que a distribuição de livros no Brasil é complicadíssima devido ao tamanho do país. Custos de impressão e papel são absorvidos pela editora, assim como eventuais prejuízos.
3. Escrevi, diagramei e ilustrei meu livro! Posso sair mandando?
Não.
Geralmente as pessoas tendem a querer ser polivalentes, escrever, desenhar e pintar. Pessoas que fazem isso são chamadas de publicitários, que não fazem nada direito ainda se acham a última Coca-Cola geladinha do deserto. Então, vamos voltar ao básico. Escreva seu livro. Preocupe-se com isso. Viaje, ame, se iluda, conheça pessoas e crie memórias. Esse é o papel do escritor.
Se você ilustra também, beleza, faça alguns esboços para ajudar a materializar seu livro. Mas não queira mandá-lo pronto para a editora que você estará perdendo seu tempo, já que lá já existe um profissional dedicado em procurar a melhor solução exigida pela sua obra, vai da escolha e formato do papel, estilo de ilustração mais adequado, projeto gráfico, etc, etc, etc. Então não se preocupe com o operacional e faça o que você faz de melhor (assim espero!): escrever.
4. Um amigo de um amigo meu desenha que é uma beleza. Até ganhou um concurso da Semana da Pátria. Posso chamá-lo para fazer a capa do livro?
Hmmm eu não me preocuparia com as ilustrações a não ser que se trate de um livro infantil onde elas são peça chave. Geralmente as editoras já possuem uma gama imensa de profissionais pré-selecionados, inclusive o seu amigo aí da Semana da Pátria. Talvez seja sensato deixar que ela faça essa escolha, com a qual você não é obrigado a concordar.
Outro problema em conhecer um amigo desenhista é que às vezes tomamos as pessoas próximas como referencial e nos esquecemos de procurar outras possibilidades. Se a única ferramenta que você tem é um martelo, de repente tudo à sua volta começa a se parecer com pregos.
5. Legal! Agora sim, escrevi e tá campeão! Um novo Memórias Póstumas!!
Sei. Bom, então agora vamos procurar a sua editora. Não adianta sair dando tiro para tudo quanto é lado. A aproximação correta com as editoras é parte vital para o sucesso do seu livro.
O primeiro passo é saber que tipo de editora tem a cara do seu livro. Cada uma tem sua linha editorial; e isso é muito mais relevante do que a qualidade da sua obra prima. A Editora Cosac & Naify por exemplo não publica auto-ajuda (ninguém deveria, na verdade). A Conrad dá preferência a livros com temas ousados que causem reflexão (todos deveriam, na verdade). A Caramelo só infantis, a ArxJovem só Juvenis (note a diferença) e assim por diante.
Vale a pena dar uma olhada na livraria para saber o que cada um está publicando. Veja também se a editora em questão tem no catálogo autores brasileiros, se ela tem site e se possui alguma política de avaliação de originais. Se sim, pimba! Pode mandar e cruzar os dedos.
6. Mas peraí. Não vão roubar minha idéia, não? Malditos editores!!
Eu acho difícil. Editoras sérias não precisam correr o risco de roubar uma idéia genial de um escritor de primeira viagem (lembre-se da pequena porcentagem que fica para o autor). Não faz muito sentido.
As pessoas tendem a achar que o mundo é cheio de super-vilões querendo acabar com as Meninas Superpoderosas. Todo mundo tem um amigo bêbado que teve uma idéia maravilhosa roubada pelo Spielberg. Sei.
Mas enfim, o seguro morreu de velho. Caso se interesse em registrar sua obra, procure a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O site é www.bn.br
Ah, e essa história de mandar um sedex pra você mesmo com o seu original, para guardar como uma prova de que você inventou tal história em tal ano é tão real quanto a lenda da loira do banheiro. Foi provavelmente inventada por um estagiário dos Correios imediatamente promovido a vice-presidente.
7. Mandei pra editora. E esperei. Esperei. Esperei.
Então espera mais um pouquinho, e sentado! Demora mesmo. Imagine o quanto de originais uma editora recebe. Vale a pena ficar ligando lá? Eu acho que não, além de soar antipático. Possivelmente eles lhe darão uma resposta em até seis meses, nem que seja um NÃO na cara dura. Mas se for um SIM...
8. SIM! Vão publicar meu livro!
Legal, parabéns! Mas pera lá.
Dificilmente (leia-se: impossivelmente) a editora vai publicar seu livro tal qual foi escrito. É bem provável que ele passe por um crítico literário, que o avaliará de acordo com a linha editorial, fará observações e sugestões pontuais que você deverá seguir ou não. O trabalho do crítico literário é essencial, e suas considerações devem ser refletidas. Ao contrário da sua mãe e dos seus amigos, ele vai analisar seu trabalho friamente não poupará críticas construtivas.
O trabalho do crítico leva de duas semanas a um mês. Após essa primeira leitura, você altera o texto e reenvia para a editora, que o reavalia e, se estiver tudo ok, envia para revisão. Então, você revisa a revisão, ou como dizem, rerevisa.
Finalmente o texto vai para a diagramação e ilustração, se for o caso. Nessa etapa do processo é criado o projeto gráfico, que envolve capa, escolha de fontes, papel, etc. Seu envolvimento não é necessário e, em muitos casos, indesejado. Saiba dar espaço para as pessoas trabalharem, ninguém está interessado no seu fracasso e toda a ajuda nesse começo é bem-vinda.
O livro está pronto? Foi para a gráfica? Voltou, ficou lindo? Então...
9. O livro publicado
Vamos a mais uma etapa crucial no processo: a livraria.
Entender como funciona a distribuição de livros é essencial para entender o que acontece com o seu livro após a publicação.
As livrarias funcionam em locais com limitações físicas. Não dá pra ter todos os livros do mundo num único lugar. Então, o meio é naturalmente concorrido. Os lugares de maior destaque então, chamados de "ilhas" são para poucos mortais. Corre à boca pequena que algumas editoras precisam pagar para ter seus títulos lá. Mas não entremos nesses méritos.
Algumas livrarias trabalham com consignação, outras compram os livros diretamente para revendê-los, a maioria faz um pouco de cada. Se o autor é conhecido, espera-se que a livraria compre uma boa quantidade de livros, se não, não dá pra querer milagre.
Não se desanime se esta ou aquela livraria não tiver o seu livro e o vendedor fizer cara de bunda quando você perguntar sobre o danado. Não é nada pessoal. Se você nunca publicou nada, tenha muita paciência e saiba ver as coisas a longo prazo. Nenhum autor que se leva a sério começou de cima. O sucesso é saboroso, mas ele deve ser elaborado ano a ano, com paciência e dedicação, senão desanda.
Então, por favor, não me venha com presepada. Tem autor que sai na Bienal com megafone anunciando seu livro, literalmente agarrando leitor, jogando xaveco em jornalista. Eu pessoalmente acho que não tem nada a ver. Autor não tem que vender o livro, esse é o papel da editora. O papel do autor, como eu disse antes, é escrever, e só. Não queira precipitar as coisas. Se o seu livro for bom, uma hora ele vai vender e se tornar conhecido. Se não for, você ainda tem outros talentos, é uma pessoa honesta e não é publicitário. Então está no lucro.
10. Acabou?
Escrever é um vício, uma compulsão. Apesar de todas as dificuldades, que convenhamos, são inerentes a qualquer profissão, escrever é uma atividade extremamente recompensadora. Então, se você realmente aprecia o que está fazendo, é provável que você queira lançar o seu segundo livro, terceiro, quarto... para todos valem os passos anteriores, que a essa altura você já conhece de cor e salteado. Com a vantagem de que você já possui um relacionamento saudável com a sua editora.
Muitos autores só começam a ganhar algum dinheirinho lá pelo quarto, quinto livro. Se você considerar que escreve um livro a cada dois anos (uma média excelente), pode esperar algum retorno do seu investimento para a próxima década.
Difícil, né? Então por que diabos tem tanta gente fazendo?
Essa, meu caro, minha cara, é a pergunta mais importante! Saiba respondê-la e nada disso vai fazer a menor diferença!

thiaguinhu
Veterano
# nov/07
· votar


show ...

ache q vai te ajudar

www.aurelio.net

thiaguinhu
Veterano
# nov/07
· votar


show ...

ache q vai te ajudar

www.aurelio.net

thiaguinhu
Veterano
# nov/07
· votar


show ...

ache q vai te ajudar

www.aurelio.net

CheshireCat
Veterano
# nov/07
· votar


escrever um livro de crônicas ainda é um objetivo de vida meu; se meu professor de geografia conseguiu, eu também conseguirei! \o/

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/07
· votar


Rato
Man, o que era para eu fazer naquela página que tu me mandou? :O
Prospecto.....

Horcruxes
Veterano
# nov/07
· votar


O foda é q o meu livro exige pesquisa... e eu não acho o q eu preciso em lugar nenhum!

Patys
Veterano
# nov/07
· votar


quero escrever uma auto-biografia =)

Rato
Veterano
# nov/07
· votar


oiio
um dia eu escrevo um livro " Rato - o conselheiro amoroso "
aaa
já terá um vendido antecipadamente =)

será suuuuucesssssooooo haha

Horcruxes
orra guras;
merece um voto =)

Patys
Veterano
# nov/07
· votar


Rato

ainda estou aguarda seu livro, com dedicatória e tudo mais a que tenho direito viu =)

não esqueci do que m prometeste nao .hihihi

CheshireCat
Veterano
# nov/07
· votar


Horcruxes
O foda é q o meu livro exige pesquisa... e eu não acho o q eu preciso em lugar nenhum!
e o que é?O_o

Horcruxes
Veterano
# nov/07
· votar


CheshireCat
e o que é?O_o
Ahn... tenho vergonha d contar... é q é TÃÃÃÃÃÃO idiota...
Ah, tá bem, o livro é a respeito de alquimia. É bem fantasioso, bem absurdo, mas eu queria pelo menos ter uma base histórica. Já me disseram que tem uns livros q falam a respeitos d caras como o Paracelso e o Flamel, mas eu não acho! E sem pesquisa não dá pra continuar...

LuizJu88
Veterano
# nov/07
· votar


Um dia ainda escrevo um livro...provavelmente de Crônicas...
Por enquanto estou guardando histórias para poder contar...hehe
Minha banda ja gerou várias...esse ano pretendo visitar alguns estados e tentar conhecer músicos locais de diferentes partes do brasil...conhecer diferenças...se der certo, vai pro livro também...=]

izack darck
Veterano
# nov/07
· votar


Massa, mas nem tenho essa pretensão.

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


Rato
Horcruxes

Gostei muito do post de vocês dois. Obrigado.

Eu estou escrevendo um livro há cerca de uns 3 anos. Já refiz tanta coisa no livro, na história, que é como se eu tivesse escrito uns 4 livros! Está ficando bacana.

O dia que ficar pronto, ter lido as dicas de vocês dois terá sido de grande valia, porque eu nunca pensei sequer se prentendo publicá-lo, quanto mais como fazê-lo.

Como diz o ditado, todo homem tem que fazer 3 coisas antes de morrer: ter um filho(a), plantar uma árvore e escrever um livro.

Kensei
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti
Faz uma orelha do seu livro aqui pra gente

Luis Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Estou escrevendo um livro tambem, e estava com essas dúvidas ai nas ultimas semanas! Foi de grande ajuda o tópico!!

Christina Amaral
Veterano
# nov/07
· votar


Eu comecei a escrever uns 3 livros já... Mas terminar que é bom.....................

Luis Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Christina Amaral
AHhahah!!!

Esse meu eu comecei quando tinha 16 anos, ae tinha parado, era só um esboço.
No dia de uma mudança, axei meu antigo caderno com o livro, ae dei uma revisada, passei ele pro pc, e voltei a escrever. É um processo lento e complicado, tem horas q vc senta na fente do pc e não sai nada, e tem horas que vc senta e não para mais de escrever!! =P

Christina Amaral
Veterano
# nov/07
· votar


Luis Guitar
Massa \o
Sobre o que é o livro?? =D

tem horas q vc senta na fente do pc e não sai nada, e tem horas que vc senta e não para mais de escrever!! =P
Bem dessa... Eu acho isso uma coisa tão estranha, mãs... heheh

Horcruxes
Veterano
# nov/07
· votar


Luis Guitar
tem horas q vc senta na fente do pc e não sai nada, e tem horas que vc senta e não para mais de escrever!! =P
Pois é... eu já escrevo há algum tempo, mas antes desse projeto eu só escrevia fanfictions (inclusive cheguei a terminar uma com 15 capítulos e mais de 100 páginas). Mas a diferença entre a fanfic e um livro é que você pode ir acompanhando a opinião do pessoal à medida q vc escreve, e ir consertando os erros, agora um livro é uma chance só!

Christina Amaral
Veterano
# nov/07
· votar


Horcruxes
Desculpa a ignorância... Mas o que é fanfictions? =S

Luis Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Christina Amaral
O meu livro é sobre a vida de um cara, que se tornou rico e famoso como músico. A história dele e de pessoas que se tornariam importante pra ele.
Fazendo uma analise, descobri que cada personagem do livro tem um pouco de mim, aahahhaha!! Foi interessante perceber isso no decorrer da história, cada personagem tem um pouco da minha personalidade!! XD

Jason Voorhees
Veterano
# nov/07
· votar


Luis Guitar
eh o livro mais true q eu ja li \o/

Horcruxes
Veterano
# nov/07
· votar


Christina Amaral
Desculpa a ignorância... Mas o que é fanfictions? =S
Fanfiction: gênero (bem marginal, diga-se de passagem) literário em que se escreve a respeito de personagens já existentes em outras histórias, aproveitando-se ou não dos ambientes originais. Geralmente, é quando você pega um personagem de um livro, anime ou filme que já existe e faz uma história com ele. Você pode ambientar a sua história no mesmo universo da original, ou criar uma no estilo Universo Alternativo. É bem divertido, principalmente porque você pode fazer o que quiser com eles.

Christina Amaral
Veterano
# nov/07
· votar


Luis Guitar
Bacana! Interessante a história =D
Eu nunca fiz essa análise em meus personagens... Vou reparar nisso...

Luis Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Jason Voorhees
UAHuahauauha!!!

O Mano jason eh meu "cobaia"
Escrevo e coloco ele pra ler, coitado!! XD

Christina Amaral
Veterano
# nov/07
· votar


Horcruxes
Hmmm... Não conhecia isso!
Obrigada! =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem deseja escrever um livro