Lixo tecnológico: destruir ou guardar?

Autor Mensagem
Simonetti
Veterano
# nov/07


Tenho uma placa mãe de um 386 DX 33, com CPU da AMD!!! Ela tem alguns pentes de memória, totalizando incríveis 8 Mb de RAM, vários slots ISA, com 1 placa de vídeo e uma de rede.

Esta placa mãe deve ter uns 20 anos e obviamente não tem nenhum valor comercial ou sequer dá pra ser usada em algum sistema que preste, embora ela funcione perfeitamente.

O porém é: esta placa possui alguns transistores e capacitores de tântalo que são difíceis de se achar no comércio, são raros, mas são ótimos para se construir pedais de efeito. Estou pensando seriamente em retirar estes componentes para reutilizá-los, o que - obviamente - destruiria a placa.

Daí, pergunto-lhes: será que guardo este lixo para que um dia tenha valor arquológico (!), em um museu ou parecido, ou a destruo tirando seus componentes úteis?

MANFREDINI
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti
tire os seus componentes, depois taque fogo no resto!

lula_molusco
Veterano
# nov/07
· votar


pendure na parede e dê uma decoração nerd ao seu quarto.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti

Acho que vc deveria tirar os componentes úteis, e aguardar para jogar fora os restos. Digo isto por que parece que este lixo é extremamente prejudicial ao meio ambiente.
Em todo caso se vc fizer um pedal de guitarra, crie um efeito bem legal e batize de 386.

MANFREDINI
Veterano
# nov/07
· votar


386.
não era 486?

Pardal
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti

Venda para a NASA, que utiliza até hoje foguetes com computadores bem antigos. Você vai conseguir uma boa grana nisso.

Luiz Rhoads
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti
mas são ótimos para se construir pedais de efeito

pedais, pedais, pedais.

I.Nosferatu
Veterano
# nov/07
· votar


Hahahahahaha... doe para alguma instituição governamental, a lentidão do processamento será bem vinda... huashuashuhsauhsas

Philipius
Veterano
# nov/07
· votar


386.
______
não era 486?

Estamos ficando velhos... tem gente que nunca ouviu falar dos 386. =(
Aposto que nunca viram um tela verde.

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


I.Nosferatu
a lentidão do processamento será bem vinda

Creio que as repartições públicas já têm 386 demais... isto explica muita coisa, aliás!

Luiz Rhoads
pedais, pedais, pedais

Claro! E porque não? G.A.S., G.A.S., G.A.S.!!!!

MANFREDINI
não era 486?

Tem também! Tenho um monte. Tem lixaria tecnológia de tudo que você imaginar. Mas este, em particular, é um Am386 DX 33. Tem até soquete para co-processador matemático (o lendário 80387).


lula_molusco
pendure na parede e dê uma decoração nerd ao seu quarto.

Eu pensei nisto, cara. Exatamente nisto. Pensei até em fazer um porta-retrado com ela! Por outro lado, destruir as coisas é tão bom!

MANFREDINI
depois taque fogo no resto!

O que sobrar vai tomar tiro!

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


Eu tinha um 386 com tela preta e verde..
4 mg de memória e áh \o\
Mais uma impressora olivetti eu acho que dava quase o tamanho do fogão lá de casa UAHSuhas \o\


O pc eu demontei e a impressora eu quebrei a marteladas...

Depois coloquei tudo fora.. o estabilizador eu ainda tenho \m/

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


Philipius
Ae man, deixei o cavanhas AUSHuhaS \o\

TG Aoshi
Veterano
# nov/07
· votar


1) vende, tem gente que compra
2) reaproveite do jeito que vc falou
3) Vc acredita em Papai Noel? Isso nunca vai ter valor nenhum...

Fernando de almeida
Veterano
# nov/07
· votar


mas são ótimos para se construir pedais de efeito

pedais, pedais, pedais.



Putz ... Vcs acreditam que eu já pensei em fazer algo meio doido assim ...

Era tipo uma "placa mãe" que comandaria digitalmente todos as outras placas esncaxadas em seus slots ... Bom essas placas seriam de efeitos, tipo uma placas de chorus, uma de delay, uma de dist. uma de drive, etc ... e esse efeitos poderiam ser digital ou analógicos porém controlados digitalmente pela "placa mãe". Seria alg como a Wavebos fez, geração do som toda analógica porém controlados digitalmente ... Aí o cara comprava as placas de efeitos conforme quisesse e espetava na placa mãe ... Doido, neh ...

Simonetti
Veterano
# nov/07 · Editado por: Simonetti
· votar


CURIOSIDADE ESPANTOSA (ou nem tão espantosa, mas inútil):

O computador de onde esta placa mãe foi tirada, custou, quando novo, cerca de 4.000 dólares, lá pelos idos de 1992-93.

Isto não muda nada... é só uma curiosidade mesmo!

Luiz Rhoads
Veterano
# nov/07 · Editado por: Luiz Rhoads
· votar


Simonetti
O computador de onde esta placa mãe foi tirada, custou, quando novo, cerca de 4.000 dólares, lá pelos idos de 1992-93.

é, isso muda tudo. o que vc esta esperando pra tirar os componentes pra começar os pedais?

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


TG Aoshi
1) vende, tem gente que compra

Será? 386????? eu sei que a galera que faz computadores para máquinas de bingo (aquelas que são semanalmente confiscadas pela polícia) usam placas de 486, Pentium-I, 586, Pentium-II, etc. Coisa bem arcaica mesmo. Mas 386 é osso...

3) Vc acredita em Papai Noel? Isso nunca vai ter valor nenhum...

Pois é... mas quem sabe um museu não se interessaria? Se algum museu a quisesse e pagasse o frete, eu a doaria, desde que sirva a alguma causa útil, porque se fosse para ser sucateada, eu mesmo o faço.

TG Aoshi
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti
Será? 386????? eu sei que a galera que faz computadores para máquinas de bingo (aquelas que são semanalmente confiscadas pela polícia) usam placas de 486, Pentium-I, 586, Pentium-II, etc. Coisa bem arcaica mesmo. Mas 386 é osso...
O pior é que tem...

Pois é... mas quem sabe um museu não se interessaria? Se algum museu a quisesse e pagasse o frete, eu a doaria, desde que sirva a alguma causa útil, porque se fosse para ser sucateada, eu mesmo o faço.
O problema é que vc não é o único..

Percival
Veterano
# nov/07
· votar


cara eu tinha um monte de placas antigas aqui, 386dx 40, 406sx 25....
acabei com tudo na guia da rua de casa, e essas placas são inquebráveis!
Dou um pirulito pra quem quebrar uma placa dessas ao meio somente com as mãos

El_Cabong
Veterano
# nov/07
· votar


Eu também tenho uma placa mãe de 386 funcionando e uma de 586 com defeito, um drive de CD rom, um drive combo, e um drive de 1,44Mb.


Deveria ter uma entidade que recebesse e recuperasse estas coisas.
Esses dias eu vi uma reportagem de um país pobre na Africa em que as crianças ainda fazem curso de datilografia !! Uma máquina de escrever ainda é útil pra eles. imagina um PC (meia boca prá nós).

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


El_Cabong
Uma máquina de escrever ainda é útil pra eles. imagina um PC

Ia mais atrapalhar do que ajudar: PC tem conta de luz, e muitas vezes eles não têm dinheiro nem pra isto. É como a profª da USP falou ontem no Jô Soares: um país da Africa recebeu 20 desktops novos, mas depois de 1 mês eles não tinham $$ para pagar a conta de luz, que aumentou demais.

Bom, voltando ao tema...

Marisco
Veterano
# nov/07 · Editado por: Marisco
· votar


Simonetti
transistores e capacitores de tântalo

Trasistores de tântalo???? Nos meus vários anos de engenharia elétrica, nunca ouvi falar de tal componente. Talvez tu queira dizer de germânio. Mas dúvido muito da utilização desses em placas-mãe. Geralmente os de silício são utilizados pois são mais velozes.

Rato
Veterano
# nov/07
· votar


destruir ou guardar?

vender =)

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti


Retire a placa mãe, e o resto leve na Unicamp prá eles examinarem se o que vc falou que tem aí dentro procede

Abrazzüzz

Simonetti
Veterano
# nov/07 · Editado por: Simonetti
· votar


Marisco

transistores

e

capacitores de tântalo

quem é de tântalo são os capacitores! É como se eu tivesse dito : capacitores de tântalo e transistores!

ROTTA
Veterano
# nov/07
· votar


386 DX 33

Nossa. Usava isso em 1993... com tela verde e tudo. O.o
Abraços.

Atomic
Veterano
# nov/07 · Editado por: Atomic
· votar


Cara eu faco colecao dessas coisas e tambem sou de BH, se quiser negociar me manda um email:

atomicrox <at> gmail <dot> com

MANFREDINI
Veterano
# nov/07
· votar


386 DX 33

Nossa. Usava isso em 1993... com tela verde e tudo. O.o


nerd desde sempre =)

El_Cabong
Veterano
# nov/07
· votar


Marco Alan Rotta

Em 1993 eu tinha também um 386 DX 33, com HD de 40Mb, com 2Mb de Ram, Windows 3.1, e monitor VGA de 16 cores. Era o máximo !! Eu comprei por R$1200 e o dólar estava 1x1 !! Logo US$1200.
Um "Pentium 100" na época era um top como um "Core Two Quad" hoje.

Bramires
Veterano
# nov/07
· votar


Tela verde. Depois, os monocromáticos, dava pra jogar Stunts já..
Rodando jogos em DOS

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lixo tecnológico: destruir ou guardar?