Tecnologia em Sistemas para Internet. O que acham desse curso?

Autor Mensagem
sithknight
Veterano
# nov/07
· votar


_JCM_
sempre me dei bem com os estudos

vixi...sucesso a vista...rsrs

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/07
· votar


_JCM_
é isso aí.. e fala pra ele não desistir.. a ajuda de uma pessoa que a gente ama é mto importante.. aconteceu isso com minha esposa.. ela queria desistir, mais não deixei (antes de nos casar).. agora ela é formada!
Claro! É o que eu mais faço com ele, incentivo. Assim como ele faz comigo.

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


thiaguinhu

cara ....fuja da ciência da computação .... maior cagada que eu já fiz ....

a parte legal e útil do curso começa no 3 e 4 ano =/

logo ...até chegar lá vai ter cálculo (lógica obviamente pois é a base para programação) e mta matemática e umas matérias nada a ver....


mas será q a parte da lógica e dos calculos em si não é importante pra te dar a base man?

sithknight

vixi...sucesso a vista...rsrs

será? será? será? euaeuhuheahauah.. tomara man..

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


Bom como a matéria mesmo disse você pode enveredar por várias áreas através desse curso.

Por exemplo: Eu trabalho numa empresa de software de gestão empresarial.

Aqui tem os consultores de implantação (formados em sistemas de informação) que viajam até as empresas levantam os processos (consultoria) e implantam o software. O salário inicial é de R$2.000,00. Entretanto os consultores aqui recebem muitas propostas de trabalho, por vezes melhores, pois como estão sempre dentro das empresas, adquirem muita projeção. Se sua área é informática vai fundo...muitas coisas se aprendem na prática mesmo, quando você está em campo as portas vão se abrindo.

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


KaTy

Claro! É o que eu mais faço com ele, incentivo. Assim como ele faz comigo.

é bem isso.. um ajuda o outro..

Bog
Veterano
# nov/07 · Editado por: Bog
· votar


_JCM_

Cara, já que tocaram no assunto... uma coisa importante é o perfil não apenas do curso, mas da faculdade em si. Explica-se: algumas faculdades têm um enfoque mais especializado, enquanto outras tentam ser mais genéricas.

Quem faz uma faculdade com tendências de especializar tem mais facilidade na hora de achar trabalho com aquilo que aprendeu. O cara sai da faculdade manjando tudo, por exemplo, de PHP e Java. Ótimo. Mas se a tecnologia mudar demais, a pessoa fica perdida.

Por outro lado, quem pega uma faculdade mais genérica pode fazer quase de tudo. Mas tem que aprender muita coisa FORA da faculdade. Eu tenho ex-colegas de faculdade que trabalham com programação WEB, segurança em sistemas Linux, sistemas de telecomunicações, desenvolvimento em mainframe, aplicativos Java em geral... e eu mesmo já programei até DSP em assembler e C sem bibliotecas padrão. Ocorre que nenhum de nós saberia trabalhar com o que o outro trabalha sem primeiro dar uma "aprendida". Mas mesmo o cara que trabalha com programação WEB tem pelo menos uma remota idéia do que seja "alocação de memória", coisa que eu precisava fazer na unha quando programava DSP.

E isso não depende só do curso. Tem BCC (Bacharelado em Ciência da Computação) mais geral e BCC mais especializado em certas coisas. Claro, cursos com enfoque mais específico (Banco de Dados, Segurança em Redes, Desenvolvimento Web, etc) são criados já com a missão de serem "tecnicões". Já BCC, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação tem uma tendência a serem mais gerais.

Aí vai do que você procura.

Uma ressalva quanto ao BCC - curso que EU fiz - é que ele às vezes é bem mais voltado não para quem vai usar as tecnologias e desenvolver aplicativos para o usuário final, e sim para quem vai fazer as próprias tecnologias. Ou seja, é um monte de aula de teoria da computação, matemática, lógica, compiladores, sistemas operacionais...

O BCC que eu fiz (UFPR) era bem mais voltado para esse lado. A pretensão ali não era formar programadores para páginas de web, e sim caras que trabalhariam no Google, na Petrobrás, na Oracle, na Embraer... Desenvolvedores em áreas bem fortes ou cientistas.

Agora, quantos dos meus ex-colegas você acha que trabalham mesmo com isso? A galera trabalha com aquilo que tem campo no Brasil. E se isso for fazer joguinhos para celular ou banco de dados para sites de vendas pela Internet, que seja. Alguns poucos fizeram "metasistemas" (sistemas que fazem sistemas!) para empresas grandes. Outros poucos foram trabalhar com coisas mais "exóticas". E menos ainda viraram cientistas - eu incluso.

Acho que tem que se colocar muita coisa na balança quando se escolhe um curso que pode definir como será a sua vida por muitos anos. Quando eu estava na faculdade, existia muita reclamação de que o curso era muito genérico, não focava nas tecnologias do mercado. Eram coisas como Delphi e VB, na época. Hoje em dia, o pessoal provavelmente está feliz por não ter se tornado um "desenvolvedor VB" e sim um "desenvolvedor de sistemas". E nem preciso dizer que para mim foi ótimo. Porque se todos os BCCs do Brasil tivessem um viés mais "prático", eu jamais teria aprendido as coisas mais teóricas que aprendi, e não teria vindo parar na Universidade de Tokyo.

Tudo depende do teu projeto de vida...

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


Larizinha

Bom como a matéria mesmo disse você pode enveredar por várias áreas através desse curso.

Por exemplo: Eu trabalho numa empresa de software de gestão empresarial.

Aqui tem os consultores de implantação (formados em sistemas de informação) que viajam até as empresas levantam os processos (consultoria) e implantam o software. O salário inicial é de R$2.000,00. Entretanto os consultores aqui recebem muitas propostas de trabalho, por vezes melhores, pois como estão sempre dentro das empresas, adquirem muita projeção. Se sua área é informática vai fundo...muitas coisas se aprendem na prática mesmo, quando você está em campo as portas vão se abrindo.


então.. por isso estou desanimando do curso q estou fazendo.. mas vou acabar ele... pq sei q qdo se atua na área, aprende-se mto mais na prática.. mas aliado a teoria, o negocio fica ótimo..

com salário de R$ 2.000,00, já tava feliz da vida aqui..

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


_JCM_

[i]então.. por isso estou desanimando do curso q estou fazendo.. mas vou acabar ele... pq sei q qdo se atua na área, aprende-se mto mais na prática.. mas aliado a teoria, o negocio fica ótimo..

[/imesmo porque o cara só vai te contratar pra essa área se você tiver formação na mesma. É a questão aqui da empresa..o cara chega aqui a empresa custeia n treinamentos pra ele (porque lá na facul ele só aprende a teoria, a base), mas se ele não fosse formado em algum curso da área ele não teria vez.

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


_JCM_

Ah, mais uma coisinha... Cuidado com as opiniões de quem ainda está na faculdade. Muitas vezes, o cara só descobre os porquês depois de muitos anos trabalhando. Outras vezes, ele conclui que definitivamente não precisava ter aprendido a projetar processador.

O maior problema é que as faculdades - especialmente os cursos mais genéricos - precisam dar uma formação para todo mundo, desde o cara que trabalha com programação Web até o cara que programa microcontroladora, desde o cara que faz design de games até o cara que vai fazer provas matemáticas e análises estatísticas em Hidden Markov Models.

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


_JCM_
cara, modestia a parte, não sou me achão.. mas sempre me dei bem com os estudos.. sempre fui bem no colegio... e no curso de agora, tava dando uma mão pro prof. pra explicar matemática..
Então mano..

Tu tende a ser dar bem na área.. \o\

Em 1 ou 2 anos de experiencia tu me passa facilmente \o\

bah cara.. tem hora q tem q dar uma aliviada mesmo.. não há cerebro q aguente! eheh
Isso é <o>

tranquilo man.. sou conhecido no curso por ser nerd mesmo..
dá pau na máquina da sala de aula, lá vai eu arrumar.. ehauehuea

UHASUhuHAShuAS \o\

thiaguinhu
realmente ...comecei em 2004 .... se tivesse o conhecimento que tenho hj naquela época....
Pois é..
Eu era facinado por programação web..
<o>

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


Bog

cara, tava esperando tu comentar aqui, pois pelo que sempre leio de ti, sei q tu é um cientista bem formado e capacitado..

então, vamos a alguns pontos..

Cara, já que tocaram no assunto... uma coisa importante é o perfil não apenas do curso, mas da faculdade em si. Explica-se: algumas faculdades têm um enfoque mais especializado, enquanto outras tentam ser mais genéricas.

Quem faz uma faculdade com tendências de especializar tem mais facilidade na hora de achar trabalho com aquilo que aprendeu. O cara sai da faculdade manjando tudo, por exemplo, de PHP e Java. Ótimo. Mas se a tecnologia mudar demais, a pessoa fica perdida.


então, com ctz, não se pode "abrir" demais o leque pro cara não ficar perdido e não se pode "fechar" demais pro cara tbem não ficar perdido.. ehhehe.. é meio doido isto..

acho q o foco da facul tem q ser: formar um cara q pode atuar naquela área.. agora, vai de cada um saber o q quer se especializar.. acompanhar as tendencias ou fazer o q gosta.. heeh

Uma ressalva quanto ao BCC - curso que EU fiz - é que ele às vezes é bem mais voltado não para quem vai usar as tecnologias e desenvolver aplicativos para o usuário final, e sim para quem vai fazer as próprias tecnologias. Ou seja, é um monte de aula de teoria da computação, matemática, lógica, compiladores, sistemas operacionais...

O BCC que eu fiz (UFPR) era bem mais voltado para esse lado. A pretensão ali não era formar programadores para páginas de web, e sim caras que trabalhariam no Google, na Petrobrás, na Oracle, na Embraer... Desenvolvedores em áreas bem fortes ou cientistas.


então, acho q dependendo das regiões, o foco do curso muda um pouco.. é claro q o Paraná tem grande visualização de industrias grandes, com áreas fortes.. mas é legal vc citar isto.. coloca mtas possibilidades pra mim aqui..

Acho que tem que se colocar muita coisa na balança quando se escolhe um curso que pode definir como será a sua vida por muitos anos. Quando eu estava na faculdade, existia muita reclamação de que o curso era muito genérico, não focava nas tecnologias do mercado. Eram coisas como Delphi e VB, na época. Hoje em dia, o pessoal provavelmente está feliz por não ter se tornado um "desenvolvedor VB" e sim um "desenvolvedor de sistemas". E nem preciso dizer que para mim foi ótimo. Porque se todos os BCCs do Brasil tivessem um viés mais "prático", eu jamais teria aprendido as coisas mais teóricas que aprendi, e não teria vindo parar na Universidade de Tokyo.

Tudo depende do teu projeto de vida...


então cara.. sei q uma dedicação que não vai ter volta.. vai ficar bem dificil se não for isso q qro.. por isso estou pesquisando, vendo o que vai acontecer.. ainda preciso acabar o curso q estou fazendo.. tá desanimado, mas vou acabar...

mas agradeço tuas dicas aí cara... brigadão mesmo! vai ser tudo colocado na balança..

abraço

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


sithknight
vixi...sucesso a vista...rsrs
É o q eu disse \m/

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


Larizinha

porque o cara só vai te contratar pra essa área se você tiver formação na mesma. É a questão aqui da empresa..o cara chega aqui a empresa custeia n treinamentos pra ele (porque lá na facul ele só aprende a teoria, a base), mas se ele não fosse formado em algum curso da área ele não teria vez

pois é.. uma coisa q acontece aqui mto é a experiencia.. podemos ter os cursos, mas no mínimo 6 meses de experiencia.. já perdi empregos por causa disto..

Bog

Ah, mais uma coisinha... Cuidado com as opiniões de quem ainda está na faculdade. Muitas vezes, o cara só descobre os porquês depois de muitos anos trabalhando. Outras vezes, ele conclui que definitivamente não precisava ter aprendido a projetar processador.

cara, acho q tudo q se aprende é valido.. nem se for a título de conhecimento.. hehehe

mas valeu a dica aí cara!


gsprs

Então mano..

Tu tende a ser dar bem na área.. \o\

Em 1 ou 2 anos de experiencia tu me passa facilmente \o\


quem sabe ainda não trabalhamos juntos? hehehehe

passar vc cara? tá brincando né?

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


Bog
Ocorre que nenhum de nós saberia trabalhar com o que o outro trabalha sem primeiro dar uma "aprendida".
Com certeza... \m//

Realmente, teu texto explica muito bem a nossa realidade...

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


poxa, o tópico rendeu heim? bah..

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


_JCM_

pois é.. uma coisa q acontece aqui mto é a experiencia.. podemos ter os cursos, mas no mínimo 6 meses de experiencia.. já perdi empregos por causa disto..


Olha eu não gosto e por isso não entendo muito de informática . Mas como eu trabalho numa empresa da área quis passar meu sentimento à você.

É isso cara. Espero ter ajudado. Tenho certeza que vai dar tudo certo.

Boa Sorte!

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


_JCM_

pois é.. uma coisa q acontece aqui mto é a experiencia.. podemos ter os cursos, mas no mínimo 6 meses de experiencia.. já perdi empregos por causa disto..


Olha eu não gosto e por isso não entendo muito de informática . Mas como eu trabalho numa empresa da área quis passar meu sentimento à você.

É isso cara. Espero ter ajudado. Tenho certeza que vai dar tudo certo.

Boa Sorte!

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


_JCM_
quem sabe ainda não trabalhamos juntos? hehehehe
Ta OK

Mas eu trabalho de calção e chinelo de dedo..
Odeio tarbalhar de calça <o>

passar vc cara? tá brincando né?
uahshuAS
Mano... não vou te dizer q não sei nada porque acho q me viro bem na área que sigo. mas tenho certeza que não aproveitei tudo o que podia nesses 6 anos.. =/

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


Bom, espero que esse tempo de experiência que eu tenho me ajude a achar emprego quando eu me mudar pra SC. <o>

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


Larizinha
Aqui tem os consultores de implantação (formados em sistemas de informação) que viajam até as empresas levantam os processos (consultoria) e implantam o software. O salário inicial é de R$2.000,00.

AUSHhAUSuhas
Eu faço isso e ganho menos da metada.. <o>

Mas não sou formado ¬¬

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


Larizinha

Olha eu não gosto e por isso não entendo muito de informática . Mas como eu trabalho numa empresa da área quis passar meu sentimento à você.

É isso cara. Espero ter ajudado. Tenho certeza que vai dar tudo certo.

Boa Sorte!


poxa, valeu mesmo! espero td de bom pra ti tbem aí!

gsprs

Ta OK

Mas eu trabalho de calção e chinelo de dedo..
Odeio tarbalhar de calça <o>


quem dera eu pudesse.. tá calor aqui.. e eu de calça e bota! hehe

uahshuAS
Mano... não vou te dizer q não sei nada porque acho q me viro bem na área que sigo. mas tenho certeza que não aproveitei tudo o que podia nesses 6 anos.. =/


puxa cara.. mais por ******** mesmo cara? ou falta de oportunidade? heeheh


Bom, espero que esse tempo de experiência que eu tenho me ajude a achar emprego quando eu me mudar pra SC. <o>

cara, tem um conhecido meu aqui q veio de Porto Alegre e menos de 1 semana ele conseguiu emprego na area de informatica..

tu vai conseguir mano! é só correr! heheheheh

acho q tu vai ter q trabalhar de calça.. não faz mal? eiaeijeaijeuhhea

sithknight
Veterano
# nov/07
· votar


Bog
velho, vc é foda...\m/

gsprs
experiência ajuda sim carinha...vc vai ver que vai dar tudo certo...

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


gsprs

Eu faço isso e ganho menos da metada.. <o>

Que isso! Os caras aqui ganham esse valor inicial . Quanto mais "curtido" o cara vai ficando mais ele vai sendo valorizado, o que o faz pegar a maioria dos projetos. Pra você ter uma idéia os consultores com o número maior de horas de implantação eu quase não vejo, eles ficam semanas sem vir à empresa.

Mas não sou formado ¬¬


Isso conta. Não que um cara que não seja formado não mostre a mesma competência do que o que é, isso pra mim não tem nada a ver. Mas burocraticamente isso conta e as empresas se valem disso na hora de propor o salário do cara. Bom pra eles que tenho certeza que tem um ótimo profissional e pagam menos com a justificativa de não te formação acadêmica, é ótimo neh?!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/07
· votar


gsprs
Bom, espero que esse tempo de experiência que eu tenho me ajude a achar emprego quando eu me mudar pra SC. <o>
olha, experiência ajuda muito, porém já vou adiantando: não está fácil

_JCM_
Veterano
# nov/07
· votar


olha, experiência ajuda muito, porém já vou adiantando: não está fácil

concordo KaTy, mas sempre tem lugar pra quem tem experiencia... é uma baita diferencial!

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


_JCM_
puxa cara.. mais por ******** mesmo cara? ou falta de oportunidade? heeheh
Por comodismo, mano... =/
Mas ainda tenho tempo.. tenho 20 anos e muita coisa pra aprender.. o/
Não me rendo hehe

cara, tem um conhecido meu aqui q veio de Porto Alegre e menos de 1 semana ele conseguiu emprego na area de informatica..

tu vai conseguir mano! é só correr! heheheheh

acho q tu vai ter q trabalhar de calça.. não faz mal? eiaeijeaijeuhhea

ASuashhaUShAUsas
ta bom, eu aceita trabalhar de calça hahaha \o\
Blza cara.. eu meto a cara.. não desisto fácil \o\

sithknight
experiência ajuda sim carinha...vc vai ver que vai dar tudo certo...
Vlw aí mano\o\

Larizinha
Isso conta. Não que um cara que não seja formado não mostre a mesma competência do que o que é, isso pra mim não tem nada a ver. Mas burocraticamente isso conta e as empresas se valem disso na hora de propor o salário do cara. Bom pra eles que tenho certeza que tem um ótimo profissional e pagam menos com a justificativa de não te formação acadêmica, é ótimo neh?!

Pois é.. isso é uma merda.... mas fazer o que.. hehhe

KaTy
olha, experiência ajuda muito, porém já vou adiantando: não está fácil
Ai que medo O.O <o>
Mas de começo não rpeciso trabalahr direto na área. Dando pra me manter e recomeçar a faculdade até de garçom eu trabalho. \o/

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/07
· votar


_JCM_
concordo KaTy, mas sempre tem lugar pra quem tem experiencia... é uma baita diferencial!
sim, lugar tem, mas está mais difícil do que se imagina.

gsprs
Veterano
# nov/07
· votar


_JCM_
Cara, preciso de uma emprego de uns 800 reais de começo hehhee
Em qulaquer área.. Serpa que acho?? O.O

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/07
· votar


gsprs
Ai que medo O.O <o>
Mas de começo não rpeciso trabalahr direto na área. Dando pra me manter e recomeçar a faculdade até de garçom eu trabalho. \o/

O Douglas até agora não conseguiu, man. Já mandou 210561564158 currículuns, está tentando até fora do Estado e não conseguiu.

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


gsprs


mas nao pensa em se formar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecnologia em Sistemas para Internet. O que acham desse curso?