Os fascinantes mundos dos nossos cérebros

Autor Mensagem
Adrianodevil
Veterano
# nov/07


Sim...
No plural heheeh...

Tava aqui viajando e procurando qualquer coisa interessante no Google e me deparei com um site extremamente legal...
Contém mtos artigos interessantes sobre estudos acerca do nosso cérebro e talz...

Fui parar de cara nesse artigo aqui que fala de lateralidade, percepção e cognição

Achei bem legal e resolvi compartilhar com os amigueeeenhos nerds... E de repente alguém tem algum link interessante aee sobre o assunto tb não é mesmo?

Pra quem quiser ver outros artigos no site:

http://www.cerebromente.org.br/home.html

Já podem dar Boa noite ao Rato ehheh...

Índio_DT
Veterano
# nov/07
· votar


Já podem dar Boa noite ao Rato
Pode mesmo?

Ch4p0L1N
Veterano
# nov/07
· votar


agente soh usa uma pqna porcentagem do nosso cerebro

se usasse 100% sera q conseguiriamos voar?

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/07
· votar


Ch4p0L1N
agente soh usa uma pqna porcentagem do nosso cerebro

se usasse 100% sera q conseguiriamos voar?

Você usaria o cérebro e não asas.

Ch4p0L1N
Veterano
# nov/07
· votar


Rafael Walkabout
não me de ouvidos, to caindo de sono

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/07
· votar


Ch4p0L1N
UHAEUIOHIAEUHIEHIOIEU eu também to e vou dormir....falou! :D

MANFREDINI
Veterano
# nov/07
· votar


Já podem dar Boa noite ao Rato ehheh...
me obrigue

MANFREDINI
Veterano
# nov/07
· votar


se usasse 100% sera q conseguiriamos voar?
depende da qualidade da erva

Tiruk
Veterano
# nov/07
· votar


eu vi uma matéria sobre uma moça que teve uns 70% do cérebro arrancado por causa de uma infecção... mostrava o vídeo dos cirurgiões cortando o cérebro igual a gente limpa gordura de pedaço de carne... Ninguem daria 1 semana de vida...
hj em dia ela é QUASE uma pessoa normal, consegue fazer de tudo. Lógico que nunca vai ser normal né?
É cada milagre que o próprio corpo humano faz que é foda.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


legal o artigo. não li tudo, dei só uma olhada. mas os testes que eles fazem são impresisonantes.
voce ia gostar de ler o oliver sacks.

Quase nada
Veterano
# nov/07
· votar


Mais tarde, tratando de pacientes seriamente afetados por ataques epilépticos, utilizaram como último recurso a cirurgia onde o corpo caloso foi cortado, de forma a isolar um hemisfério do outro. A partir daí observou-se que, aparentemente, o comportamento dos pacientes de cérebro bipartido não teve grande mudança. No entanto, através da observação e de testes apropriados, os cientistas tomaram conhecimento da existência de funções próprias de cada lado do cérebro, o que vem sendo aprofundado e divulgado cada vez mais, havendo grande interesse e receptividade.

Não, q isso, nem usaram o pobre infeliz doente como cobaia pra experiências.

Bog
Veterano
# nov/07 · Editado por: Bog
· votar


Ch4p0L1N

Sabia que aquele papo de que só usamos 10% do cérebro não tem nenhum fundamento?

Certamente não tem relação com proporções físicas. Qualquer análise de atividade cerebral mostra isso, que usamos todas as partes do cérebro.

Talvez a afirmação tenha a ver com potencial, e não com a porção do cérebro que usamos. Mas aí não existe qualquer modo de saber quanto do "potencial cerebral" está sendo usado, ou mesmo qual é o potencial máximo.

No final, tudo vira lenga lenga de místicos metidos a pseudocientistas, que vão usar essa "informação" para dizer por aí que usando todo o potencial do cérebro você pode fazer telecinésia, telepatia e outras coisas cientoilógicas. =P

Mas é claro que o cérebro tem um poder inacreditável de adaptação. Isso sim é que é fantástico! Não apenas o cérebro humano, mas mesmo o cérebro de animais simples.

Ed_Vedder
Veterano
# nov/07
· votar



Sabia que aquele papo de que só usamos 10% do cérebro não tem nenhum fundamento?



(2)

izack darck
Veterano
# nov/07
· votar


Se utilizassemos o cérebro inteiro alcançaríamos o nível de consciência necesssário pra viver em paz e o mundo teria menos filhos da puta a solta.

Dogs2
Veterano
# nov/07
· votar


muito bom, valeu aê

hard rock and roll
Veterano
# nov/07 · Editado por: hard rock and roll
· votar


Se utilizassemos o cérebro inteiro alcançaríamos o nível de consciência necesssário pra viver em paz e o mundo teria menos filhos da puta a solta.

lembrando que todo mundo também seria destro e canhoto

Bog
Veterano
# nov/07 · Editado por: Bog
· votar


hard rock and roll

Ambidestria não tem a ver com usar o cérebro inteiro. O que acontece é que usamos os 2 lados do cérebro de maneiras diferentes. Ser destro (ou canhoto) não quer dizer que uma parte do cérebro fica inativa enquanto a outra trabalha.

Os ambidestros de nascença são raros. A maior parte simplesmente tem o cérebro funcionando no modo "normal", mas aprende a usar as 2 mãos igualmente por meio de treino.

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


Tiruk
eu vi uma matéria sobre uma moça que teve uns 70% do cérebro arrancado por causa de uma infecção
(...) hj em dia ela é QUASE uma pessoa normal, consegue fazer de tudo.


Hoje em dia, aposto que é militante do PT.

Se perder os outros 305, vai ser candidata a presidente pelo PT.

baz
Veterano
# nov/07
· votar


Quais 10%?

Para entender por que a estória dos 10% é balela, primeiro é necessário esclarecer de que 10% estamos falando. Se são 10% da massa cerebral, 90% do que temos dentro da cabeça devem então ser dispensáveis. Se são 10% dos neurônios, os outros 90% devem ser silenciosos, ou então redundantes, servindo só como "reservas". Ou se são 10% da capacidade de desenvolvimento intelectual... será que alguém sabe o que seriam os 100%?

Em qualquer dos três casos, toda a evidência científica está do outro lado. Lesões do cérebro, mesmo pequenas, têm conseqüências graves ao intelecto e ao comportamento. Também é possível "escutar" as células nervosas em atividade, e em sua grande maioria, e em quase todo o cérebro, é possível identificar algum aspecto do mundo ou do comportamento animal relacionado. Quanto às potencialidades, não é simples tentar estabelecer um limite de o quê o cérebro pode ou não conseguir fazer. Mesmo porque várias vezes um limite parece ter sido atingido, só para então ser ultrapassado graças a uma mudança de estratégia - exatamente como no caso de atletas de competição.

O cérebro todo...

É verdade que algumas lesões cerebrais podem não ter consequências... até que alguém descubra a primeira. Quando os neurofisiologistas do século 19 tentavam descobrir se cada região do cérebro tinha uma função definida, a prática comum era remover partes do cérebro de animais de laboratório e observar se havia perturbações do comportamento, do aprendizado, perda de capacidades sensoriais, ou motoras. Foi assim que por exemplo o alemão Hermann Munk ( 1839-1912 ) pôde determinar que a visão está localizada na região mais posterior do cérebro: cachorros que perdiam esta região ficavam incapazes de reconhecer objetos pela visão. Mas pesquisadores como o psicólogo americano Karl Lashley (1890-1958) acreditavam que a maior parte do cérebro podia ser removida sem grandes conseqüências para capacidades como a memória, já que ratos que tinham perdido grandes partes do cérebro ainda eram capazes, por exemplo, de tarefas específicas como encontrar a saída de um labirinto.


artigo completo
http://www.cerebronosso.bio.br/o-mito-dos-10-do-crebro/

the cat in the hat
Veterano
# nov/07
· votar


sou ambidestro morram de inveja
rsrsrsrsrs

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


baz

Heheheh, bem o que eu disse... Só ficou faltando lembrar que muitas vezes esse mito dos 10% é usado por místicos paranormais pseudocientíficos que saem por aí vendendo métodos para aprender a usar os "outros 90%". Se bem que alguém que acredita nessa gente realmente deve usar 10% do cérebro...

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


the cat in the hat

sério?

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


the cat in the hat

Eu desejei muito ser ambidestro quando quebrei a mão direita! Putz, precisei aprender a comer (com hashi!), escovar os dentes, guiar a bicicleta, tirar dinheiro da carteira, fazer compras... tudo só com a esquerda!

No final, estava me virando bem, mas já estou de volta com a mão esquerda toda errada, hahaha

B4cK5p4c3
Veterano
# nov/07
· votar


Bog
Ano passado eu tinha um professor no colégio que escreve com a esquerda no quadro e a direita na mesa. Ele contou que é canhoto, e quando era mais novo deu um problema na mão esquerda jogando futebol. Para ele não ficar perdendo aula, o pai dele o mandou aprender a escrever com a direita. E ele aprendeu =]
É isso. Sem mais.

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


B4cK5p4c3

Depois de tantos anos trabalhando com o PC, nem com a direita eu sei mais escrever... hahaha

Carpano-Jr.
Veterano
# nov/07
· votar


Ch4p0L1N
agente soh usa uma pqna porcentagem do nosso cerebro

se usasse 100% sera q conseguiriamos voar?

Tá vendo muito heroes haha.

"É você olhar no espelho
Se sentir um grandessíssimo idiota
Saber que é humano, ridículo, limitado
Que só usa dez por cento de sua
Cabeça animal
E você ainda acredita que é um doutor, padre ou
policial
Que está constribuindo com sua parte
Para nosso belo quadro social"
Já dizia nosso amigo Raul Seixas

Dogs2
Veterano
# nov/07
· votar


Eu até agora não sei se sou canhoto ou ambidestro

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


Dogs2

vc escreve perfeitamente (ou no mesmo nível que a esquerda) com mão direita?

Luiz DT4ever
Veterano
# nov/07
· votar


Bog
Talvez a afirmação tenha a ver com potencial, e não com a porção do cérebro que usamos. Mas aí não existe qualquer modo de saber quanto do "potencial cerebral" está sendo usado, ou mesmo qual é o potencial máximo.

Ctrl + Alt + Del.

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


Luiz DT4ever

ri um pouco, meu processador vive sobrecarregado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os fascinantes mundos dos nossos cérebros