Racismo ou inclusão social?

Autor Mensagem
luis_loko
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
Claro que falam. Eu estudei isto no 1º grau, há MUITOS anos atrás.

eu no caso só tive acesso aos arquivos e retratos de como foi realmente a história do país desde a época do descobrimento até a constituição da república no final do século XIX no ensino médio.

Dogs2
Veterano
# out/07 · Editado por: Dogs2
· votar


A B C

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
Os negros brasileiros - ao contrário dos judeus - parecem alimentar uma espécie de mágoa permanente contra o século XIX e anteriores, como se a geração atual fosse responsável por isto.

Heheh, eu não ia entrar na discussão porque é uma questão que eu já discuti bastante - sou radicalmente conta cotas raciais e coisas do tipo. Ponto final.

Mas isso que você disse é exatamente o que eu penso quando me aparecem com o papo de "dívida social". Quando fazem essa alegação para justificar as cotas, é como se culpassem por um crime pessoas que não estavam nem vivas quando o crime ocorreu, compensando pessoas que também não estavam vivas quando o crime ocorreu. Isso porque nem falamos daqueles descendentes de povos que só foram para o Brasil DEPOIS que a escravidão acabou.

Ou seja, quando um negro entra na faculdade por cotas, está sim pegando a vaga de algum descendente de alguém que explorou um ancestral seu. Ou não, está tomando a vaga de algum descendente de alemães ou japoneses cujos bisavós nunca viram um negro escravo.

No mais, será que eu posso cobrar dos descendentes dos barões do café a exploração que sofreram meus avós quando vieram do Japão? Minha avó nunca pode estudar, e aos 12 anos estava pegando na enxada. Hoje em dia, trabalho infantil e nas condições que eles trabalhavam é crime. Teria eu o direito de cobrar uma "dívida social" dos netos dos cafeicultores? E olha que a minha avó ainda tá viva...

Aí dirão que japoneses ou alemães não sofrem preconceito no Brasil. Mas desde quando negros sofrem preconceito na hora de entrar na universidade?

Para mim está muito claro que o problema não é racial, e sim social. A partir do momento que os pobres tiverem acesso ao ensino superior por capacidade, e puderem se manter na faculdade, o problema do "preconceito racial" se soluciona automaticamente.

O que é preciso é um ensino básico decente, bolsas para manter os (bons) alunos pobres na universidade, Distribuição de Renda... Não medidas racistas e descabidas como essa. Ou será que se todos os favelados fossem polacos o Brasil seria um país melhor?

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


Eu sempre achei o Brasil muito mais classista do que racista.
Os negros, os gordos, os baixinhos, os feios. . . enfim todo mundo reivindica seu lugar ao sol, bancos de ônibus mais largos, espaço na mídia etc. . .
Contudo ao se criar esta palhaçada de cotas aí sim assumimos um racismo que praticamente inexistia, era um ou outro idiota que desmoralizava os negros. Agora não, as Universidades desmoralizam 20% deles em todos os concursos.

jimmy vandrake
Veterano
# out/07 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Double. Editei.

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# out/07
· votar


De certa forma acho q a cota é valida, e acho até que deveria ser ampliada segundo uma regra:
digamos que
5% da populacao estudou em escola particular
70% em escola publica
25% mista entre publica e particular.

então as cotas para as universidades seriam
70% escola publica
25% mista

Sem diferença entre negros, brancos, azuis, verdes, etc...

Ronin
Veterano
# out/07
· votar


Acho que existem várias formas de se aproximar e discutir este assunto.

Por um lado, concordo que é segregação social... criar uma faculdade para negros é quase como dizer "beleza! agora vocês já têm a faculdade de vocês, então deixem as dos brancos em paz". Afinal... se você tem uma faculdade para negros... isto não torna as outras faculdades "para brancos e amarelos"?

Por um outro lado... a sociedade brasileira, e porque não dizer a sociedade mundial, tem uma dívida para com a sociedade negra após anos de escravidão e exploração, anos estes que repercutem, ainda hoje em dia, na forma como são tratados, vistos e estigmatizados (voltamos àquela discussão de outro tópico, de que você faz seu futuro, mas não escolhe seu passado).

A solução, ao meu ver, seria um investimento nas sessões de base... educação básica e pública de qualidade, tanto para brancos, negros ou amarelos, ricos ou pobres... e não a sucateação do ensino público que vemos hoje em dia. O sistema de cotas não é agressivamente ruim... só é paleativo e inútil, se não for acompanhado de uma estruturação muito maior da base formadora.

Ronin
Veterano
# out/07 · Editado por: Ronin
· votar


Double post, sorry.

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Ronin
se você tem uma faculdade para negros... isto não torna as outras faculdades "para brancos e amarelos"?

Obviamente que não. Talvez apenas aos olhos dos negros, pois é eles quem exergam assim. Porque os japoneses não reclamam, nem os índios, nem tantas outras etnias por aí?

Até inventarem esta história de cotas, só se entrava numa faculdade por mérito intelectual. Passou no vestibular, é admitido. No entanto, os vestibulares hoje estão absurdamente fáceis, e ainda tem negro que estudou a vida inteira em colégios ótimos e ainda assim exigem entrar nas faculdades por meios de cotas porque não passam nos vestibulares. Neste caso, é uma baita injustiça, porque o brancos não têm a mesma chance.


Por um outro lado... a sociedade brasileira, e porque não dizer a sociedade mundial, tem uma dívida para com a sociedade negra após anos de escravidão e exploração, anos estes que repercutem, ainda hoje em dia, na forma como são tratados, vistos e estigmatizados

Nem eu nem minha família temos dívidas com negro algum. Nós não escravizamos ninguém, e nenhum negro que conheço é ou foi escravo. Se meus antepassados fizeram isto, (provavelmente NÂO fizeram, pois minhas origens são humildes), é problema deles com os escravos.

É exatamente esta dívida que apenas os negros insistem que existe, para poder conseguir benefícios. Se os negros quisessem mesmo ser tratados de igual para igual, a primeira que fariam é deixar para tras este papo de escravidão, pois isto já acabou faz tempo.

Como vemos pela simples existência da Unipalmares, os negros é quem insistem em ser tratados de forma diferente. Se não fosse isto, este tópico sequer existiria.

Tenho que sair agora.... continuo minhas análises de noite.

TWT ICE
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho q negors e brancos tem a mesma capacidade inteçectual, entao nao vejo o porque de cotas para negros...
se for fazer cotas, q faça para pessoas pobres ou de escolas publicas....

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar


vêm de famílias mais pobres e, consequentemente, de escolas públicas, onde o ensino é mais "fraco"?
não seria melhor investir no ensino público desde o primário? =\


exato, aqui em Porto alegre por exemplo, na federal tem cotas para alunos de escola publica, e negros de escola publica; ou seja o aluno de ensino publico recebe uma maozinha (isso é viavel) mas o negro recebe 2! qual o embasamento disso? quem vai senta na graxa sao os brancos de escola publica....

Ronin
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
É exatamente esta dívida que apenas os negros insistem que existe, para poder conseguir benefícios. Se os negros quisessem mesmo ser tratados de igual para igual, a primeira que fariam é deixar para tras este papo de escravidão, pois isto já acabou faz tempo.

Não estou contrariando sua opinião, concordo com diversas coisas que você disse. Estou apenas apresentando alguns outros pontos de vista possíveis.

A escravidão acabou faz tempo, sim, mas deixou marcas. Invariavelmente os negros de hoje em dia são descendentes dos escravos, em sua grande maioria. Chegar para a comunidade negra e dizer "Se os negros quisessem mesmo ser tratados de igual para igual, a primeira que fariam é deixar para tras este papo de escravidão, pois isto já acabou faz tempo." é como começar uma corrida, deixar seu oponente amarrado até você percorrer metade do trajeto e depois soltá-lo e dizer... "agora é cada um por si" e achar que isto torna a corrida justa.

Ao contrário dos negros, os japonêses nunca foram escravisados... e mesmo assim, apesar de não reclamarem, se unem em forças de colaboração e proteção mútua... em grandes comunidades japonêsas você tem escolas para japonêses, cursos para japonêses, jornais escritos em japonês, e comunidades exclusivas para japonêses (e muitas delas com caráter de ONG, ou seja, apoiadas e financiadas pelo governo federal). Mas, claro, eles são japonêses, e não negros, então ninguém acha a postura xenófoba deles racista.

Índios não reclamam?? Claro que reclamam, e reclamam o tempo inteiro. A grande diferença é que o povo nativo sul americano não tem o poder político que os negros, com muita luta, conseguiram. Os índios reclamam seus direitos tanto quanto ou mais que os negros, mas simplesmente não têm voz suficiente para serem ouvidos. Por serem organizações tribais diferentes e pequenas, a força de movimentação dos índios é ínfima. A única diferença entre a reclamação deles e a dos negros é a força que os negros, se unindo social e politicamente, conquistaram.

Não apoio a criação da Unipalmares como aconteceu (até por trazer a tona simbolismos já enterrados, como o Quilombo dos Palmares e a época da escravatura), nem a definição de cotas para negros nas universidades. Defendo a formação de base mais justa e honesta para todos... ensino público de qualidade. Qualquer coisa diferente disto (inclusive cotas e unipalmares) só serve para ampliar ainda mais as rachaduras das diferenças sociais que vivemos.

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


Dogs2
Daqui a pouco vão fazer universidade pra canhoto porque eles eram queimados na inquisição
Nada mais justo.

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


Ronin
Defendo a formação de base mais justa e honesta para todos... ensino público de qualidade. Qualquer coisa diferente disto (inclusive cotas e unipalmares) só serve para ampliar ainda mais as rachaduras das diferenças sociais que vivemos.


Concordo e descordo.

Não concordo com as cotas como algo eterno e sim como uma coisa momentânea para diminuir o desequilíbrio entre os estudantes em universidades.
Melhorar o Ensino nas escolas públicas não é da noite para o dia, a ideia da cota é durar tempo nescessário para haver a reformulação do ensino.

Ronin
Veterano
# out/07
· votar


Atum Bluesman
Por isto coloquei "qualquer coisa diferente disto". Concordo que a idéia de cotas, quando acompanhada de uma modificação mais concreta na base das escolas pública é uma medida que, apesar de paleativa, aproximaria os "lados" da sociedade. Quando falei "qualquer coisa diferente disto." quis dizer a cota "per se"... ou seja, sem o apoio da reformulação no ensino básico público.

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Ronin

Compreendi seu ponto de vista. Sua comparação com uma corrida foi boa. No entanto, já se passaram 120 anos desde que houve o fim da escravatura, e, no entanto, ainda estão lutando por isto. Quando vai terminar? Quando se darão por satisfeitos?

Está óbvio para todos que negros ainda sofrem com preconceito, mas isto não é por fatores históricos. É por pura ignorância daqules que são preconceituosos. Da mesma forma, tantas "classes", como bem colocou jimmt vandrake, sofrem preconceito, tanto ou mais que negros. Veja quantas conquistas existem, e os negros têm muito mérito, e justo mérito, por elas. A cultura brasileira - da qual tenho orgulho - não seria o que é sem a influência negra. No entanto - e já divagando - acredito que há muito esta cultura se rompeu com todos seus influentes para se tornar uma cultura autenticamente brasileira, agora influenciadora, ao invés de influenciada.

É necessário discernir muito bem quais são os fatores históricos e não-históricos que fizeram a situação culminar onde está hoje. É muito simplista a visão com a corrida, pois ela analisa apenas um fator: a escravidão e a falta de inclusão social após seu fim.

TASIVA
Veterano
# out/07 · Editado por: TASIVA
· votar


num sei....
só sei que essa história é super contraditória

TASIVA
Veterano
# out/07
· votar


Daqui a pouco vão fazer universidade pra canhoto porque eles eram queimados na inquisição
boa idéia

MoOn White
Veterano
# out/07
· votar


O preconceito ta na consiencia de cada um...


ate eles mesmos e acham coitadinhos e blablabla por serem negros...

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


MoOn White

AÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!

the cat in the hat
Veterano
# out/07
· votar


ses acham que existe racismo no brasil , povinho hipocrita, mais de 90% da pop eh composta por negros! achu essas palhacadas de cotas, universidade pra negro puro racismo, todu mundo eh igual nessa porra, e a sociedade fica tentando por coisa onde nao existe!os negros vivem se chamando de negaum, de neguin sei la duq, quando faz alguma coisa se orgulha todo de ser da raca sao cheios de falar(issoeu fiz pela minha raca negra)! se um branco falar isso ta fudido,quando eh negao que zoa um branco eh piada, quando eh um branco que zoa eh racismo!se for pensar por um lado os negros sao mais racistas que os brancos em alguns lugares! mas isso nao deveria existir no brasil.. eh pura ignorancia essas paradas de racismo!!

BokuWa
Veterano
# out/07
· votar


Isso é uma palhaçada, a Ministra da Integração Racial, ou Social, diz que é aceitável, a discriminação de um branco, mas a de um negro não. Ela que vá ao inferno! Cota é uma forma de esconder os problemas do país, o problema é ser pobre e não ser preto, o problema é estudar em escolas publicas que só formam analfabetos funcionais, o problema é essa política de merda que está culpando os outros por problemas dela.

BokuWa
Veterano
# out/07
· votar


Direitos iguais, rituais iguais.

Izzy Dragon
Veterano
# out/07
· votar


Alguém aqui é a favor dessas cotas?

Votem:

Izzy Dragon
Veterano
# out/07
· votar


A Favor

Izzy Dragon
Veterano
# out/07
· votar


Contra

the cat in the hat
Veterano
# out/07
· votar


deveria sim ter cota, mas para pobres e nao para pretos!

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


the cat in the hat

concordo, essas cotas fazem parecer q os negros não teriam capacidade sozinhos, teria q ter uma cota para pobres

Deji
Veterano
# out/07
· votar


ai carai, de novo esse assunto

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


the cat in the hat
hard rock and roll
Não é bem assim é questão de oportunidades, ou você acha que o número de negros em universidades é menor por que?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Racismo ou inclusão social?