Sobre a proibição do uso de celulares nas escolas

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# out/07


haha!
mulecada sem educação do cacete.



Serra proíbe aluno de utilizar telefone celular em escola

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sancionou projeto de lei que proíbe os estudantes de usar telefone celular nas escolas nos horários de aula. A medida foi publicada ontem no "Diário Oficial".

A princípio, vale apenas para a rede estadual do ensino básico (fundamental e médio), mas, como a redação do texto é vaga ("estabelecimentos de ensino do Estado"), a Secretaria da Educação diz que é possível considerar que abrange também a particular. A dúvida será esclarecida apenas com a regulamentação da lei, prevista para ser publicada pelo governo em até 90 dias. A lei não estabelece também como será a fiscalização da medida nem a que tipo de punição o estudante está sujeito.

De acordo com a Secretaria da Educação, a tendência é que o decreto regulamentador deixe para que cada escola defina como implementar a lei, estipulando, por exemplo, a sanção a ser aplicada.

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), autor da proposta, afirmou que os aparelhos podem ser retidos pelos professores e devolvidos apenas ao final das aulas. A punição, no entanto, não está prevista no texto da lei sancionada.

"Na regulamentação, pode-se também incluir um artigo permitindo que os aparelhos retidos sejam devolvidos apenas para os pais dos alunos", disse o deputado.

Morando afirma na justificativa do projeto que a proposta visa "assegurar a essência do ambiente escolar, onde a atenção do aluno deve estar 100% direcionada aos estudos".

Segundo o deputado, ele se baseou em relatos de professores, que afirmam que os alunos atendem ao telefone durante as aulas e trocam "torpedos" com colegas de outras salas, além de brincarem com os jogos presentes nos aparelhos. "Há relato de estudante que usa o celular para colar nas provas, através de mensagens de texto e também armazenando a matéria no próprio aparelho", afirma o texto disponível para consulta no site da Assembléia.

Morando diz também que há alunos que utilizam o celular como forma de exibicionismo, mudando sempre de modelo.

"Claro que o celular atrapalha, mas será difícil a escola conseguir controlar todos os alunos", afirmou a professora Silvia de Mattos Gasparian Colello, coordenadora da área de psicologia da educação da Faculdade de Educação da USP. Para o presidente do sindicato das escolas particulares, José Augusto de Mattos Lourenço, mesmo que a lei se aplique à rede privada, haverá poucas mudanças na rotina escolar.

"Os regimentos das escolas já proíbem materiais não condizentes com a prática pedagógica. Isso vale não só para celulares mas também para aparelhos como iPod", disse Lourenço. Segundo ele, os regimentos dos colégios seguem diretrizes das diretorias de ensino.

Patys
Veterano
# out/07
· votar


esta mais do que certo..

escola foi feita pr estudar não fica de bate papo a aula toda.

no meu tempo de escola nem tinha dessas frescura nao.

Rato
Veterano
# out/07 · Editado por: Rato
· votar


no meu tempo de escola nem
.... vitrola!!! hein!?


haha

Rato
Veterano
# out/07
· votar


muito bem frequentado este tópico diga-se de passagem =)

Patys
Veterano
# out/07
· votar


Rato
.... vitrola!!! hein!?


haha


hauahauahauaahauhauahaua

sou velha ja =P

muito bem frequentado este tópico diga-se de passagem =)


Patys
Rato

só ta nois dois heim..,hemm que acha? =)

Basser-Shelter
Veterano
# out/07
· votar


na escola em que eu estudei sempre foi assim.

joe_harris
Veterano
# out/07
· votar


ta certo... daki uns dia ia ter gente levando fax e fliperama pra escola... tava tão liberado

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Se está atrapalhando a aula, tem que proibir mesmo.
Mas porque as escolas não proibem, ao invés de criar mais uma lei pra isso?

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


e desde quando podia usar durante a aula?, aqui no colégio professor viu o aluno usando celular durante a aula, é suspensão de certeza

mas num estado como São Paulo ele não tem coisa melhor pra se preocupar não?

MoOn White
Veterano
# out/07
· votar


O meu ta como pai de santo esses dias...

só serve de camera, calculadora e despertador...

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


maggie
Mas porque as escolas não proibem, ao invés de criar mais uma lei pra isso?

como assim?

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


MoOn White

o meu tem mais utilidades, só serve de câmera, calculadora, despertador e mp3 player, ele faz ligação de vez em quando, quando eu lembro q ele foi feito pra isso e coincide de eu estar com dinheiro(quase nunca), aí eu compro uns créditos

Kensei
Veterano
# out/07
· votar


maggie
Pq o chefe da escola pública estadual é o governador, e ele fala através de leis, decretos, e bla bla bla .... alo, alo?

grafitte
Veterano
# out/07
· votar


Quem usa celular pra mesquinharia tem que ser banido também

CheshireCat
Veterano
# out/07
· votar


na minha escola era proibido, tinha uns professores mais liberais... mas tocou na aula de português, fica duas aulas suspenso(da aula de port)... carinha perdeu prova por causa disso

"Há relato de estudante que usa o celular para colar nas provas
hauhauahuahauha na minha sala teve um que colou usando nintendo ds

Patys
Veterano
# out/07
· votar


Quem usa celular pra mesquinharia tem que ser banido também

apoiado

the cat in the hat
Veterano
# out/07
· votar


ta mais que certo, sempre tem uns babaca engracadinho que deixa o cel alto de proposito pra xama atencao!acho que se tiver no vibra call nao tem problema..

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Dogs2
Mas porque as escolas não proibem, ao invés de criar mais uma lei pra isso?
como assim?

As escolas podem proibir, não precisa o Estado criar uma lei pra isso.
Ou precisa?

Kensei
Pq o chefe da escola pública estadual é o governador, e ele fala através de leis, decretos, e bla bla bla .... alo, alo?
huahuaau
Sen-sa-ci-o-nal.

Ronin
Veterano
# out/07
· votar


maggie
As escolas podem proibir, não precisa o Estado criar uma lei pra isso.
Ou precisa?


Tirando por base a pirralhada sem limites que anda sendo criada por aí, eu imagino um pentelho ou outro na escola dando de dedo no professor dizendo isto e aquilo que ele não pode proibir, que vivemos em um país livre, livre arbítrio, coisa e tal (passa correndo e chuta um lixeiro).

Nada como uma lei vigorando para dar força ao ato dos professores de proibir. Infelizmente tem gente que só funciona assim (e alguns, nem assim).

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


maggie
As escolas podem proibir, não precisa o Estado criar uma lei pra isso.
Ou precisa?


Ah tááá... eu só num tinha entendido a frase, não tava questionando ela.

Grow
Veterano
# out/07
· votar


eu acho q tem q reprimir mesmo

[modo matias off]

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


Um aluno daqui da região foi entrevistado pela reportagem da TV Tem, afiliada da Rede Globo, e disse a seguinte frase:
-"Se nos presídios que são fechados e com guardas eles não conseguem proibir, como que eles vão proibir numa escola, que é aberta?

Vão trabalhar bando de FDP!

the cat in the hat
Veterano
# out/07
· votar


luiz_sjrp
hauhauhua verdade!

Jiuvaskala
Veterano
# out/07
· votar


caramba...tanta coisa mais prioritaria a se preocupar e ficam nessa frescura???

tenha dó

Basser-Shelter
Veterano
# out/07
· votar


eu uso celular pra colar na facul, dando desculpa que tô usando a calculadora =D

Rodrigo_Iron
Veterano
# out/07 · Editado por: Rodrigo_Iron
· votar


Pra mim isso é mais uma questão de educação: saber onde deve e onde não deve se usar o celular
Todos sabem por exemplo que não se deve deixar um celular ligado num teatro ou cinema, o mesmo vale pra aula, agora se os alunos são mal educados ai é outra história...o problema vem de casa, da educação que recebem, saber portar-se em grupo(escola, aula) e respeitar o direito dos outros começa a aprender-se com o "papai e a mamãe".

Bob do recife
Veterano
# out/07
· votar


tudo se resume a:

frescura ¬¬

maggie
Veterana
# out/07
· votar


luiz_sjrp
Um aluno daqui da região foi entrevistado pela reportagem da TV Tem, afiliada da Rede Globo, e disse a seguinte frase:
-"Se nos presídios que são fechados e com guardas eles não conseguem proibir, como que eles vão proibir numa escola, que é aberta?

Vão trabalhar bando de FDP!


Cascudo nele!

B4cK5p4c3
Veterano
# out/07
· votar


O colégio proibia, mas os professores nem sempre. O pior era quando eles tiravam uma pessoa de sala, mas outra não. E coisas assim...

Índio_DT
Veterano
# out/07 · Editado por: Índio_DT
· votar


Frescura.
Aonde o celular interfere no meu estudo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a proibição do uso de celulares nas escolas