Mudanças na Lei do Estágio = Férro nos jovens

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Rato


    alguém confirma ? ... sim, está confirmado =) com seus prós e contras
    haha está ficando impraticável viver nesse país de fdaputas

    boa semana


    >É importante você saber os impactos negativos que a lei de estágios vai
    >trazer para sua carreira. Veja porquê:
    >
    >O Governo colocou um projeto para uma nova Lei do Estágio na Câmara Federal
    >em regime de urgência urgentíssima, mas esqueceu de consultar a parte
    >principal: Você.
    >
    >Esta proposta de Lei diminuía drasticamente as vagas de estágio, pois
    >limitava as empresas a contratarem apenas 10% do quadro de funcionários.
    >
    >Você protestou e a Câmara modificou. No substitutivo foi liberada a
    >contratação de estagiários para 20% do quadro de funcionários e livre para o
    >caso de estudantes do curso superior e médio profissional.
    >
    >Agora os relatores do Senado mudaram de posição, querem voltar atrás e
    >restringir novamente.
    >
    >Empresas como escritórios de advocacia com cinco advogados poderão contratar
    >somente um estagiário.
    >
    >Isso vale para agências de criação, engenharia, arquitetura, administração,
    >pedagogia, ciências contábeis, ciências econômicas, TI (tecnologia da
    >informação) e qualquer outro ramo de atividade.
    >
    >Serão eliminados 250 mil estágios ao ano no Brasil, sem nenhuma contrapartida
    >para você que está lutando para pagar a faculdade e lutando com a baixa
    >qualidade do ensino médio público.
    >
    >A redução da oferta de estágios irá diminuir suas chances de aprender sua
    >profissão na prática, de adquirir experiência e receber uma bolsa-auxílio
    >para financiar seus estudos, enfim, reduz sua inserção no mercado de
    >trabalho.
    >
    >O que fazer agora?
    >
    >Nesta semana o Senado irá votar a lei do estágio.
    >É sua oportunidade de manifestar-se!
    >Ainda há tempo de você mostrar o que é melhor para o seu futuro.
    >
    >Envie sua opinião por e-mail para os Relatores mudarem a nova Lei antes de
    >ser votada.

    Basser-Shelter
    Veterano
    # set/07
    · votar


    bom eu não sei nada a respeito disso, meu estagio ta garantido pq curto uma area que pelo menos aqui onde eu moro ninguem se interessa...

    Teccláudio
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Essa lei tem o lado bom e o lado ruim.

    Teccláudio
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Teccláudio
    · votar


    Basser-Shelter
    bom eu não sei nada a respeito disso, meu estagio ta garantido pq curto uma area que pelo menos aqui onde eu moro ninguem se interessa...

    Mas se na empresa em que vc trabalha não tiver 5 funcionários, vc vai rodar.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tem o fato que as empresas terão que contratar direto sem estágio, se isto acontecer vai ser melhor do que ficar estagiando.

    Basser-Shelter
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Teccláudio

    embrepa fii

    Essa lei tem o lado bom e o lado ruim.

    toda lei tem, mas eu acho que eles tão querendo fazer um controle melhor disso ae, não sei bem se é isso...

    Basser-Shelter
    Veterano
    # set/07
    · votar


    jimmt vandrake
    Tem o fato que as empresas terão que contratar direto sem estágio, se isto acontecer vai ser melhor do que ficar estagiando.

    se isso servir como estagio obrigatoria na facul ta tudo bem então o/

    Teccláudio
    Veterano
    # set/07
    · votar


    jimmt vandrake
    Tem o fato que as empresas terão que contratar direto sem estágio, se isto acontecer vai ser melhor do que ficar estagiando.

    Esse é o lado bom.

    Basser-Shelter
    toda lei tem, mas eu acho que eles tão querendo fazer um controle melhor disso ae, não sei bem se é isso...
    Eles estão querendo botar na rua 250 mil estagiários no Brasil todo é isso.

    Basser-Shelter
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Teccláudio
    Eles estão querendo botar na rua 250 mil estagiários no Brasil todo é isso.

    mas também tem gente que fica 5 anos estagiando, só acho que eles querem ter um maior controle, só isso.

    CheshireCat
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Rato
    putz, sei lá... eu sei que tava pra ser votada uma lei do estagiário... essa aqui(o link pra matéria saiu do ar, acho)
    só que ela ia dar direito a férias e direito a redução da jornada de trabalho... nada a ver com isso =\

    maggie
    Veterana
    # set/07
    · votar


    Senado vota lei de estágios que pode prejudicar até 300 mil jovens

    Será votado no Senado o PLC 44/2007, um projeto de lei de autoria do Governo que o encaminhou com urgência constitucional para aprová-lo no Congresso. O mesmo já está trancando a pauta do Senado e pode ser votado a qualquer momento. A desculpa da pressa é que a medida faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da educação. Na prática serão colocados 300 mil estagiários na rua. O Governo tem esperança de converter essas vagas em carteiras de trabalho, nada relacionadas com educação em si.

    O projeto de lei que já foi analisado pelas Comissões de Educação e Assuntos Sociais e foi relatado pelos senadores Ideli Salvatti e Raimundo Colombo retrocedeu ao impor limitação no número de estagiários em 20% do número de funcionários. Para as pequenas e médias empresas, como escritórios de advocacia, consultorias diversas e outros, responsáveis pela maioria da contratação de estagiários, será um impacto negativo em custos, já para os estudantes a perda da melhor porta de entrada no mercado de trabalho. "Acreditamos que faltou sensibilidade dos Senadores ao limitar a contratação exatamente para quem mais precisa e mais emprega no Brasil", explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.

    Segundo Mencaci uma empresa com cinco funcionários pode, atualmente, ter até três ou quatro estagiários. Caso o projeto de lei do governo seja aprovado, ela poderá ter somente um estudante estagiando. Todos os demais serão dispensados.

    Com a nova proposição todos os estágios devem ter no máximo 6 horas diárias e 30 semanais, terão direito a férias remuneradas e vale-transporte. Os profissionais liberais de nível superior (com registro em conselhos regionais), como advogados, engenheiros e outros poderão contratar estagiários.

    notícia completa aqui

    maggie
    Veterana
    # set/07
    · votar


    Concordo em partes com o projeto.
    Muitos profissionais perderam lugar pra estagiários, que no final das contas eram só mão-de-obra barata.

    E por outro lado o estudante se obrigava a estagiar por uma bolsa-auxílio ridícula com a desculpa de "entrar no mercado de trabalho". Balela, as empresas além de não pagarem os direitos trabalhistas ainda ganhavam em cima do estudante pagando pouco a ele.

    Basser-Shelter
    Veterano
    # set/07
    · votar


    maggie

    vlw ae o/

    Teccláudio
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Basser-Shelter
    mas também tem gente que fica 5 anos estagiando, só acho que eles querem ter um maior controle, só isso.
    Sim, eu fiquei. Sem essa de controle, eles querem que as empresas não contratem mais que 20% de estagiários comparando com seu numero de funcionários, uma empresa que tem 10 funcionários e 5 estagiários não vai poder ter mais que 2 estagiários, aí vem o lado bom esses 2 que vão ficar, vão ter direito a ferias e décimo terceiro, coisa que hj estagiário não tem direito, e os outros 3 "poderão ter suas carteiras de trabalho assinadas". Isso vai muito de empresa para empresa.

    CheshireCat
    Veterano
    # set/07
    · votar


    maggie

    Com a nova proposição todos os estágios devem ter no máximo 6 horas diárias e 30 semanais, terão direito a férias remuneradas e vale-transporte. Os profissionais liberais de nível superior (com registro em conselhos regionais), como advogados, engenheiros e outros poderão contratar estagiários.

    então é a mesma lei... mas eu não tava sabendo dessa parte de restringir o número... putz, sacanagem isso =\ sem falar que eu não quero trabalhar 30 horas, quero continuar fazendo 40 semanais =\

    >Envie sua opinião por e-mail para os Relatores mudarem a nova Lei antes de
    >ser votada.

    isso lá adianta? =\

    Basser-Shelter
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Teccláudio
    Sim, eu fiquei. Sem essa de controle, eles querem que as empresas não contratem mais que 20% de estagiários comparando com seu numero de funcionários, uma empresa que tem 10 funcionários e 5 estagiários não vai poder ter mais que 2 estagiários, aí vem o lado bom esses 2 que vão ficar, vão ter direito a ferias e décimo terceiro, coisa que hj estagiário não tem direito, e os outros 3 "poderão ter suas carteiras de trabalho assinadas". Isso vai muito de empresa para empresa.

    e vc não vê vantagem em deixar de estar há 5 anos estagiando e passar a ter carteira assinada, a empresa vai precisar dos 5 mesmo.

    maggie
    Veterana
    # set/07
    · votar


    CheshireCat
    então é a mesma lei... mas eu não tava sabendo dessa parte de restringir o número... putz, sacanagem isso =\ sem falar que eu não quero trabalhar 30 horas, quero continuar fazendo 40 semanais =\

    Eu concordo justamente em restringir o número de estagiários...
    Conheço empresas que tem meia dúzia de funcionários, o restante é estágio sem previsão de efetivação. Isso é muita sacanagem com o estudante.

    Teccláudio
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Basser-Shelter
    e vc não vê vantagem em deixar de estar há 5 anos estagiando e passar a ter carteira assinada, a empresa vai precisar dos 5 mesmo.


    Sim claro, é ótimo ter carteira assinada. Mas foi o que eu disse, "poderão", e isso vai de empresa para empresa, se é empresa que quer cortar gastos, acho que ela num vai continuar com os 5 não.

    Teccláudio
    Veterano
    # set/07
    · votar


    maggie
    Eu concordo justamente em restringir o número de estagiários...
    Conheço empresas que tem meia dúzia de funcionários, o restante é estágio sem previsão de efetivação. Isso é muita sacanagem com o estudante.

    Isso eu concordo, só acho que o numero comparado com a quantidade de funcionários ta muito baixo.

    Basser-Shelter
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Teccláudio
    Sim claro, é ótimo ter carteira assinada. Mas foi o que eu disse, "poderão", e isso vai de empresa para empresa, se é empresa que quer cortar gastos, acho que ela num vai continuar com os 5 não.

    cara se nessa lei, os estagiarios não tivessem ferias e coisas do tipo eles colocaraim tudo pros estagiarios, mas essa lei meio que obriga a empresa a contratar sabe.

    cara eu tô meio que dos dois lados...

    CheshireCat
    Veterano
    # set/07
    · votar


    maggie
    Eu concordo justamente em restringir o número de estagiários...
    Conheço empresas que tem meia dúzia de funcionários, o restante é estágio sem previsão de efetivação. Isso é muita sacanagem com o estudante.

    mas na minha empresa não... tem estagiário pra caramba, com alta chance de efetivação... =\
    e eu ganho muito bem pelas 40 horas, não quero fazer menos e ganhar menos... ae ferra pro meu lado, eu também tenho o direito de ser egoísta às vezes hauahahahauha

    Teccláudio
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Basser-Shelter
    cara se nessa lei, os estagiarios não tivessem ferias e coisas do tipo eles colocaraim tudo pros estagiarios, mas essa lei meio que obriga a empresa a contratar sabe.

    cara eu tô meio que dos dois lados...

    Pois isso que eu disse que um lado bom e outro ruim.

    Basser-Shelter
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Teccláudio
    Pois isso que eu disse que um lado bom e outro ruim.

    pois é cara, tô abrindo uma empresa com um amigo e tô vendo essas coisas ae...

    Teccláudio
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Basser-Shelter
    pois é cara, tô abrindo uma empresa com um amigo e tô vendo essas coisas ae...


    Há uns 3 meses atrás estava com esse mesmo pensamento seu, de abrir uma empresa em uma cidade vizinha aqui, seria uma loja de produtos e vendas de computadores, juntamente com assistência técnica, e apesar de não ter ninguém nesse cidade e mais ou menos 40% da população ter micros (resultado através de uma pesquisa que realizei), nos meus cálculos não era viável abrir essa empresa. Mas afinal, boa sorte em seu novo empreendimento.

    Basser-Shelter
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Teccláudio
    Há uns 3 meses atrás estava com esse mesmo pensamento seu, de abrir uma empresa em uma cidade vizinha aqui, seria uma loja de produtos e vendas de computadores, juntamente com assistência técnica, e apesar de não ter ninguém nesse cidade e mais ou menos 40% da população ter micros (resultado através de uma pesquisa que realizei), nos meus cálculos não era viável abrir essa empresa. Mas afinal, boa sorte em seu novo empreendimento.


    mas a minha vai ter umas vendas online e coisas do tipo, vendas pra todo brasil sabe. vlw ae o/

    Kensei
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Questão delicada. Pode ter impactos negativos ou positivos.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu acho que a lei deveria prever um limite de estagio para empresas, talvez por vagas ou por tempo, senão continua esta zona de ter somente estagiarios, alimentando um turn over entre estagiarios e nada de geração de empregos formais.
    O que alguns consideram bom, a possibilidade de estágio, na verdade é uma tapação do sol com a peneira caso a empresa não efetive um contrato de trabalho.
    Acho que aí que a lei deveria agir, obrigando a contratação do estagiario e sem período de experiência após 6 meses de estágio.

    Gan
    Veterano
    # set/07
    · votar


    logo agora q eu to saidno da empresa , vem essa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudanças na Lei do Estágio = Férro nos jovens