A herança da escravidão.

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# set/07


Os negros foram arrancados à força de seus lugares de origem e viraram mercadoria lucrativa, protagonizando inúmeros episódios de rebelião na colonização.
Os portugueses vieram para o Brasil "fazer a América" e pela escassez de mulheres brancas, deu-se a grande miscigenação racial.
Em 1888 - fim escravidão - negros representavam 13% da pop. bras. e mestiços 40%. As teorias racistas baseavam-se na crença da inferioridade biológica da raça negra, e seguindo elas os mulatos também seriam inferiores, pois o sangue negro corria em suas veias.
Os cientistas sociais do final do sé. XIX se viram em uma enrrascada: afirmar a inferioridade racial de negros e mestiços era sugerir a inferioridade racial do Brasil a se tornar uma nação moderna.
Nas primeiras décadas séc. XX, esse mal estar ideológico foi resolvido. O racismo tradicional foi progressivamente substituido pelo projeto miscigenação. A valorização da mestiçagem conferiu carteira de identidade para a pop. que tinha "sangue negro". Carteira esta, que veio embalada na teoria de democracia racial.
No Brasil o confronto entre as raças teria sido evitado, e no seu lugar a mestiçagem teria estabelecido a harmonia social. Nascia o país do samba, carnaval e futebol.
Segundo o IBGE - que criticamente, como censo de uma fonte inesgotável de fantasia geopolítica - legalizou a declaração entre negros e brancos como "pardos", perfazendo 39,9% da pop. e pretos apenas 5,2%.
Os lideres políticos espertos, assumem esses indices e empunham bandeiras de defesa a esses interesses, como se isso fosse realmente uma realidade sem fundamento.
Entretanto a realidade é bem diferente da teoria. Antes da abolição, o negro era a mão-de-obra mas não cidadão, com direitos políticos. O fim da escravidão transformou-os em cidadão, mas de segunda classe.
A taxa de analfabetismo da pop. branca gira em torno de 8% e entre negros e mestiços 20%. Famílias cujos chefes são brancos, 12% vivem com cerca de até meio salário mínimo per capita, entre famílias de negros e pardos esse percentual sobe para 30,4%. No outro extremo com mais de 5 salários per capita estão os 15% das famílias brancas e apenas 3% de negros e pardos. (MAGONOLI. Demétrio. Geografia, paisagem e Território. S.P:Moderna)

As atitudes tomadas pelo governo em prol da raça, que perfazem a maioria da pop. do Brasil, podem ser consideradas uma forma de negar a inferioridade da raça negra e mestiça que vem perseguindo a pop. brasileira desde o séc. XVI? Podemos chamar isso de Democracia Racial?

:)

AkoBlu
Veterano
# set/07
· votar


e depois eu ouço falar de cota para negros...isso soh dissemina mais a diferença entre negros e os demais...
triste...

Rough
Veterano
# set/07
· votar


Eles mesmo se escravizam e ainda nós que somos racistas. Êta melanina..

Coldplay
Veterano
# set/07
· votar


Os mais racistas são os próprios negros.

ZXC
Veterano
# set/07
· votar


Coldplay
O Brasil na minha opinião, carrega ainda um ranço da época da colonização, que o governo faz questão de não deixar cair em esquecimento.
Somos um povo mestiço pela nossa própria natureza...e o racismo não nos cabe de modo algum.
:)

Coldplay
Veterano
# set/07
· votar


ZXC
Igual a esse atestado de inferioridade, as cotas nas universidades.
Ridículo isso, e quem mais defende isso são os próprios negros, mais a 'elite' negra do Brasil.... todos meus amigos negros não concordam com isso!

Grow
Veterano
# set/07
· votar


Dizer que a culpa por tudo que o negro sofre é dele mesmo é dizer que eles realmente são inferiores. Isso é fato. Dizer isso é assinar que você concorda que o negro é geneticamente inferior. Eu acredito que todos os homens são iguais, até que a ciência prove o contrário. Portanto creio que a culpa por tudo isso não pode ser do próprio negro, é lógico. Ninguém nasce pensando em ser menor que alguém.

Bog
Veterano
# set/07
· votar


ZXC

Uma coisa que eu acho muito curiosa quando tratam as pessoas como massas/grupos é o jeito que falam. "Os negros foram arrancados da áfrica", "os negros foram escravos por séculos", "os negros foram explorados"... mas na verdade, não tem hoje em dia nenhum negro vivo que tenha passado por essas coisas.

Aí dirão: "mas os negros de hoje sofrem porque descendem de escravos que foram deixados à margem da sociedade". Sim, é verdade. Mas é um raciocínio extremamente perigoso quando a gente acha que então os descendentes dos escravos têm o direito de cobrar uma dívida. Porque, seguindo esse raciocínio, eu poderia processar os descendentes dos senhores feudais que exploraram a minha família na idade média, ou os descendentes dos samurais que exploraram a outra metade da minha família, ou mesmo talvez quem sabe os descendentes dos cafeicultores que exploraram os meus avós (a minha avó ainda tá viva, por sinal) quando eles foram para o Brasil.

Pensando por esse lado, não faz sentido. Dizem que o Brasil tem uma "dívida a pagar" com os negros. Mas os negros que foram explorados já não estão mais entre nós. E nem os que exploraram eles. Em outras palavras, qurem que paguemos hoje por crimes que aconteceram antes de nascermos, em favor de pessoas que também não tinham nascido quando os crimes ocorreram. Nem preciso dizer que isso não faz o menor sentido.

O problema das cotas é óbvio. Negros descendem da miséria, e por isso são miseráveis. O problema a atacar não é a miséria dos negros, e sim a miséria em si. Cota não resolve a desigualdade. Bolsa de estudo resolve.

Patys
Veterano
# set/07
· votar


tem um país acho que a bolivia se não m engano, mas que a metade da populaçao são mestiça.. e os de raça pura que existem são indios.

as leis contra o racismo lá são bem rigidas, atualmente ja uma matéria no jornal falando dobre um caso de racismo que aconteceu em uma casa nortuna em um bairro de poder aquisito alto, foi o segundo caso de racismo que houve nesse casa,a primeira foram advirtidos e pagaram multa, desta fez a casa foi fechada, multada, e os donos estao respondendo processo, ou foram preso, nao sei....e inclusive colocaram uma faixa na frente da sacada la dizendo que la eles nao admitem racismo..etc e tals... aqui no Brasil tbem nao da pr admitir esses tipo de coisa...... o Brasil é um país mestiço.. e a raça originaria sabemos que é do indio tbem, que só ouve essa mestificaçao por causa da invasao portuguesa etc e tals....e e a nossa cultura tbem multicultura...casa região preserva a sua... enfim..
não da pr aceitar o racismo num país como o Brasil, e não tem como negar o fato de que o racismo existe, e que deveria ter leis mais regidas assim como na Bolivia...

quanto a atitude do governo... sem comentarios.

ZXC
Veterano
# set/07 · Editado por: ZXC
· votar


Coldplay
Na veia de cada brasileiro nascido aqui, corre sangue mestiço. Estamos longe da raça ariana tão perseguida por Hitller.
Eu por exemplo sou loura de olhos azuis, mas meu bisavô por parte de mãe era negro Angolano da Costa do Marfim, minha bisavó Espanhola de olhos verdes, minha avó por parte de pai francesa e meu avô brasileiro , carioca da gema, e como todo brasileiro mestiço...daí posso me dizer mestiça não? Apesar de ser branca por natureza física. Mas minha certidão traz a nomenclatura branca...engodo social. Eu deveria poder pleitiar as cotas das faculdades....mas não posso.
Cota não resolve a desigualdade. Bolsa de estudo resolve. (2)
Essa hipocrisia me mata.....
:)

krydes
Veterano
# set/07
· votar


ZXC
Todos ou alguns se "preocupam" com alguma coisa,miséria,racismo,violência,analfabetismo,existem as famosas pesquisas que mostram taxas disso e daquilo,só que; as pessoas que se preocupam em trabalhar e estudar e levar uma vida séria conseguem seus objetivos o que realmente falta a algumas pessoas é objetivo,muitos se lamentam do trabalho, da escola, que não tem horário livre ; mas isso é passageiro , ou não, depende do nível de evolução pretendido vejo pessoas sentadas discutindo vários assuntos relativos mas essas pessoas esquecem que pra se conseguir alguma coisa até as prostitutas tem que mexer a bunda, o assunto é complexo preocupar-se com racismo (ou qualquer outra coisa) e não correr atrás não adianta,um abraço

ZXC
Veterano
# set/07
· votar


krydes
preocupar-se com racismo (ou qualquer outra coisa) e não correr atrás não adianta
Concordo com você, mas também acho que se falarmos no assunto poderemos criar uma consciência coletiva, e quem sabe fazer alguma coisa.
;)

krydes
Veterano
# set/07
· votar


ZXC

mas é aí que reside o problema,muito se fala e pouco se faz, os tão falados formadores de opinião, fazem o que além de falar ? Você acha que resolve dar comida a quem tem fome ? Cada região tem seus problemas peculiares,quem mora em região litorânea (interior) tem problemas diferentes das pessoas que residem em grandes centros urbanos,os políticos não vão resolver nossos problemas.Pra mim o maior problema é a impunidade dos criminosos se tivéssemos um código penal muito bom neguinho não ia se interessar em ser criminoso pois senão ele ia se ferrar,se você fosse mal atendido por um funcionário público e ele se ferrasse o atendimento ao público por servidores seria excelente,se o povo não trocasse seu voto por lixo esse país seria diferente,se eu fosse rico não estaria aqui, estaria cagando pra isso tudo ou quem sabe coordenando um movimento de ajuda ao próximo com oportunidades diversas ,fisicas,materiais e espirituais entende?

ZXC
Veterano
# set/07
· votar


krydes
estaria cagando pra isso tudo ou quem sabe coordenando um movimento de ajuda ao próximo com oportunidades diversas ,fisicas,materiais e espirituais entende?
Resolve man...estaria cagando para tudo ou em trabalho de ajuda?
Sai do muro.....

Você acha que resolve dar comida a quem tem fome ?
O Presidente Lula disse que além de dar o peixe ia ensinar o povo a pescar? Estou esperando até agora....

A música do Rappa Pescador de Ilusões é mesmo muito boa né? ahahahaha

;)

krydes
Veterano
# set/07 · Editado por: krydes
· votar


ZXC

o que você já pegou ?o peixe ou a vara hehe
obs> eu nem o peixe (a vara não me interessa)

ZXC
Veterano
# set/07
· votar


krydes
Eu já fui foi fisgava por vários tributos......ahahahahahah

;)

Black Fire
Gato OT 2011
# set/07
· votar


Como se determina quem é branco e quem é mestiço no Brasil?

TG Aoshi
Veterano
# set/07
· votar


Voltando a época de cursinho, me lembro de algumas considerações interessantes ao assunto...

Acho q devemos tomar mto cuidado com as estatísticas, como vc bem disse, o IBGE leva em conta alguns critérios um tanto quanto inconfiáveis pra determinar a proporção de cada "raça" no Brasil. Mesmo que esses dados fossem razoavelmente "confiáveis", alguém aí já se perguntou como é que vc faria pra determinar se alguém é descendente de negro?
Pela cor da pele? Não sei se alguém aqui conhece ou já viu algum "japonego" (com devido perdão), mas é exatamente esse um caso de gente que vc JAMAIS suspeitaria de tal descendência. Casos assim, do tipo "loiro de olhos azuis, afro-descendentes" não são raros.
(hehe... alguém lembra daquele caso recente dos gêmeos "idênticos" que tiveram tratamento diferenciado na cota de vestibular?)
Aí alguém vem e fala: "Ah! É fácil! É só ver pelos genes!" Aí é que está! Se considerarmos fatores genéticos (caso eu não esteja enganado! =p), de acordo com algumas pesquisas, a porcentagem dos afro-descentes sobe pra (MTO) mais de 50% da pop. (se não me engano, até quase 80%!), ou seja, mta gente é descendente e nem imagina!.

É uma questão a se pensar... (ou não! XP) A validade do conceito de raças por si só é extremamente duvidoso, e consegue afundar totalmente as "cotas raciais" do ensino superior.

P.S.: Não tem mto haver com o assunto do tópico, mas a existência de movimentos de cunho neo-nazista no Brasil conseguem ser tão ridícula a ponto de condenar a própria existência dos seus integrantes....

james_the_bronson
Veterano
# set/07
· votar


TG Aoshi
Aí alguém vem e fala: "Ah! É fácil! É só ver pelos genes!" Aí é que está! Se considerarmos fatores genéticos (caso eu não esteja enganado! =p), de acordo com algumas pesquisas, a porcentagem dos afro-descentes sobe pra (MTO) mais de 50% da pop. (se não me engano, até quase 80%!), ou seja, mta gente é descendente e nem imagina!.

É uma questão a se pensar... (ou não! XP) A validade do conceito de raças por si só é extremamente duvidoso, e consegue afundar totalmente as "cotas raciais" do ensino superior.


Hehehehe, interessante...

P.S.: Não tem mto haver com o assunto do tópico, mas a existência de movimentos de cunho neo-nazista no Brasil conseguem ser tão ridícula a ponto de condenar a própria existência dos seus integrantes....

Ou ridicularizados...

TG Aoshi
Veterano
# set/07
· votar


james_the_bronson
huahuahua! Escrivinhei tudo aerradio!

Mas pois é... estatística é uma coisa meio furada (principalmente aqui no Brasil-sil-sil!) Dizem que "superfaturam" até na porcentagem de urbanização do país! - claro que tem mto interesse (leia-se dinheiro) por trás disso.

luiz_sjrp
Veterano
# set/07
· votar


Bom, eu sei que sou neto e bisneto de:
- Indio.
- Português.
- Ciganos (acho eu que espanhóis, não sei).
Mas sou brasileiro, e a raça "que se dane" (KISSES DANY).

"O pior racista é aquele que quer ser igual aos demais, tirando vantagem do que acha ser sua desvantagem."
luiz_sjrp

B4cK5p4c3
Veterano
# set/07
· votar


Sou descendente de brasileiros =-]

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


100 anos de escravidão devem ser pagos com 1000 anos de subsídios.

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


O que eu acho interessante é que ninguem fala sobre a porra dos indios... parece tabu até.

Se existe um povo que eu realmente tenho pré conceito é desses indios safados.

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


culpa do aquecimento global

maggie
Veterana
# set/07
· votar


Por isso sou contra as cotas para "etnias".
Somos todos mestiços.

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


Eu não, sou um lord sueco legitimo.

maggie
Veterana
# set/07
· votar


Ed_Vedder
Eu não, sou um lord sueco legitimo.
Noffa

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


Ed_Vedder
Eu não, sou um lord sueco legitimo.

putz que biba hahaha perdeu a moral comigo
zuera :P

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


maggie
Dogs2

calem-se v4dias sulamericanas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A herança da escravidão.