Carga de impostos é a maior da história

    Autor Mensagem
    Deji
    Veterano
    # ago/07


    Contribuintes brasileiros pagaram aos fiscos federal, estadual e municipal 34% do que o país produziu no ano passado
    Proporção atingiu 34,23% do PIB em 2006, 3º ano seguido de alta; governo federal é o maior responsável pelo aumento da carga
    JULIANNA SOFIA
    DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

    Apesar da promessa do governo Lula de não elevar a carga tributária, os brasileiros pagaram no ano passado o equivalente a 34,23% do PIB (soma das riquezas produzidas no país) em impostos, contribuições e taxas. Foi o terceiro aumento seguido e o maior percentual da história do país.
    Empresários e economistas apontam os impostos altos e a desorganização tributária do país como um dos maiores entraves ao crescimento.
    Em 2005, a carga tributária ficou em 33,38% do PIB. O aumento de 0,85 ponto percentual de um ano para outro concentra-se principalmente nos tributos federais. O governo federal foi responsável pela elevação de 0,5 ponto percentual; os governos estaduais, por 0,28; e os municípios, por 0,07 ponto percentual da alta total.
    Os dados já levam em conta a mudança de metodologia do IBGE no cálculo do PIB. O anúncio dos novos números da carga tributária ocorreu ontem de forma inesperada e não contou com a presença do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. A divulgação ocorre no momento em que o governo enfrenta dificuldades no Congresso para prorrogar a CPMF, o "imposto" do cheque.
    Em julho, o ministro Guido Mantega (Fazenda) já havia anunciado números preliminares da carga de 2006, apontando uma alta para 34,5% do PIB. Em audiência pública na Câmara, disse: "É um número alto. A estrutura tributária é injusta, ineficiente e irracional".
    Em entrevista à Folha, no domingo, Mantega disse: "Agora é a hora da reforma tributária". O governo vem debatendo o projeto com os Estados, mas ainda não houve acordo.
    No último ano do governo FHC (1995-2002), a carga tributária atingiu 31,86%. Em 2003, caiu a 31,46%. Desde então, não parou de subir, acumulando alta de 2,77 pontos percentuais até o ano passado.
    "Houve, sim, um aumento de carga, mas foi em todos os níveis. O governo federal vem desonerando vários setores para dar um maior resultado no crescimento do país. Nos últimos três anos, já foram R$ 30 bilhões em medidas de desoneração seletiva", afirmou o coordenador-geral de Política Tributária, Ronaldo Medina.
    Segundo ele, o governo deve seguir com a política de desoneração setorial, com a maior parte das reduções de impostos e contribuições voltada para bens de capital (máquinas e equipamentos), favorecendo principalmente o setor de infra-estrutura. "O governo está abrindo espaço para o desenvolvimento sustentável", disse.
    Os dados da Receita mostram que, dos 33 impostos, contribuições e taxas cobradas no país, 18 tiveram aumento, 11 ficaram praticamente estáveis e apenas quatro tiveram redução. A contribuição para o INSS foi o tributo que apresentou maior elevação em 2006 -de 0,29 ponto percentual.
    Na avaliação de Medina, isso ocorreu não por elevação de alíquotas, mas pelo aumento na formalização do emprego.
    O segundo imposto com maior aumento foi o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de competência dos Estados -alta de 0,18 ponto percentual. A Receita disse que esse aumento foi decorrente da expansão nas vendas de bens duráveis (carros e eletrodomésticos).
    Em seguida, aparecem o IR (Imposto de Renda), com alta de 0,10 ponto percentual, e a contribuição para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) -de 0,07 ponto percentual. A CPMF, cuja vigência está garantida por enquanto somente até o final do ano, registrou aumento de 0,02 ponto percentual em 2006.

    Jason Voorhees
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    me recuso a ler...meu dia jah ta bem fake!! =/

    toty
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Carga de impostos é a maior da história
    parei aqui..

    Dogs2
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Se esse dinheiro for bem investido (algo muito, muito improvável) eu acho uma boa notícia

    Philipius
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mas isso é arrecadação ou carga tributária mesmo?
    Sei não, acho que o que mais aumentou foi a arrecadação.

    RafaelValeira
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Philipius
    Pelo que eu li no jornal, foi aumento de carga mesmo.
    Mas, posso estar errado.

    De qualquer forma, ainda assim a carga tributária "estrangula" as empresas...

    old steel
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Precisa arrecadar para pagar os inúmeros "zeros".

    Sam
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Philipius

    Sei não, acho que o que mais aumentou foi a arrecadação.


    Os dois aumentaram.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Alguém tem que ganhar inheiro neste paísh di merrda !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Carga de impostos é a maior da história