Memória em excesso deixa o computador MAIS LENTO.

    Autor Mensagem
    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: The Blue Special Guitar


    Tenho visto ultimamente uma corrida de seres humanos em busca de memória RAM's para expansão e HD's de alta capacidade.

    Acontece o seguinte: A memória RAM, quanto maior for, mais tempo leva até ser vasculhada pelo processador em busca de informações que ele usará. Quando o espaço é pequeno, ele precisa esvaziá-la e buscar as informações que precisa no HD. Isso é muito demorado...
    Entretanto, quando a memória RAM é muito expandida, esse processo é mais demorado do que se ela fosse "sob medida" para os dados que nela estão armazenados, pois eles ficarão "espalhados" pelas diversas posições da memória.

    A mesma coisa acontece com o HD. Esses atuais HDs de 250 GB, se usados sem partições, deixam o PC com uma perda imensa de desempenho se comparados a um HD com as mesmas especificações, mas com capacidade de armazenamento inferior.

    Estou escrevendo isso pois hoje um cara me ligou perguntando quanto custa para instalar 3 pentes de 1 GB de memória RAM no pc dele. Ele quer um PC com 4 GB só para rodar o Windows Vista =S

    Colocar memória RAM em excesso é jogar dinheiro no lixo. Há um ponto de máximo na expansão dela, após isso, se torna inútil o espaço adicional. E o grande inimigo do desempenho do computador continua sendo o HD. Buscar uma informação nele é custosamente lento, independentemente do modelo, até nos atuais, há um gargalo imenso nesse dispositivo =\

    São poucas as áreas que exigem muita memória RAM. Edição de imagens de alta resolução e vídeos, por exemplo, é uma delas. Entretanto, para o uso doméstico, 1 GB ou, no máximo, 2 GB está sob medida, dependendo ainda do processador que está em uso.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É mais ou menos o mesmo conceito de comprar uma ECO SPORT com motor 1.0 auahua

    Dogs2
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    esquisito isso hein

    Grow
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    The Blue Special Guitar
    tenho um pc com um amd 1,2ghz, dois hd's, um de 80 outro de 40, uma partição de 15 e 512 de ram com 32 compartilhada no vídeo, quanto c recomenda de ram? pq meu pc é meio lerdo kra, às vezes acho q é por causa do espaço q deixo nos hd's, ambos estão com menos de 5% de capacidade

    Ed_Vedder
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Grow

    Acho que tu esta com mais carencia de processamento do que memoria...

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Grow
    Acho que tu esta com mais carencia de processamento do que memoria...


    (2)

    Usar vários HD's acaba sendo mais jogada do que usar um só, na maioria dos casos.

    Grow
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ed_Vedder
    hm, pensei nessa possibilidade

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Estou feliz com meus 512 de memória RAM

    izzystradlin
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Colocar memória RAM em excesso é jogar dinheiro no lixo. Há um ponto de máximo na expansão dela, após isso, se torna inútil o espaço adicional.
    não entendi mt bem essa parte...mas acho que quanto à velocidade de alocação e tudo mais não existe isso...a melhorzinha das placas que vi é uma ASUS que suporta 4 GB e creio que se a placa suportar a velocidade da memória não vai ficar lento não..bem pelo contrário...mas explica ae..

    izzystradlin
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    quanto aos Hds..se for formatar, excluir arquivos grandes, executar Scandisk e etc..bom isso sim é uma grande desvantagem...

    MANFREDINI
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eu acho que o ideal é de 1 a 2 gigas de RAM, mas ainda eu só tenho 256 : (

    Percival
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    A velocidade de acesso da memoria ram é extremamente superior ao do hd... acho que o problema dos dados ficarem fragmetados na memória não causa lentidão... apesar que os dados só ficam na memória enquanto estão sendo usados, depois são apagados. O único problema que é desperdício colocar 2Gb de memória... 1 gb já tá de bom tamanho.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: The Blue Special Guitar
    · votar


    izzystradlin
    não entendi mt bem essa parte...mas acho que quanto à velocidade de alocação e tudo mais não existe isso...a melhorzinha das placas que vi é uma ASUS que suporta 4 GB e creio que se a placa suportar a velocidade da memória não vai ficar lento não..bem pelo contrário...mas explica ae..


    Cara, a placa-mãe que eu tenho aqui é uma ABIT que suporta até 8 GB de RAM.
    O problema não é reconhecer. Ele suporta e reconhece a capacidade total. Entretanto, durante o uso você vai ter uma perda de desempenho se tiver memória RAM em excesso, pois os dados vão estar fragmentados nela. É semelhante à desfragmentação de um HD, por exemplo, embora não seja exatamente a mesma coisa.
    Quando o processador é veloz, essa queda no desempenho não é tão acentuada, mas, por exemplo, se você pegar um processador lento e usar com uma memória muito elevada, ela vai trazer uma grande queda no desempenho.

    Sam
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    The Blue Special Guitar
    que viagem hein?

    essa suposta queda de velocidade é compensada por um acesso bem menor ao HD, que é a parte mais lenta da máquina.

    Eu tenho 4Gb de ram e te falo que a máquina ficou MUITO mais rápida, sim, quando fiz o upgrade de 2gb pra 4gb. =P

    Olha como o sistema operacional - e os programas se otimizam...

    Memoria Fica (MB)
    Total: 4096
    Em cache: 2531
    Livre: 53

    Ou seja... tem trocentas coisas cacheadas que vai ser mt mais rapido executar. Tô com firefox, msn e icq abertos, somente.

    Sam
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    The Blue Special Guitar
    para o uso doméstico, 1 GB ou, no máximo, 2 GB está sob medida, dependendo ainda do processador que está em uso.

    agora entendi o objetivo do tópico. Mas acesse-o daqui a 2 anos.

    E para "uso doméstico" adicione media center, conectividade com ipods, celulares, etc... e veja como vc jajá tá achando 4GB pouco. =P

    Gan
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    The Blue Special Guitar
    tem q analizar como um todo , é como uma mega vga em um p4 normalzinho, vai ter gargalo...... Agora experimenta rodar uma VM com um monte de aplicação com 1 ou 2gb de ram, vai ficar no swap direto e fuder com o desempenho

    xXCarolXx
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    esquisito isso hein
    (2)

    =|

    Locohawa
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Ele suporta e reconhece a capacidade total. Entretanto, durante o uso você vai ter uma perda de desempenho se tiver memória RAM em excesso, pois os dados vão estar fragmentados nela.

    Suponho que tu ainda não teve a disciplina de Sistemas Operacionais pelo jeito :)

    Man, pouca coisa de tudo o que tu disse procede. A única coisa que pseudo-procede é que processador lento pode demorar pra reconhecer toda a memória, se ela é muito grande.

    Se o processador for decente, grandes quantidades de memória e HD não afetam em nada o desempenho. Se afetar, me mostre algum artigo na internet que comprove isso. Posso estar errado, mas enfim...

    Abraços.

    Locohawa
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Quando o espaço é pequeno, ele precisa esvaziá-la e buscar as informações que precisa no HD. Isso é muito demorado...

    Ok, realmente você não teve Sistemas Operacionais, não é assim que funciona a coisa cara, nem perto disso.

    Rato
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Man, pouca coisa de tudo o que tu disse procede. A única coisa que pseudo-procede é que processador lento pode demorar pra reconhecer toda a memória, se ela é muito grande.


    aí vcs confundem os leigos pow

    Locohawa
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Rato
    aí vcs confundem os leigos pow

    Quando o computador inicia, ele faz o reconhecimento de toda a memória que tem, tu pode notar um contador lá "RAM alguma coisa 167489k" e o número vai aumentando até acabar a verificação. Se o processador for lento e a memória foi GIGANTE, esse troço pode demorar bastante tempo pra acontecer.

    Só que basta um processador médio-bom que essa verificação é muito rápida. Depois disso a memória funciona muito rápido e perfeita, seja qual for o tamanho dela.. não vou descrever como ela funciona aqui, mas saiba que quanto mais memória, MELHOR!

    Aliás, o ideal da computação é a memória ser infinita, o problema é que as placas-mãe tem um limite físico, como por exemplo o mais comum, de 4GB no máximo.

    =]

    paranauê
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bom, eu tô feliz com meu A64 com 1GB de RAM, ainda mais pra rodar Slackware e ficar ouvindo música...

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Sam
    essa suposta queda de velocidade é compensada por um acesso bem menor ao HD, que é a parte mais lenta da máquina.

    Eu tenho 4Gb de ram e te falo que a máquina ficou MUITO mais rápida, sim, quando fiz o upgrade de 2gb pra 4gb. =P


    Claro, cara... Se você tem um Core2Duo não sente diferença.
    Mas pega um processador 1.0 GHz, por exemplo e entope de memória pra vc ver |:

    Bob do recife
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eh por isso q eu uso uma memoria ram de 256 e HD de 60..
    tah otimo =)

    mas.. eu queria uma memoria de pelo menos 512 =(

    Curly
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mas pega um processador 1.0 GHz, por exemplo e entope de memória pra vc ver |:

    se a máquina estiver corretamente configurada não tem como ficar mais lenta, uma das coisas é não deixar usar memória virtual em disco, se tem muita ram não precisa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Memória em excesso deixa o computador MAIS LENTO.