Brasil terá 30 mil quilômetros de novos trilhos até 2010

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # jun/07


    Brasil terá 30 mil quilômetros de novos trilhos até 2010

    Os megaempreendimentos do setor ferroviário devem elevar em 2 mil km a malha ferroviária brasileira até 2010. Com isso, o País passará a contar com 30 mil km de novos trilhos. Nessa expansão, estão incluídas as obras do Ferroanel de São Paulo, Transnordestina, Norte-Sul, além de alguns contornos de cidades e variantes para dar mais agilidade e eficiência ao sistema, afirma o diretor-executivo da Associação Nacional de Transporte Ferroviário (ANTF), Rodrigo Vilaça.

    Segundo ele, a seqüência de obras tem um grande significado para o setor, que nos últimos anos viu sua malha encolher algumas centenas de quilômetros. 'Mas ainda é muito pouco perto do que deveríamos ter', ressalta. Na avaliação dele, o ideal seria o País contar com uma malha superior a 55 mil km. Além dos 2 mil km de expansão, o setor agora vai contar com a correia transportadora da MRS, que ampliará a capacidade do transporte ferroviário no Porto de Santos e, conseqüentemente, do Brasil.

    Hoje, apenas 26% do transporte é feito por meio das ferrovias, o que explica o caos vivido nos terminais marítimos brasileiros em época de safra. Todos os anos, o retrato é o mesmo: gigantes filas de caminhões esperando para embarcar os produtos rumo ao exterior. Fato que eleva o chamado custo Brasil e reduz a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional.

    Um dos projetos que devem desafogar os portos do Sul e Sudeste é a Ferrovia Norte-Sul, em construção pelo governo federal. O empreendimento, que ligará o Centro-Oeste ao Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão, em breve terá novidades. Segundo o presidente da Valec, Juquinha das Neves, responsável pelo projeto, o leilão de subconcessão de um trecho da ferrovia está previsto para ocorrer até o fim deste mês.

    'A Valec e a ANTT (Associação Nacional de Transporte Terrestre) fizeram todas as correções recomendadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Portanto, não há mais por que esperar', diz o executivo. O leilão da ferrovia foi adiado mais de três vezes no ano passado. Alguns dizem que o preço não teria atraído investidores na época.

    O modelo de subconcessão da Norte-Sul foi a forma encontrada pela Valec para fazer avançar a ferrovia, projeto lançado pelo ex-presidente José Sarney, na década de 80. O governo cogitou fazer Parceria Público-Privada (PPP), mas acabou optando pela subconcessão. Com o dinheiro arrecadado no leilão, a Valec pretende pagar empreiteiras contratadas para implantar a linha de 360 km entre Araguaína e Palmas, no Tocantins.

    O projeto beneficiará nove Estados da região, desde o Maranhão até a Bahia, interligando os pólos de produção agrícola, mineral e industrial do Nordeste. O investimento total da Transnordestina está estimado em cerca de R$ 4,5 bilhões, envolvendo recursos da CSN, do BNDES, do Finor e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

    Enquanto os megaprojetos não são concluídos, as concessionárias têm cuidado do que está nas suas mãos. Só neste ano, afirma Rodrigo Vilaça, as companhias vão investir R$ 2,4 bilhões em manutenção da via, treinamento de pessoal, novas tecnologias e, principalmente, locomotivas e vagões para atender a uma demanda cada vez maior. A estimativa do BNDES é de que, até 2010, o sistema ferroviário receba cerca de R$ 12,5 bilhões em investimentos



    boa guras!

    tomara que não fique só no papel =)

    previsão: 1/2 post

    boa semana

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Tomara que dê certo mesmo.

    Transporte mais barato.

    Rato
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    orra guras.

    Praticamente toda Europa é ligada por "trilhos". Só aqui q não rola.

    Não tem nem trem de SP até o Rio, aliás tinha porém não havia quórum. Tatno é q desativaram.

    Muito mnelhor q pegar uma porra de ônibus ou avião

    Douglas_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Eu quero ver o Trem Bala do Roriz!!

    Essa só vai entender quem eh de BSB! rsrrrrsrsrs

    Kensei
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Se isso acontecer vai ser deverás bom.

    Non-Toxic
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    hgeheua projetos tem em qualquer pais do mundo
    mas so em alguns poucos viram realidade
    brasil? pode te certeza que vai ser só no papel

    Vick Vaporub
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    É o tipo de transporte correto para o Brasil, por ter o território muito extenso.
    Vamos esperar, trará muitos benefícios ao país ;)

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Um dos projetos que devem desafogar os portos do Sul e Sudeste é a Ferrovia Norte-Sul, em construção pelo governo federal. O empreendimento, que ligará o Centro-Oeste ao Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão, em breve terá novidades.
    Segundo o presidente da Valec, Juquinha das Neves, responsável pelo projeto, o leilão de subconcessão de um trecho da ferrovia está previsto para ocorrer até o fim deste mês.


    \o/

    Essa ferrovia vai começar na minha cidade!

    maggie
    Veterana
    # jun/07
    · votar


    Cabeça De Balde
    Tomara que dê certo mesmo.
    Transporte mais barato.


    Também acho.
    Mas já tem projetos de ferrovias e metrôs aqui no RS tem uns 10 anos, e nunca saiu do papel.

    r2s2
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Excelente a idéia.

    Agora começam as discussões sobre em quais fazendas de quais políticos essas ferrovias irão passar para ter que desapropriar áreas e pagar fortunas.

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bom projeto, temos que explorar mais o transporte ferroviário e o hidroviário.
    Mas ao contrário, ficamos com o pior de todos, o rodoviário e esse atomontoado de caminhões...

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    maggie
    Também acho.
    Mas já tem projetos de ferrovias e metrôs aqui no RS tem uns 10 anos, e nunca saiu do papel.



    Esse negócio todo parece ser complicado mesmo.
    Exatamente pelo que citou o amigo ai a cima: discussões sobre em quais fazendas de quais políticos essas ferrovias irão passar para ter que desapropriar áreas e pagar fortunas.

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/07
    · votar


    Mó bom viajar de trem.
    Pena que a coisa mais próximo de eu fazer isso é pegar na Luz o expresso leste e ser feliz indo até ferraz de vasconçelos e voltando.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Uma das coisas que eu acho muito legal nisto, é o investimento oriundo da iniciativa privada sem depender do governo. Acho que este é um sinal de verdadeiro desenvolvimento como em qualquer país de primeiro mundo.

    Party Boy
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    jimmt vandrake
    E dá-lhe pedágio depois né? Mais uma maneira de nos explorar...

    Mas num tem problema, brasileiro tem dinheiro mesmo, é o país mais rico do mundo...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Party Boy
    O caso dos pedágios é outro totalmente diferente, pelo seguinte:
    As estradas construídas com dinheiro público foram " dadas " pelo governo para que estas empresas sangue sugas bebessem o nosso sangue, ou seja o governo construiu com o nosso dinheiro fez mal uso e pouco caso, não investiu em manutenção e doou para que larapios nos roubassem, o que é absolutamente legal neste país.
    No caso das vias ferreas é diferente, será feito todo o investimento com dinheiro privado, não nosso, então usa o serviço quem quer até mesmo por que é uma opção e não um único meio de transporte.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Só fazem esses planos porque sabem que o mundo irá acabar em julho.

    Facchini
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Eu quero ver o Trem Bala do Roriz!!

    AUHHAUHAUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAUHA

    ¬¬

    Bob do recife
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ate q enfim começarama a pensar..

    rodoviario sempre foi mais caro.. em tudo u.u

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Tomara que dê certo mesmo.
    (2)

    O Transporte Rodoviário sofrerá um colapso iheuihieuae.Por aqui o pessoal que container já está de cabelo em pé só com a possibilidade da ampliação de vias férreas.

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Tomara que dê certo mesmo.

    Transporte mais barato.


    \o\ !!!

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Huahuahuahua, pediu truco blefando e agora quer voltar atrás =P ???

    tncv
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    vou fazer muito cerol com isso.

    Sam
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    james_the_bronson
    huahuahua tipo isso. =D

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Brasil terá 30 mil quilômetros de novos trilhos até 2010
    eu já perdi as esperanças nestes verbos no futuro

    aqui prometeram lá pra 1988 um tal de "trem sei lá o que" que iria ligar varias cidades e ter estações em bairros, aproveitando os trilhos já existentes e blá blá blás....
    agora estão voltando com uma conversa parecida, ao mesmo tempo que tem esse discurso, tem um pessoal tirando uma das duas vias de trem, porque não se usa... vai entender

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Brasil terá 30 mil quilômetros de novos trilhos até 2010