Estudar pra que?

Autor Mensagem
Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


Carlos Henrique 2

soh q ali sobra um 1^X q seria infinito aih daria uma indeterminação nao eh??? Tentou sair por L'hopital??

Carlos Henrique 2
Veterano
# jan/07 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


BokuWa
Mas ninguem falou pra q serve esse numero.

Até hoje não vi nenhuma também.

O engraçado é que os professores de calculo cobram nas provas funções que envolvem "e" (assim como cotg, cossec, sec, arctg, e outras cousas bizarras), com uma tal freqüencia como se fosse algo totalmente usual e comum.


Depois perguntam porque o índice de reprovação é tão alto. Claro, eles não avaliam se o aluno aprendeu calculo, e sim se ele é capaz de resolver limites, derivadas e integrais das funções mais estruxulas existentes, de verdadeiras excessões na vida pratica, coisa que você dificilmete vera um dia.

Carlos Henrique 2
Veterano
# jan/07 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


Midgard
soh q ali sobra um 1^X q seria infinito aih daria uma indeterminação nao eh??? Tentou sair por L'hopital??

Ah é. Indeterminação, deve ser isso.

Mas isso de indeterminação é algo que eu nunca aceitei, sempre contestei o professor. Aceitava porque se não fosse assim eu iria errar na prova caso caisse. Não acho que 1 elevado a um número muito grande seja algo indeterminado, porra, 1 elevado a qualquer coisa da 1.
1^1000 = 1
1^n = 1
1^x = 1
1^(Iron Maiden) = 1

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


Carlos Henrique 2

ahauehuaehauehuaeuhuaeuhaeu
eu tb até hj nao entendi direito isso =/
mas Calculo eh o capeta \o/

Carlos Henrique 2
Veterano
# jan/07 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


vou tentar aplicar L'Hospital, mas antes vamos mexer um pouco na função pra facilitar:

1 + 1/X é a mesma coisa que:

(X+1) / X

e (X+1 / X) elevado a X é a mesma coisa que


(X+1)^X / X^X que é igual a:


Aplicando a derivada no numerador e denominador, temos:

X (X+1)^(X-1) . (X+0) (numerador)

e

X.X^(X-1) (denominador)


Acho que agora tá certo


Agora é só resolver o limite de X²(X+1)^(X-1) / X.X^(X-1), com X tendendo ao infinito
kkkkkkk

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


mas e o ^X ??????

Carlos Henrique 2
Veterano
# jan/07 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


já editei

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


Carlos Henrique 2

ahuaeuhuaehae o q agente poderia fazer eh aplicar o Log fazendo abaixar o Expoente ^X

ficando assim

log F(x) = X .Log( 1 + 1/X)

sera q complicaria mais?? =/

Carlos Henrique 2
Veterano
# jan/07
· votar


Midgard

acho que sim

Atomic
Veterano
# jan/07
· votar


paranauê
Ouvindo Hammerfall, usa IEca 7 e Emule....

\../ up the hammers!


sobre o e.. ele serve pra crescimento exponencial de varias coisas na natureza.. desde reproducao de bacterias ate resfriamento.. por isso eh chamado de logaritmo natural..

vcs tao reclamando d usar ele no calculo mas se usasse qualquer outro numeros as contas iam ficar beeeem piores ;) podem conferir se quiserem

e sabe pq o cara ta errado em falar q eh 1 o resultado? pq infinito n eh um numero, porra! vc n pode sair fazendo contas c ele e esperar q de certo.. tem regras pra aproximar o resultado.. tipo o l'hopital q falaram ae (q eu n lembro mais como usa)

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


Carlos Henrique 2

=(


Atomic

L'Hopital comanda tudo \m/

Atomic
Veterano
# jan/07
· votar


Midgard
Iron maiden comanda tudo \m/

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


Atomic

Up The Irons \m/

Carlos Henrique 2
Veterano
# jan/07
· votar


Atomic
e sabe pq o cara ta errado em falar q eh 1 o resultado? pq infinito n eh um numero, porra! vc n pode sair fazendo contas c ele e esperar q de certo..

Todo mundo diz isso, mas vejamos:

Quando temos o limite de 1/x com x tendendo ao infinito, substitui-se o x por infinito e diz-se que que o limite é igual a 0, pois 1 dividido por um número muito grande, tende a zero. De pleno acordo, mas se é assim, por que não podemos usar este mesmo raciocínio para casos como 1 elevado a infinito? Por que não podemos dizer que 1 elevado a um número muito grande é igual a 1?

Por que em um caso podemos tratar o infinito como sendo um número muito grande e em outro não?

Carlos Henrique 2
Veterano
# jan/07 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


sobre o e.. ele serve pra crescimento exponencial de varias coisas na natureza.. desde reproducao de bacterias ate resfriamento.. por isso eh chamado de logaritmo natural..

mas eu não serei nem biólogo nem Deus..rs
e na engenharia, tem alguma aplicação?

Atomic
Veterano
# jan/07
· votar


Carlos Henrique 2

pq isso eh igual xerox de xerox.. vc ta usando aproximacao duas vezes e isso da merda

se fosse lim x>oo 1^x
podia na boa

Atomic
Veterano
# jan/07
· votar


e na engenharia, tem alguma aplicação?

claro.. na eletrica tem descarga de capacitor, e numeros complexos (pra impedancia e coisas do tipo), na nuclear/quimica tem decaimento radioativo, na termodinamica tem transferencia de calor (q provavelmente usa em civil pra saber dilatacao).. tem mais mas n sei todos d cabeça uaHAuAHUahaUHA

seila
Veterano
# jan/07
· votar


Carlos Henrique 2
1 (e qualquer número) dividido por um número muito grande dará um valor muito próximo de zero.
1 + 0 = 1
1 elevado a qualquer número será igual a 1. Onde está o erro nisso? A não ser que a função não seja essa



Péeeeeeeeeeeeemmmmmmm. Errado!
Dará um valor muito próximo a zero, mas não é zero.
E esse valor, 1,00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 0000000000000.......1 por exemplo, quando elevado a um expoente de tamanho proporcional causa um 'belo' acréscimo nesse valor.
No caso proposto por Euler chega a 2,71...

seila
Veterano
# jan/07
· votar


O número 'e' é usado até em economia, para calculos de juros compostos por exemplo.

seila
Veterano
# jan/07
· votar


e = (1+0)∞


Isso que ele fez NÃO EXISTE EM LUGAR ALGUM NO MUNDO!

é muito simples de se provar que o limite não pode ser aplicado 'por partes' como ele fez aqui.

O que eu to dizendo é que, pode ser que o número 'e' realmente esteja errado (o que eu duvido muito), mas as contas que esse cara fez foram péssimas. Algo, equivalente no cálculo, a um cara que nem sabe somar.

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


Pi comanda \m/

Atomic
Veterano
# jan/07
· votar


phi comanda \../
1,618033..

Carlos Henrique 2
Veterano
# jan/07
· votar


Atomic
pq isso eh igual xerox de xerox.. vc ta usando aproximacao duas vezes e isso da merda

Duas vezes? para mim está usando uma vez só, do mesmo jeito que está considerando ∞ como um número muito grande quando ele é um denominador, está igualmente considerando o mesmo como um número muito grande quando ele é um expoente.


seila
Dará um valor muito próximo a zero, mas não é zero.
E esse valor, 1,00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 0000000000000.......1 por exemplo, quando elevado a um expoente de tamanho proporcional causa um 'belo' acréscimo nesse valor.


É... nesse caso faz sentido, convincente.

Mas por que em calculadoras e softwares quando jogamos um numero mto grande na tal função encontramos 1 ou até mesmo um valor maior que o número de euller? Erro de precisão?

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


Atomic

3,14 comanda mais \m/

BokuWa
Veterano
# jan/07
· votar


Quem faz matematica aqui????(pra intender isso só fazendo matematica)

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


BokuWa

engenharia =')

seila
Veterano
# jan/07
· votar


BokuWa
Quem faz matematica aqui????(pra intender isso só fazendo matematica)


Eu \o/


Carlos Henrique 2
Mas por que em calculadoras e softwares quando jogamos um numero mto grande na tal função encontramos 1 ou até mesmo um valor maior que o número de euller? Erro de precisão?


Depende da orientaçaõ que o programa tem.
tipo, suponhamos que ele chegue ao valor de:
1,000000000000001 (16 casas)
Se o programa tiver uma precisão de 15 casas ele terá que arredondar esse número.
Se arredondar pra 1, a resposta sai 1.
Se ele arredondar para 1,00000000000001 (15 casas) sai outra resposta.
Isso porque o computador não consegue trabalhar com a noção de infinito.

Guto EADG
Veterano
# jan/07 · Editado por: Guto EADG
· votar


BokuWa
Mas ninguem falou pra q serve esse numero.


serve pra MUITA coisa. o numero e aparece em mtas descricoes matematicas de fenomenos naturais.

Midgard
Veterano
# jan/07
· votar


seila

vai dar aulas?

seila
Veterano
# jan/07
· votar


Midgard
vai dar aulas?

Talvez.
To fazendo computação tb.

Quando formar eu vejo pra onde vou seguir.

e tu? vai ficar soh na engenharia?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudar pra que?