Roberto Marinho e Rede Globo continuação do dbate

    Autor Mensagem
    ANGRA_4_EVER
    Veterano
    # jan/07


    Morreu o Cidadão Kane! Que a Terra lhe seja pesada!

    Novamente remo contra a maré. Como Nélson Rodrigues considero que “toda a unanimidade é burra”. Só porque o Roberto Irineu morreu virou santo? Depois de todas as sacanagens que ele fez pela vida afora? Tás brincando? Antes de mais nada, é muito bom que todos revejam o documentário sobre a Globo feito pela BBC de Londres. Chama-se 'Brazil: Beyond Citzen Kane', (Além do Cidadão Kane) que Roberto Marinho impediu a entrada no Brasil por meios jurídicos de questionáveis a abertamente corruptos. A página CMI - Mídia Independente, disponibiliza o filme para download gratuito!


    “Transformando seres humanos em não-pessoas!”


    O cantor e compositor – que juntamente com Milton Nascimento, Gilberto Gil e outros eram segregados e proibidos pelo “Doutor Roberto” de sequer serem mencionados como pessoas vivas na TV – Chico Buarque comentou: “Era televisão e futebol. Construíram estádios e essa rede impressionante de telecomunicações por todo o Brasil, e ao mesmo tempo uma degradação crescente em termos de educação e saúde. Tudo isso foi descuidado”. Mais: “Ele tem o poder, veja bem, de impedir que um artista apareça ou seja sequer mencionado em outros meios de comunicação!” Ao concluir, uma denúncia: “Hoje em dia existe um tipo de censura econômica muito importante. Por exemplo: um artista que queira cantar num dos vários programas de variedades – pois não há programas musicais – ele ou a sua gravadora tem que pagar à TV Globo para poder aparecer. Ou seja, os profissionais de música pagam a TV Globo para trabalhar para ela...”
    A Rede Globo de Telealianação e o “Doutor Roberto” – nunca entendi direito os motivos que levavam as pessoas a chamar um jornalista que sequer tinha curso superior de “Doutor”, por sinal... – foi um dos mais bravos bastiões de defesa da Ditadura Militar e a Censura Interna das “Organizações Globo” por muitas vezes era ainda mais drástica que a Censura da Ditadura Militar. Mentem os que dizem que o “Doutor Roberto” protegia os jornalistas de esquerda que trabalhavam com ele, muitos foram conduzidos ao DOPS, ao DOI-CODI e a outros órgãos de repressão, tortura e morte por ordem do próprio, sem mencionar que uma espécie de “atestado ideológico” era conditio sine qua non para trabalhar na Globo... Estes fatos me foram narrados pelo meu tio, Mário Curvello, funcionário do jornal “O Globo” do Rio de Janeiro por mais de 50 (cinqüenta!) anos – morreu cego, miserável e esquecido das “Organizações Globo”...
    Durante as duas décadas da ditadura militar no Brasil, Roberto Marinho ficou riquíssimo e era talvez o civil mais poderoso do país. Com o fim do regime militar seu domínio cresceu ainda mais, além de qualquer regulamentação ou controle. Perguntado por um potentado árabe por que não se candidatava à presidência da república do Brasil respondeu laconicamente: “para quê?” Se sempre foi ele que fez e desfez presidentes, desde a Ditadura Militar até o Lula, por sinal, para que se meteria em política se podia controlar tudo pelos bastidores?
    Roberto Marinho era um dos poucos biliardários brasileiros com negócios em todas as áreas econômicas. Foi odiado no mundo, mas temido no Brasil, pelo fato de controlar milhões de brasileiros através do vício televisivo alienante, encontra neste instante em que finalmente presta contas ao Criador, uma rara unanimidade.


    Acorda, Brasil !!!”


    Roberto Marinho, monoglota, “Doutor” sem curso superior, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras embora jamais tenha escrito um único livro! Até aí nada! Uma Casa que alberga gente como o general Rubem Ludwig (lembra dele? Aquele “Ministro da Educação” da Ditadura que ficou famoso por dizer: “Índio não tem cultura!” – outro monoglota sem trabalho escrito algum...), o cirurgião plástico Ivo Pitangui, o bruxo Paulo Coelho entre outros, aceita qualquer coisa mesmo... Provavelmente – escreve aí pra não esquecer – o imbecil que detonou o Brasil, Fernando Henrique Cardoso, também apoiado pelo “Doutor Roberto”, venha a ser o próximo “Imortal”. Ele ou o Collor, duas “crias” da Rede Globo...
    A tradição da Rede tem sido a de esconder a História ou providenciar versões convenientes aos donos do poder. Tudo que se sabe por ouvir dizer é a expressão da verdade, que ainda espera a oportunidade de aparecer. Quando o presidente Juscelino Kubitschek morreu, a Rede Globo não mostrou a multidão emocionada que o levou, a pé, do Russell ao Santos Dumont.


    E a grana?

    Com uma fortuna pessoal de mais de US$ 1 bilhão ( um bilhão de dólares), ele consta da lista dos homens mais ricos do mundo elaborada pela revista "Forbes".
    A fabulosa fortuna pessoal que o “Doutor” Roberto Marinho deixa a seus herdeiros não é “limpa”, não resultou da receita do jornal que ele dirigiu desde 1925, pela elementar e universal razão de que jornalismo como empreendimento não enriquece ninguém em dólar. Veio dos canais da Ditadura Militar, sob a qual a rede se expandiu mediante recursos não contabilizados com transparência. Não foi, portanto, o jornalismo que dolarizou o diretor-redator-chefe na escala bilionária da revista norte-mericana.
    Um dia a história secreta da Rede Globo de Televisão será apurada, mas enquanto não vem a público nada impede que os cidadãos sejam apresentados à verdade, que tanto querem conhecer. E quem diz “Rede Globo” diz “Roberto Marinho” ou “Doutor Roberto”, como ele preferia ser chamado.
    A Rede Globo sempre moveu-se por privilégios oficiais sem considerar jamais o interesse público.
    As obras do Cristo Redentor foram paga pela Shell e um “pool” de empresas privadas, mas foi a Fundação Roberto Marinho que levou a fama. Revelou-se que os arquivos do antigo e lutador PCB foram também e “misteriosamente” parar na Fundação, mas somente depois que a União Soviética saiu do mapa e os militares entre nós já estavam de pijama.
    Esta novela começou mas não acabou: seu último capítulo será escrito pela Opinião Pública. Um episódio feliz dessa novela macabra é o falecimento (tardio, muito tardio) do “Doutor Roberto”. O diabo se queixou para Deus de que o céu estava ficando lotado e Lúcifer sozinho no inferno: era Cazuza, Gonzaguinha, Betinho, Henfil... Até que Deus resolveu mandar alguém para fazer compania ao diabo: o “Doutor Roberto” – Claro, há sempre o risco de que ele queira tomar o poder por lá também, mas já que houve tamanha insistência satânica... – Morre o Cidadão Kane Brasileiro! Que a terra lhe seja pesada! Que ele responda por todo o mal que fez ao povo brasileiro em sete décadas!

    Lázaro Curvêlo Chaves
    Publicado dia 9 de agosto de 2003 neste espaço e em várias publicações alternativas!

    Um pouco de História - ou, tentando ser um pouco mais formal...


    Apesar de a grande mídia amanhecer chorosa no dia 7 de agosto, lamentando o desaparecimento do presidente da maior rede de comunicações do país, a Globo. Quanto a nós, do lado de cá, não é bem o caso de soltar fogos. O título acima pode parecer raivoso, mas é um reconhecimento de que a burguesia perdeu um general talentoso.

    A julgar pela programação das TVs e rádios dos dias 7 e 8 de agosto, a canonização de Roberto Marinho é uma questão de tempo. Apontado pelo Jornal Nacional, como "defensor da cultura, imortal (da academia), humanista, idealista", o homem parece que não tinha defeitos. Tudo isso foi reforçado por declarações emocionadas de artistas (como sempre, bons intérpretes), esportistas, músicos, pessoas abordadas nas ruas, e, pasmem, figuras prezadas como nosso ministro Antonio Palocci, que declarou sem mais, nem menos: "Dr. Roberto Marinho foi fundamental na construção da democracia brasileira e no fortalecimento, na estabilidade das instituições democráticas do Brasil". Fez coro com ACM que disse que lamenta a perda: "é como se eu perdesse um irmão mais velho." Este último falou com sinceridade e coerência. Afinal, fez uma dobradinha e tanto com Marinho quando era ministro das Telecomunicações durante o governo Sarney. É dessa época que data uma regulamentação das telecomunicações no país que monopolizou de vez o setor, entregando ao controle de poucas e poderosas famílias. Entre elas, a dos Marinho, Abravanel (SBT), Saad (Band), Sirotski (RBS) etc.

    TV Globo nasce um ano após a ditadura se instalar

    Mas entremos no clima saudosista e lembremos algumas das proezas do falecido. Em 1965, um ano depois do golpe militar, surgia a TV Globo. Logo depois firmou um acordo com o grupo norte-americano Time-Life. Antes do AI-5, o Congresso ainda funcionava com certa liberdade e o acordo motivou uma CPI. A CPI apresentou um relatório considerando o acordo ilegal. O tal relatório foi arquivado. Não foi à toa. A nova televisão nasceu para se integrar à nova forma de dominação no Brasil (a ditadura militar). O Jornal Nacional data de 1972, o período mais duro da ditadura. Médici era o presidente fez uma declaração famosa: "Sinto-me feliz todas as noites quando ligo a televisão para assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranqüilizante após um dia de trabalho." Mas não havia tranqüilizantes para os milhares de presos, torturados e mortos a mando da ditadura e que a programação televisiva ignorava.

    A Globo só podia crescer e se fortalecer sob a proteção de ferro dos militares. E não é só isso. A Globo fez exatamente o que Médici destacou em sua frase. Um dos artistas globais, José Wilker, disse no Jornal Nacional em luto que "O Brasil tal como é hoje deve muito a Roberto Marinho". E é verdade. Sem a Globo, talvez o Brasil não fosse um país injusto, pobre, com problemas sociais gravíssimos, mas com 98% dos lares equipados com TV, para que o povo veja feliz um mundo como ele deveria ser nas novelas, shows e telejornais e não como ele realmente é.

    Proconsult e Globo contra Brizola

    Quando a ditadura começou a sofrer derrotas nas greves do ABC, dos professores e bancários. Quando viu nascer o PT nas suas barbas. Quando, enfim, a ameaça de uma alternativa popular pairava no ar, a Globo fez sua parte. Um episódio tristemente inesquecível foi a apuração de votos no Rio de Janeiro, em 1982. Eram eleições para governadores. Em vários estados, a previsão era de vitória da oposição. Leonel Brizola, do PDT, sempre fora crítico ao monopólio global e se candidatara pelo Rio de Janeiro. Uma empresa chamada Proconsult, de propriedade de coronéis do Serviço Nacional de Informação, foi contratada para fazer a apuração dos votos. Havia fraude nos programas de computador para prejudicar Brizola. A Globo entrou no esquema divulgando hora a hora os resultados dos boletins fraudados. Acontece que um sócio da empresa quis bancar o esperto. Procurou o candidato do PDT para uma chantagem. Se ele aceitasse indicações para cargos importantes no governo, denunciaria a fraude. Brizola levou o chantagista ao Tribunal Eleitoral, e com um juiz e a imprensa internacional, invadiu a Proconsult. Depois foram à Globo, que continuava a divulgar os números errados, mesmo tendo conhecimento da denúncia. Infelizmente, até Brizola compareceu ao funeral do magnata manipulador.

    O povo não é bobo... nem a Rede Globo

    Mas, admitamos, Roberto Marinho podia ser tudo, menos burro. Sua rede de TV tentou esconder o movimento das Diretas, em 84, e não conseguiu. O povo gritava nos comícios: "O povo não é bobo, fora Rede Globo". Mas, se o povo não é bobo, muito menos a Rede Globo. Marinho mudou de tática. Quando viu que a ditadura fazia água, começou a mexer seus pauzinhos. Reuniu-se com Tancredo Neves e acertou a tática de dirigir o movimento popular para a saída que menos causava prejuízos à classe dominante: o Colégio Eleitoral. Tancredo seria o candidato da burguesia liberal contra Maluf, candidato dos militares. Derrotada a emenda das Diretas, a Globo começou a apresentar os comícios de Tancredo como festas populares e democráticas. Maluf ficou com o papel de malvado, que lhe caía perfeitamente bem. Resultado: a votação no Colégio Eleitoral parecia uma festa da democracia e não a traição da vontade popular e uma saída honrosa para os militares assassinos. Por fora, somente a voz isolada do PT, que por isso pagou caro na época, mas acumulou pontos para o futuro.

    Aprendendo a remar com a maré

    Desde então, os veículos de comunicação do "dr. Roberto" foram se aperfeiçoando na arte de remar conforme a corrente. Construíram a imagem de Collor de Mello como campeão moral e governante moderno, desde 1987. Dedicavam mais tempo ao candidato collorido e o apresentavam de forma positiva. Manipularam o famoso debate entre Lula e Collor. Depois da vitória collorida, a cúpula jornalística caprichou na cobertura dos espetáculos proporcionados pelo presidente recém-eleito. Corridas, jet-skis, judô, etc. Até que o irmão do presidente enlouqueceu e botou a boca no mundo. Aí, as denúncias combinaram-se com a crise econômica que o Plano Collor provocou. Um grande movimento popular começou a surgir. A Globo já havia aprendido com as Diretas. Passou a fazer uma cobertura menos parcial. A minissérie Anos Rebeldes já estava sendo gravada antes do escândalo, mas foi ao ar em pleno período de manifestações, mostrando a incrível sintonia que a Globo adquiriu com o clima político. No dia da votação do impeachment, a TV Globo abriu mão de cerca de R$ 66 milhões em exibição de comerciais para transmitir as 6 horas que durou a votação da condenação de Collor.

    Plano Real e a barriga-de-aluguel de FHC

    Depois do intervalo com Itamar, que continuou a implantar o projeto neoliberal em câmera lenta, Fernando Henrique se apresentou para bancar o pai do Plano Real. Na verdade, FHC não passou de uma barriga-de-aluguel. O plano era igualzinho a todos os que já vinham sendo aplicados no México, Argentina, etc. Todos com a mesma paternidade: o Departamento de Estado norte-americano, em Washington. A Globo também não podia perder essa. Desde os primeiros choros da criança, o Real era festejado em todo o país pela telinha azul.

    Aliás, a indústria de aparelhos de TV aproveitou o embalo dos preços congelados e a Copa do Mundo de 1994 para vender muito mais. Até hoje tem padaria e bar com aparelhos de TV daquela época. Foi um pacote só. Plano Real, vendas em alta e tetra-campeonato. O resultado foi a eleição do barriga-de-aluguel, que virou a mãe dos banqueiros, grandes capitalistas e especuladores internacionais.

    Mesmo quando mostra os conflitos e desgraças do capitalismo, a Globo acaba dando um jeito de mostrar que o caminho é o conformismo. É só lembrar do final da novela "Rei do Gado", em que a Sem-Terra Patrícia Pillar casa com um fazendeiro progressista, Antonio Fagundes. As bandeiras vermelhas do MST são, então, substituídas pelas brancas. Bandeiras brancas da paz, diziam os personagens. Na verdade, bandeiras brancas que queriam uma rendição. A rendição dos Sem-Terra à lei e à ordem. A mesma lei e ordem que autoriza a PM ou milícias de latifundiários a matar trabalhadores rurais indefesos.

    1998: Os institutos manipularam as pesquisas. A Globo ajudou a divulgar

    Exemplo de como atua a Globo e outros gigantes da mídia foram as eleições para governador em 1998. Na briga contra o malufismo, Marta Suplicy já estava se credenciando como a melhor adversária para ir ao 2o turno contra Maluf. Mas as pesquisas foram manipuladas para estimular o voto útil em Covas. A Globo com seu poderio ajudou a divulgar os números manipulados. O resultado foi a passagem de Covas para o turno final da eleição. O resultado foi um eleitorado passado para trás pela Globo e seus parceiros da mídia, especializados na manipulação da informação.

    Para encurtar uma história que já vai ficando desagradável demais, finalmente chegamos a 2002. Lula é eleito para assumir o comando do navio a caminho naufrágio. Ganha 30 minutos de entrevista no Jornal Nacional após a confirmação da vitória. Para quem só aparecia na telinha do plim-plim em horário eleitoral gratuito ou para ser avacalhado, era surpreendente. Mais uma esperteza dos Marinhos. O grupo da família havia anunciado uma moratória no mesmo dia da entrevista. Mais precisamente, a Globopar tinha dívidas equivalentes a US$ 2,63 bilhões, das quais US$ 2,21 bilhões em moeda estrangeira. Ou seja até eles caíram no conto do Real forte e se endividaram em dólar. Agora querem ajuda do novo governo. Não dá ponto sem nó esse pessoal.

    Lamentações por outras razões

    Agora, voltemos ao presente recente e lamentemos. Não a morte do presidente da Rede Globo, pois este tem quem o lamente com toda justiça. São os representantes e membros da classe dominante. Lamentemos as declarações de Palocci, que não se sabe onde foi buscar o compromisso de Marinho com a "construção da democracia brasileira". Lamentemos o presidente Lula que disse ser o falecido "um homem que veio ao mundo para prestar serviços à comunicação, à educação e ao futuro do Brasil". Frase ainda mais triste se recordamos um discurso feito em Sergipe, em 6 de setembro de 1987. Lula, então deputado federal, disse o seguinte: "Nós hoje somos um país com praticamente 20 milhões de crianças abandonadas. Somos um país com 16 milhões de analfabetos. Somos um país onde a história é contada pela Rede Globo de Televisão porque o senhor Roberto Marinho não faz outra coisa a não ser mentir para o povo".



    AE postei esse texto no topico "Simple plan no big brother? cade o rock nacional. mas tv gnt q n apoiou e p/ n fazer debate no topico do cara criei esse aqui

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Tem alguém que lê isso???
    Sim, e tinha q tah aki no OT.

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Viva la revolución

    ANGRA_4_EVER
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Thiago Yoshiki
    ke um resumo??

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ANGRA_4_EVER
    Qro novidades...

    Crazy Batera
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ZzzzZZZ zzzzz

    james_the_bronson
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Lido.

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Roberto Marinho, monoglota, “Doutor” sem curso superior, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras embora jamais tenha escrito um único livro!
    Com uma fortuna pessoal de mais de US$ 1 bilhão ( um bilhão de dólares), ele consta da lista dos homens mais ricos do mundo elaborada pela revista "Forbes".
    A fabulosa fortuna pessoal que o “Doutor” Roberto Marinho deixa a seus herdeiros não é “limpa”


    Ele era judeu?

    izzystradlin
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ANGRA_4_EVER
    é a lei da Selva....
    cada um consegue as coisas do jeito que julga melhor..
    passando ou não por cima dos outros...

    e a velha lei: "o maior come o menor" (por favor sem viadagens)...

    mas é isso mesmo..

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Isso é de grande valia, vou salvar nos meus favoritos, depois vou imprimir pra ler em casa.

    Quero encadernar também.

    Mister_Fatal_huhha
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    eu vi esse treco do cidadã kane e dei umas espalhadas,
    muito bom

    Blackus
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    legal, agora vou lá ver malhação, tchau

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    izzystradlin
    e a velha lei: "o maior come o menor"

    O leão é menor que a zebra, no entanto quem come quem?

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nem vou me dar o trabalho de ler
    deve ser aquelas mesmas ladainhas anti-globo de sempre

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roberto Marinho e Rede Globo continuação do dbate