Duvideiro e a Trigésima Terceira - Rede

    Autor Mensagem
    Duvideiro
    Veterano
    # jan/07


    dentro do tema Rede de Computadores:

    o que é VPN?
    o que é NAT?

    teuabreu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Sei não e de nada!!!

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Goooooooooooooooooooooooooooooooooogle

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network - VPN) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.


    Em redes de computadores, NAT, Network Address Translation, também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam sobre um router ou firewall de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso ao exterior (rede pública).

    Duvideiro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    tá, mas no caso do NAT, existe um server especifico pra isso?

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Duvideiro

    sei lá mew... hahahaha
    achei essas definições no Gooooooooooooooooogle.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Tá aí, o Duvideiro é um personagem criado pelo Sam e a moderação pra estimular a postagem de tópicos com conteúdo aqui no OT!

    \o/

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    pra estimular a postagem de tópicos com conteúdo aqui no OT!

    e a reensinar a usar os numeros ordinais, quando chega lá pelos quingentésimo octogésimo sétimo eu me perco

    james_the_bronson
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    teuabreu
    Sei não e de nada!!!

    vou te processar por copiar meus habitos...

    Ed_Vedder
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Ed_Vedder
    · votar


    Duvideiro
    tá, mas no caso do NAT, existe um server especifico pra isso?


    Nat é um serviço, voce pode configurar as diretrizes em um server, ou até mesmo diretamente no seu roteador.


    Aqui tem um texto interessante:

    Os números IPs da Internet são finitos e cada número deve ser único. O crescimento explosivo da Internet tem transformado estes números em um recurso escasso, e para se obter um número ou conjunto de IPs válidos é necessário requisitá-los a um órgão regulador e pagar por eles. Logo, em muitos casos não se justifica construir redes locais utilizando-se números IPs válidos.

    Como alternativa, certos intervalos de números IP são considerados reservados, isto é, não são utilizados na Internet, permitindo assim que eles possam ser utilizados em Intranets sem problemas, ou seja, várias Intranets podem utilizá-los desde que não estejam diretamente conectadas umas às outras. No entanto, isso cria um dilema: como conectar uma intranet que utiliza números IPs inválidos à Internet?

    A resposta a essa pergunta é através da utilização de um roteador que possua um número IP válido e que seja capaz de fazer uma tradução de endereços de rede (NAT). Para entender melhor o que isso significa considere o seguinte cenário: uma rede local ligada à Internet através de um roteador com conexão discada. Ao se conectar na Internet, a máquina gateway recebe um número IP válido do provedor de acesso. Quando uma máquina da intranet precisa se conectar a um site (por exemplo), ela envia seus pacotes IPs com a requisição à máquina gateway, que por sua vez altera os cabeçalhos destes pacotes inserindo o número IP que ela recebeu do provedor e os envia através de sua conexão. O site responde à requisição enviando a resposta para a máquina gateway que altera novamente os cabeçalhos dos pacotes e os envia à máquina que originalmente os requisitou. Dessa forma, cada máquina da intranet se comporta como se estivesse ligada diretamente à Internet, enquanto que as várias máquinas na Internet "enxergam" apenas a sua máquina gateway.

    Tipos de NAT

    É possível dividir o NAT em dois tipos: o NAT de origem (SNAT) e o NAT de destino (DNAT).

    O NAT de origem é quando você altera o endereço de origem de um pacote, isto é, a conexão passa a ter um outro endereço de origem. Esse tipo de NAT é sempre criado utilizando-se a cadeia POSTROUTING, logo antes do pacote sair da máquina. O mascaramento (como é também conhecido) é uma forma de SNAT.

    O NAT de destino se caracteriza pela alteração do endereço de destino do pacote, isto é, alterando o destino de uma conexão que passa pela máquina. Este tipo de NAT é sempre criado utilizando-se a cadeia PRE-ROUTING. Balanceamento de carga, proxys transparentes e repasse de portas são tipos de DNAT.

    Duvideiro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    tá.. mas por exemplo, tenho 5 pcs e compartilho conexão atraves de um hub e um modem roteado... nesse caso, o DHCP irá gerar um IP valido para cada maquina?

    Duvideiro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    upando.. upando

    Duvideiro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    minha duvida na verdade e a seguinte.... eu posso ter cinco pcs em casa... rotear o modem e deixar todos conectados... blz.. agora, nessa mesma situação, qual a real vantagem de eu utlizar NAT?

    Duvideiro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    sobre VPN, eu preciso contratar o serviço com algum provedor?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvideiro e a Trigésima Terceira - Rede