"Se Deus não existe, tudo é permitido"? ("Irmãos Karamazov", Fiódor Dostoiévski)

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# dez/06


SIM

O mundo estilhaçado e a morte libertadora

LUIZ FELIPE PONDÉ

"SE DEUS não existe e a alma é mortal, tudo é permitido" é um enunciado profundamente racional. Não se trata do lamento de uma mente frágil. Os Karamazov são especialistas na pureza da razão teórica e prática. Movimentam-se em direção aos exageros da "função razão": o objetivo é fundamentar o mundo pela sua decomposição e posterior reconstrução conceitual abstrata. Só que eles não encontram esse fundamento. Ao contrário, percebem a realidade despedaçada do mundo. O "tudo é permitido" emerge dos estilhaços do mundo.
A razão de Ivan Karamazov (muito próxima da que o ceticismo e a sofística conhecem) percebe a vacuidade de qualquer imperativo ético universal: o mundo é estilhaçado pela liberdade que a morte nos garante. Sem Deus, perde-se a forma absoluta do juízo moral: estamos sós no universo como animais ferozes que babam enquanto vagam pelo deserto e contemplam a solidão dos elementos. A morte, que devolverá a humanidade ao pó, é o fundamento último do nosso direito cósmico ao gozo do mal.
Esse ciclo nos liberta da única forma verdadeira de responsabilidade, a infinita. A moral é mera convenção e não está escrita na poeira das estrelas. O filósofo Karamazov descreve o impasse ético por excelência: por trás do blablablá socioconstrutivista do respeito ao "outro", o niilismo ri da razão. Na crítica à teoria utilitarista do meio (social) em "Crime e Castigo", Dostoiévski já apontara o caráter "científico" da revolução niilista fundamentada nas ciências sociais: se tudo é construído, toda desconstrução é racionalmente permitida. Além de desconstruir, sabemos construir? O homem pode ser a forma do homem?
A modernidade achou que sim. Kant pensou que, com seu risível imperativo categórico, nos salvaria, fundando a racionalidade pura da moral. Conseguiu apenas a exclusão cotidiana de toda forma de homem possível. A miserável ética utilitarista (a ética do mundo possível), síntese da alma prática que só calcula, busca na universal obsessão humana pelo prazer a fundamentação de uma ética para homens, cuja forma universal são os merceeiros ingleses (Marx). O humanismo rousseauniano apostou na educação para a felicidade e virou auto-ajuda.
Contra a fé em Kant e na economia, Dostoiévski descreve nos "Demônios" a trindade que funda o projeto do homem pelo homem: o jovem melancólico sem subjetividade (Nicolai, o existencialista elegante), o pai e professor preguiçoso e "sensível" (Stiépan, o amante das modas revolucionárias em educação, poesia e ciência) e o filho niilista cínico (Piotr, o patrono dos jacobinos, dos marxistas e dos cientistas da economia prática, esses burocratas da violência).
Entender esse enredo como desespero de uma alma religiosa é senso comum banal. A banalização é um dos modos corriqueiros de a modernidade lidar com o que não conhece (e ela conhece muito pouco de tudo, mas é tagarela e ama o superficial, como diria Tocqueville). A falácia comum é a suposição de que o intelecto teológico necessariamente teme o sofrimento. O único medo em Dostoiévski é aquele mesmo de Cervantes: "O medo tem muitos olhos e vê coisas no subsolo". O erro de Nietzsche quando reduz a religião ao ressentimento se transformou em "papo cabeça".
O argumento dos Karamazov é um diagnóstico, não uma oração pela salvação do homem: o sentimento real de que deslizamos aceleradamente sobre fina casca de gelo mortal é prova sublime do seu caráter profético. A história aqui nos basta. Dostoiévski anuncia a comédia trágica daqueles que deixaram de acreditar em Deus e, por isso mesmo, passaram a acreditar em qualquer reforma barata.
Contrariamente ao que pensava a risível crítica moderna da religião, o contato com Deus fortalece o intelecto nas mais íntimas estruturas lógicas e práticas de sua natureza.
LUIZ FELIPE PONDÉ, 47, filósofo, é professor do programa de pós-graduação em ciências da religião do Departamento de Teologia da PUC-SP e da Faculdade de Comunicação da FAAP. É autor de, entre outros títulos, "Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoiévski" (ed. 34)

snowwhite
Veterano
# dez/06 · Editado por: snowwhite
· votar


NÃO

Uma ética humana

RENATO JANINE RIBEIRO

A FRASE , acima convertida em pergunta, é do século 19, mas a resposta "não" a ela somente se torna possível no século 18. Parece um paradoxo, mas me explico. Até o tempo das "Luzes", a esmagadora maioria dos pensadores ocidentais concordaria com o enunciado devido a Dostoiévski, isto é, com a idéia de que o ateu é imoral. Quem não acredita no Criador não seria capaz de respeitar nenhuma regra ética.
Assim, por volta de 1650, o bispo anglicano John Bramhall, um dos críticos mais ásperos do inglês Thomas Hobbes (que, por sinal, não era ateu), acusa o filósofo de não crer em Deus: "Hobbes acaba com o céu", diz ele, "e, pior: com o inferno".
Gosto muito desse "pior", que dá a chave do enigma. A acusação de ateísmo na verdade oculta o que realmente importa. O problema, para o fiel Bramhall, não é tanto se o céu existe. É que precisa haver um inferno, para que a multidão parva obedeça. Anos depois, quando o libertino conde Rochester agoniza, o pastor o convence, no leito de morte, a dizer-se arrependido. O conde não crê em Deus, mas é persuadido pelo argumento de que, se um grande do reino morrer sem os sacramentos, o populacho não será mais contido pelo medo do inferno.
Com as "Luzes", isso muda. A idéia de que, para ser moral, seria preciso acreditar em Deus (isto é, no Deus que amedronta, que pune: o Deus do inferno) é contestada em nome de uma ética humana, que possa valer mesmo sem o medo do castigo eterno.
Talvez seja Kant quem deu o passo decisivo para tanto, quando formulou um princípio cujo legado pode ser assim simplificado: a cada ação que cometo, estou reconhecendo o direito (ou o dever) de todo ser humano a também cometê-la.
Isso -que em "kantês" significa cada ser humano se tornar legislador ético- implica que, se desobedeço aos sinais de trânsito, se procuro levar vantagem em tudo, confiro a todos os meus semelhantes os mesmos direitos. Ora, é óbvio que, assim, o convívio social seria impossível. Provavelmente, teremos vidas sórdidas, sofridas, cruéis e curtas se agirmos dessa maneira. Por conseguinte, a cada ação que eu pratique, devo refletir muito bem se quero autorizar todos os outros a praticá-la. Se sim, ótimo. Se não, devo rever minha posição.
A partir dessa teoria, que resumi em linguagem que já não é kantiana, fica possível uma ética somente dos humanos entre si. Não é mais imprescindível a Revelação, menos ainda a punição por toda a eternidade. O conteúdo dos mandamentos não depende mais de Deus. Pode ser constituído em nosso próprio mundo. A moral e a ética deixam de apelar a uma transcendência, ao poder do Altíssimo, e se constroem neste mundo imanente, o nosso, o único que conhecemos.
Não quer dizer que essa idéia de uma ética sem o medo a Deus se tenha tornado unanimidade. Muitos ainda acham que Deus é necessário para explicar o que é certo e errado (nós não seríamos capazes disso) ou para punir quem se desvie do bom caminho (idem, ibidem). Mas, se hoje a conduta ética dos ateus ou indiferentes não tem nada a dever à dos religiosos e sobretudo à dos intolerantes, é porque essa tese moderna de uma ética humana tem valor e validade.
É importante concluir com duas notas. A primeira é que uma ética assim inspirada em Kant (mas que altera algumas de suas teses) é capaz de evoluir. No século 18, possivelmente ela admitiria a pena de morte; hoje, provavelmente, não. Muitas questões ficam em aberto, como aborto e eutanásia. O crucial é a forma da escolha ética (que cada um seja desafiado a enunciar seus valores, sob a condição de reconhecê-los como universais ou, pelo menos, recíprocos), mais que um conteúdo fixado de vez por todas.
A segunda e curiosa conclusão é que uma ética assim humana não é necessariamente atéia. Posso ou não acreditar em Deus, mas eu ser ou não ético deixa de estar subordinado ao medo de um Deus assustador. Uns serão éticos, mesmo não acreditando n'Ele. Por sua vez, outros cultuarão um Deus da justiça e do amor, mais que da repressão e do castigo. A crença em Deus ganha, em vez de perder, quando Ele corta o vínculo preferencial com o inferno e o medo.
RENATO JANINE RIBEIRO, 57, é professor titular de ética e filosofia política da USP. É autor, entre outros livros, de "Ética na Política" (Sesc) e de "A Sociedade contra o Social" (Cia. das Letras).

Valefort
Veterano
# dez/06
· votar


vc quer, realmente, q eu leia tudo isso?

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Tudo é permitido independente de se acreditar em deus ou não.

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/06
· votar


(•_•)

Mto grande!

Faça tópicos resumindo e pegando as idéias principais para que possamos entender =P

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


Valefort


vc quer, realmente, q eu leia tudo isso?

Sim!! Leia com atenção, quem sabe sua vida poderá mudar após lê-la.

Eu li tudim, tá doendo o zóio até agora

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Se todo tipo de ética do mundo veio unicamente de Deus, aí eu concordo
mas isso é quase impossível

Bend
Veterano
# dez/06
· votar


vc quer, realmente, q eu leia tudo isso?

(2)

Deve ser bem interessante o texto...

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


Carlos Henrique 2


Mto grande!

Faça tópicos resumindo e pegando as idéias principais para que possamos entender =P


AHAHAHAHA... O meu vai ter 3 páginas, só de tópico. Um alerta!! Coloquem colírio antes de tentar ler

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/06
· votar


.../.\¨¨¨.¨(o)
¨/.¨.\¨¨¨(oo)
/____\...(OO)
|• n •|....¨||
‾‾‾‾‾‾‾‾‾‾‾‾‾

John Elf
Veterano
# dez/06
· votar


Alguém acha que vale a pena ler isso?

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Eu li e não acho que valha.

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


John Elf


Alguém acha que vale a pena ler isso?

Leia!! Depois vc me fala ok?

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Carlos Henrique 2
Faça tópicos resumindo e pegando as idéias principais para que possamos entender =

Não. São textos de pessoas.

Não posso resumir.

fernando tecladista
Veterano
# dez/06
· votar


no meu tempo tinha esse tamanho de texto na cartilha do pré

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


fernando tecladista
Ler em papel é menos cansativo que ler no monitor
A não ser que seja lendo papel dentro de um carro com o papel refletindo a luz do sol

Gan
Veterano
# dez/06
· votar


com deus ou sem deus , nós continuamos escravos de nós mesmos

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


Gan

com deus ou sem deus , nós continuamos escravos de nós mesmos e dos políticos safados e ladrões sem vergonhas(2)

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Prefiro ser escrava de mim mesma.

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite


Prefiro ser escrava de mim mesma.

Quewr ser minha escrava?

Roupa lavada, 700,00 reais por mes, mais um eterno amor.

Aguardo resposta

Beijuz Mô!!

Julinha---pink floyd
Veterano
# dez/06
· votar


leandro rodrigues

vc tem 52 anos?? o.O

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


Julinha---pink floyd


vc tem 52 anos?? o.O

AHAHAHAHAHAHA... não!! Tenho 25 anos. Já mandei o Sam arrumar isso.

Na época eu digitei errado, saiu 52. Um dia o Sam arruma isso

Julinha---pink floyd
Veterano
# dez/06
· votar


leandro rodrigues
hauhaau á tá,mais nada contra as pessoas de 52 anos, =)

Feliz Natal =)

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


Julinha---pink floyd


hauhaau á tá,mais nada contra as pessoas de 52 anos, =)

Meus pais tem as mesmas idades: 45 anos

Feliz Natal

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


leandro rodrigues
Quewr ser minha escrava?

Roupa lavada, 700,00 reais por mes, mais um eterno amor.

Aguardo resposta

Beijuz Mô!!



HASUHAUSHUAHSUAH

Não precisa pagar não.

snowwhite
Veterano
# dez/06 · Editado por: snowwhite
· votar


Olha no que transformaram o meu tópico.

Mas eu fiz sabendo que ia ser isso mesmo.

Não tem ninguém aqui a fim de discutir mais nada nesse naipe.

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite


Não precisa pagar não.

Roupa lavada e um eterno amor?

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


leandro rodrigues

Roupa lavada e um eterno amor?


Melhorou.

;P

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite

Me passe teu endereço, dia 17 de janeiro eu passo pra te pegar, ok?

Viajar pela gol, tá fácil. Só esse ano eu fiz 5 viajem, não custa eu te pegar aí na porta.

leandro rodrigues
Veterano
# dez/06
· votar


leandro rodrigues

Viagem é o certo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Se Deus não existe, tudo é permitido"? ("Irmãos Karamazov", Fiódor Dostoiévski)