mandioca,macaxeira ou aipim?

Autor Mensagem
emanuel macedo
Veterano
# ago/06


cuidado com estas palavras pois vc pode estar comendo veneno sem saber. a mandioca venenosa é amarelada e precisa ser retirado o tucupí
(ácido cianídrico ) antes do consumo.



Mandioca, de nome científico Manihot esculenta, é um arbusto originário dos Andes peruanos. Possui muitos sinónimos, usados em diferentes regiões, tais como aipi, aipim, aimpim, candinga, castelinha, macamba, macaxeira, macaxera, mandioca-brava, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, moogo, mucamba, pão-da-américa, pão-de-pobre, pau-de-farinha, pau-farinha, tapioca, uaipi, xagala.

Foi cultivada por várias nações indígenas da América Latina que consumiam suas raízes, tendo sido exportada para outros pontos do planeta, principalmente para a África, onde constitui em muitos casos a base da dieta alimentar. No Brasil o hábito de cultivo e consumo continua, com a raiz.

A origem do nome mandioca (manioca) seria de uma lenda Tupinambá sobre a deusa Mani, de pele branca, que encontrou sua morada (oca) na raiz desta planta.

Existem diversas espécies da planta, que se dividem em mandioca-doce e mandioca-brava (ou mandioca-amarga), de acordo com a presença de ácido cianídrico (que é venenoso se não for destruído pelo calor do cozimento ou do sol). Algumas regiões usam o nome aipim ou macaxeira para designar a mandioca-doce.

No Brasil a raiz da mandioca é consumida na forma de farinhas, da qual se faz a farinha de mandioca e tapioca ou, em pedaços cozidos ou fritos. Está presente também no preparo de receitas típicas da Amazônia como o tacacá, a maniçoba e o molho tucupí. Dela também se faz bebidas destiladas como o cauim (indígena) e a tiquira (cachaça comum no Estado do Maranhão). Dela também se faz outra farinha o polvilho (fécula de mandioca), doce ou azedo, que serve para a preparação de diversas comidas típicas como, o pão de queijo. Apesar de freqüente em países da África e da Ásia, para onde foram levadas pelos colonizadores ibéricos, o hábito de utilizar as folhas da planta para alimentação, no Brasil, só ocorre na região Norte.

Em África é comum consumir-se, além da raiz, também as folhas jovens em forma de esparregado. Em Moçambique, estas são piladas (moídas no pilão), juntamente com alho e a própria farinha seca da raiz e depois cozinhada normalmente com um marisco (caranguejo ou camarão); esta comida se chama "matapa" e é uma das mais populares da culinária moçambicana. Em Angola este esparregado é conhecido como "kissaca".

A farinha de mandioca comumente é preparada a partir da mandioca-brava.

No Brasil, o termo mandioca carrega alguma conotação sexual, sendo associado ao orgão genital masculino, embora isto seja usualmente explorado de maneira jocosa.

agora quem já tomou tacacá?a maniçoba precisa de 7 dias é noite pra ficar pronta direto no fogo .

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


macaxeira com carne-de-sol ruleia. \o/

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


no rio (rj) tem um outro tipo ainda: "impim"

cao fofo
Veterano
# ago/06
· votar


nunca vi alguem morrer por causa de mandioca

Sparkle
Veterano
# ago/06
· votar


Aqui no sul é Mandioca \o\

emanuel macedo
Veterano
# ago/06
· votar


cao fofo
é mas ouve um caso que passou no JN
do cara que pegou uma receita para fazer bolo de mandioca e acabou matando uns 10, na realidade era bolo de macaxeira.

Coldplay
Veterano
# ago/06
· votar


macaxeira com carne-de-sol ruleia. \o/
mandioca aki em brasilia

mas ruleia do msm jeito

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


aqui eh aipim \m/

snowwhite
Veterano
# ago/06 · Editado por: snowwhite
· votar


Aqui no RS tem aipim e madioquinha.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Midgard
aqui eh aipim \m/

\O

BRUXA MARATUXA II
Veterano
# ago/06
· votar


uau estes texto mudou minha vida hsuhsuhsus
beijos

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


BRUXA MARATUXA II
uau estes texto mudou minha vida hsuhsuhsus
beijos



ahahahahahahahah

Muito sério o assunto aqui Ô

Vick Vaporub
Veterano
# ago/06
· votar


Não importa o que é, só cozinhar direito que o veneno sai o/

macaxeira com carne-de-sol ruleia. \o/ (27.363)

Ed_Vedder
Veterano
# ago/06
· votar


Macho chama de aipim, viado chama de mandioca.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Ed_Vedder
Macho chama de aipim, viado chama de mandioca.


Só tu mesmo...hahahahahah

Vick Vaporub
Veterano
# ago/06
· votar


Ed_Vedder

E macaxeira? ò.Ó

BRUXA MARATUXA II
Veterano
# ago/06
· votar


Eu chamo de mandioca
acho q sou uma biba!

Ed_Vedder
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite
HUhuHAU

Vick Vaporub
Veterano
# ago/06
· votar


BRUXA MARATUXA II

HUEAhuaehUEU!

Ed_Vedder
Veterano
# ago/06
· votar


Vick Vaporub

Macaxeira é só no nordeste que chama né não?

parece que a macaxeira, embora seja da mesma familia, tem a casca mais rosada, e fica mais macia depois de cozinhar...

Acho que tlvez pela clima sei lá, mas aqui no sul o aipim tem a casca escura e nem sempre fica bom pra comer... as vezes fica igual uma vela hauhaua

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


BRUXA MARATUXA II
Eu chamo de mandioca
acho q sou uma biba!



Aqui no sul tem mandioquinha. Serve? hahahahahahh

iS_LaSh
Veterano
# ago/06
· votar


CENTRO OESTE (GOIAS)

MANDIOCA !! =\

Estilo a piada ...

Quem ...

Quem o q ?

Te passo a mandioca ....

Vick Vaporub
Veterano
# ago/06
· votar


Ed_Vedder

Verdade, mas acho que só muda o nome mesmo. No fundo é tudo a mesma coisa o/

Acho que tlvez pela clima sei lá, mas aqui no sul o aipim tem a casca escura e nem sempre fica bom pra comer... as vezes fica igual uma vela hauhaua

Minha avó sempre faz macaxeira de 1ª =/ já qnd minha mãe faz, fica uma "vela" como vc diz. Dá até pra colocar um pavio e revender como vela de 7 dias ¬¬

brunohardrocker
Veterano
# ago/06
· votar


o bom mesmo é descascar a mandioca

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


brunohardrocker

nãh... o bom mesmo é brincar de esconde-esconde com ela...

putz, essa foi terrível x-(

Jason Voorhees
Veterano
# ago/06
· votar


Sparkle
Aqui no sul é Mandioca \o\

aqui no sul eh aipim \o

Sparkle
Veterano
# ago/06
· votar


Jason Voorhees
Depende do lugar, em Porto Alegre é Aipim mesmo, no centro e no sul do estado é Mandioca mesmo :P

Jason Voorhees
Veterano
# ago/06
· votar


Sparkle

Jason Voorhees
Depende do lugar, em Porto Alegre é Aipim mesmo, no centro e no sul do estado é Mandioca mesmo :P


:D


o/

Sparkle
Veterano
# ago/06
· votar


Jason Voorhees
\o_

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Assunto batuta esse.


Alguém quer receitas aí???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a mandioca,macaxeira ou aipim?