Matemática - Nerds ajudam Nerds I

Autor Mensagem
TIO_TEDDY
Veterano
# ago/06
· votar


para qualquer n natural.

qqr n real, eu acho...

seila
Veterano
# ago/06 · Editado por: seila
· votar


TIO_TEDDY
qualquer N inteiro!!!!

staind
Veterano
# ago/06
· votar


seila
nao entendo isso...

Guto EADG
Veterano
# ago/06 · Editado por: Guto EADG
· votar



1 - Racionalize o denominador da fração:
1 / 1 + √2 - √3



1/[(1 + raiz2) - raiz3] = (multiplicando numerador e o denominador pelo conjugado do denominador) = 1/([1 + raiz2] - raiz3]*[(1+raiz2) + raiz3)]/[(1+raiz2)+raiz3] = (usando o fato de q (a+b)*(a-b) = a² - b²) = 1 + raiz2 + raiz3/[(1+raiz2)² - (raiz3)²] = (usando o quadrado da soma de dois numeros) = (1 + raiz2 + raiz3)/(2raiz2) = (multiplicando em cima e embaixo por raiz2) = (raiz2 + 2 + raiz6)/4


2 – Um técnico de laboratório manipula dois recipientes que contêm misturas das substâncias A e B. Embora os volumes das misturas sejam iguais, num dos recipientes a proporção de A para B é ½ (uma parte de A para duas de B), e no outro é de ¾. Se ele juntar os dois conteúdos num único recipiente, qual passará a ser a proporção de A para B ?


vamo ver.... volumes iguais, certo? entao vamos chutar um volume aí... tipo 6 litros.

entao pro recipiente A, se eu tenho, xLA + yLB = 6 e xLA/yLB = 1/2, acaba que xLA = 2 e yLA / 4.

agora, pro recipiente B. xLA + yLB = 6, e xLA/yLB = 3/4 , resolvendo o sistema... (vou resolver no computador mesmo) dá assim: xLA = 2.5714 e yLB = 3.4285 ... conferindo: 3.4285 + 2.5714 =~ 6.

agora, juntando tudo num recipiente soh . vai ter 12L. daí somando
xLA(1) + xLA(2) = 4.5714
e yLA(1) + yLA(2) = 7.4885 somando isso da mais ou menos 12L.
agora divindo xLA(TOTAL)/yLB(TOTAL) pra saber a proporcao =~ 0.61 q eh aproximadamente 8/13.

na verdade o ideal seria resolver a mao mesmo o sistema e deixar em forma de fraçao pra ver isso aí direto, neh...

e tb seria mais 'elegante' e inteligente resolver isso aí nao chutando numero, mas usando soh "V" L. mas jah era.

ok... outra hora q eu tento resolver outros.

Guto EADG
Veterano
# ago/06 · Editado por: Guto EADG
· votar



4 – Simplificar a expressão: 3^(2n+1) – 9^n / 3^(2n), com n pertencendo aos naturais.

RESPOSTA: 2


que jeito? se a resposta for 2 isso quer dizer q pra qqer n natural q eu colocar ali, essa expressao vai ter q valer 2. mentira.

a maior simplificacao q da pra fazer aí eh q 9^n = (3^2)^n, daí a segunda parcela vale 1.
a expressao fica 3^(2n+1) - 1.


ao menos q eu teja entendendo a expressao errada, ou ...nao sei mesmo.
---
3 – Simplificar 3√2^28 + 2^30/10
(Explicando: Raiz cúbica de dois elevado a vinte e oito mais dois elevado a trinta, tudo dividido por dez e dentro da raiz).

nao entendi a expressao. escreve melhor ai usando parenteses, colchetes, etc...

Guto EADG
Veterano
# ago/06
· votar


saí e voltei...
agora nao volto mais..
=D

Guto EADG
Veterano
# ago/06
· votar


6 – Um nadador, disputando a prova dos 400 metros, nado livre, completou os primeiros 300 metros em 3 minutos e 51 segundos. Se este narrador mantiver a mesma velocidade média nos últimos 100 metros, completará a prova em quantos minutos e segundos?

RESPOSTA: 5 MINUTOS E 28 SEGUNDOS


eu achei 5 minutos e 8 segundos.

velocidade media = espaco/tempo = 300m/231s = 1.3m/s

percorrendo 400m (300m + 100m) com essa velocidade media, tempo = distancia/velocidade = 307.7s = 307.7s x 1min/60s = 5.13minutos . 0.13minutos x 60s/1minuto = 7.8s

5minutos e 8s.7 – Dados dois números reais a e b que satisfazem as desigualdades 1<=a<=2 e 3<=b<=5 (a maior ou igual a 1, menor ou igual a dois e b maior ou igual a três e menor ou igual a cinco, pode-se afirmar que:

RESPOSTA: 3/2 <= a/b <= 5
(a dividido por b é maior ou igual a 3/2 e menor ou igual a 5 ).


pode se afirmar um monte de coisa... quais as alternativas?

por exemplo, qual o maior numero q eu posso obter dividindo um elemento do intervalo [1,2] por um do intervalo [3,5] ? ora, o maior numero vai ser o maior numero do intervalo a dividido pelo menor numero do intervalo b. o maior numero do intervalo A eh 2 e o menor do intervalo B eh 3. dai o maior numero q eu vou obter eh 2/3. e o menor? eh o menor numero do intervalo A dividido pelo maior numero do intervalo B, 1/5, daí da pra afirmar que

1/5 <= a/b <= 2/3

ou

q 3/2 <= b/a <= 5


......tem gabarito errado por aí. hein...

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Obrigado ao pessoal que ajudou!

No dia que eu tiver uma namorada, emprestá-la-ei a vocês, ok?

Abraço.

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Obrigado ao pessoal que ajudou!

No dia que eu tiver uma namorada, emprestá-la-ei a vocês, ok?

Abraço.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# ago/06
· votar


Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: as meninas de 12 anos, de uma determinada turma, que usavam batom todos os dias, removiam o excesso beijando o espelho do banheiro.

O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom..

Um dia o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.

Depois de uma hora falando, pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

Nunca mais apareceram marcas no espelho!

Há professores e há educadores...


Guto EADG
Veterano
# ago/06
· votar


The Blue Special Guitar

quer q eu te empreste alguma das minhas?

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Guto EADG
quer q eu te empreste alguma das minhas?


ãhn?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Matemática - Nerds ajudam Nerds I