Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?

Autor Mensagem
Duvideiro
Veterano
# jul/06


Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?

secol
Veterano
# jul/06
· votar


nomes, apenas nomes...

Admin
Moderador
# jul/06
· votar


Contei seis respostas BABACAS:
Arpeggios From Heaven
Bend
Blackus
The Blue Special Guitar
128556
Adrianodevil

Alguns já foram suspensos, outros serão em breve.

Bom, tentando ajudar o nosso amigo com uma dúvida NORMAL.

Duvideiro
Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?

Há diferenças. Me formei num Centro Universitário, que conseguiu este título junto ao MEC por incentivar projetos de pesquisa e burcar formas de integrar o meio acadêmico com a população (cursos para a comunidade, etc).

Não sei pontuar a diferença para você mas acho que o Google resolve isso num pulinho. =P

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Bah...
Aqui na minha cidade tinha um CEFET (Centro de Educação Tecnológica) que virou Universidade...

Mudou só o nome :\

staind
Veterano
# jul/06
· votar


Admin
oi, quer ser meu amico?

staind
Veterano
# jul/06
· votar


era pra eu estar na facul...=/

B4cK5p4c3
Veterano
# jul/06
· votar


Universidade: instituição de ensino e pesquisa constituída por um conjunto de faculdades e escolas destinadas a promover a formação profissional e científica de pessoal de nível superior, e a realizar pesquisa teórica e prática nas principais áreas do saber humanístico, tecnológico e artístico e a divulgação de seus resultados à comunidade científica mais ampla.

Acho que faculdade é cada curso e Universidade o conjunto. Procede?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


B4cK5p4c3
Acho que faculdade é cada curso e Universidade o conjunto. Procede?


Acho que sim...

128556
Veterano
# jul/06 · Editado por: 128556
· votar


ronto: você conseguiu finalmente decidir para que curso vai prestar vestibular. Parabéns! Já foi um grande passo. Agora vem uma outra decisão, tão ou mais difícil: onde você vai passar os próximos quatro ou cinco anos da sua vida estudando. No Brasil, hoje, há mais de 2.000 IES (instituições de ensino superior) - entre federais, estaduais, municipais e privadas - que oferecem quase 20 mil cursos. A maioria delas é privada. Aí, vem o primeiro grande dilema: tentar uma privada porque é mais fácil passar no vestibular (devido à imensa oferta - em algumas delas até sobram vagas -, além disso, você ainda conta com a vantagem de ter uma na esquina da sua casa)?; ou estudar bastante e tentar encarar uma pública, que será gratuita? Ou você opta por tentar ambas e, tanto faz, afinal, o que vale é o diploma no final?

Peraí. Pára tudo agora. Não são esses os critérios de avaliação que você deve pesar na hora de se inscrever em uma ou em outra. Antes de entrar no quesito "pública ou particular", você precisa entender a diferença entre universidade, centro universitário e faculdade.

Por definição da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), as universidades gozam de autonomia plena, isto é, não precisam de autorização do MEC (Ministério da Educação) para criar novos cursos, sedes, aumentar ou diminuir o número de vagas, fechar cursos, expedir diplomas. Mais do que a formação na graduação, as universidades oferecem pesquisa e extensão. Além disso, elas precisam ter 70% do corpo docente formado por professores titulares (ou seja: com a mais alta qualificação) e oferecer cursos em pelo menos cinco áreas do conhecimento.

Os centros universitários também têm certa autonomia, e precisam ter 70% de professores titulares, mas não são obrigados a fazer pesquisa. Também não precisam oferecer pós-graduação stricto sensu. Já as faculdades não gozam de nenhuma autonomia. Precisam de autorização do MEC para fazer qualquer coisa. Seus diplomas têm de ser registrados por uma universidade, os professores não precisam ser titulares, e só oferecem cursos de graduação.

"Certamente, em uma universidade - seja ela pública ou particular -, o aluno vai ter uma formação mais completa, além de ter a oportunidade de fazer pesquisa, e ter um intercâmbio maior de informação com outras disciplinas fora do seu curso", explica Jorge Gregori, coordenador-geral de Orientação e Controle do Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação). Dito isto, agora é hora de pensar na questão pública X particular. Veja os pontos que você deve pesar para se decidir:

Receptividade do Mercado

Antes de analisar cada ponto para chegar a uma conclusão, é bom saber o que é ponto pacífico entre os especialistas: a princípio, as públicas ainda são mais bem vistas no mercado, nem tanto pela qualidade do curso, mas pela tradição. "Por décadas, elas eram melhores do que as privadas, o que já mudou, mas permanece o estigma", explica Ryon Braga, consultor de gestão de instituições de ensino e presidente da Hoper, empresa especializada em pesquisa e análise de mercado no setor educacional. Segundo ele, os três fatores que dão maior peso para as públicas são: o fato de serem gratuitas; o diploma ser mais bem visto no mercado; e o nível dos colegas ser mais elevado, o que estimula mais o aluno a estudar.

Seu curso
Esse é o primeiro a ser levado em consideração. Alguns cursos são mais a cara de uma IES pública. Outros, de uma particular. Se a sua intenção é seguir a vida acadêmica depois de formado, ou ser pesquisador, vá de pública, não tem nem que pensar duas vezes. "A pública deve ser a opção número 1 para quem vai fazer cursos como Ciências Sociais, Ciências Políticas ou ser pesquisador na área de Ciências Biológicas", afirma Ryon Braga.

Já para quem quer algo focado no mercado, como Administração, as privadas talvez sejam a melhor opção. São também o único caminho para quem quer fazer cursos mais diferenciados e específicos, como Design de Games, Moda e Gastronomia.

A sua maturidade
Você é do tipo independente, que sabe se virar e toma as rédeas da sua vida? Ou funciona melhor com alguém cobrando e puxando a sua orelha? Se respondeu a primeira opção, é à pública que você pertence. As IES públicas oferecem uma gama de possibilidades e fontes de saber, mas você tem que ir atrás. Não vai ter bedel cobrando você, nem professor passando a mão na sua cabeça. Então, se você não consegue ter disciplina o suficiente para ir atrás dos conhecimentos que almeja, melhor seguir direto para uma particular, que são mais paternalistas.

Ambiente no Campus
"A instituição pública geralmente propicia uma formação maior para a cidadania, é politicamente mais efervescente do que a privada, que é mais focada na formação para o mercado", alerta Gregori. Juliana Andrade, de 19 anos, optou por ter de tudo um pouco: faz Publicidade e Propaganda no Mackenzie e Marketing na USP (Universidade de São Paulo). "No Mackenzie, o curso é mais prático, mais voltado para técnicas de desenho, para a arte. Já na USP, o curso é mais teórico", explica. Já Flávia Duwe, de 21 anos, quis prestar vestibular para Gestão de Políticas Públicas na USP (Universidade de São Paulo) para sentir o gosto de um ambiente politicamente mais engajado. "Fiz USP porque sempre tive interesse em participar de movimento estudantil, e quero seguir a carreira de docente, não quero ir para o mercado", diz Flávia Duwe.

Ou seja: se você é do tipo que não suporta o povo debatendo política e só quer ir mesmo na facul para aprender a prática do mercado, fuja de uma universidade pública. As públicas também costumam ser bem maiores, mais amplas. E as privadas, menores, mais pulverizadas, organizadas, com um ambiente mais "clean". Se você precisa de "ordem" e "limpeza" para se concentrar e sentir-se bem em um ambiente de estudos, melhor optar por uma particular.

Infra-estrutura
Há particulares e particulares, mas, de forma geral, elas oferecem laboratórios, bibliotecas e salas de aula mais equipadas e modernas.

Perfil dos professores
Nas públicas, os profesores são mais teóricos, acadêmicos, pesquisadores e sisudos. Já nas particulares, eles são mais conectados com a realidade do mercado e há mais chances de darem uma aula descontraída e divertida. "Os professores da USP são mais sérios, mas também mais atenciosos, têm boa vontade de ensinar. Tenho a impressão que eles dão aula pelo prazer de transmitir conhecimento, não por uma questão financeira. São mais idealistas e apaixonados pelo trabalho do que numa particular", diz Juliana. Porém, muitos alunos reclamam da falta de didatismo e da arrogância de alguns professores que, sendo doutores, acham que não precisam da opinião dos alunos sobre a maneira como aplicam a matéria. São mais focados no conteúdo do que na forma da aula.

Perfil dos colegas
Aí você vai encontrar uma grande diferença. Na pública, certamente encontrará alunos com o nível sócio-econômico e cultural mais elevado. "Eles terão um ritmo mais rápido de aprendizado", diz Braga. Também haverá uma diversidade maior de estilos. Se bem que vai se deparar, em geral, com gente mais nova, saindo da adolescência. Na particular, vai ver gente mais velha e mais madura, que já trabalha e "rala" para conseguir pagar a faculdade. Mas o estilo das pessoas provavelmente será mais padronizado, e o ritmo de aprendizado mais lento, já que a maioria tem outras preocupações além da faculdade. "Gosto da USP porque lá tenho a oportunidade de conhecer gente com diversos pontos de vista. Ao mesmo tempo, é mais difícil fazer amizade, pois as turmas são maiores, e trocamos de sala a toda hora", diz Juliana.

Sua flexibilidade de horário
Se você tem pressa de se formar, ou precisa trabalhar paralelamente à faculdade, desencane da IES pública. Lá você vai se deparar com greves e horários malucos.

Conteúdo
Há boas IES particulares e boas IES públicas. Assim como há IES particulares picaretas, e públicas caindo aos pedaços. A vantagem do conteúdo de uma IES particular é que algumas proporcionam parcerias internacionais, viagens de estudos e visitas a empresas. Enfim, uma gama de coisas importantes para formação que a pública não tem como oferecer. Faculdades como IBMEC e FGV (Fundação Getúlio Vargas), entre outras, oferecem até dupla certificação, válida em universidades brasileiras e européias. Elas também inovam com muito mais rapidez a sua grade curricular, o que na pública demoooora. Porém, nas públicas, você terá mais contato com a pesquisa, e estará mais imerso no ambiente do saber, o que é, também, uma grande vantagem.

Dicas para pesquisar quem é quem:

* Consulte o site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que avalia as IES anualmente, levando em consideração vários critérios de qualidade. Verifique a qualificação da IES na qual pretende ingressar no endereço: www.inep.gov.br/superior/enade/consulta/;
* Visite a faculdade, conheça suas instalações (biblioteca, laboratórios, salas de aula);
* Converse com os professores sobre o caráter do curso naquela faculdade;
* Consulte os alunos sobre as vantagens e desvantagens do curso, as expectativas frustradas que tiveram e o que os surpreendeu positivamente;
* Se possível, assista a algumas aulas para ver como se sente.

Arpeggios From Heaven
Veterano
# jul/06
· votar


Faculdade, Universidade e Centro Universitário

eu quero fazer no qual que não cortem meu cabelo no trote :p

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Arpeggios From Heaven
eu quero fazer no qual que não cortem meu cabelo no trote :p


Bah
Tenho um colega que é filho de promotor... No dia ele falou, putz hahaha...não encostaram nele.

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Arpeggios From Heaven
trote é lekau !

desde que seja nos otros \o/

Finch_guy
Veterano
# jul/06 · Editado por: Finch_guy
· votar


Acho que faculdade é cada curso e Universidade o conjunto

Adrianodevil
Veterano
# jul/06
· votar


Admin


Contei seis respostas BABACAS:
Arpeggios From Heaven
Bend
Blackus
The Blue Special Guitar
128556
Adrianodevil

Alguns já foram suspensos, outros serão em breve.

Bom, tentando ajudar o nosso amigo com uma dúvida NORMAL.


=/ Ué eu postei minha dúvida tb... Eu não sei qual a diferença entre o teorema de Bolzano e o de Weirestrass... Pra mim que é a mesma coisa...

Arpeggios From Heaven
Veterano
# jul/06
· votar


The Blue Special Guitar

putz ...eu já até inventei umas histórias

uma era que não corto o cabelo em homenagem em minha vó... que é falecida

porra.... eu achei que vai comover o povo :D

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Arpeggios From Heaven
iusshishsiushia

tem cabelao ?

Arpeggios From Heaven
Veterano
# jul/06
· votar


128556

aham...e ano que vem vo entra pra facul... to com medo!

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


"Certamente, em uma universidade - seja ela pública ou particular -, o aluno vai ter uma formação mais completa, além de ter a oportunidade de fazer pesquisa, e ter um intercâmbio maior de informação com outras disciplinas fora do seu curso", explica Jorge Gregori, coordenador-geral de Orientação e Controle do Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação).

\o/

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Arpeggios From Heaven

Chama escolta policial, cara... :P

Sério mesmo, esse trote é uma agressão...se vc for num DP eles fazem até BO e vc pode pedir uma indenização (se foi dentro da faculdade).

GuitarHouse
Veterano
# jul/06
· votar


Faculdade oferece um curso ou alguns semelhantes em emsma area do conhecimento
Ex: Faculdade de Direito, Faculdade de Ciencias Humanas (direito, filosofia, etc)

Centro Universitario sao algumas faculdades reunidas, com max. 2 areas do conhecimento...(ex: exatas e humans)

Universidade tem as 3, e tem incentivo em ares de pesquisa, dicionamento orcamentario etc....+- isso

128556
Veterano
# jul/06
· votar


The Blue Special Guitar
acho que vo dexa meu cabelo cresce pra tomar trote e pedir indenização \o/

Arpeggios From Heaven
Veterano
# jul/06
· votar


The Blue Special Guitar

que que vai adianta?! num vai trazer meu cabelo de volta....

porra sembre achei legal homem de cabelo grande tambem, desde quando era pequeno e via o shiriu do cavalero do zodiaco...

já perdi até trampo por causa do cabelo... então é foda perder uma coisa de 3 anos em 3 seg.

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Arpeggios From Heaven
até onde é seu cabelo ?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Arpeggios From Heaven
que que vai adianta?! num vai trazer meu cabelo de volta....

porra sembre achei legal homem de cabelo grande tambem, desde quando era pequeno e via o shiriu do cavalero do zodiaco...

já perdi até trampo por causa do cabelo... então é foda perder uma coisa de 3 anos em 3 seg.


Com a grana você compra uma peruca hahahaha

Zoeira...

Eu também deposito toda minha auto-estima humana no meus longos cabelos.

Arpeggios From Heaven
Veterano
# jul/06
· votar


128556

na frente ta no final do pescoço porque ha um tempo eu cortei que nem cabelo de muié mesmo, mas atras ta no meio das costas

128556
Veterano
# jul/06
· votar


The Blue Special Guitar
entao qnd cortarem seu cabelao vai entra em depressao ?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


128556
entao qnd cortarem seu cabelao vai entra em depressao ?


Vou virar EMO.

128556
Veterano
# jul/06
· votar


The Blue Special Guitar
vai vira beesha ;D

Arpeggios From Heaven
ja ate pensei em ter cabelao.. mas penso que deve enxer o saco =/

Arpeggios From Heaven
Veterano
# jul/06
· votar


128556

se teu cabelo for liso...acho que não.... mas como o meu é de mano da zona leste e tem que fazer escova enche muito.... mas compensa depois |o/..

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Arpeggios From Heaven
\o/

muierada curte ?

cai de boca ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?