Psicodelia brasileira: Damião Experiença

    Autor Mensagem
    maggie
    Veterana
    # jun/06 · Editado por: maggie


    Chama-se Damião Experiença. Assim mesmo.
    Ou Daminhão Experyença, Damião Experiença, Daimeão Experiencia, Damiâo, Expériyença, Damião Ferreira da Cruz, segundo o site. Que também adjetiva o cara como "um dos maiores músicos que este país tem, criador de um estilo único, atualmente com 34 discos gravados, com idéias revolucionárias e surpreendentes incluidas em suas músicas, muitas delas não exploradas até hoje no cenário musical brasileiro."

    Foi com o dinheiro da cafetinagem que financiou seu trabalho, uma discografia de 34 discos (somente 28 listados) que ele mesmo gravou, PRENSOU, embalou em capas que ele mesmo fez para ele mesmo vender. O primeiro, de 1974, chama-se Planeta Lamma, e foi gravado com um violão com apenas uma corda. A cada novo disco, uma nova corda era adicionada ao violão (mas só até violão ficar normal). Além disso, os discos não tem "capa certa" (são aleatórias e uma capa não pertence exclusivamente a um único álbum) e os lados também não se repetem: A e B no primeiro, C e D no segundo, e assim vai.

    SITE OFICIAL do ôme

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    maggie
    Esse mano é true!

    maggie
    Veterana
    # jun/06
    · votar


    Aqui tem o disco Planeta Lamma inteiro pra baixar, o cara liberou todos os direitos mas se acha pouca coisa na internet.


    E pra quem gosta de psicodelia brazuca aproveita e visita o Brazilian Nuggets.

    maggie
    Veterana
    # jun/06
    · votar


    O primeiro disco, de 1974, chama-se Planeta Lamma, efoi gravado com um violão com apenas uma corda. A cada novo disco, uma nova corda era adicionada ao violão (mas só até violão ficar normal). Além disso, os discos não tem "capa certa" (são aleatórias e uma capa não pertence exclusivamente a um único álbum) e os lados também não se repetem: A e B no primeiro, C e D no segundo, e assim vai.

    Mestre. Mas desprezado, ridicularizado, confundido com mendigo de rua. Ou simplesmente doido. Damião tem 69 anos, e está a 12 sem gravar. Possui uma lista considerável de seguidores, entre eles: PexbaA (grande banda e site) e Rogério Skylab, que chegou a dedicar um disco à Damião.


    Claudio Natureza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu conheci esse cara pessoalmente quando era muleque.

    foi o primeiro rastafari que eu vi na vida, lá pelo ano de 1974.

    morava perto da minha casa, no Bairro do Estácio.

    maggie
    Veterana
    # jun/06
    · votar


    Claudio Natureza
    Que legal!

    Carlos.Felipe
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    o erro foi meu
    casar com mulher furada que outro comeu
    o erro foi meu
    casar com mulher furada que outro comeu
    òoooo...


    Profundo

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    maggie

    pior que todo mundo era griladão com o cara, pelo visual rasta, e eu era um dos poucos muleques que parava pra trocar uma idéia com ele, fiquei até camarada do bicho.

    a última vez que o vi foi num show de reggae em 1985, ele tava trocando uma idéia com o Luiz Melodia, lá na UNE.

    ABÇS.

    amico
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Atenção: possíveis cortes, ruídos, mudanças súbitas de sons, emendas, comentários do técnico de mesa e até mesmo ficar inaudível são partes constantes das músicas. Elas são transpostas aqui sem interferências e edições, mantendo assim a unidade e a originalidade da obra. As músicas mais longas estão disponíveis via SoulSeek para quem não tem um link poderoso. Recomendamos atenção especial aos começos e fins de discos, cheios de mensagens enigmáticas, planetalamma na valsa por exemplo ao seu final tem uma autobiografia. Se você não gostou, compre um disco do Caetano e não nos incomode, foda-se.


    auhuahauhauhauhauhauhauhauhuahuhau

    amico
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Vovó, o mundo não tem mais jeito, porque esta dividido em duas grandes potências: A União Soviética e Estados Unidos da América. Não adianta nenhum País chorar nem se lastimar, porque a terra é do Russo e do Americano.




    ISSO É O NOME DA MUSICA?

    Sanitarium
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    huisahusaui mt bom!

    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Esse é "From Hell"
    Ja virei fã!
    Quando eu for at´o Rio de Janeiro faço questão de procurar ess figura!

    maggie
    Veterana
    # jun/06
    · votar


    amico
    Se você não gostou, compre um disco do Caetano e não nos incomode, foda-se.
    Essa foi genial

    Curly
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Curly
    · votar


    gente, ele ainda está vivo ??? Esse aí é tão underground que até as minhocas tem que olhar para baixo para vê-lo...

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    maggie

    Só tu mesmo, guria, pra lembrar do Damião Experiência aqui no FCC. Muito gente boa esse cara! ele figurinha carimbada no MAN-RJ, curtia muito trocar umas idéias com ele, pricipalmente depois de uns "aditivos mentais"...
    E esse disco, Planeta Lamma, é famoso até no exterior (muito conceituado pelo cenário "bicho-grilo" londrino). Pena que ele é brasileiro, se nascesse nos EUA ou em UK, seria tão revolucionário, mundialmente conhecido e admirado como Dylan, Reed, Morrison, Donovan e outros músicos pirados da idéia são...

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Conheço!

    Alexandre Souza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    foi gravado com um violão com apenas uma corda. A cada novo disco, uma nova corda era adicionada ao violão (mas só até violão ficar normal).

    =(

    teuabreu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu gosto da musica dele chamada:

    "Eu so gosto de mulher lesbica", essa é massa!!

    jABUGApACATO
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    damião (ou daminhão) é genial... sou fâ do kra... os primeiros discos em lammês (lingua falana no planeta lamma) são altamente psicodélicos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Psicodelia brasileira: Damião Experiença